terça-feira, 29 de outubro de 2024

TEXTO: APROVEITE CADA MOMENTO DE SUA VIDA!! A VIDA É BELA !!! - COM GABARITO

 TEXTO: Aproveite cada momento de sua vida!! A vida é bela!!!

 

Charlie Chaplin disse à plateia uma piada maravilhosa e todo o povo começou a rir...

Charlie repetiu a mesma piada e apenas poucas pessoas riram...??

Ele mais uma vez repetiu a mesma piada, mas desta vez ninguém riu...??

Então ele olhou para a plateia e disse...

Quando você não pode rir sobre a mesma piada de novo e de novo... então por que você chora de novo e de novo da mesma preocupação???

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9BOklGPZJUjw3-Mh5eVO1AhksRBzFhATYw6j71G2yrCR4o26R5Osm2KF-WjzxQzJRJa4SOhikbkbNLqsEKD8CLdk7eQjsKKcTnMSFqwQlJHfYs1VAPiSyXc9N9Ld25IH_W7UdFBg_a-Kf2eaV2DSJUtch1Ne7-9CgU4DZGFZxdWTE3sOy2e5MhWTQQAY/s320/CHARLIE.jpg 

Aproveite cada momento de sua vida!! A vida é bela!!!

------------------------------------------------------------------------------

01-O gênero textual lido é:

a-   notícia;

b-    receita culinária;

c-   piada;

d-   discurso de aconselhamento.

 

02-Qual a tese central defendida pelo autor?

      a-Sorrir repetitivamente não tem graça;                   

      b- Não ficar martirizando os sofrimentos;

      c- Curtir a vida;

      d-Contar piadas mais engraçadas.

 

03-Os dois pontos de interrogação usados no trecho “Charlie repetiu a mesma piada e apenas poucas pessoas riram...??”  e no trecho “Ele mais uma vez repetiu a mesma piada, mas desta vez ninguém riu...??” servem para:

     a-fazer duas perguntas;

     b-Instigar o leitor a ficar curioso e se perguntando para obter uma explicação; 

     c-fazer uma pergunta direta ao leitor;

     d-fazer uma afirmação.

 

04-As reticências usadas no trecho “Charlie Chaplin disse à plateia uma piada maravilhosa e todo o povo riu começou a rir...” servem para:

    a- indicar a conclusão de um argumento;

    b- indicar que novos argumentos ainda serão acrescidos à narrativa;

   c-indicar que a história acabou;

    d-indicar que há uma dúvida.

 

05-Os três pontos de interrogação usados no trecho “então por que você chora de novo e de novo da mesma preocupação???” servem para:

    a-questionar seriamente o leitor sobre suas intermináveis tristezas;

    b-fazer uma simples pergunta ao leitor;

    c-fazer três perguntas ao leitor;

    d-questionar sobre uma dúvida.

 

06-A conjunção “mas” no trecho “Ele mais uma vez repetiu a mesma piada, mas desta vez ninguém riu...??” demarca sentido de:

    a-tempo;

    b- conclusão;

    c- explicação;

    d-adversidade;

    e- comparação.

 

07-Os verbos “disse, começou a rir, riram, repetiu, olhou” foram usados indicando ações:

    a- presentes;

    b- passadas;

    c- futuras;

   d- onitemporais (válidas em todos os tempos).

 

08-O “por que” utilizado no trecho “então por que você chora de novo e de novo da mesma preocupação???” foi escrito de forma separada por qual motivo?                                                 

    a-porque trata-se de uma explicação;

    b-porque foi usado no início de um questionamento;

    c-porque introduz uma justificativa;

    d-porque foi escrito errado.

 

09-No trecho “A vida é bela!!!” o verbo sublinhado é conjugação de qual verbo?

     a- estar;

     b-ser;

     c- existir;

     e- haver.

