terça-feira, 14 de maio de 2024

CLASSIFICAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES E COMPOSTO - COM GABARITO

 CLASSIFICAÇÃO DO PERÍODO

 

SIMPLES -  De acordo com o número de orações o período pode ser quando possui apenas uma oração.

Oração: O bandido da moto nos incomodou na sala de aula.

Verbo: incomodou

Oração: Uma forte chuva vai cair daqui a pouco.

Locução verbal: vai cair

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqO76RP1EOZTfYOY2Nr3W-MSsVcCc1zkmtUZtBT_-HjozUJIu_UtHwjLH5U1q01Ys9itZYSP68N2zeU178UrXZmgye7KTQONbJz874RlYO7JjFCcWtdsOMuxPfTODKyfdoDXtMvRbfzku17NoO8ApVlxjpb1l3qCrUDbnB8ApzJTZUp7ZxbBs7J9oqFwI/s1600/PERIODO.jpg


COMPOSTO – quando possui duas ou mais orações.

Oração: As crianças pularam/ quando foi marcado o gol.

1ª oração – verbo

2ª oração – locução verbal

Oração: Era madrugada/não havia gente na rua/começava a garoar.

1ª oração – verbo

2ª oração – verbo

3ª oração – locução verbal

Fonte: Gramática: Teoria e Exercícios.– Paschoalin & Spadoto – Teoria – São Paulo: FTD, 1996. p.170- 171.


ATIVIDADES

01. Forme frases organizando os seguintes conjuntos de palavras:

a.   alunos os saíram todos cedo

Todos os alunos saíram cedo.

b.   escola na lançaram novo um jornal

Lançaram um novo jornal na escola.

c.   criação homem do linguagem a é

A linguagem é criação do homem.

02. Construa uma frase contendo as duas palavras de cada item. Resposta pessoal

a. tesoura / desenho

b. povo / eleição

   c. prefeito / avenida

   d. homem / guerra

        03. Frase declarativa afirmativa: Sorriram para mim. Transforme a mesma frase em:

          - frase declarativa negativa; Não sorriram para mim.

        - frase interrogativa; Sorriram para mim?

         - frase exclamativa; Sorriram para mim!

         - frase imperativa. Sorriram para mim.

04. Classifique as frases abaixo de acordo com a entonação.

        a. Quem está aí? Interrogativa

        b. Que tamanho de lua! Exclamativa

        c. por favor, quietos! Imperativa

        d. Não foi esta a palavra dita. Declarativa negativa.

        e. Fique tranquilo. Imperativa.

        f. Já para cama, menino! Imperativa.

05. Assinale as frases nominais.

      a. Encantadora a menina.

      b. O sol surgiu radiante.

      c. Ninguém viu o acidente.

      d. Que noites difíceis!

      e. Maravilhoso o lugar.

06. Transforme as frases nominais em frases verbais, acrescentando-lhes verbos.

          Modelo: Belo som. / Ouvi um belo som.

a.   Barulho infernal. Fizeram um barulho infernal.

b.   Fantástico gol. Marcaram aquele fantástico gol.

c.   Fogo. Gritou-se fogo.

d.   Calor intenso. Faz calor intenso.

  07. Transforme as frases verbais em frases nominais.

        a. O dia está quente. O movimento é intenso. Homens, mulheres e crianças andam pelas calçadas. Os carros, nas ruas, buzinam.

             Dia quente. Movimento intenso. Homens, mulheres e crianças nas calçadas. Buzinas de carros nas ruas.

       b. A população comemorava na praça grande era a festa, o amarelo da camisa da seleção era o mesmo amarelo das bandeiras que se agitavam.

            A população na praça: grande festa, o amarelo da camisa da seleção, o mesmo amarelo das bandeiras agitadas.

c.A chuva caía pesada, o céu estava escuro, mas era riscado por bonitos e assustadores relâmpagos.

            A chuva pesada, o céu escuro, mas riscado por bonitos e assustadores relâmpagos.

    08. Identifique os verbos e classifique cada período em simples ou composto.

     a. As crianças descobrem mundos fascinantes na leitura.

          Período Simples

     b. O sindicalista fez um bonito discurso no Dia do Trabalho.

          Período Simples

      c.“Conceição, porém, nunca vira o afilhado”. (Raquel de Queirós) Período Simples

     d. “O prato ficou sublime.” (Mário de Andrade) Período Simples

     e. “Parece desligado, e observa tudo.” (Carlos Drummond de Andrade)  Período Composto

     f. ”Dormia-se a sono solto por todas aquelas casa.”(Trindade Coelho) Período Simples

     g. “Ninguém se lembrava que tivesse dado folhas nem flor, a árvore enorme que havia séculos servia de forca...” (Raul Brandão)

       Período Composto

     h. “Fui eu que vi o Cruzeiro erguer-se do mar e mais tarde chegar até o horizonte de minha varanda.” (Rubem Braga)

      Período Composto

segunda-feira, 13 de maio de 2024

POEMA: PRECISA-SE - ISAAC LIBERMANN - COM GABARITO

 POEMA: Precisa-se

      Isaac Libermann    

            
De pessoas que tenham os pés na terra e a cabeça nas estrelas.
Capazes de sonhar, sem medo dos sonhos.
Tão idealistas que transformem seus sonhos em metas.
Pessoas tão práticas que sejam capazes de transformar suas metas em realidade.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHYWJ_qjZcPLX30abmnoy-4gVjQ88rwdx0x-7zDoYkhnGvUiu8wkBb1qsZbN4V1KrX6pZNdzg5V1X7caw52mvEo8-pjGa5bfm85QlXOQD1kE0Au4TeVcTd927s09e4mBlfmKABys8E77ANNvUtnCCu85h09a2H2g-6nKCvU3pi5Ofv7-mkeFz0v65nPck/s1600/PESSOAS.jpg

Pessoas determinadas que nunca abram mão de construir seus destinos e arquitetar suas vidas.
Que não temam mudanças e saibam tirar proveito delas.
Que tornem seu trabalho objeto de prazer e uma porção substancial de realização pessoal.
Que percebam, na visão e na missão de suas vidas profissionais, de suas dedicações humanistas em prol da humanidade, um forte impulso para sua própria motivação.
Pessoas com dignidade, que se conduzam com coerência em seus discursos, seus atos, suas crenças e seus valores.
Precisa-se de pessoas que questionem, não pela simples contestação, mas pela necessidade íntima de só aplicar as melhores ideias.
Pessoas que mostrem sua face de parceiros legais. Sem se mostrarem superiores nem inferiores. Mas... iguais.
Precisa-se de pessoas ávidas por aprender e que se orgulhem de absorver o novo.
Pessoas de coragem para abrir caminhos, enfrentar desafios, criar soluções, correr riscos calculados. Sem medo de errar.
Precisa-se de pessoas que construam suas equipes e se integrem nelas.
Que não tomem para si o poder, mas saibam compartilhá-lo.
Pessoas que não se empolguem com seu próprio brilho. Mas com o brilho do resultado alcançado em conjunto.
Precisa-se de pessoas que enxerguem as árvores. Mas também prestem atenção na magia das florestas.
Que tenham percepção do todo e da parte.
Seres humanos justos, que inspirem confiança e demonstrem confiança nos parceiros.
Estimulando-os, energizando-os, sem receio que lhe façam sombra, mas sim se orgulhando deles.
Precisa-se de pessoas que criem em torno de si um ambiente de entusiasmo
De liberdade, de responsabilidade, de determinação,
De respeito e de amizade.
Precisa-se de seres racionais. Tão racionais que compreendam que sua realização pessoal está atrelada à vazão de suas emoções.
É na emoção que encontramos a razão de viver.
Precisa-se de gente que saiba administrar COISAS e liderar PESSOAS.
Precisa-se urgentemente de um novo ser.

 

Entendendo o texto

01. Qual é o tema principal do poema "Precisa-se" de Isaac Libermann?

       a) A importância do trabalho em equipe.

       b) As qualidades desejáveis em indivíduos para construir um mundo melhor.

       c) A busca por realizações pessoais.

       d) A valorização da razão sobre a emoção.

02. O que o poema destaca como características desejáveis nas pessoas descritas?

       a) Praticidade e ausência de sonhos.

       b) Coragem para enfrentar desafios.

       c) Superioridade em relação aos outros.

       d) Resistência a mudanças.

03. Como as pessoas ideais descritas no poema lidam com suas metas?

       a) Transformam sonhos em obstáculos.

       b) Transformam metas em desistências.

       c) Transformam sonhos em metas e metas em realidade.

       d) Ignoram sonhos e metas.

04. Segundo o poema, qual é a importância da emoção na vida das pessoas ideais?

       a) A emoção é irrelevante para a realização pessoal.

       b) A realização pessoal está atrelada à expressão das emoções.

       c) As emoções devem ser ignoradas para o sucesso profissional.

       d) A razão é mais importante do que as emoções.

05. Como as pessoas descritas no poema devem se conduzir em relação aos outros?

         a) Demonstrando superioridade.

         b) Questionando constantemente as ideias dos outros.

         c) Conduzindo-se com dignidade e respeito.

         d) Ignorando as equipes.

 

06. O que o poema enfatiza sobre a importância do trabalho das pessoas ideais?

        a) Deve ser apenas uma obrigação.

        b) Deve ser um objeto de prazer e realização pessoal.

        c) Deve ser encarado com indiferença.

        d) Deve ser motivo de orgulho pessoal.

