domingo, 19 de agosto de 2018

FILME(ATIVIDADES): BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS

Data de lançamento 18 de julho de 2008 (2h 27min)
Direção: Christopher Nolan
Gêneros AçãoSuspense
Nacionalidades EUAReino Unido

SINOPSE E DETALHES
        Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.

Entendendo o filme:
01 – Em que mês de 2012 foi lançado o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge?
a)   Maio.
b)   Agosto.
c)   Junho.
d)   Setembro.
e)   Julho.

02 – Quem foi o diretor do terceiro filme de Batman?
a)   Heath Ledger.
b)   Christopher Nolan.
c)   David S. Goyer.
d)   Liam Neeson.
e)   Jonathan Crane.

03 – Quantos anos se passaram após os acontecimentos de Batman: O Cavaleiro das Trevas?
a)   1 ano.
b)   3 anos.
c)   7 anos.
d)   8 anos.
e)   2 anos.

04 – Bruce Wayne (o coringa), assaltou um banco, matou várias pessoas e depois fugiu com um ônibus escolar. Verdadeiro ou falso?
a)   Verdadeiro.
b)   Falso.

05 – Quem é o ator principal do filme Batman: O Cavaleiro das trevas Ressurge?
a)   Christian Bale.
b)   Jason Todd.
c)   Dick Grayson.
d)   Tim Drake.
e)   Damian Wayyne.

06 – Antes de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Christopher Nolan e o ator Christian Bale trabalharam juntos em Batman Begins (2005), O Grande Truque (2006) e Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008). Verdadeiro ou falso?
a)   Verdadeiro.
b)   Falso.

07 – Johnny Depp foi considerado possível candidato para viver o coringa no último filme da longa Batman? Verdadeiro ou falso?
a)   Verdadeiro.
b)   Falso.

08 – No início das filmagens, em meio ao burburinho sobre a produção, foi lançada uma campanha na internet, onde as pessoas que digitavam #thefirerises no Twitter tinham sua imagem de identificação disponibilizada em um mosaico, que revelava a primeira imagem do vilão Coringa. Verdadeiro ou falso?
a)   Verdadeiro.
b)   Falso.

09 – Verdadeiro ou Falso: O diretor da Warner Bros. Jeff Robinov, anunciou interesse em prolongar essa fase do personagem Bruce Wayne, anunciou também que o próximo filme terá a presença da mulher gato outra vez.
a)   Verdadeiro.
b)   Falso.

10 – Os nomes de Kate Winslet, Naomi Watts, Rachel Weisz e Marion Cotillard foram cogitados para viver um interesse amoroso de Bruce Wayne. Cotillard foi a vencedora. Verdadeiro ou falso?
a)   Verdadeiro.
b)   Falso.

11 – Que ator chegou a ter seu nome ligado a Hugo Strange, mas o boato perdeu força porque o personagem estava fora da trama?
      Robin Williams.

12 – Quanto foi o orçamento do filme Batman: O Cavaleiro das trevas Ressurge no Brasil?
a)   260 milhões.
b)   230 milhões.
c)   237 milhões.
d)   250 milhões.
e)   345 milhões.

POESIA: A ESCOLA - PAULO FREIRE - COM GABARITO

Poesia: A Escola
          Paulo Freire


Escola é     
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente.
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

                                               Paulo Freire. Poesia do educador.

Entendendo a poesia:
01 – O que é a escola para você?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – De acordo com a poesia, o que é a escola?
      Escola é o lugar onde se faz amigos.

03 – Quem o autor da poesia diz que é gente na escola?
      O diretor, o coordenador, o educador, o aluno e cada um dos funcionários da escola.

04 – Paulo Freire, autor da poesia, diz que a escola poderá ser melhor. Qual é a condição necessária para isso, na opinião dele?
      O comportamento de cada um como colega, amigo ou irmão.

05 – O autor da poesia diz também que o importante não é só estudar. O que ele quis dizer com isso?
      Que é preciso, além de estudar, criar laços de amizade, um ambiente de camaradagem, uma boa convivência para que todos “se amarrem” na escola.

06 – De acordo com a poesia, o que fica mais fácil fazer na escola?
      Estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.

07 – Você concorda com o que Paulo Freire diz em sua poesia? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

08 – O que você está fazendo para ser feliz na escola?
      Resposta pessoal do aluno.
        

CONTO: DESAPARECIMENTO DOS ANIMAIS - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Conto: DESAPARECIMENTO DOS ANIMAIS


    Tente imaginar esta cena: homens, animais e florestas convivendo em harmonia. Os homens retiram das plantas apenas os frutos necessários e cuidam para que elas continuem frutificando; não matam animais sem motivo, não sujam as águas de seus rios e não enchem de fumaça seu ar. Em outras palavras: as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, bem como as influências que uns exercem sobre os outros, estão em equilíbrio. (…)
        Nossa preocupação (de brasileiros) não é só controlar a exploração das florestas, mas também evitar uma de suas piores consequências: a morte e o desaparecimento total de muitas espécies de animais. Apesar de nossa fauna ser muito variada, a lista oficial das espécies que estão desaparecendo já chega a 86 (dentre elas, a anta, a onça, o mico-leão, a ema e o papagaio).
        E a extinção desses animais acabará provocando o desequilíbrio do meio ambiente, pois o desaparecimento de um deles faz sempre com que aumente a população de outros. Por exemplo: o aumento do número de piranhas nos rios brasileiros é consequência do extermínio de seus três inimigos naturais – o dourado, a ariranha e o jacaré.
                                                             Nosso Brasil, 1979.

Entendendo o conto:
01 – O autor propõe ao leitor que imagine uma cena para que ela funcione como:
a) um ideal a ser alcançado
b) uma fantasia que nunca se realizará
c) um objetivo a que se deve dar as costas:
d) uma finalidade dos grupos religiosos
e) uma mensagem de fraternidade cristã


02 – “…homens, animais, florestas e oceanos convivendo em harmonia.”; na continuidade do texto, o autor mostra que:
a) esqueceu-se de referir-se aos rios.
b) o homem é o agente desequilibrado da natureza.
c) os animais não matam seus semelhantes sem motivo.
d) a poluição do ar também tem causas naturais.
e) os seres vivos vivem em equilíbrio no mundo atual.

03 – O item em que o elemento sublinhado tem um vocábulo correspondente indicado de forma adequada é:
a) “…convivendo em harmonia.” – harmoniosas
b) “…não matam animais sem motivo…” – impensadamente
c) “…influências que uns exercem sobre os outros…” – recíprocas
d) “…estão em equilíbrio.” – equilibradamente
e) “…controlar a exploração das florestas…” – ecológica

04 – “Os homens retiram das plantas apenas os frutos necessários…”; esta parte da cena proposta pelo autor defende que:
a) não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
b) Deus provera o dia de amanhã.
c) se souber usar não vai faltar.
d) a ciência prevê para poder prover.
e) quem espera sempre alcança.

05 – No final do primeiro parágrafo aparecem dois parênteses com pontos; isso significa que:
a) o autor deixou de dizer outras coisas importantes.
b) o texto deixou de reproduzir uma parte do texto original.
c) parte do original do texto está ilegível.
d) nesse espaço havia uma ilustração que foi omitida.
e) havia originalmente trechos em outras línguas.

