quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

POEMA: TU NÃO VERÁS, MARÍLIA, CEM CATIVOS - TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA - COM GABARITO

Poema: Tu não verás, Marília, cem cativos
           Tomás Antônio Gonzaga


Tu não verás Marília, cem cativos
tirarem o cascalho e a rica terra,
ou dos cercos dos rios caudalosos,
ou da mina serra.

Não verás separar ao hábil negro
do pesado esmeril a grossa areia;
e já brilharem os granetes de ouro
no fundo da bateia.

Não verás derrubar os virgens matos,
queimar as capoeiras inda novas,
servir de adubo à terra a fértil cinza,
lançar os grãos nas covas.

Não verás enrolar negros pacotes
das secas folhas do cheiroso fumo:
nem espremer entre as dentadas rodas
da doce cana o sumo.

Verás em cima da espaçosa mesa
altos volumes de enredados feitos;
ver-me-ás folhear os grandes livros,
e decidir os pleitos.

Enquanto revolver os meus Consultos,
tu me farás gostosa companhia,
lendo os fastos da sábia, mestra História,
e os cantos da Poesia.

Lerás em alta voz, a imagem bela;
eu vendo que lhe dás o justo apreço,
gostoso tornarei a ler de novo
o cansado processo.

Se encontrares louvada uma beleza,
Marília, não lhe invejes a ventura,
que tens quem leve à mais remota idade
a tua formosura.

                       TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA

Entendendo o poema:

01 – Por meio do poema já se nota algum “abrasileiramento”, na poesia de Gonzaga? Justifique.
      Sim. Nos versos iniciais Gonzaga descreve, com realismo moderado, as atividades econômicas da Colônia (mineração – v. 5/8, agricultura fumageira e canavieira – v. 13/16). Há uma palavra brasileira: “bateia” (v. 8).

02 – O autor contrapõe atividades profissionais distintas. Quais? É possível determinar pelo texto a profissão de Dirceu?
      É contraposto o trabalho braçal (v. 1 a 16) ao trabalho intelectual (v. 17 a 32), e o autor, orgulhando-se da condição de trabalhador intelectual, deprecia os que tiram o cascalho nos garimpos, derrubam os matos etc. As expressões do texto: “Feitos” (= processos), “decidir os pleitos” (= decidir os processos), “consultos” (= obras jurídicas) e “processo” permitem identificar a profissão de magistrado (juiz).

03 – Há tentativa de autovalorização? Justifique.
      Sim. Além da expressão envaidecida da condição “superior” de intelectual, há, na última estrofe, a consciência da importância do poeta, capaz de levar a beleza de Marília à mais remota idade. E Gonzaga, sem dúvida, conseguiu-o.



TEXTO: LIVRO - A TROCA - LYGIA BOJUNGA NUNES - COM GABARITO

TEXTO: LIVRO - a troca 
          
              Lygia Bojunga Nunes

        Pra mim, livro é vida; desde muito pequena os livros me deram casa e comida. 
      Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.
        De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pra paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
        Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.
        Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim cheia me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.
        Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.
        Mas como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei de um dia alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra em algum lugar uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.

(Mensagem de Lygia Bojunga para o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, traduzida e divulgada nos 64 países membros do IBBY).
                   Lygia Bojunga Nunes. Livro: um encontro com Lygia Bojunga Nunes.
Rio de Janeiro, Agir, 1988. p. 78.
Entendendo o texto:
01 – A autora afirma que, desde criança, os livros lhe deram casa e comida.
a)   Como era essa casa?
Era casa de brinquedo, feita com livros.

b)   O que quer dizer comida, nessa firmação?
Os livros alimentavam a imaginação da autora.

02 – Com o tempo, a autora foi esquecendo de construir novas casas. Por quê?
      Porque passou a ler os livros.
03 – Como o livro pode levar alguém a morar no mundo inteiro?
      Através da imaginação. O livro fala de lugares distantes e o leitor se imagina neles.

