domingo, 18 de dezembro de 2022

CONTO: PEDRO MALASARTES E O PÁSSARO LAPÃO - PARTE 1 - GLAUTER BARROS - COM GABARITO

 CONTO: PEDRO MALASARTES E O PÁSSARO LAPÃO

               Glauter Barros

PARTE 1

        Conta a história que, lá pelas bandas do interior desse Brasilzão, havia uma cidadezinha bem no meio do sertão. Seus moradores viviam das plantações e de cuidar das galinhas, porcos, cabras e outros animais de criação.

         Existia, nessa cidade, um coronel, que se achava muito poderoso, porque era homem de muitas posses, o mais rico daquela região.

          Um dia, esse valentão, coronel mandão, muito curioso e apropriador de coisas indébitas, resolveu roubar seis cabras do velho Piaçava. O velho, pobre, muito fraco, não podia fazer nada, porque, assim como os outros habitantes, tinha medo do tal coronel. Triste pelo prejuízo, a única coisa que o pobre Piaçava fez foi contar o ocorrido a seu compadre, o Pedro Malasartes. Pedro, que não gostava de injustiças, comprou a briga e prometeu que daria uma solução para o fato.

         Finda a visita, Piaçava retornou para sua casa, esperançoso e confiante na esperteza do seu compadre.

         Pedro Malasartes ficou matutando, matutando, matutando... Quando as ideias clarearam ele foi para a cozinha e começou a preparar um enorme caldeirão de feijoada, com muitas carnes e temperos variados. Depois, sentou-se diante de um imenso prato e comeu até não poder mais, dando cabo de todo o caldeirão da suculenta iguaria. Foi então para a sua rede descansar.

         Passadas algumas horas daquele farto jantar, levantou-se e bebeu um vidro inteirinho de laxante. E se recolheu...

         No dia seguinte, faltando 15 minutos para o meio-dia, estava lá Pedro Malasartes, para dar sequência a seus planos, no meio da estrada, bem no meio do caminho onde todos os dias naquela mesma hora o coronel passava, Pedro estava inquieto, andando com passos miudinhos de um lado para o outro, contorcendo-se e prendendo as pernas. Lá dentro de sua barriga parecia que tinha um formigueiro de tanta mexeção! Chegou um momento em que Pedro não aguentou mais. Imediatamente arriou as calças e, ali mesmo onde estava, resolveu obrar, como diziam os antigos.

           Depois, rapidamente colocou o seu velho chapéu de palha por cima daquela “bela produção”. Ficou segurando o chapéu pelas abas e observando para ver se o coronel aparecia lá na distante curva da estrada.

            [...]

Vocabulário

Finda: que chegou ao fim; encerrada, terminada.

Iguaria: comida apetitosa.

Indébitas: indevidas.

Laxante: remédio que induz à evacuação de fezes.

Glauter Barros. Pedro Malasartes e o pássaro lapão. In: Lenice Gomes, Fabiano Moraes (Org).Histórias de quem conta histórias. São Paulo: Cortez, 2010.p.104-106.

Fonte: Encontros língua portuguesa, 4º ano:componente curricular língua portuguesa:ensino fundamental, anos iniciais/Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança – 1 ed. São Paulo: FTD, 2018, p.234-.6.

Entendendo o texto

01. No conto lido, o narrador somente narra os fatos ou participa da história?

O narrador observa e conta o que acontece na cena.

02. Marque a alternativa correta.

O narrador desse conto é

( X ) narrador-observador

(    ) narrador-personagem

03. Releia o trecho a seguir. Depois, escreva o que estava acontecendo com Pedro Malasartes nesse momento da história.

       [...] Pedro estava inquieto, andando com passos miudinhos de um lado para o outro, contorcendo-se e prendendo as pernas. Lá dentro sua barriga parecia que tinha um formigueiro de tanta mexeção! [...]

Pedro estava com muita vontade de ir ao banheiro.

