Artigo de opinião: Essencial e supérfluo
Essencial: o que é necessário,
indispensável.
Supérfluo: que ultrapassa a
necessidade, que é mais do que se necessita; desnecessário.
Na definição do Dicionário Houaiss, é
muito fácil compreender a diferença entre esses dois termos. Mas, na vida
prática, a história é outra. E, em relação ao consumo, isso se torna ainda mais
complexo. Na sociedade atual, o consumo passou a ditar padrões e
comportamentos, estabelecendo uma valorização do TER em relação ao SER.
Por isso mesmo, em algum momento da
vida do adolescente, ter o último modelo de celular vai ser
algo essencial. E você, como pai, tem o desafio de mostrar a ele que
aquele celular NÃO é essencial à vida dele: essencial é ele ter afeto, poder
ser acolhido, contar com a família, ter amigos, poder comer, beber, exercitar
sua cidadania.
A proposta não é que você tenha uma
atitude de excluir o consumo da vida da família. A perspectiva que você deve
mostrar ao seu filho é que o consumo é, sim, relevante – é legal comprar um
celular, uma calça nova etc. – mas esses objetos não são essenciais à vida
dele.
Confissões de uma consumidora
compulsiva
Veja o que as pessoas pensam
sobre comprar.
Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLamX_eHIbhppQ4sXxBMKStXaAMcfnSuNpyV6K8nvHNmWxI3Y4cXpVNGshJi_3XKAXdFVsMdU29nuEBf2huBVdujngk0alsWBZE-2LUcOXOGP6UCRxAdqJRDwEP9SgoshnG6GyiIbd4Nc/s458/superfluo.jpg
Fique atento ao desperdício,
aos gastos exagerados, às compras desnecessárias, ao valor que se atribui a
marcas e grifes, que são formas de usar mal o dinheiro que você ganha.
DICA
“Educar
para o consumo” – Cássia D’Aquino e Maria Tereza Maldonado
Neste
livro, as duas autoras abordam o consumo crescente entre as crianças e o papel
dos pais para frearem o consumismo.
ESSENCIAL e supérfluo.
Meu bolso feliz. Disponível em: https://bit.ly/2OusShh.
Acesso em: 28 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p.228-9.
Entendendo o adolescentes:
01 – Releia o primeiro parágrafo e responda:
a)
Qual é a tese apresentada sobre o consumo na
sociedade atual?
Na sociedade atual, o consumo passou a ditar padrões e
comportamentos, estabelecendo uma valorização do TER em relação ao SER.
b)
Que argumento de autoridade é utilizado para
apresentar a tese?
As definições do dicionário Houaiss de “essencial” e “supérfluo”.
02 – Que posicionamento é
explicitado quando se fala da educação financeira do adolescente? Para quem é
direcionado o texto?
Segundo o texto,
o desafio é mostrar ao adolescente que ter objetos não é essencial à vida dele,
mas, sim, ter afeto, acolhimento, contar com a família, ter amigos, poder
comer, beber e exercitar sua cidadania. Esse texto é direcionado aos pais.
03 – Quais argumentos de
exemplificação são usados ao longo do texto para sustentar o posicionamento
apresentado?
Que ter o último
modelo de celular ou a calça da moda não é essencial à vida do adolescente.
04 – Em relação ao
comportamento do consumidor, qual é a diferença entre a abordagem da reportagem
e a do artigo de opinião?
Na reportagem, o
perfil do consumidor é traçado pelos objetos, pelas formas de pagamento, pelo
número de compras parceladas. No artigo, há uma análise mais existencialista e
comportamental do consumidor, especialmente o adolescente.
05 – Para estabelecer a relação
entre a reportagem e esse artigo, releia os dois textos, tome nota das
principais informações e argumentos e elabore um resumo de cada um deles.
Resposta pessoal do aluno.
06 – Releia o infográfico
que acompanha o artigo.
a)
Descreva o que você vê na imagem.
Uma mulher jovem, deitada num divã, com olhos fechados e a mão
levada à cabeça. Ao seu lado, um homem mais velho, sentado numa cadeira e
escrevendo num caderno. Ao lado, vários círculos com porcentagem de pessoas com
comportamentos que expressam impulsividade nas compras.
b)
Qual é a relação entre os elementos visuais e
verbais do infográfico?
No balãozinho de fala, a mulher confessa ao psicólogo ou psiquiatra
que não consegue controlar o impulso de comprar. Os demais balõezinhos mostram
dados relacionados ao comportamento compulsivo em comprar.
c)
Qual é a relação entre o infográfico, o
artigo? Explique.
O artigo trata do fato de as pessoas não diferenciarem o ter do ser, usando as compras como forma de suprir questões existenciais.
O infográfico mostra dados sobre o comportamento do consumidor que compra por
impulso ou de forma compulsiva.
07 – Releia os dados que
aparecem no infográfico e responda:
a)
Você ou alguém próximo já apresentaram algum
desses comportamentos como consumidor? Comente.
Resposta pessoal do aluno.
b)
No infográfico, em que lugar a consumidora
compulsiva procura ajuda? O que precisa ser feito, em sua opinião, para a
mudança do comportamento do consumidor que compra por impulso? Explique.
No infográfico, a consumidora busca ajuda de um psicólogo ou
psiquiatra. Resposta pessoal do aluno.