quinta-feira, 28 de junho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): SENHAS - ADRIANA CALCANHOTO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Senhas
                                                       Adriana Calcanhotto


Eu não gosto do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto (2x)

Eu aguento até rigores
Eu não tenho pena dos traídos
Eu hospedo infratores e banidos
Eu respeito conveniências
Eu não ligo pra conchavos
Eu suporto aparências
Eu não gosto de maus tratos

Mas o que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu aguento até os modernos
E seus segundos cadernos
Eu aguento até os caretas
E suas verdades perfeitas

O que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu aguento até os estetas
Eu não julgo competência
Eu não ligo pra etiqueta
Eu aplaudo rebeldias
Eu respeito tiranias
E compreendo piedades
Eu não condeno mentiras
Eu não condeno vaidades

O que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Não, não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu gosto dos que têm fome
Dos que morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem (2x)

Eu gosto dos que têm fome
E morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem (5x).
                                  
Entendendo a canção:
01 – Por que esta canção é considerada um manifesto?
      Nela percebemos a relação do homem com as estruturas sociais; com o meio; com suas paixões; com a arte e com suas verdades.

02 – Na letra da canção transcrita, o eu lírico opõe aquilo de que não gosta aquilo de que gosta. Explique em que consiste essa oposição.
      O que desagrada ao eu lírico são as atitudes “bem comportadas”, definidas pelo bom gosto, pelo bom senso e pelos bons modos. A elas, ele opõe as atitudes de pessoas que são movidas por seus desejos e que não se prendem a convenções sociais; são essas as pessoas de que ele gosta.

a)   Para se referir àquilo que lhe agrada, o eu lírico se vale da repetição de uma mesma estrutura sintática que poderia ser representada da seguinte forma: dos que. Essa estrutura contém dois termos que participam da estrutura sintática da oração principal. Que termos são esses e que funções sintáticas desempenham?
Os termos são dos e que.
O primeiro termo, equivale a “daqueles”, atua como objeto indireto do verbo gostar.
O segundo, constituído por uma oração subordinada adjetiva restritiva, atua como adjunto adnominal dos objeto indireto.

b)   A que termo o pronome relativo que se refere nessa estrutura?
Ao termo dos (de+os), que equivale a “daqueles”.

FILME(ATIVIDADES): O GRANDE DITADOR - CHARLES CHAPLIN - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): O GRANDE DITADOR


 Data de lançamento para filmes online (2h 06min)
Direção: Charles Chaplin
Gênero Comédia
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES

        Adenoid Hynkel (Charles Chaplin) assume o governo de Tomânia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu (Charles Chaplin), que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na 1ª Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto. Lá conhece a lavadora Hannah (Paulette Goddard), por quem se apaixona. A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo. Seu próximo passo é invadir Osterlich, um país vizinho, e para tanto negocia um acordo com Benzino Napaloni (Jack Oakie), ditador da Bactéria.

Entendendo o filme:
01 – Quem são os atores principais do filme O Grande Ditador?
a)   Charlie Chaplin e Hanna Chaplin.
b)   Charlie Chaplin e Oona O’Neill.
c)   Charlie Chaplin e Paulett Goddard.
d)   Ooona O’Neill e Jack Oakie.
e)   Jack Oakie e Hanna Chaplin.

02 – A quem o filme faz crítica?
a)   Lênin e também a Stálin.
b)   Adolf Hitler e também a Benito Mussolini.
c)   Aos presidentes do E.U.A. da época.
d)   Margareth Thatcher.
e)   Rei Jorge VI (rei da Inglaterra na época).

03 – O filme começa falando de uma grande semelhança (de aparência) entre um barbeiro judeu e Adenold Hynkel. Sobre o barbeiro judeu, é correto afirmar:
a)   Ele estava na guerra pela Tomânia; ajudou um soldado chamado Shultz. O avião em que ambos estavam caiu e termina assim: a Tomânia foi derrotada a guerra e o barbeiro judeu ficou com amnésia.
b)   Ele estava na guerra pela Tomânia; ajudou um soldado chamado Shultz. O avião em que ambos estavam caiu e termina assim: a Tomânia venceu, porém Shultz morreu.
c)   Ele estava na guerra lutando pela Tomânia; o seu país venceu, porém ele na comemoração, distraído, levou um tiro de um adversário e ficou tetraplégico.
d)   Ele estava na guerra, lutando pela Tomânia e foi um destacado e valente soldado; porém, pelo antissemitismo, ele foi preso por vinte anos.
e)   N.D.A.

04 – Quem é Hannah?
a)   Foi a mãe do barbeiro.
b)   É a filha do barbeiro.
c)   É uma secretária de Hynket, por quem o barbeiro acaba se apaixonando.
d)   É uma moça do gueto, por quem o barbeiro acaba se apaixonando.
e)   É uma médica do hospital em que o barbeiro estava, que o ajudou a fugir do hospital.

