sexta-feira, 17 de agosto de 2018

TEXTO: O TRABALHADOR SE ORGANIZA - COLEÇÃO TEMPO DE APRENDER - COM GABARITO


Texto: O trabalhador se organiza

        A consciência de classe do trabalhador, ou seja, a consciência crítica em relação à sua realidade e de que faz parte de um grupo com uma identidade comum, ao menos em termos econômicos, só começa a surgir na primeira metade do século XIX.
        Foi na Inglaterra, o primeiro país a iniciar a Revolução Industrial, que surgiram as primeiras organizações operárias em torno de sindicatos.
        Os sindicatos se dedicavam apenas à luta por melhores salários, num primeiro momento. Essas reivindicações foram superadas pela radicalização do movimento operário, sobretudo o francês, devido aos dois anos de más colheitas agrícolas na década de 40 do século XIX.
        Em 1848 foi publicado por Karl Marx e Friedrich Engels o Manifesto comunista, que estabelece que a luta de classes é o que movimenta a história e provocará, inevitavelmente, o desaparecimento do capitalismo e sua superação pelo comunismo.
        A luta de classes consiste nos conflitos e antagonismos entre as classes sociais. Pode se manifestar pela disputa do poder por meio do processo eleitoral, chegando até a luta armada.
        Esse antagonismo entre as classes sociais levou à formação de um sindicalismo socialista baseado em quatro aspectos:
·        Uma atitude: Hostilidade ao capitalismo.
·        Uma técnica: O uso de quaisquer métodos para atingir o adversário (o capitalista), inclusive a destruição das máquinas.
·        Uma estratégia: Ampliar a consciência de classe de todo o proletariado por meio das greves.
·    Uma esperança: A construção de uma sociedade igualitária após a derrubada do capitalismo.
        O movimento operário europeu obteve algumas conquistas ao longo do século XIX. Por exemplo: ocorreu uma diminuição da carga horária de trabalho da população adulta. Observe:
·        1780 – Carga horária calculada em torno de 80 horas por semana.
·        1820 – 67 horas por semana.
·        1860 – 53 horas por semana.
        Além das relações de trabalho, mudaram os modelos administrativos, como o chamado taylorismo, desenvolvido por Frederick Winslow Taylor (1856-1915). Ele buscou organizar o trabalho de acordo com uma sequência e um tempo pré-programados, eliminando, assim, o desperdício.
        Seguindo os passos de Taylor, o empresário estadunidense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, desenvolveu o que ficou conhecido como fordismo, método de produção caracterizado pela produção em série.
        Na fabricação de veículos, as peças eram colocadas numa esteira. Os automóveis eram passados de um operário a outro, para que cada um fizesse uma etapa do trabalho. O operário virava especialista em sua função e trabalhava imóvel. As peças chegavam até ele sem que fosse necessário sair do lugar.
        Na segundo metade do século XX, com o surgimento de novas tecnologias, os estrategistas foram obrigados a repensar o papel do operário dentro da empresa. Isso ocorreu principalmente no Japão, onde havia grande disponibilidade de mão de obra não especializada.
        Essa nova estratégia ficou conhecida como toyotismo. Nesse novo contexto, a mão de obra não podia ser especializada em funções únicas e restritas, como a fordista. Por isso, os japoneses investiram na duração e qualificação de sua mão de obra. Assim, o toyotismo, em vez de avançar na tradicional divisão do trabalho, seguiu um caminho inverso: incentivou o trabalhador a exercer várias funções dentro da empresa. Isto é chamado de flexibilização.
                   Coleção Tempo de Aprender. Edimar Araújo Silva
    José Wagner de Melo Costa Souza.
Entendendo o texto:
01 – Dos objetos abaixo, qual é o objeto de controle do tempo de serviço?
a)   Roda.
b)   Bicicleta.
c)   Relógio.
d)   Carro.

02 – Quem teve a ideia de usar esse tipo de controle no processo de organização da produção industrial? Com qual finalidade?
      Frederick Taylor, para estabelecer um tempo predeterminado para a execução do trabalho.

03 – Copie as palavras abaixo em ordem sequencial, tendo como critério a evolução técnica.
        MANUFATURA – INDÚSTRIA – ARTESANATO.
      Artesanato – manufatura e indústria.

04 – Qual nome é atribuído à sociedade criada com base no consumo ilimitado de bens, principalmente os desnecessários à sobrevivência?
      Sociedade de consumo.     
   
05 – O que impulsionou o surgimento dessa sociedade?
      A industrialização.

06 – Qual foi a consequência do desenvolvimento industrial, na primeira fase da Revolução Industrial, para os agricultores sem terra e os artesãos?
      Os agricultores foram expulsos do campo e os artesãos se transformaram em artífices, empregados dos donos dos meios de produção.

07 – Você se sente parte de alguma classe social? Qual? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

08 – O que é consciência de classe?
      A percepção que um indivíduo tem de fazer parte de um grupo com uma identidade comum, ao menos em termos econômicos.

09 – Qual é a principal característica do taylorismo? E do fordismo? E do toyotismo?
      Pré-programação, produção em série e não especialização, respectivamente.


quinta-feira, 16 de agosto de 2018

FILME(ATIVIDADES): TITANIC - JAMES CAMERON - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): TITANIC


Relançamento 13 de abril de 2012 - 3D (3h 14min)
Data de lançamento 16 de janeiro de 1998 (3h 14min)
Direção: James Cameron
Gêneros DramaRomance
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.

Entendendo o filme:
01 – Qual é o nome da atriz que faz Rose?
a)   Kate Winslet.
b)   Cameron Diaz.
c)   Angelina Jolie.
d)   Sandra Bullock.
e)   Mandy Moore.

02 – Em que ano lançou o filme?
a)   1998.
b)   1994.
c)   1993.
d)   1996.
e)   1997.

03 – Em que ano o Titanic afundou?
a)   2001.
b)   1994.
c)   1912.
d)   1989.
e)   1913.

04 – Qual o nome do personagem que Leonardo DiCaprio interpreta no filme?
      Jack Dawson.

05 – Complete: "Jack ganha a passagem para o Titanic num jogo de cartas".

06 – Quantos óscars o Titanic ganhou?
a)   9.
b)   10.
c)   11.
d)   12.
e)   13.

07 – Quantas indicações para oscar o Titanic recebeu?
a)   15.
b)   13.
c)   17.
d)   14.
e)   20.

08 – Qual a cor da pérola que Rose ganha de seu noivo?
      Azul.

09 – Onde foi a primeira vez de Rose e Jack?
a)   Quarto de Jack.
b)   Carro.
c)   Cozinha.
d)   Salão de festas.
e)   Quarto de Rose.

10 – Qual a música tema de Jack e Rose?
a)   Only Hope.
b)   I will Always love you.
c)   Werever you will go.
d)   Poker Face.
e)   My Heart will go on.

11 – O que Jack ensina Rose a fazer?
a)   Peidar alto.
b)   Arrotar alto.
c)   Cuspir longe.
d)   Dormir de olho aberto.
e)   Cantar.

12 – Qual a primeira coisa que Rose vê de Jack?
a)   Seu relógio.
b)   Sua identidade.
c)   Sua carteira.
d)   Seus desenhos.
e)   Seu chapéu.

13 – O que Jack faz para Rose?
a)   Um telescópio.
b)   Uma joia esculpida.
c)   Um desenho.
d)   Uma escultura.
e)   Um vestido.



MÚSICA(ATIVIDADES): O ANO PASSADO - ROBERTO CARLOS - COM GABARITO

Música(Atividades): O Ano Passado
                                              Roberto Carlos
                            Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos


O ouro no ano passado subiu sem parar
Os gritos na bolsa falaram de outros valores
Corpos estranhos no ar
Silenciosos voadores
Quem sabe olhando o futuro do ano passado
O mar quase morre de sede no ano passado
Os rios ficaram doentes com tanto veneno
Diante da economia
Quem pensa em ecologia
Se o dólar é verde é mais forte que o verde que havia
O que será o futuro que hoje se faz
A natureza as crianças e os animais ?
Quantas baleias queriam nadar como antes
Quem inventou o fuzil de matar elefantes ?
Quem padeceu de insônia
Com a sorte da Amazônia
Na lei do machado o mais forte do ano passado
Não adianta soprar a fumaça do ar
As chaminés do progresso não podem parar
Quem sabe um museu no futuro
Vai guardar em lugar seguro
Um pouco de ar puro relíquia do ano passado
O que será o futuro que hoje se faz
A natureza as crianças e os animais ?
Os campos risonhos um dia tiveram mais flores
E os bosques tiveram mais vida e até mais amores
Quem briga com a natureza
Envenena a própria mesa
Contra a força de Deus não existe defesa
O que será o futuro que hoje se faz
A natureza as crianças e os animais
O que será o futuro que hoje se faz

Entendendo a canção:
01 – Escreva os desastres ecológicos citados na música.
      “O mar quase morre de sede...”. Seca
      “Os rios ficaram doentes com tanto veneno”. Contaminação das águas.
      “Quem inventou o fuzil de matar elefante”. Caça predatória.
      “Na lei do machado o mais forte...”. Desmatamento.
      “As chaminés do progresso...”. Poluição.

02 – A música tenta nos alertar de quê?
      Que o homem deve preservar o meio ambiente urgente, senão poderemos encontra-lo apenas num museu no futuro.    
 
03 – A música faz um paralelo entre economia e ecologia. O que se pode inferir desta passagem do texto?
      É necessário pensar num crescimento sustentável, onde haja capacidade de desenvolvimento econômico, tecnológico, cultural, social, etc., que visa utilizar os recursos naturais necessário sem agredir o meio ambiente nem comprometer o futuro do planeta.

04 – A expressão "chaminé do progresso" traduz o quê?
      Traduz a riqueza industrial, o progresso, a produção, os empregos, a propulsão econômica do país.

05 – Quais as frases usadas pelo autor que lembra o Hino Nacional Brasileiro?
      “Os campos risonhos um dia tiveram mais flores
       E os bosques tiveram mais vida e até mais amores.”     


CONTO: O MACACO PERDEU A BANANA - LUÍS DA CÂMARA CASCUDO - COM GABARITO

Conto: O Macaco perdeu a banana
          Luís da Câmara Cascudo


        O macaco estava comendo uma banana num galho de pau quando a fruta lhe escorregou da mão e caiu num oco de árvore.  O macaco desceu e pediu que o pau lhe desse a banana:
        — Pau me dá a banana!
        O pé de pau nem-como-cousa.  O macaco foi ter com o ferreiro e pediu que viesse com o machado cortar o pau.
        — Ferreiro, traga o machado para cortar o pau que ficou com a banana!
        O ferreiro nem se importou.  O macaco procurou o soldado a quem pediu que prendesse o ferreiro.  O soldado não quis.  O macaco foi ao rei para mandar o soldado prender o ferreiro para este ir com o machado cortar o pau que tinha a banana.  O rei não prestou atenção. O macaco apelou para a rainha.  A rainha não o ouviu. O macaco foi ao rato para roer a roupa da rainha. O rato recusou. O macaco recorreu ao gato para comer o rato. O rato nem ligou. O macaco foi ao cachorro para morder o gato. O cachorro recusou. O macaco procurou a onça para comer o cachorro. A onça não esteve pelos autos. O macaco foi ao caçador para matar a onça. O caçador se negou. O macaco foi até a Morte.
        A Morte ficou com pena do macaco e ameaçou o caçador, este procurou a onça, que perseguiu o cachorro, que seguiu o gato, que correu o rato, que quis roer a roupa da rainha, que mandou o rei, que ordenou ao soldado que quis prender o ferreiro, que cortou com o machado o pau onde o macaco tirou a banana e comeu.
 Contos tradicionais do Brasil (folclore) de Luís da Câmara Cascudo,
Rio de Janeiro, Edições de Ouro:1967.
Entendendo o conto:
01 – Quantos parágrafos tem o texto?
      Possui 06 parágrafos.

02 – Para quem o macaco apela para conseguir sua banana de volta?
      Apela para o pé-de-pau.

03 – Qual foi o único personagem que ouviu o macaco?
      Foi a morte.

04 – Por que essa personagem resolveu ajudar o macaco?
      Porque ficou com pena do macaco.

05 – Por que o caçador fez o que a morte e o macaco queriam?
      Porque a morte ameaçou o caçador.

06 – Como a morte deve ter falado com o caçador?
a)   Com brandura e amor.
b)   Ordenando de forma grosseira.
c)   Com simpatia e felicidade.

07 – Qual das alternativas abaixo melhor definem a mensagem da história?
a)   Não se preocupe com os outros, cada um com seus problemas.
b)   É preciso ameaçar os outros para conseguir o que quer.
c)   Não desista dos seus objetivos, em algum momento você conseguirá alcança-lo.

08 – De acordo com o texto, o macaco pediu ajuda a várias pessoas e animais:
a)   Quais as pessoas?
O ferreiro; o soldado; o rei; a rainha; o caçador.

b)   Quais os animais?
O rato; o gato; o cachorro; a onça.

09 – Quem é o autor? De onde foi tirado o texto?
      Luís da Câmara Cascudo. Contos Tradicionais do Brasil.

10 – A quem o macaco apelou para que mandasse o soldado prender o ferreiro?
      Apelou para o Rei.

LENDA: O BOTO COR-DE-ROSA - CRISTINA LUNA - COM GABARITO

Lenda: O BOTO COR-DE-ROSA

        Esta lenda tem sua origem no boto-cor-de-rosa, um mamífero muito semelhante ao golfinho, que habita a bacia do rio Amazonas.
        De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina, quando são comemorados os aniversários de São João, Santo Antônio e São Pedro, a população ribeirinha da região amazônica celebra estas festas dançando quadrilha, soltando fogos de artifício, fazendo fogueiras e degustando alimentos típicos da região.  Com um poder especial, O BOTO consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande.         
        Este desconhecido e atraente rapaz conquista com facilidade a mais bela e desacompanhada jovem que cruzar seu caminho e, em seguida, dança com ela a noite toda, a seduz, a guia até o fundo do rio, onde, por vezes, a engravida e a abandona. Por isso, as jovens eram alertadas por mulheres mais velhas para terem cuidado com os galanteios de homens muito bonitos durante as festas, tudo pra evitar ser seduzida pelo infalível boto e a possibilidade de tornar-se, por exemplo, uma mãe solteira e, assim, virar motivo de fofocas ou zombarias.      
        O boto ou Uauiara, também é conhecido por ser uma espécie de protetor das mulheres, cujas embarcações naufragam. Muitas pessoas dizem que, em tais situações, o boto aparece empurrando as mulheres para as margens do rio, a fim de evitar que elas se afoguem, as intenções disso até hoje não são muito conhecidas…      
        Assim sendo, na região norte do Brasil, quando as pessoas desejam justificar a geração de um filho fora do casamento, ou um filho do qual não se conhece o pai, é comum ouvir que a criança é filha do boto.      
        Por este fato as pessoas que moram nas comunidades próximas aos rios onde habitam os botos cor-de-rosa o comem acreditando que ficarão enfeitiçadas por ele pelo resto da vida. Acredita-se também que algumas pessoas que comem a carne do boto ficaram loucas.

Luna, Cristina. Editora: Ao Livro Técnico.
Folclore, Cultura Popular, Lendas da Amazônia.
Entendendo a lenda:
01 – Segundo a lenda quem é o boto-rosa?
      É um mamífero muito semelhante ao golfinho.

02 – Onde ele habita?
      Habita na bacia do rio Amazonas.

03 – Quando o boto sai do rio?
      Ele sai nas noites de festa Juninas.

04 – Há que região do Brasil o boto pertence?
      Na região Amazônicas.

05 – Como ele aparece nas festas?
      Aparece como um lindo jovem vestido com roupas social branca.

06 – O que acontece com as mulheres que são seduzidas pelo boto nas festas juninas?
      Elas engravidam e são abandonada.