 

10-O uso da palavra apenas no trecho “Charlie repetiu a mesma piada e apenas poucas pessoas riram...??” indica:

      a- demarcação da intensificação do número de pessoas que riram;

      b- demarcação da restrição do número de pessoas que riram;

      c- demarcação do modo como as pessoas riram

 

11-O uso dos três pontos de exclamação no trecho “A vida é bela!!!” indica:                                           

     a- uma afirmação feita ao leitor;

     b- a intensidade da afirmação feita ao leitor;

     c-a dúvida expressa na afirmação feita ao leitor;

     d-a força do questionamento feito ao leitor

 

12-A quem se referem as palavras sublinhadas no texto?

      As palavras sublinhadas no texto se referem a Charlie Chaplin. Ao longo do texto, os pronomes e verbos são utilizados para se referir a Charlie Chaplin e suas ações.

13- A palavra grifada em “Charlie repetiu a mesma piada” sugere:            a-contradição;

b- repetição;

c- monotonia;

d- tédio.

 

14-O texto-discurso acima combate/crítica/opõe-se a qual prática social?

       O texto-discurso combate a prática social de se prender ao sofrimento e à negatividade. O autor critica a atitude de se lamentar repetidamente pelas mesmas coisas, incentivando o leitor a mudar sua perspectiva e buscar a felicidade.

15-Você se insere em qual prática social? A dos que cultivam o sofrimento?  Ou a dos que levantam, sacodem a poeira e dão a volta por cima? Produza um texto-discurso debatendo essa questão.

Resposta pessoal.

 

sábado, 26 de outubro de 2024

FILME(ATIVIDADES): PEQUENO MILAGRE - DIREÇÃO: MARK STEVEN JOHNSON - COM GABARITO

 Filme (atividade): Pequeno Milagre

Lançamento: 1999.

Gênero: Comédia dramática.

Direção: Mark Steven Johnson.

Roteiro: Mark Steven Johnson.

Elenco: Ian Michael Smith, Joseph Mazzello, Ashley Judd.

Título original: Simon Birch.

Classificação etária: Livre.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrhWimykvg9-OYDXrL3lnO2Krhqg4TCyVLeWL0QiMDl5UKh5LOb0JmpZwua4dCnTzrc7KMZWdRFqriyPhF8mhke-t46Q-GeuDslIpkKk5dSvxkYQbcAw5imm4KyZG5J3I2JbL3oYE3zfLTMVyA14ogqAh40K89D3g-IuAXD3tvTJgkZv5EYAfztMwxyTA/s320/milagre.jpg


Sinopse

        Simon Birch (Ian Michael Smith) nasceu com sérios problemas, que afetaram o seu desenvolvimento físico, motor, visual e verbal, se tornando o menor garoto da cidade. Mas isso não abala o garoto, que tem certeza que todas suas dificuldades fazem parte de um grande plano de Deus para transformá-lo em herói. Seu melhor amigo é Joe (Joseph Mazzello), que quer descobrir quem é seu pai, segredo que sua mãe solteira (Ashley Judd) guarda a sete chaves. Após um lance trágico que mudará a vida dos dois para sempre, a amizade deles enfrentará altos e baixos, mas os meninos irão se unir para encontrar aquilo que falta em suas vidas.

Atividades do filme:

01 – Qual a principal característica física que diferencia Simon Birch das outras crianças?

a)   Ele é muito alto para sua idade.

b)   Ele tem cabelos de cor muito diferente.

c)   Ele é muito pequeno para sua idade.

d)   Ele tem uma marca de nascença peculiar.

02 – Qual a crença de Simon sobre sua existência?

a)   Que ele é um alienígena.

b)   Que ele foi escolhido por Deus para uma missão especial.

c)   Que ele é um super-herói.

d)   Que ele é um mago.

03 – Qual o maior desejo de Joe Wenteworth?

a)   Descobrir quem é seu pai.

b)   Tornar-se um jogador de basquete.

c)   Ser tão pequeno quanto Simon.

d)   Viver uma grande aventura.

04 – Qual o tema central do filme "Pequeno Milagre"?

a)   A importância da fama.

b)   A amizade, a fé e a aceitação.

c)   A busca por vingança.

d)   A importância do dinheiro.

05 – Quais os temas discutidos no filme?

      "Pequeno Milagre" aborda diversos temas relevantes, como:

      Amizade: A relação entre Simon e Joe é central, mostrando a importância da amizade verdadeira, que vai além das diferenças físicas e sociais.