04. Releia um trecho do conto, observando a expressão em destaque.

       [...] Depois, rapidamente colocou o seu velho chapéu de palha por cima daquela “bela produção” [...]

- Marque a alternativa adequada.

Essa expressão foi escrita entre aspas para passar ideia de:

a)   Alegria.

b)   Ironia.

c)   Tristeza.

d)   Veracidade.

 

 

 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

CONTO(TRECHO): O PRÍNCIPE SAPO - CLÁUDIO FRAGATA - COM GABARITO

 CONTO(TRECHO): O PRÍNCIPE SAPO

                Recontado por Cláudio Fragata, especialmente para esta obra.

           [...]

          A princesa, cheia de nojo, pegou o sapo pela ponta dos dedos e pôs sobre a mesa.

          - Agora – disse ele -, puxe o seu prato dourado para mais perto de mim e vamos comer juntos!

          Ela puxou o prato, mas não conseguiu dar uma garfada sequer. Depois de encher a pança, o sapo pediu:

        - Leve-me agora ao seu quarto. Quero dormir em seus lençóis de seda!

         A princesa achou que o sapo estava passando dos limites, mas o rei mandou que ela fizesse o que o bicho pedia.

          Segurando o sapo com uma careta de nojo, ela o levou até o quarto e colocou-o sobre os lençóis macios e foi lavar as mãos com muita espuma. Quando a princesa deitou em sua caminha macia, o sapo veio e disse:

         - Agora eu quero um beijinho seu!

         Muito contrariada, a princesa deu uma bitoca no sapo. Mas logo se arrependeu, pegou o sapo e atirou-o contra a parede.

         [...]

Fonte: Encontros língua portuguesa, 4º ano: componente curricular língua portuguesa: ensino fundamental, anos iniciais/Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança – 1 ed. São Paulo: FTD, 2018, p.135.

Responda

01. Quem está dialogando nesse trecho do conto?

A princesa e o sapo.

02. Quantos parágrafos tem esse trecho? Como você descobriu?

Resposta pessoal.

Sugestão: Esse trecho tem oito parágrafos, usando como argumento o fato de a linha dos parágrafos começar mais à direita que as outras.

 

CONTO(FRAGMENTO): O PRÍNCIPE SAPO - CLÁUDIO FRAGATA - COM GABARITO

 CONTO(FRAGMENTO): O PRÍNCIPE SAPO

                Recontado por Cláudio Fragata, especialmente para esta obra.

         Era uma vez um rei africano que tinha três filhas. A mais nova era a mais bonita. O sol, a lua e as estrelas perdiam um pouco de brilho diante de sua beleza. Até o leão, rei da floresta, fazia uma reverência quando ela passava com suas pulseiras de prata e sua gargantilha cravejada de pedras preciosas.

          Mas vida de princesa também pode ser chata, com tantos leques e salamaleques e sem nenhum amigo para brincar.

           Quando se sentia só e aborrecida, a princesinha ia até a beira do rio e se distraía com sua bola de ouro, jogando-a para cima e apanhando-a quando descia.

            Um dia, a bola escapou de suas mãos e foi parar no fundo do rio. Ela começou a chorar e disse em voz alta.

            - Eu faria qualquer coisa para ter minha bola de novo!

            Foi então que a princesa ouviu alguém perguntar:

            - O que você faria, minha princesa?

            [...]

Fonte: Encontros língua portuguesa, 4º ano: componente curricular língua portuguesa: ensino fundamental, anos iniciais/Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança – 1 ed. São Paulo: FTD, 2018, p.134.

Entendendo o texto

01. Em sua opinião, que personagem vai aparecer na história?

Resposta pessoal.

Sugestão: Levando em conta o título, conclui que um sapo vai aparecer como personagem da história.

02. O que você acha que vai acontecer entre a princesa e esse personagem?

Resposta pessoal.

 

 

CONTO: ...E O PRÍNCIPE FOI PRO BREJO! SUPPA - COM GABARITO

 CONTO: ... E O PRÍNCIPE FOI PRO BREJO!

                   Suppa

          O príncipe e a princesa se casaram e não foram felizes para sempre...

          Tudo começou quando o príncipe gritou e a princesa fingiu que nem escutou...

           Logo depois, à noite, ele roncou...

           RONC! RONC! RONC! RONC! RONC!

           No dia seguinte, à mesa, ele arrotou.

           BUUUUUURP!

           Certa vez, a princesa colocou seu vestido novo e ele nem notou.

           [...]

           Saiu, nem a beijou, e até um pum ele soltou! [...]

           Foi assim que tudo acabou.

Suppa. ...E o príncipe foi pro brejo! São Paulo: Folia de Letras,2014.

Fonte: Encontros língua portuguesa, 4º ano:componente curricular língua portuguesa:ensino fundamental, anos iniciais/Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança – 1 ed. São Paulo: FTD, 2018, p.132-3.

 Entendendo o texto

01. O título desse conto lembra uma expressão popular. Qual é ela? O que ela significa?

A expressão é “a vaca foi pro brejo”, que significa que algo ou alguma situação ficou muito ruim.

02. Esse príncipe se parece com os dos contos tradicionais? Por quê?

Não, pois os príncipes dos contos de fadas tradicionais são, geralmente, educados, gentis e atenciosos. Nesse conto, o príncipe é retratado como alguém sem educação e que não dá atenção para a princesa.

03. Copie as onomatopeias e explique o que cada uma delas significa.

RONC representa o som de ronco e BUUUUUURP representa o som de arroto.

04. A história se passa em apenas um dia? Escreva o trecho que justifica sua resposta.

Não, a história dura mais de um dia: “No dia seguinte, à mesa, ele arrotou”.

05. Copie o trecho do conto que tenha as expressões que mostram a passagem de tempo na história.

...Certa vez...

domingo, 11 de dezembro de 2022

TEXTO: TODOS IGUAIS EM NOSSAS DIFERENÇAS - EDSON GABRIEL GARCIA - COM GABARITO

 TEXTO: TODOS IGUAIS EM NOSSAS DIFERENÇAS

               Edson Gabriel Garcia

        Não há nada mais triste para uma pessoa do que se sentir menosprezada.

         Não há como se sentir igual a todos se os olhos de alguns a veem como diferente e de menos valor, uma pessoa de segunda classe, por ela não estar dentro dos padrões.

         Pessoas discriminadas sentem-se diminuídas, abaladas em sua autoestima. Olham no espelho e pensam: “não sou bonita, mas sou importante, não tenho qualidades, os outros não me reconhecem como alguém de valor”.

          Isso leva a algumas consequências e dolorosas: a pessoa perde a autoconfiança em si mesma; a pessoa se entristece; a pessoa passa a pensar que tem menos valor, menos inteligência, menos capacidade; a pessoa acaba por se incomodar, ser infeliz e acostumar-se ao fracasso.

          Coisas assim não podem acontecer. Cada um, do seu jeito, tem o direito de ser diferente e crescer valorizado em sua diferença.

          Somos todos iguais em nossas diferenças.

 Edson Gabriel Garcia. O jeito de cada um: iguais e diferentes. São Paulo:FTD,2001. p.40.

Fonte: Encontros língua portuguesa, 4º ano:componente curricular língua portuguesa:ensino fundamental, anos iniciais/Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança – 1 ed. São Paulo: FTD, 2018, p.114-9.

Entendendo o texto

 01. Qual é o tema tratado no texto?

Preconceito.

02. Em sua opinião, esse tema está ultrapassado ou continua atual?

Resposta pessoal.

Espera-se que os alunos respondam que o tema continua atual, pois o preconceito ainda é presente no dia a dia. Ele aparece muitas vezes disfarçado de brincadeiras ou está escondido em uma falsa atitude de carinho.

03. Alguma pessoa próxima a você já passou por situação difícil, sendo discriminada em razão de algum preconceito? Conte o que aconteceu e qual foi a reação da pessoa.

Resposta pessoal.

04. Você concorda com a ideia de que Todos somos iguais em nossas diferenças?

Resposta pessoal.

05.  Escreva:

a)   o ponto de vista defendido no texto, ou seja, a opinião do autor do texto sobre o assunto.

O ponto de vista defendido no texto é de que a discriminação e o preconceito são inadmissíveis.

b)   dois argumentos usados para defender esse ponto de vista.

O preconceito não deve acontecer, pois ele causa infelicidade e baixa autoestima nas pessoas.

Além disso, cada um tem o seu jeito de ser e o direito de ser diferente e crescer valorizado em sua diferença.

06. Releia o quarto parágrafo, observando a função da palavra isso.

Essa palavra se refere a:

a)   algo que já foi dito no texto.

b)   algo que ainda será dito no texto.

07. Releia o segundo parágrafo.

     Não há como se sentir igual a todos se os olhos de alguns a veem como diferente e de menos valor, uma pessoa da segunda classe, por ela não estar dentro dos padrões.

·        O que você entendeu por:

a)   pessoa de segunda classe?

Espera-se que os alunos concluam que a expressão refere-se a uma pessoa considerada inferior aos olhos de outra.

b)   estar dentro dos padrões?

Espera-se que associem a expressão a estar dentro do que a sociedade convencional como modelo ideal.

 

ARTIGO DE OPINIÃO - NOVAS TECNOLOGIAS: CUIDADO PARA NÃO VIRAR VÍCIO! DENISE ARAGÃO - COM GABARITO

 ARTIGO DE OPINIÃO- NOVAS TECNOLOGIAS: CUIDADO PARA NÃO VIRAR VÍCIO!

          Denise Aragão

          A internet e as tecnologias associadas a ela fazem parte do cotidiano atual de crianças e jovens, pois são instrumentos de pesquisa, conhecimento e lazer. No entanto, como o controle em relação ao tempo de uso é praticamente impossível, estão causando inúmeros problemas.

       Esse é um tema muito relevante, pois já é possível perceber sintomas de vício em eletrônicos nos jovens e até nas crianças, como, por exemplo: o isolamento, o afastamento de brincadeiras e atividades ao ar livre, a queda do rendimento escolar, a irritabilidade, a agressividade, a necessidade de passar um tempo cada vez maior conectado e a angústia quando são impedidos.

        Além disso, o costume de jogarem ou conversarem nas redes sociais antes de irem para a cama está adiando o horário dessa turma ir dormir. Eles deveriam dormir por volta das 21h30, três horas depois que escurece. Quem adia esse momento está mais exposto ao vício e à insônia.

      Outro ponto importante é o de que, como deixam de fazer exercícios físicos, é comum o ganho de peso, a obesidade e até a hipertensão precoce. Também já é possível observar problemas psicológicos. Durante a infância e a juventude, atividades variadas são indispensáveis para a formação psíquica do indivíduo. Por ser um ambiente muito atrativo, a internet pode gerar o desinteresse pela vida real e, muitas vezes, sua substituição pela vida virtual. Os efeitos dessa dependência vão da irritabilidade à alienação social, uma vez que a vida familiar, escolar e pessoal é prejudicada.

      Portanto, em vez de a tecnologia facilitar e ampliar os meios para se adquirir informações e o círculo de amizades, muitas crianças e jovens nunca estiveram tão desconectados do mundo real. Parecem hipnotizados por seus celulares e tablets, perdendo a vontade de estudar, de brincar ao ar livre e até de conversar entre si e com seus familiares.