04 – Que tipo de tijolo a autora passou a fabricar?
      Os tijolos eram livros. Ela se tornou escritora.

05 – “... quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava”, diz a autora. E você, gosta de livros? O que você busca neles?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Podemos dizer que o texto é uma narração de caráter dissertativo. Justifique essa firmação.
      É uma narração porque a autora narra fatos de sua vida. Tem também caráter dissertativo porque a autora nos demonstra uma ideia: livro é vida.

07 – Mesmo sendo uma narração de caráter dissertativo, a autora faz uso da linguagem conotativa, daí podemos dizer que existe linguagem poética nesse texto em prosa. Lembrando que, como você já viu, denotação corresponde ao sentido de dicionário da palavra; conotação corresponde ao sentido figurado.

Destaque do texto “Livro – a troca” duas frases conotativas:
·        “... e derrubei telhados com a cabeça”.
·        “Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia”.



BIOGRAFIA: UM OLHAR SOBRE CLARICE LISPECTOR - OLGA BORELLI - COM GABARITO


BIOGRAFIA: UM OLHAR SOBRE CLARICE LISPECTOR

                                      Olga Borelli

   "Ela possuía a dignidade do silêncio. Seu porte altivo era todo contido e movia-se pouco. Quando o fazia, era como se estivesse procurando uma direção a seguir: então, encaminhava-se diretamente, sem desvios, ao seu objetivo. O cabelo era louro-dourado, muito fino e sedoso, as orelhas pequenas. Os olhos tinham o brilho baço dos místicos. Pareciam perscrutar todos os mistérios da vida: profundos, serenos, fixavam-se nas pessoas como se fossem os olhos da consciência, e ninguém os aguentava por muito tempo, tal a sua intensidade. O olho esquerdo tinha uma expressão de inquietante expectativa.
        Os lábios, de rebordos bem definidos, eram perfeitos e em harmonia com o contorno do rosto, de maçãs ligeiramente salientes. O nariz, quase imperceptível na serenidade meditativa do conjunto. Mas possuía narinas que se dilatavam nos raros momentos de "cólera sagrada", como costumava definir suas zangas. 
        A voz soava grave e profunda. Quando irritada, emergia rascante, em estranha autoridade, dotada de algo que infundia respeito. Tinha um pequeno defeito de dicção: arrastava nos erres por causa da língua presa. 
        A mão esquerda era um milagre de elegância. Muito móvel, evolucionava no ar ou contornava os objetos com prazer. No trabalho, ágil e decidida, parecia suprir deficiências da outra dura, com gestos mal controlados, de dedos queimados, retorcidos, com profundas cicatrizes. 
        Cumprimentava às vezes com a mão esquerda. Talvez por pudor, receosa de constranger as pessoas, dirigia-se com economia de gestos. Alguns de seus manuscritos eram quase ilegíveis. Assinava com bastante dificuldade, mas utilizava ambas as mãos para datilografar.
        Era profundamente feminina, exigia e se exigia boas maneiras. Bem cuidada no vestir, vaidosa, mas sem sofisticação. 
        Nunca saía sem estar maquiada e trajada às vezes com algum requinte: turbante, xale, vários colares e grandes brincos. O branco, o preto e o vermelho eram uma constante em seu guarda-roupa.
        O batom geralmente era de tom rubro forte; o rímel negro, colocado com sutileza, aumentava a obliquidade e fazia ressaltar o verde marítimo dos olhos. Indiscutivelmente era mulher interessante, de traços nobres e, talvez, inatingível. [...]
        Dois atributos imediatamente visíveis: integridade e intensidade. Uma intensidade que fluía dela e para ela refluía. Procurava ansiosamente, lá, onde o ser se relaciona com o absoluto, o seu centro de força - e essa convergência a consumia e fazia sofrer. Sempre tentou de alguma maneira solidarizar-se e compreender o sofrimento do outro, coisa que acontecia na medida da necessidade de quem a recebia. O problema social a angustiava. 
        Sabia o quanto doíam as coisas e o quanto custava solidão. 
        São muitos os "mistérios" que aos olhos de alguns a transformaram em mito. Simplesmente, porém, em Clarice não aparecia qualquer mistério. Ela descobrira intuitivamente o mistério da vida e do ser humano; em compensação, era capaz de dissimular o seu próprio mistério."