06 – O que o primeiro parágrafo tenta defender é:
a) o equilíbrio ecológico
b) a extinção dos animais
c) a despoluição ambiental
d) o reflorestamento
e) a proteção dos rios e oceanos

07 – “Nossa preocupação (de brasileiros) …”; o que vai entre parênteses, nesse caso, é:
a) a retificação de uma ambiguidade
b) a explicação de um termo anterior
c) a particularização de um significado
d) a inclusão de uma ideia já explícita
e) um comentário para o leitor

08 – O risco a que se refere o autor do texto com o último período do texto é:
a) a extinção dos jacarés, ariranhas e dourados
b) o excesso de piranhas nos rios brasileiros
c) a mortandade de outros peixes provocada pelas piranhas
d) a desarmonia populacional das espécies animais
e) a falta de alimento para o povo brasileiro

09 – A relação entre a morte do dourado e a piranha é a de:
a) causa / consequência
b) efeito / causa
c) agente / paciente
d) fato / agente
e) motivação / ação

10 – Falando dos perigos que o desaparecimento dos animais provoca em nosso ambiente, o autor apela para:
a) a sedução do leitor, mostrando as belezas do mundo natural.
b) a intimidação do leitor, indicando os males que daí advêm.
c) a provocação do leitor, desafiando-o a mudar seu comportamento.
d) o constrangimento do leitor, deixando-o envergonhado por suas atitudes.
e) a tentação do leitor, prometendo-lhe uma recompensa por seus atos.


TEXTO: BOM EXEMPLO- ELAINE RESENDE - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: Bom exemplo
          Mãe chama a polícia após filhos furtarem bicicletas em Santa Luzia
        
 Elaine Resende – Portal Uai, 14/04/08

        Uma mãe deu um bom exemplo à sociedade ao não acobertar um furto cometido pelos próprios filhos e um sobrinho em Santa Luzia, na Grande BH. No fim da noite desse domingo, as três crianças – uma de nove e duas de 12 anos – chegaram em casa, no bairro Duquesa, com duas bicicletas levadas de uma chácara. A dona de casa Maria das Graças Rodrigues Hebert, de 36 anos, estranhou a atitude dos garotos e começou a questioná-los sobre a origem dos objetos. Como os meninos se recusavam a dizer a verdade, ela acionou a Polícia Militar para relatar o delito.
        Com a chegada dos militares, as três crianças recuaram e confessaram que haviam furtado as bicicletas. Os meninos indicaram localização do sítio, no bairro Palmital, para onde os dois policiais do 35º Batalhão se dirigiram.  A dona do imóvel não sabia do roubo e achou estranha a movimentação de pessoas no quintal de sua casa, durante a madrugada. O sargento Daniel Marques disse que ela não queria abrir a porta, acreditando se tratar de um assalto. “Falei que era policial militar e iluminei minha farda com uma lanterna. Ainda assim, ela ficou insegura. Pedi então para ela acender a luz da varanda porque o lugar à noite é um breu”, contou.
        No entanto, o caseiro da chácara chegou neste momento e começou a atirar, também acreditando se tratar de uma ação de marginais. Houve troca de tiros, mas ninguém foi atingido. Um cão da raça rottweiler avançou no policial por duas vezes, sendo necessário atirar contra o animal. O cachorro ficou ferido na pata.
        O caso foi encaminhado para o 1º Distrito Policial de Santa Luzia. O caseiro João Batista Soares, de 36 anos, foi autuado em flagrante por porte ilegal de armas. Para o sargento Daniel Marques, atitudes com a da mãe são louváveis e servem como exemplo. “Não é todo dia que tem alguém disposto a dar uma lição nos filhos dessa forma. Mas essa é uma maneira de evitar que as crianças se tornem marginais”, comentou.

(Fonte: www.uai.com.br, acesso em 14/04/08).
Entendendo o texto:
01 – Explique, com suas palavras, o porquê de a notícia ser intitulada “Bom Exemplo”:
      A notícia é intitulada “Bom Exemplo” para designar a atitude da mãe que acionou a polícia, diante do fato de os seus dois filhos e um sobrinho se recusarem a lhe explicar a origem de duas bicicletas a que não lhes pertenciam.

02 – Na frase: “(...) atitudes como a da mãe são louváveis (...)”, a palavra destacada poderia ser substituída por:
a) tranquilas   
b) elogiáveis   
c) desinteressantes   
d) desprezíveis

03 – Justifique o emprego do sinal de aspas no texto:
      As aspas foram utilizadas para sinalizar as falas do entrevistado, o sargento Daniel Marques, de modo a diferenciá-las daquilo que foi escrito pela autora do texto.

