sábado, 11 de abril de 2015

HORTA COM SABOR DE CONHECIMENTO- PROJETO

 HORTA COM SABOR DE CONHECIMENTO- PROJETO
 Uma Teia Adubada com Múltiplos Sabores e Saberes

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
                                                                                          Paulo Freire


A oficina tem por objetivo reconhecer e melhor utilizar as hortaliças e frutas da própria localidade, a partir de orientações que valorizam a prática de cardápios de alto valor nutritivo e baixo custo, considerando a filosofia da escola de educar para a sustentabilidade.

O projeto "Horta do Conhecimento",  atende essa unidade todas as terças-feiras, mantendo na escola uma horta de cultivo de mandioca, cariru, cheiro-verde, couve, chicória, jambu, espinafre, cebolinha e algumas espécies medicinais, tais  como: manjericão, anador, hortelãzinho, hortelã-do-maranhão, capim-marinho, babosa, gengibre e boldo. 

Os alunos vêm colhendo e experimentando em seus lanches essas hortaliças em forma de sopa, sucos verdes, vitaminas, sanduíches, biscoitos, bolos e pastéis com recheio de hortaliças, consumindo esses alimentos frescos e nutritivos e aprendendo a importância de se alimentar corretamente para se ter saúde. 

A oficina envolve toda a comunidade escolar: as mães prepararam os pratos principais, os alunos maiores fizeram a sobremesa, e os estudantes menores capricharam no suco! O cardápio inteiro utiliza as hortaliças fresquinhas da horta da Unidade Pedagógica. 

A dinâmica teve início com um breve café da manhã, seguido de uma roda de conversa com a intenção de propor uma reflexão sobre o conceito de cozinhar com os produtos da terra, aproveitando as cascas, talos, folhas e frutas, que são altamente nutritivos. Nessas conversas informais, os responsáveis relataram as suas experiências tanto de cozinha, higiene pessoal, ambiental e, até mesmo, acerca de métodos contraceptivos.

    
Mães marcando presença na oficina!  
No refeitório, os alunos menores produziram um delicioso suco. Na sala de aula, os estudantes maiores fizeram o doce de mamão verde com coco. No quintal, as mães prepararam o risoto de jambu com camarão, o escondidinho de camarão com legumes e a farofa das cascas de legumes.
      
Preparo do suco verde pelos alunos. 
  

    
Estudantes do Ciclo 1 caprichando na sobremesa.  
       

Prato principal sendo produzido pelas mães.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário