quarta-feira, 25 de julho de 2018

POESIA PARA SÉRIES INICIAIS: INFÂNCIA 2 - LALAU E LAURABEATRIZ - COM GABARITO

Poesia: Infância 2
                 
          Lalau e Laurabeatriz


Joguei pião na terra
Fiz piquenique na serra,
Quebrei bolinha de gude,
Corri o mais que pude,
Tirei zero na prova,
Menti que tirei dez,
Ganhei uma bola nova,
Machuquei os dois pés,
Assustei um gato,
Capturei um raro,
Minha mãe não gostou,
Colecionei gibi,
Disco voador eu não vi,
Troquei figurinha,
Comi paçoquinha,
Me escondi no quintal,
Usei chapéu de jornal,
Tive amigo japonês,
Amigo pretinho,
Amigo alemão,
Amigo baixinho,
Levei choque em tomada,
Fiquei com o nariz entupido,
Arranjei uma namorada,
Namorei escondido,
Assisti filme de terror,
No calor, senti frio,
No frio, senti calor,
Peguei balão no telhado,
Brinquei de caubói,
Brinquei de índio,
Brinquei de soldado,
Fui um desenho animado.

Fonte: (Girassóis e outras poesias. São Paulo:
Companhia das letrinhas. 1995. p. 28-9)
Fonte: https://odeter.blogspot.com/search?q=poesia+de+infancia

Entendendo a poesia:
01 – Quem é o autor desse texto?
         Lalau e Laurabeatriz.

02 – Qual é o tema deste texto?
      Infância de um menino.

03 – Onde e quando o texto foi publicado?
      Fonte: (Girassóis e outras poesias. São Paulo: Companhia das letrinhas. 1995. p. 28-9)      

04 – O texto que você acabou de ler é um POEMA, e os poemas tem a finalidade de:
a)   Transmitir um ensinamento moral, levando o leitor a uma reflexão.
b)   Deixar o leitor informado sobre os fatos atuais e do cotidiano.
c)   Manifestar emoções e sentimentos por meio do conteúdo expresso nas estrofes e versos.
d)   Comunicar ao público as qualidades e benefícios de um determinado produto ou serviço.

05 – Diante do que você respondeu nas questões anteriores, qual é o objetivo do texto?
      Mostrar as emoções e sentimentos de um menino na infância.

06 – Copie os cinco primeiros verbos utilizados pelo eu lírico para retratar as ações realizadas na infância.
      Joguei; fiz; quebrei; corri; tirei.

07 – Copie do texto os versos em que o eu-lírico comenta sobre os amigos que teve na infância.
      “Tive amigo japonês,
       Amigo pretinho,
       Amigo alemão,
       Amigo baixinho.”

08 – De acordo com o texto, o eu lírico teve uma infância:
a)   Triste, pois participava de poucas brincadeiras
b)   Solitária, pois não tinha amigos para brincar
c)   Agitada, pois participava de muitas brincadeiras
d)   Animada, pois maltratava os animais

09 – Por meio das informações que aparecem no texto é possível dizer que o eu lírico é um menino ou uma menina? Justifique sua resposta.
      Um menino. “Arranjei uma namorada.”

10 – Sem alterar o sentido do verso “Capturei um rato”, poderíamos substituir a palavra grifada por:
a)   Peguei
b)   Joguei
c)   Vendi
d)   Distribuí.

11 – No início do poema, (6º verso), encontramos a afirmação: “Menti que tirei dez”. Releia o poema, localize o verso indicado e responda: Por que o eu lírico contou essa mentira?
      Porque ele tirou zero na prova.

12 – O último verso do poema - “Fui desenho animado” - corresponde a uma espécie de resumo das ações do eu lírico. Interprete esse verso respondendo: o que há de semelhante entre a infância do eu lírico e um desenho animado?
      A semelhança é a alegria e diversão que o eu lírico teve em sua infância.

13 – As palavras que melhor resumem o assunto do texto são:
a)   Escola e infância
b)   Família e brincadeiras
c)   Família e infância
d)   Brincadeiras e infância.

14 – Dos versos apresentados abaixo, aquele que expressa uma opinião do eu lírico a respeito de si mesmo é:
a)   Joguei pião na terra
b)   Ganhei uma bola nova
c)   Usei chapéu de jornal
d)   Fui um desenho animado.

15 – Observe os versos:
        Joguei pião na terra”
        Assustei um gato”
        Comi paçoquinha”

As palavras destacadas indicam que as ações praticadas pelo eu lírico:
a)   Aconteceram no passado
b)   Acontecem no presente
c)   Ainda não aconteceram no futuro
    d) Nunca aconteceram.

16 – No verso “me escondi no quintal”, a expressão destacada dá uma ideia de:
a)   Negação
b)   Tempo
c)   Modo
d)   Lugar.









TEXTO: PLUFT, O FANTASMINHA - MARIA CLARA MACHADO - COM GABARITO


Texto: PLUFT, O FANTASMINHA


Um ato
PERSONAGENS:
Três marinheiros amigos: Sebastião, Julião e João.
Mãe Fantasma
Pluft, o fantasminha
Gerúndio, tio do Pluft
Perna de Pau, marinheiro pirata
Maribel, menina

PRÓLOGO
        O prólogo se passa à frente da cortina. Pela esquerda surgem os três amigos, cantando. O da frente é Sebastião, o mais corajoso. Leva um toco de vela aceso ou um lampião. Segue-se Julião, segurando uma garrafa. Por fim, João, segurando um mapa. Deve-se ouvir a canção antes de avistá-los. [...]
        Quando aparecerem no palco, devem estar acabando o canto.
        [...]
ATO ÚNICO
CENÁRIO
        Um sótão. À direita, uma janela dando para fora, de onde se avista o céu. No meio, encostado a parede do fundo, um baú. Uma cadeira de balanço. Cabides, onde se veem, penduradas, velhas roupas e chapéus. Coisas de marinha. Cordas, redes. O retrato velado do capitão Bonança. À esquerda, a entrada do sótão.
        Ao abrir o pano, a Senhora Fantasma faz tricô, balançando-se na cadeira, que range compassadamente. Pluft, o fantasminha, brinca com um barco. Depois, larga o barco e pega uma velha boneca de pano. Observa-a por algum tempo.