04 – Identifique os referentes dos termos destacados:
a) “[...] começou a questioná-los sobre a origem dos objetos.”.
      Refere-se às “duas bicicletas”.

b) “Como os meninos se recusavam a dizer a verdade, ela acionou a Polícia Militar para relatar o delito.”.
      Refere-se à “dona de casa Maria das Graças Rodrigues Hebert”.

c) “[...] para onde os dois policiais do 35º Batalhão se dirigiram.”.
      Refere-se ao “sítio no bairro Palmital”.

d) “[...] sendo necessário atirar contra o animal.”.
      Refere-se ao “cão da raça rottweiler”.

05 – Qual é o objetivo do texto lido?
a) informar   
b) criticar   
c) persuadir    
d) ironizar.




TEXTO: EMAGRECER COM SAÚDE - COM INTERPRETAÇÃO E GABARITO


EMAGRECER COM SAÚDE

        Emagrecer é um processo lento, mas não impossível. Para perder peso com saúde, não podemos sair ansiosamente atrás de qualquer dieta “milagrosa” que nos restringe a alimentação a poucas calorias. Perder peso é adotar um estilo de vida saudável, por isso o melhor é procurar a ajuda de um nutricionista que elabora um cardápio que o ajude a eliminar somente as gordurinhas e não sua saúde!

        Noções básicas de nutrição e saúde.

      Nosso corpo, para se manter saudável, necessita de alguns cuidados especiais, sendo a alimentação um deles. A boa alimentação contribui para a boa saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde é definida com “um estado de completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo, e não apenas a ausência de doenças”.
        A nutrição é a ciência que estuda os alimentos e suas relações com a saúde, o valor nutritivo dos alimentos, o metabolismo, o equilíbrio das dietas e os fatores que interferem na saúde, os quais podem ser sociais, psicológicos, culturais e econômicos.
        A ciência da nutrição, portanto, tem a finalidade básica de contribuir para o processo das populações, visando uma melhoria do estado nutricional do indivíduo e consequentemente de sua saúde.
        O bom estado nutricional é responsável pelo bom funcionamento do organismo, contribuindo para a saúde e prevenindo doenças. Um indivíduo bem alimentado tem mais e melhor humor, o que colabora para seu equilíbrio emocional, melhorando seu ajustamento social.

                                                                 Acesso em: 10 ago. 2006.
Interpretação do texto:
01 – O que você acha do tema “Emagrecer com saúde”?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Segundo o texto, qual é a definição de saúde?
      Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo.

03 – Como você pode prevenir as doenças?
      O bom estado nutricional é responsável pelo bom funcionamento do organismo, contribuindo para a saúde e prevenindo doenças.

04 – Não estar doente e o mesmo que dizer que o indivíduo tem saúde?
      Não. Para que um indivíduo seja considerado saudável, e necessário que ele tenha plenas condições físicas, mentais e sociais.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): A PAZ - ROUPA NOVA(PART. PADRE FABIO DE MELO) - COM GABARITO


ATIVIDADES COM A Música: A Paz
                         Roupa Nova (part. Padre Fábio de Melo)


É preciso pensar um pouco nas pessoas que ainda vêm
Nas crianças
A gente tem que arrumar um jeito
De achar pra eles um lugar melhor
Para os nossos filhos
E para os filhos de nossos filhos
Pense bem!

