Texto: PROJETO
SONHO BRASILEIRO ANALISA PERFIL DO JOVEM
Estudo da
Box1824 mostra que nova geração tem comportamento mais coletivo e atuante.
Os jovens de 18 a 24 anos apresentam orgulho em ser brasileiros e otimismo
quanto ao futuro do país, de acordo com Projeto Sonho Brasileiro, divulgado
nesta segunda-feira (13), pela Box1824, empresa com atuação no mapeamento de
tendências de comportamento. A nova geração demonstra também um comportamento
mais coletivo e atuante na sociedade.
89% dos jovens disseram ter orgulho do país, enquanto 11% afirmaram ter
vergonha. E 75% pensam que o Brasil está mudando para melhor. De acordo com
Gabriel Milanez, sociólogo, o resultado reflete dois aspectos: “Pelo viés
interno, o Brasil está melhor do que no passado, é um lugar onde as coisas são
possíveis; e pelo lado externo, o mundo está reconhecendo o país”, diz.
Entre os quesitos de projeção, somente o confronto entre ética e corrupção é
pessimista. 43% dos participantes analisam que a nação estará mais próxima da
corrupção nos próximos anos do que da ética, que ficou com 38%.
De acordo com o projeto, a nova juventude [...] foge de conceitos como
bipolarização e acredita, 92%, em ações pequenas que aos poucos vão transformando
a realidade das pessoas.
A “Brasília política”, como denominam a “política velha”, já não diz muito para
eles, em um cenário em que 59% afirmam não ter partidos políticos e 83%
analisam que os políticos se afastaram da essência da atividade da política.
Essa postura também reflete no universo do consumo, em um quadro que os jovens
consideram de demanda elevada, como explica Milanez. “O consumo para eles é uma
atitude política. Têm uma visão mais crítica das empresas e cobram um papel
social delas. Eles não esperam marcas que se posicionem pelo discurso, mas que
ajam. E transparência é uma palavra muito forte, no âmbito do governo ou das
empresas”.
A pesquisa chegou também ao que se denominou de “transformadores” ou
“jovens-pontes”, pessoas que se caracterizam por agir nas mais diversas áreas,
seja em projetos socioeducativos, de cultura ou economia comunitária.
“Todos eles acreditam que estão transformando a sociedade. Se pegarmos essas
micro revoluções teremos um impacto muito grande”, defere Carla Mayumi, sócia
da Box1824. 8% dos entrevistados se encaixam nesse perfil, o que significa dois
milhões de jovens; se aplicado o percentual ao total de brasileiros com faixa
etária de 18 a 24, cerca de 26 milhões, segundo dados do IBGE.
A pesquisa, na fase quantitativa realizada pelo Datafolha, entrevistou 1784
pessoas de 173 cidades em 23 estados do Brasil, com perfis sociais distintos,
das classes A a E.
Na fase qualitativa, foram entrevistados jovens das classes A, B e C que
residem nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. [...]
BONFIM,
Marcos Exame.com, 14 jun. 2011.
Disponível
em: http://exame.abril.com.br/
Marketing/notícias/projeto-sonho-brasileiro-
Analisa-perfil-do-jovem. Acesso em: 15 jan. 2015.
01 – Releia
o primeiro parágrafo para responder às questões a seguir:
a) De acordo com o texto, o que
é a Box1824?
É uma empresa com atuação no mapeamento
de tendências de comportamento.
b) A que conclusão a Box1824 chegou?
Que os jovens de 18 a 24 anos apresentam
orgulho em ser brasileiros e otimismo quanto ao futuro do país.
02
– No decorrer dos parágrafos seguintes, há uma confirmação do que foi
apontado no primeiro parágrafo? Justifique sua resposta.
Sim, pois no decorrer da reportagem são apresentados dados estatísticos que
comprovam que a maioria dos jovens pensa dessa forma.
03 – De
acordo com o texto, o que justifica o fato de 89% dos jovens terem orgulho do
país e 75% acreditarem que o país está mudando para melhor?
De acordo com Gabriel Milanez, sociólogo, o resultado reflete dois aspectos: um
interno – o Brasil está melhor do que no passado – e um externo – o mundo está
reconhecendo o país.
04 – Em
que quesito o jovens ainda apresentam, em sua maioria, uma visão pessimista?
Por que você acha que isso acontece?
Somente no confronto entre ética e corrupção a visão é pessimista. Pelo
panorama político do Brasil e às notícias veiculadas pela mídia.
05 – Segundo
o texto, o que significa dizer que o consumo é uma atitude política para os
jovens?
Os jovens têm uma visão mais crítica das empresas e cobram um papel social
delas, esperando que, em vez de se posicionarem pelo discurso, tomem atitudes.
06 – De
acordo com o texto, o que seriam os “jovens-pontes”?
Eles se caracterizam por agir nas mais diversas áreas, como
em projetos socioeducativos, de cultura ou economia comunitária.
07 – Podemos
afirmar que todas as classes sociais foram privilegiadas na pesquisa?
Justifique sua resposta.
Sim, pois a pesquisa, na fase quantitativa realizada pelo Datafolha,
entrevistou 1784 pessoas de 173 cidades em 23 estados do Brasil, com perfis
sociais distintos, das classes A a E.