BORELLI, Olga. Clarice Lispector: esboço para um possível retrato.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
Entendendo o texto:
01 – Qual é o objetivo desse texto?
      Traçar o perfil físico e psicológico de Clarice Lispector, grande autora da literatura brasileira.

02 – O que predomina, a caracterização física ou psicológica da escritora?
      Ambas. Para descreve-la, a autora mescla características físicas e psicológicas.

03 – Em termos gerais, predomina descrição objetiva ou subjetiva da escritora? Justifique sua resposta.
      Subjetiva. A caracterização de Clarice tem adjetivos pouco exatos que marcam a presença da emoção do sujeito, enquanto descreve, tais como: “bem definidos”; “perfeitos”; “profundamente feminina”; “milagre de elegância”; etc.

04 – Em termos gerais, a descrição feita de Clarice Lispector procura apresenta-la de forma positiva ou negativa? Justifique sua resposta.
      Procura apresenta-la de forma positiva: Clarice é descrita como uma mulher elegante, solitária, misteriosa, mas solidária, preocupada com problemas sociais.


PLANEJAMENTO DE ARTE - IMIGRANTES-ESTRANGEIROS-HAITIANOS


PLANEJAMENTO DE ARTE
TURMA: IMIGRANTES-ESTRANGEIROS - HAITIANOS  

 PROFESSORA:

COORDENADOR PEDAGÓGICO:

DISCIPLINAARTE

DIAGNÓSTICO DA TURMA:
Imigrantes com idades, conhecimentos diversificados, sendo que a maioria cursou apenas escola primária em seu país Haiti, são recém chegados ao Brasil, por isso não falam, leem com muita dificuldade e escrevem razoavelmente. Consideram a língua portuguesa muito difícil. São participantes, frequentes e educados, o que facilita muito a interação e o aprendizado.


OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA:
Possibilitar ao aluno imigrante estrangeiro uma experiência sensível com o mundo e com a vida através do conhecimento das diversas manifestações artísticas e culturais pelas diversas formas de expressão de linguagens artísticas estimulando o pensamento crítico e reflexivo.

AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser concebida como um processo contínuo, no qual o desenvolvimento do imigrante é focalizado em seus múltiplos aspectos, desenvolvimento este que é pessoal e cujo ritmo deve ser respeitado.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Ler produções artísticas a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens de objetos.
Aumentar suas possibilidades de desenvolvimento motor e psicomotor.
Aprender a observar, imaginar, ordenar, interpretar, comentar e reproduzir simetricamente.
Desenvolver capacidade de aprendizagem de forma significativa e funcional.


METODOLOGIA
Aulas expositivas-dialogadas.
Exercícios práticos com abordagem de leitura e apreciação de imagens. Documentário:
Influências da cultura indígena e africana no Brasil.
Música: Mestiçagem
Música: Brasil
Música: Casa no Campo
Pintura da reprodução das utensílios indígenas e africanos.


BIBLIOGRAFIA:
Livro: EJA- Primeiro Seguimento – 2ª Fase.



CONTEÚDO
Caricaturas de pessoas famosas.

OBJETIVOS
Ensinar a desenhar o que quiser de uma forma bem humorada, dando ênfase ao exagero das expressões fisionômicas.

CONTEÚDO
Pesquisar, recortar e colar em cartolinas – Figuras de Alimentos, Objetos e Móveis.

OBJETIVOS

Reconhecer as imagens e aprender os nomes em língua portuguesa de alimentos, objetos e móveis.
CONTEÚDO
Desenhar e nomear figuras geométricas.

