sexta-feira, 2 de agosto de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): ADEUS PANTANAL - ITAMAR ASSUMPÇÃO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Adeus Pantanal
Itamar Assumpção


Eu nasci e vivo no Brasil, então
Eu fui à Corumbá pra no Pantanal olhar a bicharada
E fui pra ver, não vi, que decepção senti
Vi quase nada

Eu não vi bem-te-vi, beija-flor nem juriti, a passarada
Eu não vi jaboti, não vi coral, sucuri
Vi quase nada

Eu não vi o quati, não vi anta nem sagui, onça pintada
Eu não vi o saci, não vi o grilo cri-cri
Vi quase nada

Eu fui à Corumbá pra no Pantanal olhar a bicharada
Eu fui pra ver, não vi, que decepção senti
Vi quase nada

Eu não vi lambari, nem pintado, nem mandi, a peixarada
Paca também não vi, pacu, índia guarani
Vi quase nada

Eu não vi jacaré, não vi cobra cascavel, não vi ninhada
Não vi pé de sapé, nem arruda nem guiné
Vi quase nada

Eu fui à Corumbá pra no Pantanal olhar...
Vi quase nada

Eu não vi sabiá, nem macaco nem preá, nem revoada
Eu não vi gurundi, nem ararara nem guaxi
Vi quase

Eu não vi o tiê, chué uiruuté, não vi pescada
Eu não via xuri, não vi o uiriri, vi quase nada

             (Itamar Assumpção)

 ENTENDENDO A CANÇÃO

1. Qual é o tema da letra da composição de Itamar Assumpção?
(         a)     A admiração do eu lírico diante das belezas do pantanal.
(          b)    A alegria do eu lírico ao ver o que o homem fez no pantanal.
(         c)      A decepção do eu lírico por não ver animais nem peixes nem algumas espécies vegetais no pantanal.
         d)        A decepção por não ter conseguido pescar nada no pantanal.

2. O que conta o poeta na canção?
    Conta a história de um brasileiro que vai conhecer o pantanal mato-grossense.

3. Que cidades são citadas na canção, e em que estados estão localizadas?
    Corumbá- MS e Cuiabá-MT.

4. O poeta narra que não viu:
    - que pássaros?
    “Não vi bem-te-vi, beija-flor nem juriti”.

    - quais repteis?
     “Eu não vi jacaré, não vi cobra cascavel”.

    - quais peixes?
     “Eu não vi lambari, nem pintado, nem mandi.”

5. A canção é uma crítica a quê?
    À destruição das paisagens e dos recursos naturais, baseado no que o olhar não viu no Pantanal.

6. O Pantanal para nós brasileiros é considerado, o quê?
    É um dos santuários da vida selvagem no Brasil e que tem sofrido impactos ambientais negativos, devido ao uso desordenado do espaço pantaneiro e seu entorno.
   



CONTO: O HERÓI - (FRAGMENTO) - DOMINGOS PELLEGRINI - COM GABARITO

Conto: O Herói – (Fragmento)

     O pai e a mãe enfezaram – Come, moleque! – depois amansaram – Come, filho, come. E ele não comeu nada. Depois a mãe e o pai começaram discussão sobre a melhor maneira de estragar uma criança, o pai dizendo que ela mimava demais, ela dizendo que o pai é que era mimado pela vó, e no fim das contas empurraram de novo o prato pra ele -  Come! [...]

Domingos Pellegrini. Contos brasileiros 3.18. ed. São Paulo: Ática, 2010. p. 88.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 8º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.194.
ENTENDENDO O CONTO
1)   O que os pais esperam que o filho faça?
Esperam que ele coma.

2)   De que modo eles tentam convencê-lo?
Primeiro eles brigam com o menino, depois falam com carinho, por fim empurram de novo o prato para ele.

3)   Que palavras os pais usam para se dirigirem ao filho?
Moleque, filho.

4)   No contexto em que são usadas, essas palavras expressam os sentimentos dos pais. Que sentimentos são esses?
A palavra moleque expressa irritação dos pais com a criança; a palavra filho mostra carinho por ela.