 Denise Aragão. A Era Digital e os impactos na educação infantojuvenil. Coluna Bernadete Alves. Disponível em: http://www.bernadetealves.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3049%3Acoluna-bernadete-alves-dia-31072017&catid=4%3Abernadetealves&Itemid=1. Acesso em: 30 ago.2017.

Fonte: Encontros língua portuguesa, 4º ano:componente curricular língua portuguesa:ensino fundamental, anos iniciais/Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança – 1 ed. São Paulo: FTD, 2018, p.276-9.

 

GLOSSÁRIO

Hipertensão: pressão alta demais dentro do corpo.

Relevante: de muita importância, importante.

 Entendendo o texto

 01.Qual o ponto de vista defendido nesse artigo de opinião?

      Esse artigo defende que o uso excessivo das tecnologias tem causado inúmeros problemas em crianças e jovens.

02. Para defender seu ponto de vista, a autora listou alguns problemas causados pelo uso excessivo das novas tecnologias. Escreva três deles.

- Isolamento;

- Afastamento de brincadeiras e atividades ao ar livre;

- Baixa no rendimento escolar;

- Agressividade;

- Angústia quando não se está conectado;

- Perda do sono;

- Hipertensão;

- Desinteresse pela vida real.

03. Releia o início do quarto parágrafo do artigo de opinião.

   a) Qual foi a intenção da autora ao começar o quarto parágrafo com a expressão outro ponto importante? Marque.

  ( x ) Reafirmar as ideais dos parágrafos anteriores e acrescentar novas justificativas para defender seu ponto de vista.

   (    ) Iniciar uma ideia contrária ao parágrafo anterior.

   b) Encontre outro modo de começar o quarto parágrafo, substituindo as palavras outro ponto importante por outros termos que tenham o mesmo sentido.

Sugestões de resposta: e não é só isso/ e não para por aí/além disso/ e tem mais.

04. Releia um trecho do último parágrafo do artigo

      Portanto, em vez de a tecnologia facilitar e ampliar os meios para se adquirir informações e o círculo de amizades, muitas crianças e jovens nunca estiveram tão desconectados do mundo real. Parecem hipnotizados por seus celulares e tablets, perdendo a vontade de estudar, de brincar ao ar livre e até de conversar entre si e com seus familiares.

a)   Que palavra pode substituir a que está em destaque sem mudar o sentido da frase?

Sugestões de resposta: desligados, afastados, desvinculados.

b)   Na sua opinião, qual a intenção da autora em usar a palavra desconectados?

É provável que a autora tenha escolhido a palavra “desconectados” para fazer referência ao tema do artigo.

05. Leia.

            Conectado  - desconectado

a)   Essas palavras têm sentido semelhante ou sentido contrário?

    Sentido contrário.

b)   Faça o mesmo com as seguintes palavras, escrevendo o sentido contrário delas.

Cuidar      - descuidar

Fazer       - desfazer

Abrigar     - desabrigar

Congelar  - descongelar

Conhecer – desconhecer

Costurar  descosturar

Crença    descrença

Embarcar – desembarcar

06. A autora desse artigo ressaltou que um dos problemas causados pelo uso excessivo de tecnologias é a insônia.

       Em sua opinião, por que o sono é importante?

       Resposta pessoal.

 

 

 

ARTIGO DE OPINIÃO: NOVAS TECNOLOGIAS: FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO - GETÚLIO BERNARDO MORATO FILHO - COM GABARITO

 ARTIGO DE OPINIÃO: NOVAS TECNOLOGIAS: FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

                       Getúlio Bernardo Morato Filho

    (AZ)      As novas tecnologias certamente revolucionaram o mundo com sua agilidade, grande quantidade de informação e poder de comunicação. Nesse sentido, o uso do computador, de tablets, de celulares e, consequentemente, da internet tem se tornado cada vez mais comum entre crianças e jovens, mas não há mal nisso.