05 – O barbeiro foge do hospital, porém encontra aquela desordem, principalmente no gueto. O que ele faz para ser atacado por milicianos?
a)   Sem saber de nada, ele vai à sua loja localizada no gueto e limpa o que os milicianos escreveram como ofensa. Por tanta resistência, ele é atacado.
b)   Quando ele foge do hospital, atropela sem querer um miliciano. Ele pede desculpas, porém não adianta e então quase vai preso.
c)   Ele passou um tempo de fome e foi protestar em frente ao palácio de Hynket.
d)   Ele entrou num parque reservado aos alemães não judeus.
e)   N.D.A.

06 – No momento em que é atacado e quando já iria ser enforcado devido à sua resistência, ele é salvo por alguém. Quem é essa pessoa?
a)   Por um soldado que estava no local e se compadeceu dele.
b)   Pelo próprio Hynkel.
c)   Pelos médicos do hospital onde ele estava internado.
d)   Por um turista americano que passeava pelo local.
e)   Pelo general Shultz.

07 – Havia um país, que muitos judeus estavam fugindo para lá (que até as pessoas do gueto em que o barbeiro morava planejaram fugir para o lugar) e que Hynkel ansiava dominar. Que país era esse?
a)   Estados Unidas da América.
b)   Osterlich.
c)   Bactéria.
d)   Upalândia.
e)   País das Maravilhas.

08 – Hynkel tornou-se favorável para com os judeus. Por que ele fez isso?
a)   Porque ele queria dominar Osterlich, e não conseguiu dinheiro emprestado. O único banqueiro que sobrou foi Epstein, um judeu. Por esse motivo fez tal favor.
b)   Ele estava um dia examinando fotos suas e documentos e até que achou uma carta de adoção. Foi pesquisar quem era seus pais verdadeiros e viu que era um judeu. Por tal motivo se tornou favorável e começou a perseguir alemães.
c)   Viu que financeiramente, os judeus eram mais poderosos do que ele. Para não se prejudicar, fez tal coisa.
d)   Ele se arrependeu profundamente.
e)   N.D.A.

09 – Hannah e o barbeiro têm um encontro, porém não dá certo. Por quê?
a)   Porque aconteceu um acidente no caminho e o barbeiro quase morre.
b)   Porque aconteceu um acidente no caminho e Hannah morre.
c)   Porque Hannah não conseguiu o objetivo e fez um discurso ameaçador. Todos os moradores do gueto voltaram correndo para as casas.
d)   Porque Hynkel não conseguiu o objetivo e mandou vários milicianos, silenciosamente para massacrar os moradores do gueto.
e)   N.D.A.

10 – Hynkel manda Shultz para perseguir os judeus, porém ele recusa e por isso foi mandado para o campo de concentração. Quando ouviu a tal condenação, fugiu para o gueto. Essa afirmação é:
(X) Verdadeira.
(   ) Falsa.

11 – Shultz chega para os moradores do gueto e fala seu plano, que é assim: cada homem no local recebeu um bolo, e diante de um dos bolos há uma moeda. O homem que tiver com a moeda, irá explodir o palácio de Hynkel. O Sr. Jaeckel estava com a moeda e cumpriu o dever: explodiu o palácio. Essa afirmação é:
(   ) Verdadeira.
(X) Falsa.

12 – Shultz era mais um procurado. Os milicianos vasculharam todo o gueto e Shultz e o barbeiro (procurado também, acusado de “corromper” Shultz) tentam fugir para um lugar. Para onde eles tentam fugir?
a)   Para uma fazenda próxima.
b)   Para um porão na casa.
c)   Para um país distante.
d)   Para uma outra casa fora do gueto.
e)   Para o telhado.

13 – O ditador da Bactéria, Napoloni, visita Tomânia, com “no fundo” uma disputa com Hynkel tem um objetivo com Napoloni. Qual o objetivo de Hynkel com Napoloni?
a)   Convencer a ele não invadir Osterlich para que o domínio de tal país seja seu.
b)   Começar uma amizade sadia entre os dois.
c)   Pedir a ele para invadir Osterlich, por questões de política.
d)   Para que ambos assinem um tratado em que a Espanha seja de Hynkel e Portugal seja de Napoloni.
e)   N.D.A.

14 – As pessoas do gueto onde Hannah morava fugiram para Osterlich, enquanto Shultz e o barbeiro fugiram do campo de concentração e então ocorre uma confusão. Como ocorre essa confusão?
a)   Pela semelhança, o barbeiro é confundido com Hynkel e Shultz como seu respectivo “perdoado” e com direito a “invadir” Osterlich. Enquanto Hynkel, estava caçando patos e, quando atirou, foi confundido com o barbeiro.
b)   Quando Shultz e o barbeiro fugiram, foram confundidos como cozinheiros de Hynkel; os dois aproveitaram a situação e envenenaram Hnkel.
c)   Shultz é confundido com o Napoloni e faz tratados absurdos com Hynkel.
d)   Hynkel é confundido com o barbeiro, enquanto o barbeiro foi preso de novo e as autoridades do campo de concentração ficaram na dúvida e liberam o barbeiro.
e)   N.D.A.

15 – Depois da confusão, o barbeiro faz um belo discurso. O que ele fala após o discurso?
a)   Que ele era judeu.
b)   Que iria perseguir todos os milicianos que perseguiram os judeus.
c)   Deu ânimo à sua amiga Hannah.
d)   Deu ânimo à sua família presa no campo de concentração.
e)   N.D.A.

POESIA PARA SÉRIES INICIAIS: MENINA EM CASA - PEDRO BANDEIRA - COM GABARITO

Poesia: Menina em casa


Me levaram para a casa da vovó.
Levaram também
O meu irmãozinho.
A minha mãe, não.
Ela foi pro hospital
Pra desinchar a barriga.

A barriga desinchou
E apareceu
Uma menina.
Uma menina!
E ainda por cima
Pequenininha!



Vai ser um horror!
Vai ser cocô na fralda,
Vai ser xixi no chão.

Vai ser um horror!
Mamadeiras,
Berradeiras
E chateação.

Logo vão encher
Toda a casa com bonecas,
Ti-ti-tis e Ta-ta-tas,
Comidinhas
E não sei que mais.
Vai ser um …
Psiu!
Não fale alto!
Ela está dormindo.

Que bonitinha!
Posso pegar no colo?

Bandeira, Pedro. Cavalgando o Arco-íris.
São Paulo: Moderna, 1993. p. 54 – 55.

Entendendo a poesia:
01 – Qual o título do texto?
      Menina em casa.

02 – Quem é o autor?
      Pedro Bandeira.

03 – Quantas estrofes tem o texto?
      Possui 5 estrofes.

04 – Quantos versos possui?
      Possui 30 versos.

05 – Qual é o tema principal?
      O nascimento de uma irmãzinha.

06 – Esse texto possui rima? cite duas rimas.
      Sim pois é um poema. Desinchou / apareceu, mamadeiras / berradeiras.

07 – Em sua opinião, o que significa “ti-ti-tis e ta-ta-tas”?
      É muitas conversas.

08 – Quem são os personagens do texto?
      A vovó, o irmãozinho, a irmã, a mãe e a irmãzinha.



TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS - O TOMBO DE RAMBO - COM GABARITO

Texto: O tombo de Rambo

       Rambo, o chimpanzé, foi convidado a participar de um campeonato de corrida diferente.
       Muito empolgado, arranjou um par de patins emprestado com o empregado do pombo Bernardo.
      Combinaram que o ponto de partida seria embaixo do pé de jasmim, longe do capim.
       Dado o sinal, todos saíram com relâmpago, descendo a pista da rampa.
         Rambo, todo embaraçado, saiu sem rumo e caiu esparramado em cima de um tablado.
    Levantou todo empoeirado e, desapontado, desistiu do combinado.
                                                                                    Graça Batituci

Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
      O título do texto é “o tombo de Rambo”.

02 – Quem é o autor?
      A autora é Graça Batituci.

03 – Quantos parágrafos há no texto?
      O texto tem 6 parágrafos.

04 – Qual é o tema principal da história?
      A história fala sobre o chimpanzé participando da corrida.

05 – Quais são os personagens da história?
      Os personagens principais da história são o chimpanzé Rambo, o empregado do pombo Bernardo.

06 – Que convite foi feito para Rambo?
      Ele foi convidado para participar de uma corrida, diferente, de patins.

07 – O que ele pegou emprestado com o empregado do pombo?
      Ele pegou um par de patins emprestado.

08 – O que aconteceu com Rambo durante a corrida?
      Durante a corrida ele se embaraçou e saiu sem rumo, esparramando-se em cima de um tablado.

09 – Por que Rambo saiu da corrida?
      Ele saiu da corrida porque ele caiu e ficou desapontado.


TEXTO: O CELULAR - DARCI MEN - COM GABARITO

Texto  - O CELULAR

      Em uma ocasião, minha filha Karina veio com a seguinte conversa:
        – Pai, eu sei que você não gosta de celular, mas comprei um aparelho e você não quer ficar com o antigo? Olha que é um excelente celular: tirar fotografias, acessa internet, toca música, tem jogos e até serve de telefone!
      – Bem eu não gosto de celulares, acho incômodo e vivo esquecendo o danado aqui e ali, mas acabei aceitando, afinal, dizem que cavalo dado não se olha os dentes. Isto me lembrou de uma crônica que li algum tempo atrás, acho que era do Diogo Mainardi, mas não tenho certeza. Na ocasião tinha levado minha “garota” ao médico e lá estava um monte de revistas para passar o tempo. Acabei lendo um texto que achei muito interessante que dizia assim:
         O telefone celular é uma novidade bem recente que ainda não consta em muitos dicionários. O mestre Aurélio morreu conhecendo, no máximo, um telefone sem fio. Na maioria dos dicionários, vai encontrar assim: Celular: que tem células; celulífero, celuloso. Não fala nada de telefone. Por que esse aparelhinho tão sofisticado se chama celular? Eis a grande questão. Poderia se chamar telefone atômico, móbil (como chamam os espanhóis), ou telefone molecular. Poderia ser telefone celuloide. Mas não. É celular e não se fala mais nisso. O problema é que brasileiro é sempre desligado e acaba se “desligando” que pode desligar o tal aparelho.

                                                    Adaptado e relatado por Darci Men.
Entendendo o texto:

01 – Quais foram os argumentos usados pela menina para convencer o pai a ficar com o aparelho celular?
      Explicou para o pai que é um excelente celular, tirar fotografias, acessa internet, toca música, tem jogos e até serve de telefone.

02 – Quem é o mestre Aurélio mencionado no texto?
      É Aurélio Buarque de Holanda Ferreira(1910-1989) que foi produtor do dicionário Aurélio. Ele foi lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor, ensaísta, crítico literário brasileiro e membro ("imortal") da Academia Brasileira de Letras.

03 – Analise a fala: “o telefone celular é uma novidade bem recente que ainda não consta em muitos dicionários” (...) Na maioria dos dicionários, vai encontrar assim: Celular: que tem células; celulífero, celuloso.” Essa realidade mudou? Faça uma pesquisa em um dicionário e procure o significado da palavra celular.
      Aparelho portátil com autonomia energética, que funciona em radiofrequência e permite efetuar ligações telefônicas. (Equivalente no português de Portugal: telemóvel.) = TELEFONE CELULAR.

04 – Responda a pergunta feita pelo pai: “Por que esse aparelhinho tão sofisticado se chama celular?
      O celular tem esse nome, por que a comunicação é possibilitada por células ("antenas") que são distribuídas no perímetro da cobertura da operadora, possibilitando manter uma ligação ou o sinal ativo no deslocamento entre estas células.

05 – Explique o comentário do pai: “O problema é que brasileiro é sempre desligado e acaba se ‘desligando’ que pode desligar o tal aparelho.” O que ele quis dizer?
      Ele quis dizer que o brasileiro não desliga o celular, porque é desligado e acaba se esquecendo.

06 – Que nome você daria para o aparelho móvel? Por quê?
      Resposta Pessoal do aluno.


TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: FLORISBERTA, A PATA DESASTRADA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Texto  - Florisberta, a pata desastrada

  Florisberta era uma pata bem teimosa e, além de tudo, desajeitada. E com os patinhos do quintal, então, era muito esquentada. Um dia, Florisberta resolveu que queria voar.
     Mas acabou dentro da gamela dos porquinhos e de pernas para o ar! Eles não gostaram de uma pata dentro de sua comida. Florisberta saiu dali na corrida. Foi então que Florisberta passou por baixo da cerca do quintal. Quis comer uma espiga de milho do outro lado, no milharal. Pulou e bateu as asas, mas só conseguiu cair dentro de um lamaçal. Florisberta ficou toda suja e desnorteada. Levantou-se sem saber onde estava. Ainda bem que o Sr. Coelho por ali passava e mostrou o caminho de volta para a pata desajeitada. Quando Florisberta chegou, recebeu um abraço gostoso de sua mamãe e, de seu pai, um ainda mais caloroso. Então, Florisberta jurou que nunca mais iria sair do quintal. Poderia ser muito perigoso.
                                                                    Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:

01 – Qual o título do texto?
      Florisberta, a pata desastrada.

02 – Como era Florisberta?
      Uma pata bem teimosa e, além de tudo, desajeitada.

03 – Quando Florisberta resolveu voar, o que aconteceu?
      Acabou dentro da gamela dos porquinhos.

04 – O que aconteceu quando Florisberta foi tentar comer uma espiga de milho?
      Caiu dentro de um lamaçal.

05 – Quem mostrou o caminho de volta para Florisberta?
      O Sr. Coelho.

06 – Quando conseguiu chegar em casa o que Florisberta jurou?
      Que nunca mais iria sair do quintal