POEMA: GRAFITE NO MURO DO COLÉGIO - SÉRGIO CAPPARELLI - COM GABARITO


Poema: Grafite no muro do colégio

Mariana, meu amor por você
arde que nem pimenta,
ele queima, faz chorar,
será que você aguenta?

Sérgio Capparelli. Restos de arco-íris. 8. ed. Porto Alegre: L&PM, 2005.p.38.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 8º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.200.
Entendendo o poema
1)   O eu lírico faz uma declaração de amor. Com que o eu lírico compara o seu amor?
Ele o compara a uma pimenta.

2)   Que características do elemento comparado ele atribui ao seu amor?
O amor dele é ardido, queima e faz chorar, como a pimenta.

3)   A quem é dirigida essa declaração?
A declaração é dirigida à Mariana.

4)   Levando em conta o título, qual é a função do nome Mariana no poema?
O vocativo Mariana revela a quem se dirige a declaração de amor.


TEXTO: PRESERVAR É PRECISO - ALMANAQUE DA ÁGUA - COM GABARITO


Texto: PRESERVAR é preciso

       Durante muitos séculos a humanidade aceitou, com tranquila indiferença, a dádiva dos mares, rios, ribeirões, lagos e cachoeiras, certa de que essa abundância nunca teria fim. Mas o sonho pode acabar. A água limpa está diminuindo cada vez mais, devido ao mau uso que fazemos dela. Temos de agir com urgência, para que se realize a esperança cantada por Luiz Gonzaga nos últimos versos em sua famosa “Asa Branca”.

[...]

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação,
Eu te asseguro, não chore, não, viu
Eu voltarei, viu, meu coração.

Ghisleine Trigo Silveira e Mazda Ednir. Almanaque da água. São Paulo: Sabesp, 2006. p. 31.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 7º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.280.
Entendendo o texto

1)   A quem é dirigido o texto?
Ao público consumidor de água.

2)   Qual a importância desse texto para o público a que ele se destina?
A companhia que publicou esse texto é a responsável pelo abastecimento e pela manutenção do sistema de tratamento de água no estado de São Paulo. Portanto, ela tem grande interesse em que as pessoas ajudem na preservação desse recurso.

3)   Por que a palavra preservar do título aparece em destaque?
Para reforçar a ação desejada.

4)   Copie do texto as palavras que indicam tempo e modo.
Tempo: durante muitos séculos, nunca;
Modo: com urgência, com tranquila indiferença.

5)   Releia.
[...] A água limpa está diminuindo cada vez mais [...].
O que os verbos em destaque revelam sobre a ação atribuída ao sujeito?
Esses verbos revelam que a ação está acontecendo continuamente.


quinta-feira, 1 de agosto de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): TOADA - ZÉ RENATO/CLÁUDIO NUCCI - COM QUESTÕES GABARITADAS

ATIVIDADES COM A MÚSICA: TOADA
    Zé Renato


Vem
Morena, ouvir comigo
Essa cantiga
Sair por essa vida
Aventureira
Tanta toada
Eu trago na viola
Pra ver você
Mais feliz.

Escuta o trem de ferro
Alegre a cantar
Na reta da chegada
Pra descansar
No coração sereno da toada,
Bem querer.

Tanta saudade
Eu já senti,
(Morena)
Mas foi coisa
Tão bonita
Da vida,
Nunca vou
Me arrepender.

Morena, ouve comigo
Essa cantiga
Sair por essa vida
Aventureira
Tanta toada
Eu trago na viola
Pra ver você
Mais feliz.
Zé Renato, Claúdio Nucci e Juca. Toada. Intérprete: Boca Livre. Em: Sem limite. Rio de Janeiro: Universal  Music, 2001. 2 CDs. Faixa 1.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 8º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.196.
ENTENDENDO A CANÇÃO
1)   A quem o eu lírico se dirige?
A uma morena.

2)   O que ele espera que a pessoa a quem ele se dirige faça?
Acompanhe-o em suas aventuras.

3)   Identifique o vocativo e a função dele nesses versos.
Morena; o vocativo põe em evidência a pessoa a quem o eu lírico faz um convite.


POEMA: NOTURNO CITADINO - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

Poema: Noturno citadino


Um cartaz luminoso ri no ar.
Ó noite, ó minha nega
toda acesa
de letreiros!... Pena

é que a gente saiba ler... Senão
tu serias de uma beleza única
inteiramente feita
para o amor dos nossos olhos.