    (AM)      Dos 6 aos 12 anos, jogos e brincadeiras interativas são os chamarizes. Além disso, há bastante interesse dessa faixa etária em vídeos e desenhos animados. Crianças e jovens também usam a internet para conversar com amigos e familiares, podendo estreitar laços com tios ou primos que não veem sempre, por exemplo.

    (AM)       Outra facilidade que os avanços tecnológicos permitem está relacionada a pesquisas de imagens e conteúdo em geral para trabalhos escolares. Atualmente, não é mais imprescindível comprar enciclopédias ou correr para a biblioteca cada vez que realizam pesquisas. Entretanto, a internet não substitui os livros, mas facilita a busca de informações.

     (AM)      A internet também é um excelente meio de divertimento para todas as idades, pois possibilita que pessoas se reúnam em torno de um mesmo jogo. Com ela, é possível aprender a dançar, jogar tênis e outros esportes. Assim, crianças e jovens tímidos acabam interagindo mais com os colegas.

      (AM)     No entanto, o controle sobre o uso da internet é importante. Proibir o uso jamais. A tecnologia não é um problema, e sim como a pessoa a utiliza. É necessário estabelecer um momento em que a garotada deixe de lado celulares, tablets e computador para brincar ao ar livre, fazer as refeições, ler e conversar face a face.

      (VE)    Em suma, a família deve ser a principal construtora de um comportamento saudável no uso da tecnologia, mantendo em casa regras e conversas a respeito do uso correto da rede, seguida pela escola, que também tem a função de educar nesse sentido, já que é grande incentivadora de seu uso.

 Getúlio Bernardo Morato Filho. A Era Digital e os impactos na educação infantojuvenil? Coluna Bernadete Alves. Disponível em http://www.bernadetealves.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3049%3Acoluna-bernadete-alves-dia-31072017&catid=4%3Abernadete-alves&Itemid=1 Acesso em: 30 ago. 2017.

Fonte: Encontros língua portuguesa, 4º ano:componente curricular língua portuguesa:ensino fundamental, anos iniciais/Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança – 1 ed. São Paulo: FTD, 2018, p.270-3.

GLOSSÁRIO

Chamarizes: coisas que atraem pessoa ou animal; iscas.

Estreitar laços: fazer algum sentimento ficar mais forte.

Imprescindível: que não se pode deixar de ter; indispensável.

Revolucionar: mudar completamente a situação de alguma coisa.

 Entendendo o texto

01. Nesse artigo de opinião, que ponto de vista o autor defende?

Defende que as tecnologias são benéficas se as pessoas souberem usá-las de maneira adequada.

02. Geralmente, os artigos de opinião são organizados assim:

·        Ponto de vista: o autor introduz o assunto e apresenta seu ponto de vista.

·        Justificativa: o autor apresenta argumentos que justificam seu ponto de vista.

·        Conclusão: o autor conclui suas ideias e reafirma seu ponto de vista.

      Releia o artigo e classifique-o com as seguintes siglas abaixo:

      Ponto de vista: AZ

      Justificativa: AM

      Conclusão: VE

03. Esse artigo ressalta que o uso da internet deve ser:

a)   proibido pelos pais e educadores.

b)   controlado pelos pais e pela escola.

c)   de responsabilidade exclusiva da família.

 

04. Nesse artigo de opinião, há palavras e expressões que servem para ligar as ideias nos parágrafos e entre os parágrafos.

Releia o segundo parágrafo.

Dos 6 aos 12 anos, jogos e brincadeiras interativas são os chamarizes. Além disso, há bastante interesse dessa faixa etária em vídeos e desenhos animados. Crianças e jovens também usam a internet para conversar com amigos e familiares, podendo estreitar laços com tios ou primos que não veem sempre, por exemplo.

       - E expressão além disso foi usada para ligar as ideias apresentadas no parágrafo, acrescentando-lhe informações. Qual dos elementos a seguir poderia substituir essa expressão, mantendo o mesmo sentido?

a) além do mais.

b) mas.

c) dessa forma.