07. Qual é a principal mensagem transmitida pelo poema em relação às relações interpessoais?

       a) As pessoas ideais devem se isolar.

       b) As pessoas ideais devem liderar sem compartilhar o poder.

       c) As pessoas ideais devem criar um ambiente de entusiasmo e amizade.

       d) As pessoas ideais devem evitar a confiança nos parceiros.

08. Como as pessoas ideais devem lidar com suas emoções, segundo o poema?

      a) Ignorá-las completamente.

      b) Administrá-las de forma racional.

      c) Deixar que as emoções dominem suas ações.

      d) Manter distância das emoções.

09. O que o poema sugere sobre a relação entre a realização pessoal e a percepção do todo?

      a) A realização pessoal não está relacionada à percepção do todo.

     b) A percepção do todo é crucial para a realização pessoal.

     c) A realização pessoal depende apenas das coisas materiais.

     d) A percepção do todo é irrelevante para a realização pessoal.

10. Qual é o apelo final do poema em relação à busca por um "novo ser"?

      a) Um apelo por conformidade.

      b) Um apelo por mudança e melhoria pessoal.

      c) Um apelo por isolamento.

      d) Um apelo por resistência às transformações.

 

 

 

 

MÚSICA(ATIVIDADES): A LINHA E O LINHO - CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL E IVETE SANGALO - COM GABARITO

 MÚSICA(ATIVIDADES): A LINHA E O LINHO

                                          Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ivete Sangalo

 É a sua vida que eu quero bordar na minha

Como se eu fosse o pano e você fosse a linha
E a agulha do real nas mãos da fantasia
Fosse bordando ponto a ponto nosso dia-a-dia
E fosse aparecendo aos poucos nosso amor
Os nossos sentimentos loucos, nosso amor

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsCCZSq31WX0TcKYCtrXlkYhNDswAmOefLnMbOBw_RButByKCe1rmdSxOgn4wrbhkPfwDteVo1xj-kGjH1bmZhljBSUkadU4PiTYkkXf_xykE-a5NhcvnFNf1OaprZiD7h3jfnxWCrfZARY8Dm7zng39IGHz3_a-CoUQm60vZqAbdFbtVjiqI0Nj_P9HA/s320/Bordado.jpg

O zig-zag do tormento, as cores da alegria
A curva generosa da compreensão
Formando a pétala da rosa, da paixão
A sua vida o meu caminho, nosso amor
Você a linha e eu o linho, nosso amor
Nossa colcha de cama, nossa toalha de mesa
Reproduzidos no bordado
A casa, a estrada, a correnteza
O sol, a ave, a árvore, o ninho da beleza

 

Entendendo o texto

01. Qual é o tema principal abordado na música "A Linha e o Linho"?

a) As estações do ano.

b) A importância da amizade.

c) A construção de um relacionamento amoroso.

d) O amor pela natureza.

02. Que figura de linguagem é utilizada na frase "Como se eu fosse o pano e você fosse a linha"?

a) Metáfora.

b) Hipérbole.

c) Personificação.

d) Metonímia.

03. Qual elemento é comparado à agulha do real nas mãos da fantasia na música?

a) Uma pena.

b) Uma folha seca.

c) Uma flor.

d) Uma estrela.

04. Segundo a música, qual é o papel do linho em relação à linha?

a) Representar a realidade.

b) Representar a fantasia.

c) Ser o protagonista da história.

d) Simbolizar a jornada.

05. Como é descrita a relação entre os personagens na música? a) Como uma colcha de cama.

b) Como uma toalha de mesa.

c) Como uma correnteza.

d) Como um ninho da beleza.

 

POESIA: CARTA AOS PUROS - VINÍCIUS DE MORAES - COM GABARITO

 Poesia: “Carta aos Puros"

              (Vinicius de Moraes)

Ó vós, homens sem sol, que vos dizeis os Puros
E em cujos olhos queima um lento fogo frio
Vós de nervos de nylon e de músculos duros
Capazes de não rir durante anos a fio.

Ó vós, homens sem sal, em cujos corpos tensos
Corre um sangue incolor, da cor alva dos lírios
Vós que almejais na carne o estigma dos martírios
E desejais ser fuzilados sem o lenço.

Ó vós, homens iluminados a néon
Seres extraordinariamente rarefeitos
Vós que vos bem-amais e vos julgais perfeitos
E vos ciliciais à ideia do que é bom.

Ó vós, a quem os bons amam chamar de os Puros
E vos julgais os portadores da verdade
Quando nada mais sois, à luz da realidade,
Que os súcubos dos sentimentos mais escuros.

Ó vós que só viveis nos vórtices da morte
E vos enclausurais no instinto que vos ceva
Vós que vedes na luz o antônimo da treva
E acreditais que o amor é o túmulo do forte.

Ó vós que pedis pouco à vida que dá muito
E erigis a esperança em bandeira aguerrida
Sem saber que a esperança é um simples dom da vida
E tanto mais porque é um dom público e gratuito.

Ó vós que vos negais à escuridão dos bares
Onde o homem que ama oculta o seu segredo
Vós que viveis a mastigar os maxilares
E temeis a mulher e a noite, e dormis cedo.

Ó vós, os curiais; ó vós, os ressentidos
Que tudo equacionais em termos de conflito
E não sabeis pedir sem ter recurso ao grito
E não sabeis vencer se não houver vencidos.

Ó vós que vos comprais com a esmola feita aos pobres
Que vos dão Deus de graça em troca de alguns restos
E maiusculizais os sentimentos nobres
E gostais de dizer que sois homens honestos.

Ó vós, falsos Catões, chichisbéus de mulheres
Que só articulais para emitir conceitos
E pensais que o credor tem todos os direitos
E o pobre devedor tem todos os deveres.

Ó vós que desprezais a mulher e o poeta
Em nome de vossa vã sabedoria
Vós que tudo comeis mas viveis de dieta
E achais que o bem do alheio é a melhor iguaria.

Ó vós, homens da sigla; ó vós, homens da cifra
Falsos chimangos, calabares, sinecuros
Tende cuidado porque a Esfinge vos decifra...
E eis que é chegada a vez dos verdadeiros puros.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3KaTaj_U3eKVGvxfUFm7k6TUyvwkdJRGxZopeRwD6L3xPlmhuJORxhREjxorFcJqQNQvENw7NwEbIF84xpXJ1WgKgdIHH6Tqh2gJ59VhBlWnADVQIoQHwnHTqtKSxyWjxEuLvWixBD4m6C4Nzk6jUKLi64YkLNXYVdqXsGBywwBbRR49c4UWsyPt5-uc/s1600/HOMENS.jpg 


Entendendo o texto

01. Quem é o eu lírico da poesia "Carta aos Puros" de Vinicius de Moraes?

a) Um observador crítico.

b) Um homem sem sal.

c) Um ser iluminado a néon.

d) Um súcubo dos sentimentos mais escuros.

02. Como o eu lírico descreve os homens aos quais se refere na poesia?

a) Como homens de músculos duros e sangue colorido.

b) Como homens raros e perfeitos.

c) Como homens sem sol, sem sal e iluminados a néon.

d) Como homens corajosos e altruístas.

03. Qual é o sentimento principal expressado pelo eu lírico em relação aos "Puros"?

a) Admiração.

b) Desprezo.

c) Indiferença.

d) Solidariedade.

04. Segundo o eu lírico, como os homens descritos na poesia se veem?

a) Como portadores da verdade.

b) Como homens fracos e insignificantes.

c) Como portadores de sentimentos escuros.

d) Como homens iluminados pela esperança.

05. Qual é a crítica central do eu lírico em relação aos "Puros"?

a) Sua falta de ambição.

b) Sua tendência ao conflito e à violência.

c) Sua falsa virtude e autoengano.

d) Sua incapacidade de amar.

06. Qual é a analogia utilizada pelo eu lírico para descrever a relação dos "Puros" com a esperança?

a) Como uma bandeira aguerrida.

b) Como um túmulo do forte.

c) Como um dom público e gratuito.

d) Como um antônimo da treva.

07. Como os "Puros" são caracterizados em relação à escuridão dos bares e ao amor?

a) Eles se revelam nas sombras, mas temem o amor.

b) Eles se escondem da escuridão e temem o amor.

c) Eles desfrutam da escuridão dos bares e desprezam o amor.

d) Eles evitam a escuridão e enxergam o amor como uma fraqueza.

08. Qual é a crítica do eu lírico em relação ao comportamento dos "Puros" diante dos sentimentos nobres?

a) Eles maiusculizam os sentimentos nobres.

b) Eles menosprezam os sentimentos nobres.

c) Eles ignoram os sentimentos nobres.

d) Eles distorcem os sentimentos nobres.

09. O que o eu lírico sugere sobre a visão dos "Puros" em relação aos pobres e aos sentimentos nobres?

a) Eles desvalorizam os pobres e os sentimentos nobres.

b) Eles valorizam os pobres, mas menosprezam os sentimentos nobres.

c) Eles oferecem esmolas aos pobres em troca de virtude.

d) Eles desprezam os pobres, mas valorizam os sentimentos nobres.

10. Qual é a advertência final do eu lírico aos "Puros"?

a) Eles devem cuidar-se porque estão sendo vigiados pela Esfinge.

b) Eles devem buscar a verdadeira pureza.

c) Eles devem aceitar sua imperfeição.

         d) Eles devem abandonar suas ideias preconcebidas.