Mário Quintana. Esconderijos do tempo. 3.ed. São Paulo: Globo, 2005. p. 26.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 8º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.195
Entendendo o poema

1)   Que aspectos da cidade são apresentados no poema?
Os letreiros que iluminam a noite da cidade.

2)   Por que o eu lírico lamenta o fato de as pessoas saberem ler?
Porque as pessoas vão ler os letreiros e não perceberão a beleza das luzes na noite escura.

3)   A quem o eu lírico se dirige?
Ele se dirige à noite.

4)   Como o eu lírico se refere ao seu interlocutor?
“Ó noite, ó minha nega/ toda acesa de letreiros!...

5)   O eu lírico se dirige ao seu interlocutor usando uma expressão carinhosa. Qual é essa expressão?
“Ó minha nega”.

6)   Classifique a classe gramatical das palavras usadas pelo eu lírico para se dirigir ao seu interlocutor.
São vocativos.

7)   No poema, há uma personificação. Copie-a.
“Um cartaz luminoso ri no ar.”
.


TEXTO: O SEGREDO DO BISCOITO - SUPER.ABRIL - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: O segredo do biscoito
    
 Cientistas britânicos descobriram por que as bolachas quebram na embalagem. Utilizando raios laser, eles perceberam que o frio faz surgir pequenas rachaduras. Elas se formam por que um fluxo de umidade contrai o interior e expande as bordas, criando uma tensão. Cai mais um grande mistério da ciência.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 7º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.180.

Entendendo o texto
1-    O que faz as bolachas quebrarem dentro da embalagem, segundo os cientistas britânicos?
O frio, pois ele provoca pequenas rachaduras nas bolachas.

2     – Copie do texto uma frase nominal e explique seu uso.
O título “O segredo do biscoito” é uma frase nominal. No contexto, essa frase é totalmente compreensível, mesmo não apresentando verbo.

3     - Qual é o único período simples que aparece no texto?
O único período simples que aparece no texto é: “Cai mais um grande mistério da ciência”.

     4- Identifique o núcleo do sujeito de cada oração do texto.
          Cientistas, bolachas, eles, frio, elas, fluxo, mistério. 

     5-  O que se diz a respeito do sujeito '' um fluxo de umidade''? Quantos predicados ele tem?
        Diz- se que ele “contrai o interior e expande as bordas, criando uma tensão”. São dois predicados: “contrai o interior” e “expande as bordas”.

      6 - A última frase apresenta uma ironia. Explique essa afirmação.
     É possível perceber ironia e humor, pois esse certamente nunca foi um “grande mistério da ciência”.


terça-feira, 30 de julho de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): CHUVA, SUOR E CERVEJA - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

Música(Atividades): Chuva, suor e cerveja
Caetano Veloso
Não se perca de mim
Não se esqueça de mim
Não desapareça
A chuva tá caindo
E quando a chuva começa
Eu acabo de perder a cabeça
Não saia do meu lado
Segure o meu pierrot molhado
E vamos embolar
Ladeira abaixo
Acho que a chuva
Ajuda a gente a se ver
Venha, veja, deixa
Beija, seja
O que Deus quiser…(2x)
A gente se embala
Se embora se embola
Só pára na porta da igreja
A gente se olha
Se beija se molha
De chuva, suor e cerveja…(2x)
Não se perca de mim
Não se esqueça de mim
Não desapareça
A chuva tá caindo
E quando a chuva começa
Eu acabo de perder a cabeça
Não saia do meu lado
Segure o meu pierrot molhado
E vamos embolar
Ladeira abaixo
Acho que a chuva
Ajuda a gente a se ver
Venha, veja, deixa
Beija, seja
O que Deus quiser…(2x)

A gente se embala
Se embora, se embola
Só pára na porta da igreja
A gente se olha
Se beija se molha
De chuva, suor e cerveja…

Entendendo a canção
1)   O frevo acima é uma canção de Carnaval. Observe os dois últimos versos e comente o efeito sonoro expresso pelas palavras.
a)   Que som o autor tenta reproduzir?
Trata-se de uma onomatopeia da chuva, por meio da repetição da composição sonora achu e sua variação aju e aje.
b)   Retire do texto palavras em que aparece esse som.
chuva, abaixo, acho, ajuda, gente.
2)   Pelo próprio título da canção, ela nos remete a quê?
Remete a algo que extravasa a pele: além dos limites da norma; afeta pela embriaguez e pelo destempero. Não cabe entre quatro paredes, está nas ruas apertadas e cheias de foliões.

3)   Como se encontra o sujeito da canção, segundo o eu lírico?
Ele está perdido, mas agarrado ao destinatário da canção, no meio da orgia carnavalesca: banhado de chuva, suor e cerveja.

4)   O que é o tempo para o eu lírico?
O tempo é o do destempero, da suspensão de regras, da possibilidade de sentir a vida pelo corpo todo.

5)   Que deseja o eu lírico durante a canção?
Deseja curtir o melhor da vida embalados e embolados: unidos e sem dia seguinte.






POEMA: O TREM - ROSEANA MURRAY - COM GABARITO

Poema: O Trem
            Roseana Murray

Vai que vai, vai que vem
faz o balanço do trem.
A menina, com o nariz
achatado na vidraça,
enlaça a paisagem
com o seu olhar encantado.
                                           
Vem também, vem também
faz o balanço do trem.
Na bolsa a menina leva
pérolas coloridas,

girassóis e margaridas,
anõezinhos de voz fina e afinadas flautas mágicas.
                                                             
Você vem, você vem
faz o balanço do trem.
É que a bolsa é cheia de sonhos,
alegres e tristonhos,
e ninguém sabe para onde leva
a menina balançando
no coração do trem.
                                                             
Vai que vai, vem que vem,
vem também, vem também
você vem, você vem
-Faz o balanço do trem.

(MURRAY, Roseana. Fardo de carinho, Belo Horizonte: Lê, 1987.
Fonte: Livro: JORNADAS.port – Língua Portuguesa - Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho – 6º ano – Editora Saraiva. p.238 e 239.

EXPLORAÇÃO DO POEMA

1)   Sua hipótese sobre o assunto do poema se confirmou? De que trata o poema?
O poema fala de uma menina que viaja em um trem e, durante o trajeto, não se cansa de olhar a paisagem pela janela.

2)   O poema é composto de versos e estrofe?
a)   Quantos versos há na primeira estrofe?
Seis.

b)   Que informação nos trazem os versos da primeira estrofe?
A informação de que o poema vai falar de uma menina e de sua viagem de trem.

3)   Como a menina olha a paisagem? Encontre um trecho do poema que confirme sua resposta.
Encantada, maravilhada com o que vê. “A menina [...]/ enlaça a paisagem/com seu olhar encantado”.

4)   Qual a estrofe que traz a informação sobre os itens que a menina leva na bolsa?
A segunda estrofe: “[...] pérolas coloridas/ girassóis e margaridas, / anões de voz fina/ e afinadas flautas mágicas.”

5)   Identifique e copie os versos que explicam que há uma justificativa para a menina carregar na bolsa esses itens.
É que a bolsa é cheia de sonhos, /alegres e tristonhos.”

6)   Releia estes versos da primeira estrofe do poema.
“A menina, com o nariz
achatado na vidraça
enlaça a paisagem
com seu olhar encantado.”

Esse trecho nos permite dizer que a menina era:
a)   ansiosa.
b)   curiosa.
c)   distraída.
d)   satisfeita.

7)   Na segunda estrofe fala de sonhos. O que seriam sonhos alegres e sonhos tristonhos?
Sonhos alegres são os que nos dão felicidade, em que coisas boas acontecem; sonhos tristonhos são aqueles que nos deixam abatidos, pois neles acontece o que não desejamos.

8)   Releia :”e ninguém sabe para onde/leva a menina”. Quem leva a menina?
Os sonhos.

9)   Por que o eu poético descreve assim o conteúdo da bolsa?
Para descrever algo difícil de ser captado: no caso, como se sentia a menina com o coração cheio de sonhos.

10)              Trem tem coração? Como você interpreta o verso que diz que a menina seguia balançando no coração do trem?
Resposta pessoal.
Sugestão: A menina sentia o coração batendo na cadência do movimento do trem.