segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

GRAMÁTICA: GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS - COM GABARITO

 Gramática: Gênero dos substantivos

        Os substantivos podem ser de gênero masculino ou feminino.

        Antes dos substantivos masculinos podemos usar o ou um, os ou uns.

        Antes dos substantivos femininos podemos usar a ou uma, as ou umas.

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Exemplos: o avião, um avião; a flor, uma flor.

        De um modo geral, forma-se o feminino dos substantivos:

·        Flexionando-se o substantivo masculino. Exemplo: menino, menina; mestre, mestra; leão, leoa.

·        Acrescentando-se a ao masculino. Exemplo: pintor, pintora; juiz, juíza.

        Há substantivos que têm formas diferentes para o masculino e para o feminino.

Exemplos: ateu, ateia; embaixador, embaixatriz; barão, baronesa; galo, galinha; cavaleiro, amazona; cônsul, consulesa; réu, ré.

        Há ainda substantivos que apresentam uma única forma tanto para o masculino como para o feminino.

        Conforme as situações em que se encontrem, eles são chamados:

a)   Substantivos comuns-de-dois – são aqueles que apresentam uma forma para os dois gêneros, sendo que a distinção entre o masculino e o feminino é feita por meio do artigo ou outra palavra que acompanhe o substantivo. Exemplos: o estudante – a estudante; o servente – a servente; o jovem – a jovem; o dentista – a dentista; o colega – a colega.

b)   Substantivos sobrecomuns – são aqueles que têm sempre uma só forma e o mesmo artigo para designar tanto o masculino como o feminino. Exemplo: a criança, a testemunha, a criatura.

Os substantivos criança, testemunha, criatura são do gênero feminino, quer indiquem uma pessoa do sexo masculino quer do sexo feminino.

c)   Substantivos epicenos – são aqueles que apresentam uma só forma para designar animais. Para indicar o sexo, usa-se a palavra macho ou fêmea. Exemplo:

·        O jacaré – o substantivo jacaré é de gênero masculino, mas podemos fazer a distinção: o jacaré machoo jacaré fêmea.

·        A borboleta – o substantivo borboleta é de gênero feminino, mas podemos fazer a distinção: a borboleta machoa borboleta fêmea.

Entendendo o gênero dos substantivos:

01 – Use o ou a para indicar o gênero dos substantivos.

·        A mesa.

·        O copo.

·        O quarto.

·        O pé.

·        A casa.

·        A bola.

·        O sapato.

·        A peteca.

02 – Reescreva as frases, passando para o feminino os substantivos destacados.

a)   O rei é amigo do juiz e do poeta.

A rainha é amiga da juíza e da poetisa.

b)   O ancião aplaudiu o cantor.

A anciã aplaudiu a cantora.

c)   O maestro é irmão do frade.

A maestrina é irmã da freira.

d)   Papai foi visitar o compadre.

Mamãe foi visitar a comadre.

e)   Titio viu o genro do rei e o primo do príncipe.

Titia viu a nora da rainha e a prima da princesa.

03 – Escreva o masculino de:

·        Autora: autor.

·        Doutora: doutor.

·        Ré: réu.

·        Condessa: conde.

·        Ovelha: carneiro.

·        Cabra: bode.

·        Rainha: rei.

·        Atriz: ator.

·        Égua: cavalo.

·        Heroína: herói.

04 – Escreva no feminino os substantivos comuns-de-dois.

·        O jovem: a jovem.

·        O servente: a servente.

·        O dentista: a dentista.

·        O cliente: a cliente.

·        O artista: a artista.

·        O indígena: a indígena.

·        O patriota: a patriota.

·        O jornalista: a jornalista.

05 – Dê acordo com a gramática gênero dos substantivos, escreva 5 substantivos sobrecomuns e crie frases para cada um deles.

      Resposta pessoal do aluno. Exemplos: vítima; criança; guia; animal; anjo.

       

GRAMÁTICA: FORMAÇÃO DO PLURAL DOS SUBSTANTIVOS COMPOSTOS - COM GABARITO

 Gramática: Formação do plural dos substantivos compostos

        A formação do plural dos substantivos compostos obedece a determinadas regras:

a)   Os substantivos compostos ligados sem hífen formam o plural como se fossem substantivos simples. Exemplos: o passatempo – os passatempos; a aguardente – as aguardentes; a televisão – as televisões.

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b)   Os substantivos ligados com hífen formam o plural de várias maneiras.

·        Só o primeiro elemento vai para o plural em substantivos que apresentam uma preposição entre eles: exemplos: o cara-de-pau – os caras-de-pau; o pé-de-moleque – os pés-de-moleque.

·        Só o segundo elemento vai para o plural quando o primeiro elemento é verbo ou palavra invariável e o segundo é substantivo ou adjetivo. Exemplos: o beija-flor – os beija-flores; o arranha-céu – os arranha-céus; a sempre-viva – as sempre-vivas; o vice-diretor – os vice-diretores.

·        Os dois elementos vão para o plural em substantivos compostos formados por duas palavras variáveis. Exemplos: a segunda-feira – as segundas-feiras; o guarda-florestal – os guardas-florestais; o amor-perfeito – os amores-perfeitos.

·        Em substantivos compostos formados por palavras repetidas, só o segundo elemento vai para o plural. Exemplos: o tico-tico – os tico-ticos; o reco-reco – os reco-recos.

·        Se o segundo elemento já estiver no plural, o substantivo fica invariável. Exemplos: o arco-íris – os arco-íris; o conta-gotas – os conta-gotas; o para-quedas – os para-quedas.

Entendendo a gramática: 

01 – Dê o plural dos substantivos.

·        Pão: pães.

·        Tecelão: tecelões.

·        Mão: mãos.

·        Escrivão: escrivães.

·        Coração: corações.

·        Alemão: alemães.

·        Folião: foliões.

02 – Os substantivos abaixo admitem mais de uma forma no plural. Indique-as.

·        Hortelão: hortelãos, hortelões.

·        Vilão: vilãos, vilões.

·        Sacristão: sacristãos, sacristães.

·        Vulcão: vulcãos, vulcões.

·        Cirurgião: cirurgiões, cirurgiães.

03 – Passe os substantivos compostos para o plural.

·        Bombom: bombons.

·        Vaivém: vaivéns.

·        Copo-de-leite: copos-de-leite.

·        Sempre-viva: sempre-vivas.

·        Guarda-sol: guarda-sóis.

·        Tique-taque: tique-taques.

·        Peixe-espada: peixes-espada.

·        Abelha-mestra: abelhas-mestras.

·        Altar-mor: altares-mores.

·        Tenente-coronel: tenentes-coronéis.

·        Abaixo-assinado: abaixo-assinados.

·        Beija-flor: beija-flores.

 

GRAMÁTICA: GRAU DOS SUBSTANTIVOS - COM GABARITO

 Gramática: Grau dos substantivos

        Os substantivos podem variar conforme a ideia de aumento ou de diminuição de tamanho, sempre partindo da palavra em seu grau normal. Exemplo: pato – patinho – patão.

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        Quando dizemos pato não há nenhuma referência de tamanho, mas ao falarmos em pato pequeno ou pato grande.

        Assim, podemos flexionar o grau dos substantivos por dois processos:

a)   Sintético – quando acrescentamos terminações diminutivas ou aumentativas ao substantivo, como: inho, inha, zinho, ito, eto, ota, ona, ão, zarrão e outras. Exemplos: Gato: gatinho – diminutivo sintético; gatão – aumentativo sintético. Homem: homenzinho – diminutivo sintético; homenzarrão – aumentativo sintético.

b)   Analítico – quando o substantivo aparecer modificado por adjetivos que expressam ideia de aumento e diminuição, como: pequeno, grande, imenso, enorme e outros. Exemplos: Bola: bola pequena – diminutivo analítico; bola grande – aumentativo analítico.

Entendendo a gramática:

01 – Escreva o aumentativo sintético dos nomes abaixo.

·        Homem: homenzarrão.

·        Muro: muralha.

·        Boca: bocarra/bocaça.

·        Cruz: cruzeiro.

·        Voz: vozeirão.

·        Cabeça: cabeçorra.

·        Nariz: narigão.

·        Rapaz: rapagão.

02 – Reescreva as frases, usando os substantivos destacados no grau diminutivo sintético.

a)   Marcelo mora em uma cidade de Brasília.

Marcelo mora em uma cidadezinha de Brasília.

b)   André tangeu os porcos com uma vara.

André tangeu os porquinhos com uma vareta.

c)   Marta tem dois irmãos e um amigo.

Marta tem dois irmãozinhos e um amiguinho.

d)   Coloquei o sino em um lugar bem escondido.

Coloquei a sineta em um lugarzinho bem escondido.

e)   O animal se escondeu na fazenda de papai.

O animalzinho se escondeu na fazendinha/fazendola de papai.

03 – Escreva dois diminutivos sintéticos para cada substantivo.

·        O velho: o velhote, o velhinho.

·        O lugar: o lugarzinho, o lugarejo.

·        A bandeira: a bandeirinha, a bandeirola.

·        O animal: o animalzinho, o animalejo.

·        O menino: o menininho, o meninote.

04 – Substitua o substantivo no diminutivo sintético pelo diminutivo analítico.

·        A boquinha: a boca pequena.

·        O sapatinho: o sapato pequeno.

·        O homenzinho: o homem pequeno.

·        A guerrilha: a guerra pequena.

·        A salinha: a sala pequena.

·        A avezinha: a ave pequena.

·        A barbicha: a barba pequena.

05 – Agora, troque a forma aumentativa sintética pela forma aumentativa analítica.

·        Homenzarrão: homem grande.

·        Fornalha: forno grande.

·        Balaço: bala grande.

·        Copázio: copo grande.

·        Cabeçorra: cabeça grande.

·        Animalejo: animal grande.

06 – Leia as palavras e escreva-as nas colunas adequadas.

Bocarra – burrice – beijo – festança – malote – rapagão – sabichão – sala – cãozinho – tamborim – fogaréu – livro – tambor – chuva – murinho.

Forma normal: beijo – sala – tambor – livro – chuva.

Grau diminutivo: burrico – malote – cãozinho – tamborim – murinho.

Grau aumentativo: bocarra – rapagão – festança – sabichão – fogaréu.

GRAMÁTICA: ARTIGOS - DEFINIDO E INDEFINIDO - COM GABARITO

 Gramática: Artigos

        Artigo é palavra que precede o substantivo, indicando-lhe o gênero e o número.

        Há dois tipos de artigo: definido e indefinido.

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        Artigo definido é aquele que determina o substantivo de modo preciso. São artigos definidos: o, a, os, as. Exemplos: O menino falou; A menina falou; Os meninos falaram; As meninas falaram.

        Artigo indefinido é aquele que determina o substantivo de modo vago, impreciso. São artigos indefinidos: um, uma, uns, umas. Exemplos: Um garoto saiu; Uma garota sentou; Uns garotos saíram; Umas garotas sentaram.

a)   O artigo determina o gênero e o número do substantivo.

·        O cavalo – masculino singular.

·        A colega – feminino singular.

·        Os cavalos – masculino plural.

·        As colegas – feminino plural.

b)   O artigo antes de qualquer palavra, transforma-a em substantivo. Exemplos:

·        Um “não” para mim é triste. Um: artigo; “não”: substantivo.

·        O “amor” é importante para Vera. O: artigo; “amor”: substantivo.

Entendendo a gramática:

01 – Leia as frases, sublinhe os artigos definidos (vermelho) e os artigos indefinidos (amarelo).

a)   Papai encontrou o cachorro em uma praça da cidade.

b)   Uns bombons estavam estragados.

c)   O homem carregou uns pacotes para os meninos.

d)   O garoto carregou a sacola com uns abacaxis.

e)   Fiz o exercício de matemática e uns de português.

f)     Marcos foi para casa com o gatinho.

02 – Complete as frases com os artigos definidos.

a)   O garoto está alegre.

b)   As flores estavam sobre a mesa.

c)   O vestido de Paula estava lindo.

d)   Os bombons estavam bons, mas as frutas estavam melhores.

e)   Papai levou o carro para a oficina.

03 – Agora, complete as frases com os artigos indefinidos.

a)   Uns alunos saíram e umas meninas ficaram.

b)   Preciso comprar umas flores e umas frutas.

c)   Vendi umas laranjas e uns tomates.

d)   Uns sorvetes estavam deliciosos.

e)   Comprei uns tijolos e umas telhas.

f)     Uns alunos gostaram do cinema e umas alunas, não.

04 – Sublinhe os artigos e faça conforme modelo.

·        Vera comprou uns sorvetes.

Uns – artigo indefinido, masculino, plural.

a)   O sorvete estava delicioso.

O – artigo definido, masculino, singular.

b)   As meninas saíram e os meninos ficaram.

As – artigo definido, feminino, plural.

Os – artigo definido, masculino, plural.

c)   Uns alunos compraram as revistas.

Uns – artigo indefinido, masculino, plural.

As – artigo definido, feminino, plural.

d)   Umas casas caíram e uns carros quebraram.

Umas – artigo indefinido, feminino, plural.

Uns – artigo indefinido, masculino, plural.