quarta-feira, 27 de junho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): SONHO IMPOSSÍVEL - CHICO BUARQUE/MARIA BETHÂNIA - COM GABARITO

Música(Atividades): Sonho Impossível

                                               Chico Buarque/Maria Bethânia
Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer
O inimigo invencível
Negar
Quando a regra é vender
Sofrer
A tortura implacável
Romper
A incabível prisão
Voar
Num limite improvável
Tocar
O inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão.
                                       Composição: Chico Buarque / Joe Darion
Entendendo a canção:

01 – No verso: “Sonhar, mais um sonho impossível”, o que o autor quis dizer?
      Diz que quando o impossível talvez seja o que não conhecemos, não desejamos, não queremos...

02 – Já o verso: “Lutar quando é fácil ceder”, ele nos mostra o quê?
      Mostra que em meio a tantas facilidades, tantas oportunidades e possibilidades de escolhas, manter-se firme no ideal construído e acreditado é muito difícil..., mas possível, para quem acredita mesmo no que quer e luta dignamente em prol desta conquista.

03 – De que inimigo invencível o autor fala?
      Inimigo, que na verdade jamais é o outro, mas somos nós mesmos... Ninguém é mais prejudicial a nós do que nossos pensamentos, medos, más impressões, pelos equívocos da vida, sem ter a coragem de esclarecer, de explicar, conversar...

04 – Do verso 17: “E minha lei, é minha questão...”, até o verso 31: “Brotar do impossível chão”. O autor conclui a canção com que reflexão?
      Tem-se que lutar pelo direito a vida, a liberdade, enquanto consciência do assumir responsabilidades pelas escolhas feitas, do buscar viver sempre com dignidade, respeito incondicional a si, ao outro, ao mundo. O que é impossível, vai se tornando possível, o sonho vai se tornando realidade, dando lugar neste chão da aridez humana, a flor, ao amor, a felicidade do sonho realizado para que novos sonhos surjam, brotem, floresçam a partir do toque suave de um abraço.

05 – No 1º e 2º versos, existe uma ideia de oposição. Que conectivo marca essa ideia?
      O conectivo é “mais”.

06 – Explique o sentido da palavra VIRAR, no 12º verso “Virar esse mundo”.
      No sentido conotativo – fazer uma intensa busca.

07 – Que palavras antagônicas, opostas, aparecem nos versos 16 e 17?
      “Inacessível chão.”

08 – Qual o tema dessa canção?
      Uma reflexão sobre o que realmente é impossível.



FILME(ATIVIDADES): UMA ODISSEIA NO ESPAÇO - STANLEY KUBRICK - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

Data de lançamento 29 de abril de 1968 (2h 21min)
Direção: Stanley Kubrick
Nacionalidades EUAReino Unido

SINOPSE E DETALHES

        Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

Entendendo o filme:

01 – Explique o nome do filme.
      O filme trata de um pensamento dos anos 60 (época essa que foi realizado o filme), no qual ele mostra como eles imaginavam o futuro para isso buscou representar a figura do homem desde os primórdios, mostrando assim a sua evolução e posteriormente dando um salto para o futuro, colocando as possíveis realizações que o homem poderia obter ao longo do tempo, bem como é retratado no filme, estações espaciais, robôs com inteligência artificial dentre outros. E isso remete ao nome do filme, pois “Odisseia” significa uma aventura, logo seria “Uma aventura no espaço”.

02 – O diretor Stanley Kubrik apresenta sua visão sobre o surgimento dos seres humanos na Terra (a aurora da humanidade) e representa como viviam os primeiros hominídeos. Identifique dois comportamentos destes primeiros hominídeos no filme que se assemelham a comportamento dos seres humanos da atualidade.
      É possível observar alguns comportamentos semelhantes entre os primeiros hominídeos e os seres humanos da atualidade que são ressaltados durante o filme, entre eles a briga por território, o manuseio de ferramentas como armas, e a curiosidade. Esses comportamentos são facilmente notórios em nossa atualidade, assim como há um conflito pelo território e pela água no filme sendo utilizados ferramentas como armas para se obter ou defender o tal, há no mundo de hoje guerras para que consigamos o desejado, seja ele uma matéria prima, um objeto, um território dentre outros.

03 – Ao responder lembre-se que este filme foi produzido na década de 1960. Identifique dois (2) avanços tecnológicos idealizados no filme que realmente se concretizam.
      O filme apresenta diversos avanços tecnológicos idealizados, no qual apenas alguns se concretizaram na atualidade, dentre esses a chamada de vídeo e o reconhecimento por voz.

04 – Identifique 2 avanços tecnológicos idealizados no filme que não se concretizaram.
      Como dito anteriormente o filme idealizou diversos avanços tecnológicos, no qual alguns não foram concretizados na atualidade, dentre esses à estação espacial onde moraríamos e o robô com inteligência artificial avançada e com sentimentos.

05 – Através da música do diretor estabelece um ritmo para o filme que podemos associar ao modo de vida que ele imaginava ser o modo de vida do século XXI. Explique como a visão dele se distancia da realidade atual.
      A música apresenta um tom de imposição e determinação nos levando a acreditar que iríamos ver descobertas inovadoras, pois eles acreditavam que no século XXI haveria inovações e desenvolvimento tecnológico muito mais avançado do que vemos na atualidade. Por isso ele distancia da realidade atual, pois, se esperava um desenvolvimento muito maior do que aquele que vivemos.

06 – Junto com o poema sinfônico “Assim falou Zaratustra”, de Richard Strauss, a música “Sonho de uma Noite de Verão”, de Felix Mendelssohn, tornou-se marca registrada do longa, e até hoje é relacionada ao espaço.
(   ) Verdadeiro.
(X) Falso.

07 -  O astrônomo Carl Sagan foi convidado por Stanley Kubrick e Arthur Clark para ajudar a resolver o impasse relacionado à representação da figura do extraterrestre.
(X) Verdadeiro.
(   ) Falso.

08 – Kubrick bateu seu recorde na cerimônia do Oscar de 1060. “2001” é o seu único filme vencedor de quatro estatuetas.
(   ) Verdadeiro.
(X) Falso.

09 – A produção foi sucesso de público e crítica logo na estreia.
(   ) Verdadeiro.
(X) Falso.

10 – Um dos ícones do filme é o computador HDL – 9000, instalado na nave Discovery, que se comunica essencialmente por mensagens de texto em telas distribuídas pelo compartimento.
(   ) Verdadeiro.
(X) Falso.

POESIA: BELO BELO - MANUEL BANDEIRA - COM GABARITO

Poesia: Belo Belo
          Manuel Bandeira

Belo belo minha bela
Tenho tudo que não quero
Não tenho nada que quero
Não quero óculos nem tosse
Nem obrigação de voto 

Quero quero 

Quero a solidão dos píncaros
A água da fonte escondida
A rosa que floresceu
Sobre a escarpa inacessível
A luz da primeira estrela
Piscando no lusco-fusco 

Quero quero 

Quero dar a volta ao mundo
Só num navio de vela
Quero rever Pernambuco
Quero ver Bagdá e Cusco

Quero quero 

Quero o moreno de Estela
Quero a brancura de Elisa
Quero a saliva de Bela
Quero as sardas de Adalgisa
Quero quero tanta coisa 

Belo belo 

Mas basta de lero-lero
Vida noves fora zero.
                                           Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira.
                                   Poesias reunidas. Rio de Janeiro: J. Olympio.

Entendendo a poesia:
01 – Que verbo o poeta repete de propósito no texto?
      É o verbo quero.

02 – Interprete o sentido dos últimos quatro versos.
      O poeta se mostra desiludido, pessimista, entre o sonho (quero) e a realidade.

03 – Manuel Bandeira, usa elementos da natureza em sua poesia. Quais são esses elementos?
      Píncaros, água, fonte, rosa, escarpa, estrela.

04 – Consulte um dicionário se preciso for, e de o significado das palavras abaixo:
·        Lusco-fusco: crepúsculo, meia-luz, alvorecer.
·        Bagdad: capital do Iraque.
·        Cusco: capital do Império Inca no Peru.

05 – Em: “Tenho tudo que não quero / Não tenho nada que quero”. O que o autor quer dizer?
      Que embora ele tenha muita coisa, mas, o que é mais importante ele ainda não tem.

06 – Qual é o título da poesia?
      Belo Belo.

07 – Quem é o autor? E de onde foi retirado esta poesia?
      Manuel Bandeira. Foi extraído de Estrela da vida inteira.
 



CRÔNICA: A DESCOBERTA - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

Crônica: A descoberta
            Luís Fernando Veríssimo

_ Bom dia. Eu sou o pai do Buscapé.
_ Do Buscapé?
_ Do Otávio.
_ Ah, do Otávio. Pois não.
_ Ele é um demônio.
_ Eu sei. Quer dizer, não. Ele é um menino, vamos dizer, hiperativo.
_ “Híper” é pouco.
_ Eu não acho que...
_ Por favor. Não precisa se constranger. Eu sou o pai e sei. Ele é um demônio.
_ É.
_ E é sobre isso que eu queria lhe falar.
_ Ele contou que eu gritei com ele na aula...
_ Não, não. Isso ele nem nota. Está acostumado. É que a mãe dele está preocupada.
_ Eu não me preocuparia. Todas as crianças são hiperativas nessa fase. O Buscapé... O Otávio só é um pouco mais do que as outras. A sua senhora não deve...
_ Mas ela está preocupada com outra coisa...
_ O quê?
_ O Busca não para de ler.
_ Não para de ler? Mas isso é ótimo.
_ Desde que começou a ler, anda sempre com um livro debaixo do braço. Quando a gente estranha o silêncio dentro de casa, vai ver é ele não fazendo barulho. Está atirado no chão, soletrando um livro, muito compenetrado.
_ Mas eu não vejo qual o problema.
_ É a mãe dele que... Bom, ela sente falta.
_ Do quê?
_ Da agitação do Busca. Ela não está acostumada, entende? A ter um intelectual em casa. Outro dia até brigou com ele.
_ Por quê?
_ Ele estava quieto demais. Ela gritou:” Eu não aguento mais. Quebra alguma coisa!”
_ Mas eu não entendo o que eu posso...
_ Bom, se a senhora pudesse, sei lá. Não digo desencorajar o Busca. Só dizer que ele não precisa exagerar.
_ Mas ele está descobrindo o mundo maravilhoso dos livros. Isso é formidável.
_ É, só que a gente fica, não é? Com um certo ciúme.

                                                                  Luís Fernando Veríssimo.

Entendendo a crônica:

01 – No texto, a professora recebe o pai de Otávio na escola para uma conversa. Sobre o que ela inicialmente imaginou que ele queria conversar?
      A professora achou que o pai queria falar sobre o fato de ela ter gritado com o filho dele na aula.

02 – Segundo a professora, Otávio é um menino hiperativo. O que você acha que seja uma pessoa hiperativa?
      "Hiperativa" seria uma pessoa muito ativa, agitada, que não consegue ficar parada por muito tempo.

03 – O título do texto é “A descoberta”:
a)   Como você justifica esse título?
O título é "a descoberta" porque o texto trata do descobrimento, feito pelo Otávio, do mundo dos livros.

b) A descoberta de Buscapé interfere em seu comportamento? Por quê?
         Sim. Ele passou a ficar muito quieto e silencioso, sempre lendo algum livro.

04 – O humor do texto é construído em torno de uma contradição.
a)   O que os pais geralmente esperam dos filhos?
Geralmente, os pais esperam que os filhos se interessem pela leitura, que gostem de ler e estudar.

b)   Por que os pais de Otávio são diferentes?
Os pais de Otávio gostam da agitação feita pelo filho (gostam do barulho). Também não estão acostumados com um intelectual em casa, ou seja, com alguém tão dedicado aos estudos.

c)   Como razão alegam ciúme. No caso, eles têm ciúme de quê?
Eles sentem ciúme do filho, de perder o afeto e atenção dele, visto que ele passou a se dedicar mais à leitura e parou de dar trabalho aos pais.