OBJETIVOS
Identificar desenhos geométricos.
CONTEÚDO
Filme: Documentário- Influências da cultura indígena e africana no Brasil. (https://www.youtube.com/watch?v=KgpQxWbat6w

OBJETIVOS
Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.

CONTEÚDO
·        Arte Africana.
• Utensílios, mobiliários, escultura, pinturas, tatuagens, desenhos, máscaras, artesanatos, etc.
·        Desenhar e confeccionar alguns objetos.

OBJETIVOS
Introduzir o aluno dentro de um processo teórico/prático/os fundamentos teóricos dos elementos constitutivos da cultura Africana, com a interferência da mídia
CONTEÚDO
Folclore brasileiro - : Manifestações populares brasileiras – leitura e interpretação.
OBJETIVOS
Reconhecer manifestações folclóricas em diversas áreas da cultura.
Distinguir o folclore das diversas regiões do país.

CONTEÚDO
Música: Mestiçagem-(Antônio Nobrega)  Ler, ouvir e interpretar a canção. www.armazemdetexto.blogspot.com.br

OBJETIVOS
Abordar a influência indígena e africana na formação do povo brasileiro.

CONTEÚDO
Pintura e objetos da cultura africana e indígena. Explorando a criatividade.
Percepção visual e Sensibilidade estética – Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos.

OBJETIVOS
Organizar uma exposição sobre a Cultura Africana e Indígena.

CONTEÚDO
Música: Olhos Coloridos – Sandra de Sá – Hino da Consciência Negra. www.armazemdetexto.blogspot.com.br


OBJETIVOS
Abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através da música.

CONTEÚDO
Pintura de figuras folclóricas personagem brasileiros expressões populares –

OBJETIVOS
Reconhecer manifestações folclóricas em diversas áreas da cultura.

CONTEÚDO
Cores Primarias e Cores Secundárias – Seus efeitos.

OBJETIVOS
Identificar e reconhecer as cores.
CONTEÚDO
O Brasil de todas as cores – mestiço no corpo e na alma.
Música: Brasil – Cazuza – www.armazemdetexto.blogspot.com.br

OBJETIVOS
Apreciar as diferentes manifestações artísticas.

CONTEÚDO
A arte, função e encanto – Objetos que viraram obra de arte.

OBJETIVOS
Analisar obras de artes visuais, identificando os momentos históricos (épocas) e sensação que provoca.

CONTEÚDO
Música: Casa no Campo - Audição, leitura e interpretação através de um desenho. www.armazemdetexto.blogspot.com.br
OBJETIVOS
Desenhar uma casa no campo, de acordo com a música.


PLANEJAMENTO DE INGLÊS - PARA IMIGRANTES-ESTRANGEIROS-HAITIANOS


PLANEJAMENTO DE INGLÊS
TURMA: IMIGRANTES-ESTRANGEIROS - HAITIANOS  


 PROFESSORA:

COORDENADOR PEDAGÓGICO:

DISCIPLINAINGLÊS



DIAGNÓSTICO DA TURMA:
Imigrantes com idades, conhecimentos diversificados, sendo que a maioria cursou apenas escola primária em seu país Haiti, são recém chegados ao Brasil, por isso não falam, leem com muita dificuldade e escrevem razoavelmente. Consideram a língua portuguesa muito difícil. São participantes, frequentes e educados, o que facilita muito a interação e o aprendizado.


OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA:
O ensino do inglês para o Imigrante estrangeiro tem por objetivo introduzir o idioma ao aluno de forma a não criar bloqueios ou rupturas no aprendizado da língua, para que o aluno desenvolva o gosto pelo idioma e assim aprenda a se comunicar de maneira simples mas eficaz.
Isso se dá por meio da conscientização sobre a importância e necessidade do idioma e contextualização deste, fazendo com que o aluno perceba que o inglês está presente no seu dia-a-dia.
Esses são meios facilitadores para a formação de pessoas mais conscientes, questionadoras, reflexivas sobre questões que envolvam ética, com maior conhecimento sobre pluralidade cultural, conhecimento de si próprio e do meio em que vive.

AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, através das participações orais, atividades propostas, interesse, atenção e assiduidade.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Conhecer e usar a língua inglesa como instrumento de acesso a informação.
Relacionar um texto em Língua Estrangeira Moderna (LEM), sua função e seu uso social.
Associais vocábulos e expressos de um texto em LEM ao seu tema.

MEDOTOLOGIA
Através de pequenos textos desenvolver atividades que despertem o interesse pelo estudo da língua.
Prática oral de todo vocabulário, com repetição pelos alunos.
Aula expositiva e prática sobre o manuseio correto do dicionário de inglês pelos alunos.
BIBLIOGRAFIA:
Livro: EJA- Coleção Tempo de Aprender – Vol 1- Multidisciplinar -6º Ano- Inglês.



CONTEÚDO
Identidade – What’s your name?
Verbo To be.
Cumprimento formal – Formal Greeting

OBJETIVOS
Abordar o verbo to be, os pronomes e o passado simples através de textos e 
atividades.

Conhecer e praticar as formas de cumprimento em inglês.

CONTEÚDO
Pronomes Pessoais e Adjetivos Possessivos.
Pesquisa e recorte em jornais ou revistas de imagens de personalidades famosas.

OBJETIVOS
Identificar os pronomes e adjetivos em frases.

CONTEÚDO
Where are ou from?
Países/nacionalidades.
Who is  he?
Apresentar a conjugação do verbo to be aos alunos nas formar Afirmativa, Negativa e Interrogativa.
                          

OBJETIVOS
Usar o verbo to be – formas afirmativa, negativa e interrogativa.


CONTEÚDO
Family

Números de 1 a 10
Alfabeto

OBJETIVOS
Conhecer os membros da família.

Pronunciar corretamente os números cardinais de 1 a 10.

CONTEÚDO
How old are you?
Numbers – Idade – Adjetivos


OBJETIVOS
Dar continuidade aos números cardinais.

CONTEÚDO
Text Poem
Text Acrostic poem/ quotes/classified ads/symbol.
Produção Textual: Crie um acróstico com o nome de um colega.

OBJETIVOS
Trabalhar o vocabulário em situações textuais concretas, 
pronúncia de cada aluno.

CONTEÚDO
What kind of music, theater, dance, book, museum of movi eis it?
Vocabulário       

OBJETIVOS
Utilizar o áudio para a prática auditiva e avaliar a oralidade de cada aluno.


CONTEÚDO
What’s this? Fruits – Colors – Singular – Plural
This – These/ That – Those


OBJETIVOS

Conhecer e usar as cores.
      

CONTEÚDO
Text: Walk in the Zoo
Lectura and interpretation
Vocabulary


OBJETIVOS
Identificar a língua inglesa como um sistema de comunicação.
        

CONTEÚDO
Greetings – Actividades
Atividades com AM – ARE – IS

OBJETIVOS
Conhecer os cumprimentos e comandos em inglês.
Continuar usando o verb to be .

CONTEÚDO
Text: School Carnival
Lectura and interpretation


OBJETIVOS
Proporcionar aos alunos formas de conhecer e vivenciar experiências de comunicação humana associadas às maneiras de se expressar e de ver o mundo.

CONTEÚDO
Text: Test English – Seing Machine
Lecture na Interpretation.


OBJETIVOS
Através da Leitura e interpretação de textos e diálogos propostos.


CONTEÚDO
Text: Family – Questions – Lectura and interpretation.

OBJETIVOS
Por meio da prática de estruturas linguísticas através da fala.




CONTEÚDO
Verb To Be – Write in the correct – Verb to be.


OBJETIVOS
Com a aplicação de exercícios de fixação da gramática e do vocabulário.
Continuar usando o verb to be .