sexta-feira, 24 de março de 2023

ROMANCE: A MORENINHA - CAPÍTULO 19 - FRAGMENTO - JOAQUIM MANUEL DE MACEDO - COM GABARITO

 Romance: A Moreninha – Capítulo 19 – Fragmento  

                Joaquim Manuel de Macedo

        [...]

        -- Ora, ature-se um namorado!... mas venha cá, Sr. Augusto, então como é isso?... estamos realmente apaixonados?!

        -- Quem te disse semelhante asneira?...

        -- Há três dias que não falas senão na irmã de Filipe e...

        -- Ora, viva! quero divertir-me... digo-te que a acho feia, não é lá essas coisas; parece ter mau gênio. Realmente notei-lhe muitos defeitos... sim... mas, às vezes... Olha, Leopoldo, quando ela fala ou mesmo quando está calada, ainda melhor; quando ela dança ou mesmo quando está sentada... ah! ela rindo-se... e até mesmo séria... quando ela canta ou toca ou brinca ou corre, com os cabelos à négligé, ou divididos em belas tranças; quando... Para que dizer mais? Sempre, Leopoldo, sempre ela é bela, formosa, encantadora, angélica!

        -- Então, que história é essa? Acabas divinizando a mesma pessoa que, principiando, chamaste feia?...

        -- Pois eu disse que ela era feia? É verdade que eu... no princípio... Mas depois... Ora! estou com dores de cabeça, este maldito Velpeau!... Que lição temos amanhã?

        -- Tratar-se-á das apresentações de...

        -- Temos maçada! Quem te perguntou por isso agora? Falemos de D. Carolina, do baile, do...

        -- Eis aí outra! Não acabaste de perguntar-me qual era a lição de amanhã?

        -- Eu? Pode ser... Esta minha cabeça!...

        -- Não é a tua cabeça, Augusto, é o teu coração.

        Houve um momento de silêncio. Augusto abriu um livro e fechou-o logo; depois tomou rapé, passeou pelo quarto duas ou três vezes e, finalmente, veio de novo sentar-se junto de Leopoldo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgb5Pac3VQXUqdck1ptEYXmpKvyK--3u2EJYiy8VUwQGkNELlZWQVDtBwAsmLD6ZRfKWTezNJwHPUTrTMTKO4h2MQf7g73GVePwkDD5W4S2IM7UzU4gdG4zbZJWeeNGiOzYswK1ePR1FJpYaZo6cudzGyaYRMuKf5nh3KU7K7k  Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgb5Pac3VQXUqdck1ptEYXmpKvyK--3u2EJYiy8VUwQGkNELlZWQVDtBwAsmLD6ZRfKWTezNJwHPUTrTMTKO4h2MQf7g73GVePwkDD5W4S2IM7UzU4gdG4zbZJWeeNGiOzYswK1ePR1FJpYaZo6cudzGyaYRMuKf5nh3KU7K7kAqBBew1ngeCu0ZH28/s320/MORENINHA.jpeg
        -- É verdade, disse; não é a minha cabeça: a causa está no coração. Leopoldo, tenho tido pejo de te confessar, porém não posso mais esconder estes sentimentos que eu penso que são segredos e que todo o mundo mos lê nos olhos! Leopoldo, aquela menina que aborreci no primeiro instante, que julguei insuportável e logo depois espirituosa, que daí a algumas horas comecei a achar bonita, no curto trato de um dia, ou melhor ainda, em alguns minutos de uma cena de amor e piedade, em que a vi de joelhos banhando os pés de sua ama, plantou no meu coração um domínio forte, um sentimento filho da admiração, talvez, mas sentimento que é novo para mim, que não sei como o chame, porque o amor é um nome muito frio para que o pudesse exprimir!... Eu a mim não conheço... não sei onde irá isto parar... Eu amo! ardo! morro!

        -- Modera-te, Augusto, acalma-te, não é graça; olha que estás vermelho como um pimentão.

        [...].

MACEDO, Joaquim Manuel de. A Moreninha. 23. ed. São Paulo: Ática, 2012. p. 108-9.

Fonte: Práticas de Língua Portuguesa – Ensino Médio – Volume Único – Faraco – Moura – Maruxo – 1ª ed., São Paulo, 2020. Ed. Saraiva. p. 148-9.

Entendendo o romance:

01 – O diálogo entre os personagens permite a Leopoldo identificar contradições na fala de Augusto. Quais? Por quê?

      Ao mesmo tempo que atribui características negativas à Moreninha, Augusto a elogia, a ponto de provocar a estranheza do amigo. O trecho que comprova isso é: “Acabas divinizando a mesma pessoa que, principiando, chamaste feia?...”.

02 – Releia o quarto parágrafo do texto para responder às questões seguintes. Registre-as no caderno.

a)   Que relação a conjunção ou estabelece entre as orações?

Relação de alternância.

b)   Por que há tantas ocorrências dessa conjunção na fala de Augusto?

Augusto deseja expressar que, em qualquer circunstância, a moça o encanta.

03 – No diálogo de Leopoldo e Augusto, quais traços de linguagem indicam proximidade e intimidade fraternal entre esses personagens?

      Entre as possibilidades de expressões coloquiais, os estudantes podem identificar: venha cá; não é lá essas coisas; Olha, Leopoldo; Então, que história é essa?, Sr. Augusto (este último, podendo ser entendido como se usa até hoje de forma irônica com um interlocutor com quem se tem intimide).

04 – No texto, há mais de vinte reticências e mais de dez pontos de exclamação. Explique o efeito de sentido que o autor busca utilizando essa pontuação.

      Esse modo de pontuar o texto expressa o estado emocional dos personagens.

05 – Estudiosos da obra de Joaquim Manuel de Macedo apontam, em A Moreninha, que um fator que pode ter contribuído para o sucesso do autor junto ao público foi o uso de uma linguagem ágil, bem próxima do coloquial, com a narrativa marcada por muitos diálogos, para dar a impressão de a ação estar acontecendo no momento em que se lê, quase como se fosse uma cena teatral. Mas para você, jovem leitor do século XXI, certas expressões e a forma da linguagem podem não parecer nada próximas da linguagem coloquial que utiliza hoje. Com base nisso e considerando o público-leitor suposto de A Moreninha, discuta com os colegas e o professor as questões seguintes.

a)   Por que, para um leitor de hoje, muitas expressões e modos de dizer presentes no diálogo do romance parecem artificiais e com pouca probabilidade de ocorrer em uma conversa informal entre amigos? Justifique a resposta.

Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário