domingo, 26 de março de 2023

PROTAGONISMO: SER RELEVANTE - COM QUESTÕES GABARITADAS

 Protagonismo: Ser Relevante

“Aquilo que uma pessoa se torna ao longo da vida, depende basicamente
de duas coisas: das oportunidades que teve e das escolhas que fez.”

                                                                                         Antônio Carlos Gomes da Costa

O que é o Protagonista: Protagonista é o personagem ou o indivíduo que possui o papel de maior destaque nas obras em que é possível construir uma trama, como filmes, livros, peças teatrais, etc. Trata-se, então, de um elemento da história narrativa, que ganha importância e protagonismo pelas ações realizadas por ele, para ele ou sobre ele.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMpEoGbm3fVJlQ_543-TQ5mume8ndPXfJ6L8XUBWNy-MHzy99fb8U0dvbAdLG0A9Cm5wkF1Igfa6PfQ_LBBV-vc4WzHwrEjDJZ7ew_BffdwsrXVJD5hA0lQfq2Tz6EHxhhoh-2RrAiYExvz0gcPJpCBA5pmkPJTq3IvGBKdn-LztTI0Y7s7jLi5Tz-/s320/JUVENIL.jpg
O protagonista é, portanto, a figura central do texto narrativo, que persegue os objetivos centrais do enredo de uma história. Ele também é considerado como o herói da trama, muito embora esta atribuição possa ser dada relutantemente ao avaliar a trajetória do personagem. O termo pode ser substituído por sinônimos como intérprete, personagem principal, ator, herói, entre outros.

Características de um protagonista:

O personagem protagonista possui traços e características como:

● Ser movido por um objetivo, dever ou curiosidade;

  Ter uma fala de personagem bem ampliada;

  Ser leal à causa, família e aliados;

 Ter a possibilidade de mudar as experiências;

  Ser valente e corajoso;  

  Ter inteligência ou força superior;

  Transmite confiança ou simpatia.

O líder protagonista

O líder protagonista tem algumas características que, se não são natas, são facilmente aprendidas durante sua trajetória, dá uma olhada:

É proativo: sabe aquele profissional que não espera, vai lá e faz? Sim, esse lema é que   vai levar você muito além porque conhecimento e iniciativa nunca é demais. Sugira melhorias, dê o pontapé inicial naquele projeto engavetado, mostre que seu time pode fazer mais e melhor.

  É entrosado: sempre pronto para ajudar, o protagonista, como líder ou liderado, é aquele que quer entender sobre todas as áreas da empresa, quer otimizar processos, quer trazer as pessoas para perto para encontrar as melhores soluções juntos.

  É parceiro: um networking(rede de contatos), faz toda a diferença dentro e fora da empresa, e o protagonista valoriza cada pessoa que contribui para o seu crescimento e quem ele pode ajudar a crescer também. Esse profissional gera sinergia e leveza em um ambiente colaborativo como toda organização deveria ter!

  É multiplicador de conhecimento: o protagonista é também quem normalmente dissemina o saber na empresa, que têm influência, são referência para treinamentos e uma ajuda útil no onboarding(socialização) de novos colaboradores. Eles são curiosos e altamente engajados. Eles não só estão dispostos a mergulhar fundo na cultura corporativa como também a aprender sobre os múltiplos aspectos do negócio. Quer saber um pouco mais sobre os multiplicadores?

  É resiliente: esse perfil de profissional estabelece metas para ele e para seu time, e sabe como focar para cumprir todas elas. Procura a melhor forma de enfrentar desafios no dia a dia, sempre com serenidade e paciência.

Os problemas e desafios sempre vão existir, mas são eles que aperfeiçoam nosso caráter, que geram em nós a resiliência, o aprendizado, a humildade, a honra.

O protagonismo para ser relevante está correlacionado a boas escolhas e atitudes que promovam condições de vida melhores, inclusive a sua. Nossas atitudes refletem nossos valores e a responsabilidade pelas consequências de cada uma delas é pessoa, para o bem e para o mal. Quando o que você faz se conecta a um propósito positivo, seu comportamento ganha relevância.

ATIVIDADES

01. Protagonista é o personagem ou o indivíduo que possui o papel de maior destaque. Cite 3 características próprias de um protagonista.

              - Ser valente e corajoso;  

              - Ser movido por um objetivo, dever ou curiosidade;

              - Ser leal à causa, família e aliados.

02. Se posicionar e atuar como ______________ é se assumir como principal responsável pelos rumos de sua existência.

         (  ) vítima   ( x ) protagonista   (  ) culpado   (  ) dono da razão  

 03.O termo protagonista pode ser substituído por sinônimos como:       intérprete, personagem principal. 

04.O protagonismo para ser relevante está correlacionado a quais ações/atitudes?

A boas escolhas e atitudes que promovam condições de vida melhores, inclusive a sua.

05.               Os problemas e desafios sempre vão existir, mas são eles que aperfeiçoam nosso caráter, que geram em nós quais sentimentos?             

 Geram em nós a resiliência, o aprendizado, a humildade, a honra.

06. Marque abaixo apenas a opção INCORRETA.

(   ) Cada um “colhe o que planta” – consciente ou inconscientemente.

(   ) A relevância está na habilidade de gerar algo bom a você e a outrem, de fazer um bom trabalho com impacto positivo.

( x  ) Se você não plantar, semear nada de positivo em sua vida, você ainda sim pode colher algo de bom e positivo.

(   ) O protagonista é, portanto, a figura central do texto narrativo, que persegue os objetivos centrais do enredo de uma história.

 07. Quem é o protagonista/ator principal na sua história de vida?

      Resposta pessoal.

 08. Líder protagonista tem algumas características que, se não são natas, quais são elas?

      Ser proativo, entrosado, parceiro, multiplicador de conhecimento, resiliente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário