domingo, 24 de junho de 2018

TEXTO: BRASIL - DARCY RIBEIRO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: Brasil


        Nossa terra brasileira é um país bonito. Muitíssimo bonito. Ainda é, graças ao que sobrou de nossas imensas matas verdes, cheias de flores e frutos. Seus mares, às vezes azuis, de águas límpidas, sempre moventes. Antigamente cheios de baleias soprando a água e de golfinhos danando sobre as ondas. Nossos rios descomunais foram muito poluídos, mais ainda guardam uma peixaria imensa. Nossos céus azuis são a alegria da passarada inumerável, de todo colorido.
        Assim era o Brasil, a província mais linda do planeta. Mas, desde a chegada do europeu, vem enfeiando demais. A verdade é que nós, brasileiros, não tratamos bem de nossa morada. Acabamos com milhares de espécies animais, grandes e pequenos, para criarmos, em lugar delas, aquelas poucas que nos são mais úteis, como as vacas, os cavalos, os jumentos, as cabras, os porcos, as galinhas, os patos, os perus, etc. Acabamos, também, com imensas matas e campinas, a fim de plantar capim para o bichos ou lavouras para nossa comida. Isto, ainda que triste, é explicável. Adaptávamos as terras e as águas às nossas necessidades. Mas sempre se deixava, aqui e ali, alguns bosques florestais, em que se podia ver como o Brasil foi bonito.
        Ultimamente, as coisas pioraram muito. As fábricas esfumaçando gases fétidos e vomitando ácidos nojentos nos rios. As lavouras, abusando dos desfolhantes, inseticidas e fertilizantes químicos, em quantidade cada vez mais espantosas, estão envenenando as águas que estamos bebendo, poluindo os vegetais que comemos, acabando com os peixes e com os animais silvestres. As aves, antes, eram tantas, que escureciam o céu quando voavam. Hoje, quase acabaram, nas terras e nos mares.
        O certo é que vivemos desfazendo e apodrecendo o mundo belo que herdamos dos índios. Que será dos netos de nossos netos, se isso continuar? É preciso evitar o desastre previsível, defendendo agora as condições necessárias para que os verdes floresçam e os bandos de bichos silvestres se refaçam. Sem muita vida vicejante, nossa gente humana também sucumbirá. Um século mais do tipo de ocupação que fazemos destruiria toda a prodigiosa natureza brasileira. Assim como acabamos com a imensidão da Floresta Atlântica, acabaríamos também com a Amazônia, que é o jardim da Terra. Seria um suicídio feio, fruto da ignorância e da ganância.

                  Darcy Ribeiro. Noções de coisas. São Paulo: FTD, 1995.
Glossário:
Moventes: em movimento.
Inseticida: produto que mata insetos.
Descomunais: fora do comum, colossais.
Fertilizante químico: produto fabricado por processos químicos que torna a terra fértil.
Inumerável: incontável.
Província: região.
Planeta: astro sem luz própria; neste caso, a Terra.
Silvestre: da selva, selvagem.
Previsível: que se pode prever.
Campina: campo extenso, prado.
Refaçam: recomponham.
Lavoura: cultivo da terra.
Vicejante: verdejante, que tem viço, grande vigor.
Esfumaçando: soltando fumaça.
Fétido: que fede.
Sucumbirá: morrerá, desaparecerá.
Desfolhante: produto que provoca a queda de folhas.
Ganância: ambição desmedida.

Entendendo o texto:

01 – Assinale a alternativa que tenha o mesmo sentido da palavra em destaque.
“Nossa terra ainda é bonita, graças ao que sobrou de nossas imensas matas verdes, cheias de flores e frutos.”
(  ) As modelos desfilaram com graça e elegância.
(X) Graças a você consegui um bom emprego.
(  ) Pare de fazer graça.
(  ) Não precisa pagar. A entrada é de graça.

02 – Qual a diferença de sentido da palavra fruto da frase a para a frase b?
a)   Nossas imensas matas verdes estão cheias de flores e frutos.
Frutos significa alimentos que a árvores produzem.

b)   A destruição da Amazônia seria um suicídio feio, fruto da ignorância e da ganância.
Fruto significa resultado, consequência.

03 – O que significa a palavra peixaria, no primeiro parágrafo do texto?
      Grande variedade e quantidade de peixes.

04 – Escreva o adjetivo correspondente a cada expressão seguinte.
O que não se pode prever: imprevisível.
a)   O que não é necessário: desnecessário.
b)   O que não é útil: inútil.
c)   O que não dá para explicar: inexplicável.
d)   O que não é poluído: despoluído.
e)   O que não dá para numerar: inumerável.

05 – Procure expressar com suas palavras o sentido da frase:
“As fábricas esfumaçando gases fétidos e vomitando ácidos nojentos nos rios.”
      As fábricas lançando no ar gases com cheiro horrível e despejando nos rios ácidos repugnantes.

06 – Este texto, escrito em prosa, tem passagens poéticas quando se refere à natureza. Releia-o e localize essas passagens, transcrevendo-as.
      “Nossa terra brasileira é um país bonito. Muitíssimo bonito”. “Seus mares, às vezes verdes, às vezes azuis, de águas límpidas, sempre moventes. Antigamente cheios de baleias soprando a água e de golfinhos dançando sobre as ondas.”

07 – Lendo o texto, o que você conclui sobre a vinda do europeu para o Brasil?
      A vinda do europeu para o Brasil, apesar de ter trazido progresso, com a colonização, por outro lado enfeiou nosso país, ao destruir aos poucos grande parte da natureza.

08 – Temos algum motivo para temer o que comemos e o que bebemos?
      Sem dúvida, pois os vegetais que comemos são tratados com fertilizantes químicos e inseticidas perigosos. E as águas que bebemos muitas vezes contêm venenos, isto é, estão poluídas.

09 – Descreva, com poucas palavras, o mundo belo que herdamos dos índios.
      Resposta pessoal do aluno.

10 – O que são Fertilizante químico e Desfolhante, de acordo com o texto?
·        Fertilizante químico: produto fabricado por processos químicos que torna a terra fértil.

·        Desfolhante: produto que provoca a queda das folhas.



POEMA: BALÕEZINHOS - MANUEL BANDEIRA - COM GABARITO

POEMA: Balõezinhos
             Manuel Bandeira


Na feira do arrabaldezinho

Um homem loquaz apregoa balõezinhos de cor:
-- "O melhor divertimento para as crianças!"
Em redor dele há um ajuntamento de menininhos pobres,
fitando com olhos muito redondos os grandes balõezinhos muito redondos.

No entanto a feira burburinha.
Vão chegando as burguesinhas pobres,
e as criadas das burguesinhas ricas,
E mulheres do povo, e as lavadeiras da redondeza.

Nas bancas de peixe,
Nas barraquinhas de cereais,
Junto às cestas de hortaliças
O tostão é regateado com acrimônia.

Os meninos pobres não veem as ervilhas tenras,
Os tomatinhos vermelhos,
Nem as frutas,
Nem nada.

Sente-se bem que para eles ali na feira os balõezinhos de cor são a
única mercadoria útil e verdadeiramente indispensável.
O vendedor infatigável apregoa:
- "O melhor divertimento para as crianças!"

E em torno do homem loquaz os menininhos pobres fazem um
círculo inamovível de desejo e espanto.
                                            Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira.
                                        4. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

Entendendo o texto:
01 – Pela leitura do poema, podemos concluir que se trata:
(  ) De uma feira muito calma.
(X) De uma feira movimentada.

02 – Qual é o centro de interesse dos meninos pobres?
      Os balõezinhos.

03 – O verso: “O vendedor infatigável apregoa” sugere que:
(  ) O vendedor acabou de chegar.
(X) Ele já está ali há algum tempo, anunciando repetidamente sua mercadoria.

04 – Em que estrofe o poeta retrata a classe social que comparece à feira?
      Na segunda estrofe.

05 – O poema nos deixa uma impressão geral de:
(  ) Indiferença.
(X) Tristeza e pena.

06 – Com auxílio de um dicionário, diga o significado de algumas palavras abaixo:
·        Arrabalde: Subúrbio, parte da cidade que fica longe do centro.
·        Regatear: pechinchar, discutir o preço.
·        Loquaz: falador, tagarela.
·        Acrimônia: mau humor, aspereza.
·        Apregoar: anunciar em voz alta.
·        Tenro: novo, fresco.
·        Infatigável: incansável.
·        Inamovível: firme, imóvel.

07 – Qual é o título do texto?
      Balõezinhos.

08 – Quem é o autor?
      Manuel Bandeira.

09 – Explique como o autor consegue transmitir para o leitor a imagem movimentada de uma feira.
      Ele reproduz o “burburinho” da feira, enfim “monta” um cenário diante do leitor através da descrição.

10 – Como ele transmite a ideia de que as crianças ficam fascinadas diante dos balões?
      Eles se colocam em torno do vendedor e fitam os balões com “olhos redondos”, sem se moverem, como se estivessem hipnotizados.

11 – Por que os meninos não compram os balõezinhos, já que os mesmos são a “única mercadoria indispensável”?
      Porque eles são pobres; não tem dinheiro para comprar nada.

12 – Copie os fatos na ordem em que aparecem no texto:
(4) Os meninos ficam indiferentes à movimentação da feira.
(2) Os meninos se aglomeram para observar os balõezinhos.
(3) As pessoas chegam à feira.
(5) Os meninos permanecem ao redor do vendedor.
(1) Um vendedor apregoa balõezinhos de cor.

13 – O que o autor sugere com os versos: “Vão chegando as burguesinhas pobres, / E as crianças das burguesinhas ricas”?
      Resposta pessoal do aluno.

14 – O poema balõezinhos foi escrito já há algum tempo, na época em que tostão era moeda brasileira. No entanto, a situação das donas-de-casa que aparecem no texto não parece muito diferente da situação atual. Que verso do texto vem comprovar essa afirmação?

      “O tostão é regateado com acrimônia”.



TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS - A TERRA - COM GABARITO

Texto - A terra

     O velho Diamante e a jovem Safira foram colocados lado a lado. O Diamante mantinha seu brilho radiante e falou para a Safira que eles tinham algo em comum: a Terra. A Safira impressionada, quis saber por que o Diamante dizia isso. E ele respondeu:
        - Do elemento Terra saem cristais, metais e outros materiais maravilhosos. Como nós, todos os seres são polidos pela Terra. Até as pessoas. E quanto melhores eles se tornam, mais puro e inteligentes vão ficando, como belos diamantes e belas safiras. Pena que muitos se quebrem, perdendo seu brilho e também a bondade. A jovem Safira concordou, mas perguntou:
        - E será que tem conserto?
        O experiente diamante respondeu:
        - Sempre tem conserto. Mas eles precisam saber que o elemento Terra também pede ajuda aos elementos: Ar, Água e fogo.
        - E o velho e resplandecente diamante, ainda brilhante, terminou sua explicação dizendo:
        - O elemento Terra faz o equilíbrio entre o Ar, a Água e o Fogo. E quando um belo diamante é lapidado, ele se torna eterno.
                                                                   Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      A Terra.

02 – O que são polidos pela Terra?
      Cristais, metais e outros materiais maravilhosos.

03 – Do que o diamante tinha pena?
      Que muitos diamantes e belas safiras se quebrem, perdendo seu brilho e também a bondade.

04 – Quando a jovem Safira pergunta se tem conserto o que o diamante diz?
      Que sempre tem conserto.

05 – O diamante disse que a Terra faz o equilíbrio entre o que?
      O Ar, a Água e o Fogo.

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS - AVENTURAS NOS SETES MARES - COM GABARITO


Texto - Aventuras nos setes mares

      O menino Tamir adorava aventuras. Quando ele cresceu, herdou uma fortuna e comprou uma caravela! Convidou muitos amigos para formar a tripulação do navio e partiu pelos sete mares. Mas quando se deparou com outro navio, quis mostrar sinal de amizade. Porém, naqueles tempos antigos, não podia haver amizade entre navios de bandeiras diferentes. E a outra caravela começou a atirar. Foram muitos tiros. O mastro principal caiu e a maioria das velas rasgaram ou foram perfuradas.
        Ainda bem que a tripulação que Tamir escolheu sabia lutar como ninguém. Puseram para correr o navio inimigo. Tamir, reconhecendo o valor de seus tripulantes, condecorou cada um deles com belas medalhas no peito. Mas aprendeu, de um jeito bem difícil, que naqueles tempos se devia ter muito cuidado nos mares. Então, ele levantou a bandeira pirata.
        Os navios mantiveram distância de Tamir. E aí, ele pôde navegar tranquilo com muitas mercadorias para vender em vários países diferentes.

                                                                    Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      Aventuras nos sete mares.

02 – O que o menino Tamir adorava?
      Aventuras.

03 – O que Tamir fez quando cresceu e herdou uma fortuna?
      Comprou uma caravela.

04 – Quando viu outro navio, o que Tamir fez?
      Quis mostrar amizade.

05 – Por que foi importante Tamir escolher uma tripulação que sabia lutar?
      Porque o outro navio começou a atirar contra eles.

06 – Como Tamir reconheceu o valor de seus tripulantes?
      Condecorou cada um deles com belas medalhas no peito.


sábado, 23 de junho de 2018

FILME(ATIVIDADES): O SHOW DE TRUMAN - PETER WEIR - SINOPSE COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): O SHOW DE TRUMAN
Data de lançamento 30 de outubro de 1998 (1h 43min)
Direção: Peter Weir
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

Entendendo o filme:

01 – Que questões são abordados no filme?
      No filme se estabelece uma relação entre a filosofia e o cinema, no qual Truman participa de um reality show sem saber, transmitido 24 horas por dia onde todos os figurantes estão cientes da encenação, menos o personagem principal.

02 – O filme tem por seu maior objetivo criticar como a sociedade atual se comporta. De que forma?
      Por meio dos fatos vivenciados por Truman, percebemos referências claras a vários maus aspectos do mundo globalizado, como a manipulação de massas através dos meios de comunicação e marketing.

03 – Que frase a mulher de Truman diz que nos leva a refletir sobre as consequências desse tipo de pensamento.
      “... para mim a minha vida particular e a pública são iguais.”

04 – Como eram as relações sociais e afetivas de Truman?
      Eram todas falsas. Sua mãe, seu pai, sua esposa, seu amigo eram falsos.

05 – O que seria uma sociedade “tevecêntrica”?
      Na sociedade moderna a TV também ocupa um lugar de destaque. Atualmente as famílias se reúnem diante da TV, na sala, onde é proibido falar, ela é o centro das atenções.

06 – Podemos dizer que todos nós somos Trumans?
      Resposta pessoal do aluno.


POESIA PARA SÉRIES INICIAIS - PÉ DE FLOR - MARIA DINORAH - COM GABARITO

Poesia: PÉ DE FLOR
             Maria Dinorah


O passarinho
Fez um buraquinho
Na parede
Do prédio do vizinho.

Nada de verde
Pra fazer seu ninho
Junto à caixa-d’água.

Tanto cimento
Já lhe dava mágoa

Mas o vizinho
Descobriu o ninho,
E pôs ao lado
Um pé de flor.

O passarinho
Com um sorrisinho,
Disse baixinho:
“Obrigado vizinho”
Maria Dinorah - Coração de Papel - Editora Moderna.

Entendendo a poesia:
01 – Qual é o título da poesia?
      Pé de flor.

02 – Quantas estrofes tem a poesia?
      A poesia possui 5 estrofes.

03 – Quantos versos tem a poesia?
      O texto tem 17 versos.

04 – Quais são os personagens da história?
      Os personagens da história são o passarinho e o vizinho.

05 – Quem fez um buraquinho no prédio do vizinho?
      O passarinho.

06 – Junto de que o passarinho estava querendo fazer seu ninho?
      Ele queria fazer o ninho junto a caixa d’água.

07 – O que dava no passarinho quando via tanto cimento?
      Ele ficava magoado.

08 – Quem descobriu o ninho?
      O vizinho descobriu o ninho.

09 – O que fez o vizinho ao lado do ninho?
      Ele plantou um pé de flor.

10 – Escreva cinco palavras do texto que tenham as letras nh.
      Passarinho, buraquinho, vizinho, ninho, sorrisinho ou baixinho.






TEXTO: UM MUNDO SEM PLANTAS? EDITH BERCHTOLD - COM GABARITO

Texto: Um mundo sem plantas?


       Você já imaginou um mundo sem plantas? Você andando de um lado para outro ao longo das ruas e só vendo pedras, prédios, carros, lojas e fábricas? Ainda que fossem bonitos, teria a impressão de estar faltando algo. Mas, será que as plantas são apenas enfeites?
    As plantas estão presentes na nossa vida diária, mas, na maioria das vezes, nem nos damos conta. (...) pegue lápis e papel. Faça uma lista das coisas que você está vendo e que foram feitas a partir de plantas. Quais coisas encontrou? Peça a um amigo ou a uma outra pessoa que esteja perto que faça o mesmo. Compare as listas. Que tal você se saiu?
        Além das frutas, legumes e verduras que comemos, as geleias, os pães, o chocolate, o açúcar e muitas outras delícias vêm das plantas. Até mesmo a carne que comemos existe por causa delas, como o boi com seu capim e a galinha com o milho. Viu só? isso sem falar nos papéis, móveis e no próprio oxigênio. Tudo isso existe graças a elas. Se não fossem as plantas, nós e os outros animais não estaríamos aqui, agora.
        Na verdade, vivemos num imenso jardim. Vamos passear por ele?

                              Edith Berchtold. De mãos dadas com a natureza.
                                                    Rio de Janeiro: Salamandra, 1991.
Vocabulário:
Ainda que: mesmo que, embora.
Impressão: sensação.
Algo: alguma coisa.
Dar-se conta: perceber.
Graças: devido, por causa de.

Entendendo o texto:

01 – Vamos ler as frases abaixo:
a)   “As plantas estão presentes na nossa vida diária.”
b)   “No meu aniversário, ganhei muitos presentes.”
As palavras destacadas tem significados diferentes nas frases acima. Mostre que você compreendeu estas diferenças construindo novas frases:
      Resposta pessoal do aluno.

02 – A palavra você nas frases abaixo, mostra que o autor:
      Você já imaginou...”
      Você andando...”
(   ) Gosta de falar sozinho.
(   ) Chama a atenção de quem destrói a natureza.
(X) Está dirigindo a quem lê o texto.

03 – Na frase: “Além dos frutos...”, a palavra além sugere que:
(   ) Só as frutas vêm das plantas.
(X) As plantas nos dão frutos e muito mais.
(   ) As frutas estão fora da natureza.

04 – Qual parágrafo (ou parte do texto) mais chamou sua atenção? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Em que o 4° parágrafo se opõe ao 1° parágrafo?
      O 1° parágrafo descreve um mundo sem plantas e o 4° parágrafo diz que o mundo é um imenso jardim.

06 – Você já imaginou um mundo sem plantas? Como seria?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Explique por que o bife e o frango que você tanto aprecia à mesa dependem das plantas.
      Porque os bois e os frangos não sobrevivem se não houvesse pastos, capim, milho e ração para alimentá-los. Tudo isso provém de plantas.

08 – As plantas são apenas enfeites das ruas? Explique que outras finalidades elas têm.
      As plantas não são apenas enfeites de ruas. Elas servem ainda para melhorar a qualidade do ar, sombrear, atrair pássaros, etc.

TEXTO: JOANA BANANA VIRA JOANA BACANA - CRISTINA PORTO - COM GABARITO


Texto: Joana Banana vira Joana Bacana

        Na manhã seguinte a notícia já corria pelos corredores do colégio e da cidade.
        -- Vocês souberam da última? O Espelunca inscreveu uma menina na ponta-esquerda! É a Joana, aquela menina nova que se mudou para cá faz pouco tempo.
        -- Ah, essa não! Estou pagando pra ver esse campeonato! Pelo jeito vai ser o mais divertido dos últimos tempos!
        É ... o pessoal do Espelunca precisou até mudar o local de treinamento para se livrar dos curiosos, que queriam, a todo custo, ter uma ideia do desempenho da camisa onze.
        Como foram os treinamentos? Como Joana se comportou dentro do time? Se ela se adaptou ao esquema tático e técnico armado por seu Manoel? Ah, isso ninguém ficou sabendo... Tudo foi feito no maior segredo do mundo!
        E o grande dia chegou, finalmente!
        Joana entrou, começou devagar, esquentou, acelerou, correu, chutou, caiu, a plateia vaiou, ela se levantou, continuou, driblou, perdeu a bola, recuperou, a plateia aplaudiu, Joana se animou, passou a bola, recebeu, passou, recebeu, passou, recebeu e ... GOOOOL! Gol de Joana Banana, num lindo passe de Duda.
        Mas foi só depois do jogo que Joana deixou de ser Banana.
        Algumas vozes começaram, outras continuaram, até que um coro forte se formou:
        Joana Bacana! Joana Bacana! Joana Bacana!

                                   Cristina Porto, Joana Banana. São Paulo: Melhoramentos.
Entendendo o texto:

01 – Qual é o título do texto?
      Joana Banana vira Joana Bacana.

02 – Quem é o autor?
      Cristina Porto.

03 – Na sua opinião, o futebol é um esporte também para mulheres? O que você acha de meninas jogarem futebol no time dos meninos? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Quem é o Espelunca? E quem foi inscrito na ponta-esquerda?
      É o time de futebol. Foi a menina Joana.

05 – Como Joana se comportou dentro do time?
      Joana entrou, começou devagar, esquentou, acelerou, correu, chutou, caiu, a plateia vaiou, ela se levantou, continuou, driblou, perdeu a bola, recuperou, a plateia aplaudiu, Joana se animou, passou a bola, recebeu, passou, recebeu, passou, recebeu e ... GOOOOL!

06 – Quem deu um lindo passe, para que Joana pudesse marcar o gol?
      Foi a Jogadora Duda.

07 – Após o jogo, qual foi o nome que deram a Joana Banana?
      Joana Bacana! Joana Bacana! Joana Bacana!