07 – Quando é que dizem que uma criança é filha do boto?
      Quando querem justificar a geração de um filho fora do casamento.

08 – Segundo o texto, o que as pessoas acham que acontece com quem come a carne do boto?
      De acordo com o texto, quem comem a carne do boto ficam loucas.

09 – Por que dizem que o boto é protetor das mulheres?
      Porque quando uma embarcação naufraga, o boto aparece empurrando as mulheres para as margens do rio, a fim de evitar que elas se afoguem.


ATIVIDADES DE VERBOS PARA ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


ATIVIDADES DE VERBOS  PARA ENSINO FUNDAMENTAL


01 – Identifique a conjugação (1ª/2ª/3ª) dos verbos nas orações abaixo.
a) Cantamos uma música romântica: 1ª conjugação.
b) Sonhei com você: 1ª conjugação.
c) Somos bons amigos: 2ª conjugação.
d) Não fui à escola ontem: 3ª conjugação.



e) Compusemos uma bela canção: 2ª conjugação.
f) Não partiremos o bolo agora: 3ª conjugação.

02 – Identifique o tempo (Presente/Pretérito/Futuro) dos verbos nas orações abaixo.
a) Choveu muito ontem: Pretérito.
b) Faz frio: Presente.
c) Não arrumamos o quarto: Presente.
d) Talvez eu experimente desse sorvete: Futuro.
e) Abra essa porta garoto! Presente.
f) Toquem a viola e dancem: Presente.
g) Resolveremos as atividades após o jantar: Futuro.
h) Gritamos muito: Presente.
i) Ah! se meu time vencesse... Futuro.
j) Não jogue lixo nas ruas: Presente.

03 – Grife os verbos das orações abaixo.
a) Os alunos leram um livro.
b) Muitas pessoas viajam nas férias.
c) Hoje é dia 7 de fevereiro.
d) Talvez eu participe do campeonato.
e) Gosto muito de meus pais.
f) Seremos bons amigos.
g) Fiz todas as atividades.

04 – As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo. Passe-as para o tempo pretérito.
a) Eu estudo muito.
      Eu estudei muito.

b) Joana treina para o campeonato.
      Joana treinou para o campeonato.

c) Eu leio as obras de Machado de Assis.
      Eu li as obras de Machado de Assis.

d) Os garotos falam ao celular.
      Os garotos falaram ao celular.

e) Eu estou na escola.
      Eu estudei na escola.

f) Jorge Carlos joga futebol.
      Jorge Carlos jogou futebol.

g) As meninas desfilam bem.
      As meninas desfilaram bem.

h) Os animais correm o tempo todo.
      Os animais correram o tempo todo.

05 – Passe as orações abaixo para o tempo futuro do modo indicativo.
a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.
      Os alunos lerão um texto sobre festas juninas.

b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.
      Muitas pessoas gostarão de festas juninas.

c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
      O cliente solicitará ao vendedor uma bola de basquete.

d) Maria Rita começou a praticar esportes.
      Maria Rita começará a praticar esportes.

e) Provocaram um desmatamento no local.
      Provocarão um desmatamento no local.

f) Poluíram nossos rios.
      Poluirão nossos rios.

g) Nossa terra brasileira é um país bonito.
      Nossa terra brasileira será um país bonito.

06 – Identifique o número e a pessoa do verbo das orações abaixo. Modelo: Eu gosto de sorvete. (Verbo na 1ª pessoa do singular)
a) Moramos no planeta terra.
      1ª pessoal do plural.

b) Juliano corria muito nas competições escolares.
      3ª pessoa do singular.    

c) Os alunos estudaram muito para a prova.
      3ª pessoa do plural.

d) Tu jogaste bem hoje.
      2ª pessoa do singular.

e) Vós não sabeis que este produto é tóxico?
      2ª pessoa do plural.   
 
f) Fomos bem recebidos na primeira aula deste ano.
      1ª pessoa do plural.    

g) Marcelino Carioca chutava muito bem as cobranças de faltas.
      3ª pessoa do singular.