      Fé e espiritualidade: O filme explora a fé de Simon e sua crença em um propósito divino para sua vida.

      Aceitação: Simon e Joe enfrentam a rejeição e a discriminação por serem diferentes, levantando a questão da importância da aceitação e da inclusão.

      Superação: Apesar de seus desafios físicos, Simon demonstra uma grande força de vontade e determinação para superar as adversidades.

      Família e identidade: A busca de Joe por seu pai e a relação de Simon com sua família são temas importantes que exploram a construção da identidade e o significado da família.

06 – O que você achou da amizade de Simon e Joe?

      A amizade entre Simon e Joe é um dos pontos mais bonitos do filme. Ela demonstra como a amizade pode transcender as diferenças e como a companhia de um amigo pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. A lealdade, o carinho e a compreensão mútua entre os dois meninos são inspiradoras e mostram que a verdadeira amizade não se baseia em aparências ou em características físicas.

07 – Há casos de bullying no filme? Dê exemplos.

      Sim, há casos de bullying no filme. Simon, por ser menor e diferente, é alvo de piadas e provocações por parte de outras crianças. Essas situações mostram como o bullying pode afetar a autoestima e o bem-estar de uma pessoa.

08 – Por que Simon considera-se um herói?

      Simon se considera um herói porque acredita ter um propósito divino. Ele acredita que Deus o escolheu para realizar algo grandioso, mesmo com suas limitações físicas. Essa crença o motiva a enfrentar os desafios da vida com coragem e determinação. Além disso, seus atos de bondade e sua amizade com Joe demonstram que ele é, de fato, um herói para muitas pessoas.

09 – Que tipo de narrador há no filme?

      O filme "Pequeno Milagre" utiliza um narrador onisciente, que tem acesso a todos os pensamentos e sentimentos dos personagens. O narrador nos permite acompanhar a história por diferentes perspectivas, aprofundando nossa compreensão dos personagens e dos eventos.

 

 

FILME(ATIVIDADES): JUNO - DIREÇÃO: JASON REITMAN - COM GABARITO

 Filme (atividades): Juno

Lançamento: 22 de fevereiro de 2008.

Gênero: Comédia, Drama.

Direção: Jason Reitman.

Roteiro: Diablo Cody.

Elenco: Elliot Page, Michael Cera, Jennifer Garner.

Classificação etária: 10 anos.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjV6ML7-RMlyh2HVENwzPH9ON-3yolV27hDnGfjyWiCkDHb-BRiu7kwSstZZumKyzwz7CUn_Rw81AMgGgEKfkr4gER7klZXgkVe4-m80bfA1bcd-U8m1PCMMz1lvgRbqKsMhQ_4nFs2CZEbI-yqHXA6e4CAoCbJcKfpmnSFFOJI6E5fF9Sv4wkQBRB9kYU/s320/juno.jpg


Sinopse

        Juno MacGuff (Ellen Page) é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker (Michael Cera), um grande amigo com quem transou apenas uma vez. Inicialmente ela decide fazer um aborto, mas ao chegar na clínica muda de ideia. Junto com sua amiga Leah (Olivia Thirlby) ela passa a procurar em jornais um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer, já que não se considera em condições de criá-lo. É assim que conhece Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal com boas condições financeiras que está disposto a bancar todas as despesas médicas de Juno, além de dar-lhe uma compensação financeira caso ela queira. Juno recusa o dinheiro para si, mas decide que Vanessa e Mark ficarão com seu filho.

Atividades do filme:

01 – Qual a principal situação que a protagonista, Juno, enfrenta no início do filme?

a)   Uma doença grave.

b)   A perda de um familiar.

c)   Uma gravidez inesperada.

d)   Um problema na escola.

02 – Qual a atitude inicial de Juno diante da gravidez?

a)   Ela decide criar o bebê sozinha.

b)   Ela considera a possibilidade de abortar.

c)   Ela nega a gravidez.

d)   Ela culpa o pai da criança.