Deve haver um lugar dentro do seu coração
Onde a paz brilhe mais que uma lembrança
Sem a luz que ela traz já nem se consegue mais
Encontrar o caminho da esperança
Sinta, chega o tempo de enxugar o pranto dos homens
Se fazendo irmão e estendendo a mão

Só o amor muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz

Se você for capaz de soltar a sua voz
Pelo ar, como prece de criança
Deve então começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança
Deixe que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão

Só o amor muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz

Quanta dor e sofrimento em volta a gente ainda tem
Pra manter a fé e o sonho dos que ainda vêm
A lição pro futuro vem da alma e do coração
Pra buscar a paz, não olhar pra trás, com amor
Se você começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança
Deixe, que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão

Só o amor muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz

Só o amor muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz

Só o amor muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a terra inteira feliz
Inteira feliz.
                                         Composição: Michael Jackson / Nando.
Entendendo a canção:

01 – Em: “Se fazendo irmão e estendendo a mão”, a expressão destacada sugere que:
a)   (  ) Os irmãos devem se ajudar.
b)   (X) Devemos agir como irmãos e ajudar uns aos outros.
c)   (  ) Os irmãos sempre estendem a mão uns para os outros.
d)   (  ) Estendemos a mão somente aos irmãos.

02 – No verso da 3ª estrofe, “Venha, já é hora de acender a chama da vida”, a expressão destacada dá a ideia de que:
a)   (  ) A vida deve ser acessa por alguém.
b)   (  ) É necessário chamar alguém para acender a vida.
c)   (  ) O mundo precisa de pessoas que coloquem fogo na vida.
d)   (X) Para a terra ser feliz é necessário que tenhamos boas ações na vida.

03 – O texto é:
a)   Uma entrevista.
b)   Um conto.
c)   Uma crônica.
d)   Uma música.

04 – O eu lírico retrata a necessidade de:
a)   Semearmos mais amor.
b)   Ganharmos mais dinheiro.
c)   Fazermos mais justiça.
d)   Promovermos mais a paz.

05 – Leia a estrofe:
        “Deve haver um lugar dentro do seu coração
         Onde a paz brilhe mais que uma lembrança
         Sem a luz que ela traz já nem se consegue mais
         Encontrar o caminho da esperança.”
         De acordo com o primeiro verso da estrofe, onde a paz brilha mais que uma lembrança?
      Dentro do coração.

06 – Na estrofe:
       “Sinta, chega o tempo de enxugar o pranto dos homens
        Se fazendo irmão e estendendo a mão.”
a)   A que se refere “enxugar o pranto dos homens”?
É bíblico ajudar ao necessitado seja material ou uma palavra de conforto, Deus o livra do dia mal, preserva-lhe a vida e o faz feliz.

b)   Explique o verso: “Se fazendo irmão e estendendo a mão”?
Estender a mão é a prática. Quantas pessoas nós encontramos em nosso caminho diariamente com a mão estendida, nem sempre literalmente, mas corações feridos, vidas destruídas, gente desesperada, esperando uma palavra de conforto, um sorriso ou apenas um leve toque no ombro. Gente faminta de amor.

07 – Quantas estrofes e quantos versos tem a canção?
      Possui 9 estrofes e 50 versos.

08 – Leia a estrofe:
        “Só o amor muda o que já se fez
         E a força da paz junta todos outra vez
         Venha, já é hora de acender a chama da vida
         E fazer a terra inteira feliz.”
         Qual o sentimento predominante que transforma a vida de um indivíduo?
      O amor ao próximo, dá valor às palavras que exteriorizamos para que sejam construtivas, que levem ânimo e esperança. Devemos transbordar atitude humanitária, de incentivo e de positividade também nas redes sociais.

09 – No verso: “Se você começar outros vão te acompanhar.” O que o eu lírico quis dizer através desse verso?
      Faça o bem ao próximo, pois é o maior bem da alma, assim como você gostaria de receber, sempre vai colher os frutos da gratidão e da felicidade.

10 – Complete a estrofe com palavras que faltam.
        “Só o amor muda o que já se fez
         E a força da paz junta todos outra vez
         Venha, já é hora de acender a chama da vida
         E fazer a terra inteira feliz.”

11 – Escreva a estrofe que você mais gostou e justifique o porquê?
      Resposta pessoal do aluno.