segunda-feira, 27 de agosto de 2018

ATIVIDADES - SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS - COM GABARITO


ATIVIDADES  - SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS


PRÓPRIOS – é aquele que particulariza um ser da espécie. São escritos sempre com inicial maiúscula.
Ex: Brasil, Santos, João

COMUNS -  é aquele que indica um nome comum a todos os seres da mesma espécie.
Ex: criança, rio, cidade

01 – Leia e escreva cada substantivo no quadro correspondente.
Atlântico – Mariana – Paraguai – água – bermuda – Roraima-
Diamantina – abelha – Nilo – espada – rua – chuva – verão –
Bola – globo – Belém – Marajó – pessoa – Pedro – sapato –
Amor – Carlos – Bahia – Urano.

SUBSTANTIVOS COMUNS             SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS
    Água.                                                   
   Atlântico.
    Bermuda.
   Mariana.
    Abelha.
   Paraguai.
    Espada.
   Roraima.
    Rua.
   Diamantina.
    Chuva.
   Nilo.
    Verão.
   Belém.
    Bola.
   Marajó.
    Globo.
   Pedro.
    Pessoa.
   Carlos.
    Sapato / amor.
    Bahia / Urano.

02 – Reescreva as frases abaixo substituindo a expressão destacada por um substantivo próprio.
Exemplo: O gato arranhou o sofá.
                 Mimi arranhou o sofá.   

a)   Aquele garoto é o dono da bola.
Marquinho é o dono da bola. 

b)   Nossa cidade é maravilhosa.
Sorriso é maravilhosa.

c)   O cachorro roeu o osso.
Rex roeu o osso.

d)   A menina é tão perfumada!
Amanda é tão perfumada!

e)   O prefeito deu aumento salarial aos funcionários.
Ari Lafin deu aumento salarial aos funcionários.

03 – Complete as frases com um substantivo próprio.
   a) Sorriso é uma cidade bonita.

   b) Lúcia é uma menina alegre.

   c) Maria quer ser professora.

   d) Marcelo e Rui estudam nesta escola.

   e) Moro no Brasil, um país bonito.

   f) Onde está Pedro? Preciso falar com ele.

   g) Esse é o Sadan, meu cachorro.

04 – Recorte de revistas cinco substantivos próprios e cinco substantivos comuns e cole-os abaixo:





domingo, 26 de agosto de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): MIGALHAS - SIMONE - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Migalhas
                                   Simone

                                   Composição: Erasmo Carlos

Sinto muito mas não vou medir palavras
Não se assuste com as verdades que eu disser
Quem não percebeu a dor do meu silêncio
Não conhece o coração de uma mulher
Eu não quero mais ser da sua vida
Nem um pouco do muito de um prazer ao seu dispor
Quero ser feliz
Não quero migalhas do seu amor
Do seu amor
Quem começa um caminho pelo fim
Perde a glória do aplauso na chegada
Como pode alguém querer cuidar de mim
Se de afeto esse alguém não entende nada
Eu não quero mais ser da sua vida
Nem um pouco do muito de um prazer ao seu dispor
Quero ser feliz
Não quero migalhas do seu amor
Do seu amor
Não foi esse o mundo que você me prometeu
Que mundo tão sem graça
Mais confuso do que o meu
Não adianta nem tentar
Maquiar antigas falhas
Se todo o amor que você tem pra me oferecer são migalhas
Migalhas
Eu não quero mais ser da sua vida
Nem um pouco do muito de um prazer ao seu dispor
Quero ser feliz
Não quero migalhas do seu amor
Do seu amor
Sinto muito mas não vou medir palavras
Sinto muito.

Entendendo a canção:

01 – A autenticidade do autor em dizer que não vai medir palavras traduz a ideia de um sentimento de infelicidade. Quais as outras expressões do texto que possuem o mesmo valor semântico.
      ... assuste com as verdades/
      ... a dor do meu silêncio/
      ... migalhas de amor/
      ... maquiar antigas falhas.

02 – Relate uma situação em que explique o sentido da frase:
        "Quem começa o caminho pelo fim
         Perde a glória do aplauso na chegada."  
      Por exemplo: começar a namorar alguém e em pouco tempo ir morar juntos sem conhece-lo (a) melhor.

03 – Qual o sentido da expressão: maquiar antigas falhas.
      Significar, disfarçar, esconder antigos defeitos.

04 – Identifique no poema recursos estilísticos: (antítese).
      “Nem um pouco do muito...”

05 – Atualmente, muitas pessoas que estão abaixo da linha de pobreza vivem de migalhas. Migalhas de quê?
      Migalhas de alimentos, ou seja, vivem na linha da indigência (pedinte). Não conseguem adquirir o necessário para a sobrevivência.









FILME(ATIVIDADES): A ERA DO GELO 2 - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(Atividades): A ERA DO GELO 2


Data de lançamento 31 de março de 2006 (1h 26min)
Direção: Carlos Saldanha
Gênero Animação
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        A era glacial está chegando ao fim e como consequência surgem em todo lugar gêiseres e verdadeiros parques aquáticos. O mamute Manfred (Ray Romano/Diogo Vilela), o tigre Diego (Dennis Leary/Márcio Garcia) e o bicho-preguiça Sid (John Leguizamo/Tadeu Melo) logo descobrem que toneladas de gelo estão prestes a derreter, o que inundaria o vale em que vivem. Logo, o trio de amigos precisa correr para avisar a todos do perigo e ainda encontrar um local em que não corram riscos.

Entendendo o filme:
01 – Qual é o apelido de Manfred?
      Manny.

02 – Qual é o nome do esquilo que vive correndo atrás da noz?
a)   Scrat.
b)   Scrap.
c)   Slash.
d)   Screen.
e)   N.D.A.

03 – Qual é o nome do diretor dos filmes A Era do Gelo?
      Carlos Saldanha.

04 – Como é o nome da filha de Ellie com Manfred?
a)   Framboesa.
b)   Cajuzinho.
c)   Amora.
d)   Laranja.
e)   N.D.A.

05 – Quais são os dois gambás "irmãos" de Ellie?
      Crash e Eddie.

06 – Buck é um (uma):
a)   Preguiça.
b)   Macaco.
c)   Doninha.
d)   Suricate.
e)   N.D.A.

07 – Como é o nome da esquila que aparece em “A Era do Gelo 3”?
      Scratita.

08 – Quantos ovos de dinossauro Sid encontra?
a)   1.
b)   2.
c)   3.
d)   4.
e)   5.

09 – Quando o primeiro filme da série foi lançado?
a)   1999.
b)   2000.
c)   2001.
d)   2002.
e)   2003.

10 – Há quantos anos atrás se passa o filme “A Era do Gelo”?
a)   80 mil anos.
b)   60 mil anos.
c)   40 mil anos.
d)   20 mil anos.
e)   N.D.A.







POEMA: BOLHAS - CECÍLIA MEIRELES - COM GABARITO

Poema: Bolhas
          CECÍLIA MEIRELES

Olha a bolha d’água
no galho!             
Olha o orvalho!

Olha a bolha de vinho
na rolha!
Olha a bolha!

Olha a bolha na mão
que trabalha.

Olha a bolha de sabão
na ponta da palha:
brilha, espelha
e se espalha.
Olha a bolha!

Olha a bolha
que molha
a mão do menino:

A bolha da chuva da calha!
                                                                  Cecília Meireles
Entendendo o poema:
01 – No verso “Olha a bolha!” O ponto de exclamação expressa:
a) Um susto
b) Um convite.
c) Uma admiração.
d) Uma ordem.

02 – O que dizer “Olha a bolha d’água no galho”?
      Significa o orvalho da noite.

03 – Quando dizemos que temos uma bolha na mão, o que significa?
      É a mão de um trabalhador, através do contato com a ferramenta.

04 – O que é “A bolha da chuva da calha!”?
     São os pingos de chuva que cai.

05 – De quem é este poema? E qual é o título?
      Cecília Meireles. Bolhas.


CONTO: O SAPO E O COELHO - LUÍS CÂMARA CASCUDO - COM GABARITO

CONTO: O Sapo e o Coelho
           Luís Câmara Cascudo


        O Coelho vivia zombando do Sapo. Achava-o preguiçoso e lerdo, incapaz de qualquer agilidade. O sapo ficou zangado:
        --- Quer apostar carreira comigo?
        --- Com você? – assombrou-se o coelho.
        --- Justamente! Vamos correr amanhã, você na estrada e eu pelo mato, até a beira do rio...
        O coelho riu muito e aceitou o desafio. O sapo reuniu todos seus parentes e distribuiu-os na margem do caminho, com ordem de responder aos gritos do coelho.
        Na manhã seguinte, os dois enfileiraram-se e o coelho disparou como um raio, perdendo de vista o sapo que saíra aos pulos. Correu, correu, correu, parou e perguntou:
        --- Camarada Sapo?
        Outro sapo respondia dentro do mato:
        --- Oi?
        O coelho recomeçou a correr. Quando julgou que seu adversário estivesse bem longe, gritou:
        --- Camarada Sapo?
        --- Oi? – coaxava um sapo.
        Debalde o coelho corria e perguntava, sempre ouvindo o sinal dos sapos escondidos. Chegou à margem do rio exausto, mas já encontrou o sapo, sossegado e sereno, esperando-o. O coelho declarou-se vencido.

Luís da Câmara Cascudo. Os compadres corcundas e
Outros contos brasileiros. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. p. 88.
Entendendo o conto:
01 – Identifique a finalidade do texto:
      A finalidade do texto é levar as pessoas a refletirem sobre a necessidade de não se colocarem como superiores aos outros.

02 – Há o predomínio no texto da:
a) comparação entre o sapo e o coelho.
b) narração de fatos ocorridos.
c) opinião sobre os episódios da história.
d) descrição de personagens e ambientes.

03 – Assinale a alternativa em que o sapo é caracterizado segundo a visão do coelho:
a) “Achava-o preguiçoso e lerdo, incapaz de qualquer agilidade.”
b) “[...] o coelho disparou como um raio, perdendo de vista o sapo que saíra aos pulos.”
c) “O coelho recomeçou a correr. Quando julgou que seu adversário estivesse bem longe [...]”
d) “Chegou à margem do rio exausto, mas já encontrou o sapo, sossegado e sereno [...]”

04 – Em todos os segmentos, os verbos sublinhados indicam fatos totalmente concluídos no momento em que são narrados, exceto em:
a) “O Coelho vivia zombando do Sapo.”
b) “- Com você? – assombrou-se o coelho.”
c) “O coelho riu muito e aceitou o desafio.”
d) “O coelho declarou-se vencido.”

05 – Na parte “[...] e distribuiu-os na margem do caminho, com ordem de responder aos gritos do coelho.”, o pronome destacado substitui, considerando-se o contexto:
      “Todos seus parentes”.     

06 – Na passagem “[...] os dois enfileiraram-se e o coelho disparou como um raio [...]”, a palavra grifada introduz:
a) uma exemplificação
b) um comentário
c) uma comparação
d) uma fala de um personagem.

07 – Em “Debalde o coelho corria e perguntava, sempre ouvindo o sinal dos sapos escondidos.”, o termo destacado poderia ser substituído por:
a) velozmente
b) eloquentemente
c) insistentemente
d) inutilmente.

08 – No trecho “Chegou à margem do rio exausto, mas já encontrou o sapo, sossegado e sereno [...]”, a conjunção sublinhada estabelece entre as orações a relação de:
a) adição
b) oposição
c) condição
d) causa.­­­



PORTO DE SEGURANÇA - JOANNA DE ÂNGELIS - MENSAGENS ESPÍRITAS - PARA REFLEXÃO


Mensagens Espiritas
Porto de Segurança - Joanna de Ângelis

PORTO DE SEGURANÇA
        Desde quando te deixaste arrebatar pela mensagem espírita, que te vês a braços com muitas dores, somadas às tuas próprias dores.
        A princípio, atribuías que a revelação te libertaria do sofrimento, facultando-te uma diferente visão da vida e dos acontecimentos. 
        E estavas com a razão.
        A questão, no entanto, é de óptica. Mediante a fé compreendes melhor as causas e as finalidades da existência corporal bem como a sua importância para o espírito, modificando os conceitos que mantinhas.
        Isto não quer dizer que seriam eliminados esses efeitos que te alcançam, mas que te ajudaria a gerar causas positivas para uma sega porvindoura. Aumenta-te a capacidade de compreensão, o serviço se te apresenta como elemento libertador.
        Desse modo, tens ouvidos e palavra, interesse e disposição para auxiliar o próximo que transita sem rumo e sem apoio.
        Não estranhes que te busquem os aflitos e os aturdidos, os ignorantes e os agressivos.
        Dão-te a oportunidade feliz de crescimento pessoal e de felicidade pelo que lhes possa doar.
        Unge-te de coragem e atende-os, sustentando-lhes a força antes da queda total.
        A Terra é escola de reabilitação e aprendizagem.
       Conforme cada discípulo portar-se hoje, assim viverá amanhã, o que também respeita ao presente em relação ao passado.
        Apresenta-te feliz, considerando ser buscado a ajudar, ao invés de estares buscando o auxílio na ignorância das Leis.
        Não relacionem os problemas que decorrem do cansaço e da continuidade volumosa que te assoberbam cada dia.
        Se muitos te procuram, é porque algo em ti encontram, que lhes faz bem.
        Coloca-te no lugar deles e perceberás quanto gostarias de receber...
        Assim, não te escuses de contribuir.
        Se te sentes necessitado de apoio, este não te falta, porquanto já podes dirigir-te diretamente ao Supremo Doador, que te não deixa em desamparo, conforme ocorre em relação a todos e a tudo, com a diferença, que somente poucos se fazem receptivos àquele auxílio.
        Apoia-te na fé robusta e transfere as alegrias e comodidades para mais tarde, as que agora não podes fruir, em razão da assistência que deves dispensar aos desesperados.
        Quando nos dispomos a ajudar, adquirimos uma aura magnética que irradia reconforto e atrai os necessitados de socorro.
        Talvez se te apeguem e produzam mal-estar.
        Possivelmente, extorquirão as reservas de energias daqueles a quem buscam, numa exploração que não tem sentido.
        Provável que se não beneficiem, mesmo quando ajudados...
        Estas, porém são questões que não podes resolver.
        Deixa-te conduzir pela esperança e esparze-a, mesmo que sofrendo, sem o dizer, e colocado numa situação de que não tens problemas, o que não corresponde à verdade, prosseguindo, afável e confiante, no rumo do futuro onde está o porto de segurança de todos nós. 

De “OTIMISMO”
De Divaldo P. Franco
Pelo Espírito Joanna de Ângelis
Fonte: Grupo Espírita Casa do Caminho de S. Vicente.


Mensagens Espírita: O livro dos Espíritos


ALLAN KARDEC – Tradução Matheus R. Camargo
DEUS E O INFINITO

01 – Que é Deus?
      Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.

02 – Que se deve entender por infinito?
      Aquilo que não tem começo nem fim; o desconhecido. Tudo o que é desconhecido é infinito.

03 – Pode-se dizer que Deus é o infinito?
      Definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está além de sua inteligência.
      Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo pela coisa propriamente dita e definir uma coisa ainda não conhecida por outra que também não é.



TEXTO: VIVENDO NA TEMPERATURA MÍNIMA - COM GABARITO


 VIVENDO NA TEMPERATURA MÍNIMA


        Em alguns países, o dia a dia dos cães pode ser bem diferente, principalmente em regiões onde o inverno é longo e rigoroso e os animais têm que enfrentar temperaturas abaixo de 0°C. Como será que eles vivem?
        Chegamos a Minnesota (EUA) há seis meses. Uma mudança para outro país nunca é fácil ainda mais quando se tem bichinhos de estimação. Tiny e Tuly são duas mini-pinchers que fazem parte da nossa família há pouco mais de dois anos.
        A adaptação à nova vida foi difícil, principalmente por causa do clima. Chegamos à temperatura de -26°C! A sensação é difícil de traduzir. Até os nativos não se acostumam a temperaturas tão baixas.

                                            Andrea Spina Borlenghi. Disponível em:
                       www.vidadecao.com.br/cao/index2asp?menu=tempminima.htm.
                                                                               Acesso em: 18 set. 2006.

Interpretação do texto:
01 – Qual o tema abordado no texto?
      A mudança de uma família, com dois cachorrinhos, para outro país.

02 – Em que local se deu esse fato?
      O fato ocorreu no estado de Minnesota (EUA).

03 – Qual foi o maior transtorno causado pela mudança de país?
      O fato de o clima ser muito frio.

04 – Como é o clima da sua cidade? Frio ou quente?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Qual é a temperatura mais comum em sua cidade?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – A que temperatura o texto se refere?
      A de -26°C (ou 26 graus negativos).

07 – Comparando essa temperatura com a mais comum em sua cidade, qual é a sua sensação em relação à temperatura citada no texto?
      Supomos que deve ser difícil, para nós, brasileiros, aguentar uma temperatura tão baixa.



TEXTO: MUDANÇAS DE HÁBITOS ALIMENTARES - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

MUDANÇAS DE HÁBITOS ALIMENTARES

        Nós somos o que comemos; por essa razão, devemos nos preocupar com nossa alimentação, que deve ser equilibrada, balanceada, em qualquer época de nossa vida. O melhor remédio para manter uma boa saúde é a alimentação, aliada a bons hábitos, como a prática regular de uma atividade física.
        As frutas e verduras são os alimentos reguladores e são as maiores fontes de vitaminas e sais minerais. Contém nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como, por exemplo, as suas reações metabólicas.
        Um cardápio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipídios e 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras.
        Os nutrientes essenciais ao organismo são classificados em cinco grupos: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais.
        O número de porções a ser consumido depende de fatores como idade e atividade física. Em razão das porções consumidas, o número de calorias pode variar de 1.600 a 2.400 calorias por dia.

                  Disponível em: www.atribunamt.com.br/?f=ver_noticia&id=21033.
                                                                                Acesso em: 12 set. 2006.

Interpretação do texto:
01 – Como são classificados os nutrientes essenciais para o nosso organismo?
      São classificados em cinco grupos: proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais.

02 – Qual é a porcentagem ideal de ingestão de cada um dos nutrientes?
      55% de carboidratos, 30% de lipídios e 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras.

03 – Como deve variar a quantidade de calorias diárias ingeridas por uma pessoa?
      O número de calorias pode variar de 1.600 a 2.400 calorias.

04 – Quais são os fatores que influenciam nessa quantidade de calorias diárias?
      Peso, altura, idade e tipo de condicionamento físico de cada pessoa.