03 – Quem são Vanessa e Mark?

a)   Os pais de Juno.

b)   O casal que decide adotar o bebê de Juno.

c)   Os melhores amigos de Juno.

d)   Os professores de Juno.

04 – Qual o principal tema abordado no filme "Juno"?

a)   A importância da fama.

b)   A gravidez na adolescência e a maternidade.

c)   A violência nas escolas.

d)   A busca por riqueza.

05 – Como Juno é retratada no filme?

a)   Como uma adolescente irresponsável.

b)   Como uma jovem inteligente e decidida.

c)   Como uma vítima das circunstâncias.

d)   Como uma rebelde sem causa.

06 – Qual foi a reação de Bleeker ao saber que a sua colega de sala estava grávida dele?

      Bleeker, ao descobrir a gravidez de Juno, inicialmente demonstra surpresa e um certo grau de desorientação. Ele parece jovem demais para lidar com a situação e mostra-se um pouco perdido em relação ao que fazer. Contudo, ao longo do filme, ele demonstra um senso de responsabilidade e um desejo de estar presente na vida do bebê, mesmo que de forma mais distante.

07 – Qual ou quais motivos você acredita que fez Juno tomar a decisão de dar o seu filho para adoção?

      A decisão de Juno de dar seu filho para adoção é influenciada por diversos fatores:

      Idade: Com apenas 16 anos, Juno se encontra em uma fase da vida em que a maternidade pode representar um grande desafio, tanto emocionalmente quanto financeiramente.

      Futuro: Ela tem sonhos e planos para o futuro, como ir para a faculdade e ter uma carreira, e acredita que a maternidade, neste momento de sua vida, poderia comprometer esses objetivos.

      Bem-estar do bebê: Juno demonstra um grande amor pelo bebê, mas também reconhece que pode não ser a pessoa mais preparada para oferecer a ele tudo o que precisa. Ao escolher um casal amoroso e estável para adotar o bebê, ela acredita estar tomando a melhor decisão para o futuro da criança.

08 – Por estar grávida, Juno sofreu algum tipo de preconceito?

      Sim, Juno sofre um certo tipo de preconceito por estar grávida na adolescência. Algumas pessoas a julgam, fazem comentários maldosos e a tratam de forma diferente. No entanto, a maioria das pessoas que a cercam, como seus amigos e família, a apoiam e a ajudam a passar por essa fase.

09 – Qual foi o papel da família na decisão de Juno?

      A família de Juno desempenha um papel importante em sua decisão. Seus pais, embora surpresos e preocupados, a apoiam incondicionalmente. Eles oferecem a ela todo o suporte necessário, tanto emocional quanto financeiro. A família de Juno também a ajuda a encontrar um casal adequado para adotar o bebê.

10 – Destaque 3 pontos do filme que mais chamaram a sua atenção.

      A abordagem realista da gravidez na adolescência: O filme trata o tema da gravidez na adolescência de forma honesta e sem julgamentos, mostrando as diversas emoções e desafios que uma jovem pode enfrentar nessa situação.

      A importância da amizade: A amizade entre Juno e suas amigas é um dos pontos mais fortes do filme. Elas se apoiam mutuamente e passam por essa experiência juntas.

      A busca pela felicidade: Juno busca a felicidade não apenas para si mesma, mas também para o seu bebê. Sua decisão de dar o filho para adoção é motivada pelo desejo de oferecer ao bebê a melhor vida possível.

 

 

FILME(ATIVIDADES): MERA COINCIDÊNCIA - DIREÇÃO: BARRY LEVINSON - COM GABARITO

 Filme (atividade): Mera Coincidência

Lançamento: 8 de maio de 1998.

