segunda-feira, 6 de março de 2023

CAMPANHA PUBLICITÁRIA: PEGUE A ESTRADA COM CONSCIÊNCIA - MINISTÉRIO DO TRANSPORTE - COM GABARITO

 Campanha publicitária: Pegue a estrada com consciência


 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhY7LNRR-bwLAolV6c0wsSp4y01Ti-F5EEYgExXq38o4XD9FZ45x42ELn03oHf3HsJEgLWVxDaUKRO-Cm0msEoT9JCDnroegZ4ZVjF0s1PpLL4iEJZ9QPMUDuK-1MgU9PkpeOVi5wZEAToa4N-egXMVHLf0fpmUiqI92cwJNBo2rbyJyj_xs7xDVNuK/s1600/correr.jpg

Ministério do Transporte. Campanha publicitária. Disponível em: http://www.comunicaquemuda.com.br/transportes-lanca-nova-campanha-de-transito/. Acesso em: 10 jul. 2018.

Fonte: Ensino Fundamental anos finais – 7° ano – Caderno 2 – 1ª edição – 1ª impressão – SOMOS – 2019 – São Paulo. p. 29-31.

        Dirija com um único sentido: viver. Pegue a estrada com consciência.

        “A pressa é inimiga da direção. Ponha a mão na consciência e tire o pé do acelerador; respeite os limites de velocidade nas estradas e abrace a vida”. O governo federal está melhorando as nossas estradas, investindo hoje por mês o que era investido por ano em 2004.

        O governo federal está cuidando das nossas estradas. Faça sua parte: dirija com responsabilidade.

Entendendo a propaganda:

01 – Procure ler a imagem sem considerar o texto e, depois, responda ao que se pede.

a)   A ideia que a imagem passa nessa campanha seria a mesma sem o texto escrito? Justifique sua resposta.

Não, pois, sem o texto a imagem remete apenas a uma situação corriqueira, um jogo de futebol em que se comemora um gol.

b)   O que essa campanha está dizendo e de que forma?

Por meio dos dois garotos que correm para se abraçar, essa campanha enfatiza que, se for para correr, que seja para o abraço (da vida) e não na estrada (acidente – morte).

02 – Como vimos, nas peças publicitárias, a linguagem não verbal tem bastante importância. De que forma a imagem dessa campanha ajuda a construir a mensagem?

      O uso dessa imagem se relaciona à mensagem “abraçar a vida”, presente no texto da campanha, sugerindo que a pressa só faz sentido em bons momentos e quando não há riscos.

03 – Como vimos na unidade anterior, nas peças publicitárias, há o interesse de persuadir o público-alvo a fazer algo. Que argumento sustenta essa campanha? Identifique a frase em que esse posicionamento fica claro.

      Correr na estrada pode ser fatal. “A pressa é inimiga da direção”.

04 – Em que ditado popular foi inspirada a frase “A pressa é inimiga da direção”?

      A frase foi inspirada no ditado “A pressa é inimiga da perfeição”.

05 – No texto da propaganda, a palavra sentido pode ser interpretada de duas formas. Quais são elas?

      No texto, essa palavra foi usada como sinônimo de objetivo e, quando relacionada à ideia de dirigir, pode ter o sentido de direção.

06 – No texto, são exploradas expressões com sentido figurado. Explique o que significa:

a)   “Ponha a mão na consciência [...]”.

Aja com responsabilidade, pense antes de agir.

b)   “[...] tire o pé do acelerador”.

Diminua a velocidade.

07 – Essa campanha consegue atingir seu objetivo, isto é, convencer o leitor de que correr na estrada é perigoso? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

08 – Um dos objetivos da propaganda é conscientizar o público sobre determinado assunto, levando-o a aderir a uma ideia ou a adotar um comportamento de valor considerado socialmente positivo. No caso dessa campanha, o que está sendo aconselhado ao público?

      O público é aconselhado a pegar a estrada com consciência.

09 – Sabemos que todo texto é produzido pensando-se em um público-alvo.

a)   Qual seria o público-alvo desse anúncio? Considerando-se o público-alvo, em que suportes esse anúncio poderia ser veiculado?

O público-alvo desse anúncio e constituído por motoristas. Poderia ser veiculado nos mais variados suportes: TV, revistas, jornais, outdoors, etc.

b)   O fato de a imagem remeter o jogo de futebol estaria relacionada à intenção de atingir o público-alvo? Explique sua resposta.

Por ser a paixão nacional despertaria o interesse do público, e só no final concluiria que o assunto não é futebol.

 

 

 

 


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