05 – Quando lia, Buscapé se isolava, ficava em silêncio, alheio ao que ocorria na casa. Na sua opinião, todo tipo de leitura exige concentração e silêncio. Por quê?
      Não necessariamente. Há leituras que são feitas em voz alta para um público, como a contação de histórias infantis.
      Aliás, os pais de Otávio poderiam utilizar a leitura para se aproximar mais do filho.







TEXTO: CANIBALISMO ENTRE INSETOS - REVISTA CIÊNCIA - LINGUAGEM DENOTATIVA/CONOTATIVA - GABARITO

Texto: Canibalismo entre insetos

      Seres que nascem na cabeça de outros e que consomem progressivamente o corpo destes até aniquilá-los, ao atingir o estágio adulto. … Esse é um enredo que mais parece de ficção científica. No entanto, acontece desde a pré-história, tendo como protagonistas as vespas de certas espécies, e é um exemplo da curiosa relação dos ‘inimigos naturais’, aproveitada pelo homem no controle biológico de pragas, para substituir com muitas vantagens os inseticidas químicos. 
Revista Ciência Hoje, nº 104, outubro de 1994, Rio, SBPC

01 – O texto apresenta linguagem denotativa ou conotativa? Explique.
      O texto apresenta linguagem denotativa, porque os fatos narrados nele representam a realidade sem sentido figurado.

02 – Coloque (D) para denotativo e (C) para conotativo:
(D) Hoje irei ao cinema.
(D) João quebrou o espelho do banheiro.
(C) Esse menino tem um coração de ouro.
(C) A Praça do peixe fica no coração de Bataguassu.
(D) Fiz um transplante de coração.
(C) Karina é mesmo má tem um coração de pedra.
(C) Para vencer a luta era preciso alcançar o coração do país.
(C) Kelly completou vinte primaveras.
(D) Na primavera as flores abrem suas pétalas.
(D) Correu muito, porém não pegou o trem para São Paulo.
(D) A tempestade foi terrível no Rio de Janeiro.
(C) Minha mãe é meu espelho.
(D) Carla superou seus problemas conjugais.
(C) “O amor é fogo que arde sem se ver…”
(C) Pedro mora no coração de São Paulo.





TEXTO: AS BELEZAS NATURAIS DA GRUTA DE MAQUINÉ - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Texto: As belezas naturais da Gruta de Maquiné

     Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios.
      A exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais. Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriu restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica da escala de tempo geológica. Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.
        A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local. 
        Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. No Salão do Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.
                          Disponível em: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/
Entendendo o texto:

01 – O texto tem fim:
a) jornalístico
b) didático
c) científico
d) turístico.

02 – Pela leitura do texto, podemos concluir que a paleontologia estuda:
      As formas de vida existentes em períodos geológicos remotos, por meio de fósseis encontrados.

03 – Em todas as alternativas, encontra-se registro de opinião, exceto em:
a) “Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem [...]”
b) “[...] possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas [...]”
c) “O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local.”
d) “Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista.”

04 – No trecho “Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.”, o termo destacado indica uma:
a) ênfase
b) inclusão
c) hipótese
d) retificação

05 – Em “Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais.”, o pronome grifado substitui:
      “O dinamarquês Peter Wihelm Lund”.

06 – “Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.”, a parte sublinhada funciona sintaticamente como:
a) complemento nominal
b) predicativo do sujeito
c) adjunto adnominal
d) adjunto adverbial.

07 – No segmento “a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte.”, as vírgulas foram utilizadas para:
      Sinalizar a inserção do aposto.


TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: CRISTÓVÃO, O MACACO BOMBEIRO - COM GABARITO

Texto  - Cristóvão, o macaco bombeiro

     Cristóvão era um bombeiro muito trapalhão. Quando tocava a sirene de fogo, já começava a confusão. Cristóvão ia correndo e o capitão ficava muito bravo, porque ele sempre chegava com um sério atraso. Ao desenrolar a mangueira, Cristóvão tropeçou. Acertou água no capitão que, todo encharcado, gritou:
      - Vá apagar o fogo!
   Cristóvão, de tão nervoso, conseguiu apagar aquele fogo. Ficou todo orgulhoso! Outro dia, quando os bombeiros foram salvar um gatinho, Cristóvão subiu na árvore e pegou o bichinho. Mas escorregou e caiu em cima... Sabe de quem? Do capitão, que ficou furioso como ninguém!
        Aí, uma menina prendeu o pé na linha de trem. Que aflição! Dessa vez, a pessoa certa para salvá-la era o capitão. Cristóvão foi ajudar, mas de novo escorregou. Por sorte, a menina livrou o pé assim que o trem passou. Então, o prefeito foi condecorar um bom bombeiro e o capitão achou que fosse ele o herói verdadeiro. Mas o capitão ficou muito brabo, quando viu o prefeito entregar a medalha a Cristóvão e todo mundo aplaudiu.
                                                                   Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      Cristóvão, o macaco bombeiro.

02 – Quem é Cristóvão?
      Um macaco bombeiro muito trapalhão.

03 – Por que quando tocava a sirene de fogo o capitão ficava muito bravo?
      Porque Cristóvão sempre chegava com um sério atraso.

04 – O que aconteceu quando Cristóvão foi desenrolar a mangueira?
      Tropeçou e acertou água no capitão.

05 – Quem o prefeito condecorou um bom bombeiro?
      Cristóvão.

06 – Por que o capitão ficou bravo quando Cristóvão ganhou a medalha?
      Porque o capitão achou que fosse ele quem merecia a medalha.



TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: AS TRAPALHADAS DO CÃOZINHO LUPI - COM GABARITO

Texto  - As trapalhadas do cãozinho Lupi

        Lupi era um cachorrinho terrível! No pega-pega do bairro, ele era imbatível. Embora pequeno, gostava de correr. Latia muito, mas não era de morder. Com o gato Niki, então, dava dó! Quando se encontravam, só se via o pó! Um rolando por cima do outro, vociferando, latindo e fazendo pouco! Lupi gostava de subir ao sótão, derrubava tinta, jogava tudo ao chão. Tia Guimercinda ralhava, se descabelava, mas ele nem dava atenção àquela tia brava! Um dia, quando corria atrás de outro gato, no meio da rua, foi atropelado por um carro. Por sorte, só pegou de raspão, e aí, para ele, aquilo serviu de lição. Lupi resolveu mudar seu comportamento. Saiba que era difícil, tinha de ficar sempre atento. Então, Lupi percebeu que podia ser educado, conquistar amigos e ser por eles amado!
                                                                  Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      As trapalhadas do cãozinho Lupi.

02 – No que Lupi era imbatível?
      No pega-pega do bairro.

03 – O que Lupi gostava de fazer?
      Gostava de subir no sótão, derrubava tinta, jogava tudo ao chão.

04 – O que aconteceu um dia quando Lupi corria atrás de outro gato?
      Foi atropelado por um carro.

05 – O que Lupi percebeu após o acidente?
      Que podia ser educado, conquistar amigo e ser por eles amado.


terça-feira, 26 de junho de 2018

FILME(ATIVIDADES): GLADIADOR - RIDLEY SCOTT - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Filme(ATIVIDADES): GLADIADOR

Data de lançamento 19 de maio de 2000 (2h 35min)
Direção: Ridley Scott
Gêneros ÉpicoAventuraDramaAção
Nacionalidades EUAReino Unido

SINOPSE E DETALHES

        Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.

Entendendo o filme:

01 – Em que ano o filme foi lançado?
      Ano 2000.

02 – Qual o nome do personagem interpretado por Russel Crowe?
      Máximus Décimus Meridius.

03 – O filme se passa no ano de:
      180 d.C.

04 – Para quem Marcus Arrelius, o imperador de Roma, queria deixar o seu trono?
      Máximus.

05 – O que Commodus fez para ficar no comando do império romano?
      Sufocou o pai até a morte.

06 – Depois de assumir a coroa, qual foi a primeira ordem de Commodus?
      Mandou matar Máximos.

07 – Para se esconder de Commodus, Máximos passou a ser um:
      Gladiador.

08 – Durante as batalhas, a multidão apelidou Máximus de:
      Espanhol.

09 – Máximus quer vingar a morte de quem?
      Da sua esposa e do seu filho.

10 – Qual ator interpreta Commodus?
      Joaquim Phoenix.