Gênero: Comédia

Direção: Barry Levinson

Roteiro: David Mamet

Elenco: Dustin Hoffman, Robert De Niro, Denis Leary

Título original: Wag the Dog

Classificação etária: 12 anos.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1ZjwAO6gdi8qzuTSBnaJwrYJZjzASZvfbzeXDjFiMkhfmOTcnoXCL4N-Th8uHCMEhfCbeZHfrLg_N1pCYNThF9Sy6qgjkbkDUGUWcgxqx8zm5iskABFm2kymkVMy_4BE9tQXvbcQSDPUjQlgYJTlD1RWJNNEG7K_fVa6WAbr9wxT8r4lZjKIjj5Rq-N4/s1600/mera.jpg


Sinopse

        O presidente dos Estados Unidos (Michael Belson), a poucos dias da eleição, se vê envolvido em um escândalo sexual e, diante deste quadro, não vê muita chance de ser reeleito. Assim, um dos seus assessores entra em contato com um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para que este "invente" uma guerra na Albânia, na qual o presidente poderia ajudar a terminar, além de desviar a atenção pública para outro fato bem mais apropriado para interesses eleitoreiros.

Atividades do filme:

01 – Qual o principal objetivo da manipulação da notícia sobre a guerra na Albânia no filme "Mera Coincidência"?

a)   Expor a corrupção do governo dos Estados Unidos.

b)   Desviar a atenção da população de um escândalo sexual do presidente.

c)   Criar uma distração para que o presidente possa implementar novas políticas.

d)   Começar uma guerra real na Albânia para aumentar a popularidade do presidente.

02 – Qual a profissão do personagem interpretado por Dustin Hoffman em "Mera Coincidência"?

a)   Jornalista investigativo.

b)   Consultor político.

c)   Produtor de Hollywood.

d)   Militar aposentado.

03 – Qual a classificação indicativa do filme "Mera Coincidência"?

a)   Livre para todos os públicos.

b)   10 anos.

c)   12 anos.

d)   14 anos.

04 – Quem dirige o filme "Mera Coincidência"?

a)   David Mamet.

b)   Dustin Hoffman.

c)   Robert De Niro.

d)   Barry Levinson.

05 – Qual o título original do filme "Mera Coincidência"?

a)   The War Game.

b)   Wag the Dog.

c)   The Political Game.

d)   Fake News.

06 – Qual o papel da mídia na construção da narrativa sobre a guerra?

      No filme "Mera Coincidência", a mídia desempenha um papel fundamental na construção da narrativa sobre a guerra fictícia na Albânia. Ela é utilizada como uma ferramenta para manipular a opinião pública e desviar a atenção de um escândalo político. A mídia é alimentada com informações falsas e propagandas, criando uma realidade alternativa que serve aos interesses dos poderosos.

07 – Quais as consequências da manipulação da opinião pública?

      A manipulação da opinião pública pode ter diversas consequências negativas, como: Perda da confiança nas instituições; Crise de legitimidade; Conflitos e guerras; Polarização da sociedade.  

08 – O filme é uma crítica a um sistema político específico ou a todos os sistemas políticos?

      "Mera Coincidência" é uma crítica ao sistema político em geral, e não a um sistema específico. O filme sugere que a manipulação da opinião pública é uma prática comum em diversos sistemas políticos, independentemente de sua ideologia. A crítica do filme se concentra no poder da mídia e na forma como ela pode ser utilizada para fins políticos, seja para promover uma agenda particular ou para ocultar a verdade.

09 – Como a tecnologia pode ser usada para manipular a informação?

      A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na manipulação da informação. Algumas das formas como a tecnologia pode ser utilizada para esse fim incluem:

      Redes sociais: As redes sociais são plataformas ideais para a disseminação de notícias falsas e a criação de bolhas de filtragem, onde as pessoas só são expostas a informações que confirmam suas crenças.

      Algoritmos: Os algoritmos utilizados pelas plataformas digitais podem ser programados para apresentar conteúdos que manipulem a opinião do usuário.

      Deepfakes: A tecnologia de deepfake permite a criação de vídeos e áudios falsos, que podem ser utilizados para difamar pessoas ou criar narrativas falsas.

      Bots: Bots podem ser utilizados para disseminar informações falsas em grande escala, simulando a opinião de milhares de pessoas.

      Em resumo: "Mera Coincidência" nos alerta para os perigos da manipulação da informação e da importância de desenvolver um pensamento crítico para não sermos manipulados. A tecnologia, que deveria ser uma ferramenta para a democratização da informação, pode ser utilizada para fins opostos, exigindo que sejamos vigilantes e críticos em relação ao conteúdo que consumimos.