quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

CARTAZ: BETIM SEM BULLYING: APRENDER SEM MEDO - COM GABARITO

 Cartaz: Betim sem Bullying: aprender sem medo



Participe do Seminário Municipal “Betim sem Bullying: aprender sem medo” 13 de novembro de 2013 / 13h. Auditório da Prefeitura de Betim.

Disponível em: https:// www.pebcomunicacao.com.br/campanhas_detalhes.php?campanha=12. Acesso em: 13 ago. 2020.

Fonte: Práticas de Língua Portuguesa – Ensino Médio – Volume Único – Faraco – Moura – Maruxo – 1ª ed., São Paulo, 2020. Ed. Saraiva. p. 33.

Entendendo o cartaz:

01 – Ao observar a expressão facial do jovem retratado, que sentido ela parece traduzir? De que maneira esse sentido se relacionada com o tema da campanha?

      A expressão facial do jovem traduz reprovação, reserva, contrariedade e se relaciona com a campanha ao indicar reprovação ao bullying.

02 – O gesto do polegar para baixo reforça ou acrescenta o sentido que o jovem deseja expressar?

      O gesto feito pelo jovem com uma das mãos reforça a atitude de reprovação dele com relação ao bullying.

03 – Em algumas redes sociais, a indicação do polegar para cima ou para baixo está relacionada a duas ações. Socialize as respostas a seguir com os colegas e, depois, faça o registro no caderno.

a)   Que ações são essas?

Polegar para cima representa a ação de curtir (manifestar acordo), e polegar para baixo indica a ação de não curtir (manifestar desacordo).

b)   De que modo o slogan da campanha, “A gente não curte quem curte bullying”, reproduzido no cartaz, retoma e ressignifica essas ações? Explique.

Tanto a imagem como o slogan se associam, uma vez que o texto presente no slogan, especialmente o verbo curtir, reafirma o gesto do adolescente no cartaz, e vice-versa, ambas manifestando desacordo com o bullying.

c)   Um dos modos de divulgação do cartaz foi a circulação em meios digitais. Como esse modo de divulgação está associado ao slogan?

A relação entre o slogan e a circulação do cartaz em meios digitais está justamente no uso do verbo curtir, ação bastante comum em algumas redes sociais.

04 – O cartaz foi empregado na divulgação de um seminário municipal promovido pela Câmara Municipal de Betim. A que público o cartaz se destina? Explique.

      Destina a população da cidade de Betim, porque foi nesse município que o seminário ocorreu.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário