domingo, 25 de fevereiro de 2024

CRÔNICA: O CASAMENTO - WALCYR CARRASCO - COM GABARITO

 Crônica: O Casamento

                 Walcyr Carrasco

 

ENTRO NA SACRISTIA embalsamado em um terno preto. O botão está perigosamente apertado sobre minha barriga. Tremo à ideia de que possa estourar como uma rolha de champanhe quando eu estiver sobre o altar. Serei padrinho de casamento de meu amigo Rodrigo. Sou o primeiro a chegar. Precavido, corro para o toalete. 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaO_0qfbVCg2LTqCb0C8QDP8c_dkPCqmdu-o25oaEMefGxphRKMGns8RX90rdRFXAWRA1-rGHq_11GHvFyWNN9KAFg76d3fx61tkQR8Zu4hQ69_q0Cz2mS6acWyXydKM4lQRCfbox5c1Lg7EoyscrWXGJqMn-J8F0HDBtwK9_-dVeWFoqRi3lKREeF0SM/s320/TERNO.jpg


Ando fazendo uma dieta sem sal: Diurética. Ai, que medo! Busco o masculino. Só encontro o feminino. Tranco-me lá dentro, já que ninguém está vendo. Quando saio, há uma fila de mulheres na porta. Disfarço. Os outros padrinhos chegam. Todos estão de camisa branca. Menos eu, que vim de azul. Sinto-me horrível. O noivo também chega. Abraça a todos, visivelmente emocionado. Meu amigo Murilo comenta.

— Está pingando sangue do seu queixo.

Verdade! Havia me cortado ao fazer a barba. Um grupo de madrinhas apressa-se a resolver meu problema.

— Bote o lenço! — Tire o lenço!.

— Jogue água fria!       

É duro transformar-se no centro das atenções enquanto todo mundo espera! Finalmente, estanca por si mesmo. Respiro aliviado.

Uma senhora nos chama. Deveremos entrar em cortejo, em uma ordem,

definida. Dá instruções.

— Padrinhos do noivo devem subir para o lado direito do altar!          

— Ahn?

Minha dama resolve:

— A gente segue o casal da frente. Se ele errar, erramos juntos!

         O noivo confidencia:    .

— Estou nervoso. Você não está?

      — Quem vai casar é você — respondo. — E por que eu estaria?

Não sei por quê, todos riem. Acho que de nervosismo. A mãe do noivo pede um momento. Está chorando tanto que deve refazer a maquiagem. Todos aguardam.

Saímos em cortejo. Na porta da igreja a tal senhora dá um empurrãozinho no meu cotovelo. Entro. Oh! Toda a igreja, de pé, me observa. Penso em sorrir. Mas também não posso ficar arreganhando os dentes. Tento fazer uma expressão de beatitude. Que horror! Eu e minha dama somos mais largos que o corredor! Tento manter a dignidade enquanto caminho batendo o nariz nos arranjos de flores. Subimos ao altar. Erro meu lugar, é claro. Minha amiga, Rosana, a madrinha da frente, me puxa para o local adequado. Ainda bem que não derrubei um castiçal, incendiando os vestidos das madrinhas. Mas quase.

O noivo, trêmulo. Ouve-se a marcha nupcial. Ouve-se a marcha nupcial. Ouve-se a marcha nupcial. Ouve-se.... sim, a marcha nupcial continua sendo ouvida e nada de a noiva entrar. Deve estar dando os últimos retoques na porta da igreja. Finalmente, as portas se abrem. E uma das noivas mais belas que já vi. Nervosíssima! É entregue ao noivo. Começa a cerimônia. Sermão. Minhas pernas latejam. O padrinho do outro lado está olhando exatamente atrás de mim. Olhar fixo. Será que o teto está prestes a despencar na minha cabeça? Quase viro o pescoço. Consigo me conter. Tenho uma certa dificuldade em parecer um senhor sério e bem-comportado. Entra uma menininha com as alianças. Chorando! O noivo corre para pegá-la. Entrega-a à mãe, também presente no altar.

Ouço os "sins". As alianças são trocadas. O padre canta, em Um belo momento. Os noivos choram. A cerimônia termina. Cada um deles vem nos cumprimentar. Sinto uma emoção inesperada. Quando o noivo me abraça, me chamando de amigo, o meu aperto é forte também. Vejo o quanto estão emocionados. As lágrimas escorrem. Percebo, então, como esse ritual tão antigo nos toca, e como os votos adquirem maior valor. Lá do fundo do meu coração brota o desejo sincero de que sejam muito, muito felizes!    

Entendendo o texto

01. O protagonista da crônica está se preparando para ser padrinho de casamento de quem?

a) Seu irmão.

b) Seu amigo Rodrigo.

c) Seu primo.

d) Seu colega de trabalho.

   02. Por que o protagonista está preocupado com o botão de seu terno?

         a) Porque está muito apertado e pode estourar.

         b) Porque está muito frouxo e pode cair.

         c) Porque está manchado.

         d) Porque está rasgado.

    03. Qual é o problema que o protagonista encontra ao procurar o banheiro masculino?

          a) Está trancado.

          b) Está sujo.

           c) Não consegue encontrar o banheiro masculino.

           d) Só encontra o banheiro feminino.

    04. O que acontece com o protagonista enquanto ele está no altar?

           a) Ele derruba um castiçal.

           b) Ele se perde no corredor.

           c) Ele bate o nariz nos arranjos de flores.

           d) Ele esquece as alianças.

   05. Por que a cerimônia de casamento é interrompida brevemente?

          a) Porque a noiva está atrasada.

          b) Porque o noivo está chorando muito.

          c) Porque o teto da igreja está prestes a cair.

          d) Porque o padre se enganou nas palavras.

   06. O que o protagonista sente quando o noivo o chama de amigo e o abraça?

          a) Desconforto.

          b) Alegria.

          c) Nervosismo.

          d) Tristeza.

  07. Quem é responsável por conduzir o protagonista até o local adequado no altar?

          a) O noivo.

          b) A mãe do noivo.

          c) A dama de honra.

          d) O padre.

  08. Qual é o sentimento predominante do protagonista no final da cerimônia?

          a) Frustração.

          b) Tédio.

          c) Emoção.

          d) Desconforto.

  09. O que o protagonista faz para tentar parecer bem-comportado durante a cerimônia?

          a) Sorri exageradamente.

          b) Mantém uma expressão de beatitude.

          c) Faz piadas.

          d) Ignora o que está acontecendo.

 10. O que o protagonista sente quando percebe a emoção dos noivos durante a cerimônia?

          a) Indiferença.

          b) Inveja.

          c) Empatia.

         d) Raiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário