Avaliação Diagnóstica com Descritores - 9º Ano
Texto: Realidade com muita fantasia
Nascido em 1937, o gaúcho Moacyr Scliar é um
homem versátil: médico e escritor, igualmente atuante nas duas áreas. Dono de
uma obra literária extensa, é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador
assíduo de diversos jornais brasileiros. Seus livros para jovens e adultos são
sucesso de público e de crítica e alguns já foram publicados no exterior.
Muito atento às situações-limite que desagradam
à vida humana, Scliar combina em seus textos indícios de uma realidade bastante
concreta com cenas absolutamente fantásticas. A convivência entre realismo e
fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos surpreendentes das histórias.
Em sua obra, são frequentes questões de
identidade judaica, do cotidiano da medicina e do mundo da mídia, como, por
exemplo, acontece no conto “O dia em que matamos James Cagney”.
01. (D3) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
A expressão sublinhada em “é ainda um biógrafo de mão
cheia” e significa que Scliar é
(A)
crítico e detalhista.
(B)
criativo e inconsequente.
(C) habilidoso e talentoso.
(D)
inteligente e ultrapassado.
Poema: Duas Almas
Ó tu, que vens de longe, ó tu, que vens
cansada,
entra, e sob este teto encontrarás carinho:
eu nunca fui amado, e vivo tão sozinho,
vives sozinha sempre, e nunca foste amada...
A neve anda a branquear, lividamente, a
estrada,
e a minha alcova tem a tepidez de um ninho.
Entra, ao menos até que as curvas do caminho
se banhem no esplendor nascente da alvorada.
E amanhã, quando a luz do sol dourar, radiosa,
essa estrada sem fim, deserta, imensa e nua,
podes partir de novo, ó nômade formosa!
Já não serei tão só, nem irás tão sozinha.
Há de ficar comigo uma saudade tua...
Hás de levar contigo uma saudade minha...
02. (D3)
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
No verso "e
a minha alcova tem a tepidez de um ninho", a expressão sublinhada dá
sentido de um lugar:
(A) aconchegante.
(B)
belo.
(C)
brando.
(D)
elegante.
SARA ISABEL
Sara Isabel, morena, tem quinze anos, mede
1,75, pesa sessenta e dois quilos e é de uma beleza irreparável. Cursa o
primeiro ano do segundo grau no Colégio São Marcos e pretende se formar em
medicina ou seguir a carreira de modelo.
Em casa é uma pessoa isolada, que fica horas e
horas, em seu quarto, lendo e ouvindo músicas. No colégio, não se isola, mas
também não se junta com todo mundo, seleciona as amizades. Com o namorado, não
se mostra muito interessada, acha-se muito nova para firmar namoro. No clube ou
na praia, mostra-se bastante solta: joga vôlei, tênis, gosta de fazer
ginástica, não para um minuto. Das qualidades de Sara, a que mais me chama
atenção é a sua dedicação aos estudos, o seu interesse em vencer na vida, o que
mostra ser uma pessoa inteligente e conhecedora do seu mundo.
03. (D3)
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
"... não se
junta com todo mundo." Desta informação apresentada no texto infere-se
que:
(A) Sara Isabel se acha mais importante que as
outras pessoas.
(B) Sara Isabel é preconceituosa.
(C) Sara Isabel é orgulhosa.
(D) Sara Isabel é uma pessoa
reservada.
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
Poema: A namorada
Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra
presa por um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma
pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava
nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.
(D21) Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões
relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
03. No trecho “O pai era uma onça,” a
palavra destacada sugere que o pai era
(A) violento.
(B) esperto.
(C) rápido.
(D) rígido.
Texto: Os pancararés
Conhecedores de cada canto da região em que
viveram os cangaceiros, os pancararés, quando a volante passava, ajudavam a
esconder Lampião e seu bando. Hoje, uma comunidade remanescente dos pancararés
vive na Baixa do Chico, um pequeno povoado situado no interior do Raso da
Catarina. Embora as condições de vida sejam bastante simples, os moradores
parecem saudáveis. Vivem em casas rústicas de pau-a-pique e recebem água de um
poço artesiano porque a região é árida e agreste.
Dedicam-se a pequenas lavouras de milho e
feijão e à criação de gado.
04. (D17) Reconhecer
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
No trecho “... quando a volante passava, ajudavam a
esconder Lampião e seu bando.”, a expressão destacada demonstra uma
circunstância de
(A)
dúvida.
(B)
condição.
(C) tempo.
(D)
comparação.
Música(Fragmento): Primeiros Erros
Kiko Zambianchi
Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde vou
Meu destino não é de ninguém
Eu não deixo os meus passos no chão
[...]
Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar chover
Nos primeiros erros
O meu corpo viraria sol
Minha mente viraria
Mas só
chove e chove
Chove e chove.
06. (D21) Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões
relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
A repetição do verbo “chove” no texto
sugere
(A) a intensificação dos sentimentos
do eu lírico.
(B) o contentamento do eu lírico com o seu
passado.
(C) o distanciamento do eu lírico em relação as
pessoas.
(D) a modificação da visão do eu lírico em
relação a sua vida.
Texto: O cachorro
As crianças sabiam que a presença daquele
cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de
sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão pequeno que mal
acolhia Álvaro, Alberto e Anita, além de seus pais, ainda tinha de dar abrigo a
um cãozinho! Os meninos esconderam o animal em um armário próximo ao corredor e
ficaram sentados na sala à espera dos acontecimentos. No fim da tarde a mãe
chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a expulsá-lo, sob os
olhares aflitos de seus filhos.
Granatic, Branca. Técnicas Básicas de
Redação.
07. (D2) Estabelecer relações entre partes de um texto,
identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de
um texto.
No
texto, fica claro que haverá um conflito entre as crianças e a mãe, quando as
crianças
(A) resolvem levar um cachorro para
casa, mesmo sabendo que a mãe seria contra.
(B) levam para casa um cachorro vira-lata, e
não um cachorro de raça.
(C) decidem esconder o animal dentro de um
armário.
(D) não deixam o animal ficar na sala.
Leia o texto abaixo. (Variedade Linguística)
Dois mineiros, das Minas Gerais mesmo,
encontraram-se na porta do armazém. Um comprara uma mula do outro, no dia
anterior, e o que vendera lhe dizia que não podia entregar a mercadoria, porque
o bicho tinha morrido.
– Morreu
é? Intão mi adevorve os cem reá qui paguei, uai!
– Mas si já gastei tudim...
– Intão mi traz a mula morta mermo, qui eu vô
rifá ela.
– E quem é o doidipedra qui vai querê compra
rifa di mula morta, ômi?
– É só num falá qui tá morta, uai! Outro dia, o
que vendeu a mula morta, perguntou para o que tinha ficado de rifar o bicho:
– Como foi a rifa, cumpadi?
– Foi boa. Vendi quinhentos biêti a 2 reá cada.
Faturei 998 reá!
– Eita! E ninguém recramô?
– Só o ômi qui ganhô.
– E o qui ocê feiz?
– Devorvi os 2 reá dele, uai!
(História
da tradição popular, recontado por Fausto Wolff, Coluna do Fausto, Jornal do
Brasil, set. 2007.)
08. (D11) Estabelecer relação causa/consequência entre partes e
elementos do texto.
A forma de expressão escrita da fala dos dois
personagens da história teve a intenção de
(A) mostrar a diferença entre eles.
(B) criticar um modo errado de falar.
(C) separar a fala de cada personagem
(D) representar um modo regional de
falar.
Texto: No mundo dos sinais
Sob o sol de fogo, os mandacarus se erguem,
cheios de espinhos.
Mulungus e aroeiras expõem seus galhos
queimados e retorcidos, sem folhas, sem flores, sem frutos.
Sinais de seca brava, terrível!
Clareia o dia. O boiadeiro toca o berrante,
chamando os companheiros e o gado.
Toque de saída. Toque de estrada.
Lá vão eles, deixando no estradão as marcas de
sua passagem.
TV Cultura, Jornal do Telecurso .
09. (D14) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
A opinião do autor em relação ao fato comentado
está em
(A) “os mandacarus se erguem”.
(B) “aroeiras expõem seus galhos”.
(C) “Sinais de seca brava,
terrível!!”.
(D) “Toque de saída. Toque de entrada”.
Poema: Eu tenho um sonho
Eu tenho um sonho
lutar pelos direitos dos homens
Eu tenho um sonho
tornar nosso mundo verde e limpinho
Eu tenho um sonho
de boa educação para as crianças
Eu tenho um sonho
de voar livre como um passarinho
Eu tenho um sonho
ter amigos de todas raças
Eu tenho um sonho
que o mundo viva em paz
e em parte alguma haja guerra
Eu tenho um sonho
Acabar com a pobreza na Terra
Eu tenho um sonho
Eu tenho um monte de sonhos...
Quero que todos se realizem
Mas como?
Marchemos de mãos dadas
e ombro a ombro
Para que os sonhos de todos
se realizem!
SHRESTHA, Urjana. Eu tenho um sonho. In:
Jovens do mundo inteiro. Todos temos direitos: um livro de direitos humanos. 4ª
ed. São Paulo: Ática, 2000. p.10.
10. (D2) Estabelecer relações entre partes de um texto,
identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de
um texto.
No verso
“Quero que todos se realizem” o termo sublinhado refere -se a
(A) amigos.
(B) direitos.
(C) homens.
(D) sonhos.