PLUFT – Mamãe!
MÃE – O que é, Pluft?
PLUFT (sempre com a boneca de pano) – Mamãe, gente existe?
MÃE – Claro, Pluft, claro que gente existe.
PLUFT – Mamãe, eu tenho tanto medo de gente! (Larga a boneca.)
MÃE – Bobagem, Pluft.
PLUFT – Ontem passou lá embaixo, perto do mar, e eu vi.
MÃE – Viu o quê, Pluft?
PLUFT – Vi gente, mãe. Só pode ser. Três.
MÃE – E você teve medo?
PLUFT – Muito, mamãe.
MÃE – Você é bobo, Pluft. Gente é que tem medo de fantasma e não fantasma que tem medo de gente.
PLUFT - Mas eu tenho.
MÃE – Se seu pai fosse vivo, Pluft, você apanharia uma boa surra com esse medo bobo. Qualquer dia desses eu vou te levar ao mundo para vê-los de perto.
PLUFT – Ao mundo, mamãe?!!
MÃE – É, ao mundo. Lá embaixo, na cidade...
PLUFT (muito agitado, vai até a janela. Pausa) – Não, não, não. Eu não acredito em gente, pronto...
MÃE – Vai sim, e acabará com essas bobagens. São histórias demais que o tio Gerúndio conta pra você. Pluft corre até um canto e apanha um chapéu de almirante.
PLUFT – Olha, mamãe, olha o que eu descobri! O que é isto?!
MÃE – Isso tio Gerúndio trouxe do mar. Pluft, fora de cena, continua a descobrir coisas, que vai jogando em cena: panos, roupas, chapéus etc.
PLUFT – Por que tio Gerúndio não trabalha mais no mar, hem, mamãe?
MÃE – Porque o mar perdeu a graça para ele... [...]

MACHADO, Maria Clara. - Pluft, o fantasminha. O Dragão Verde: o teatro de Maria Clara Machado. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2001.
Entendendo o texto:

01 – O que o título da peça nos permite antecipar?  
      Conta a história de um fantasminha.

02 – Que personagens contracenam:
a)   No prólogo?
Sebastião, Julião e João.

b)   No início do ato único?
Mãe fantasma e Pluft o fantasminha.  

03 – O que nos permite saber onde se passa o prólogo, quem contracena nele, o que fazem, como se movimentam os personagens ...?
      O prólogo se passa à frente da cortina. Pela esquerda surgem os três amigos, cantando. O da frente é Sebastião, o mais corajoso. Leva um toco de vela aceso ou um lampião. Segue-se Julião, segurando uma garrafa. Por fim, João, segurando um mapa. Deve-se ouvir a canção antes de avistá-los. [...]

04 – Além do local onde se passa a cena inicial do ato único e de como deve ser o cenário, a rubrica antes do ato indica a movimentação dos personagens que participam dela. O que fazem eles, antes de iniciar o diálogo?
      A mãe fantasma, faz tricô e o Pluft o fantasminha brinca com o barco.

05 – No diálogo que mantém com a mãe, percebe-se um sentimento de Pluft, o fantasminha, com relação às pessoas. Que sentimento é esse?
      Ele tem medo de gente.

06 – Transcreva do texto a opinião da mãe com relação ao sentimento que o filho revela.
      Você é bobo, Pluft. Gente é que tem medo de fantasma e não fantasma que tem medo de gente.

07 – Na fala da mãe “Qualquer dia desses eu vou te levar ao mundo para vê-los de perto.”, a que se refere o vocábulo “los”, em destaque?
      Refere-se a todas as pessoas.    

08 – Ao saber da intenção da mãe de levá-lo ao mundo, Pluft reage, dizendo “Ao mundo, mãe?!!”. Que efeito tem o uso dos dois sinais de exclamação, após o de interrogação.
      O renunciador pretende realizar uma pergunta carregada de emoção.

09 – A rubrica “(muito agitado, vai até a janela. Pausa)”, além de indicar a reação de Pluft ao ouvir a mãe dizer que vai levá-lo ao mundo, à cidade, traz a palavra “Pausa”. O que indica essa palavra na rubrica?
      Ele fica parado e olhando o mundo pela janela.

10 – Na fala de Pluft Não, não, não. Eu não acredito em gente, pronto...”, que efeito tem a repetição do não?
      De afirmar o pensamento dele com relação as pessoas.

11 – Observe a seguinte passagem do texto e identifique a que se referem os vocábulos em destaque.
“Pluft corre até um canto e apanha um chapéu de almirante.
PLUFT – Olha, mamãe, olha o que eu descobri! O que é isto?!
MÃE – Isso tio Gerúndio trouxe do mar.”
      Refere-se a um chapéu de Almirante.

12 – Na explicação que dá ao filho sobre o motivo pelo qual o tio não trabalha mais no mar, “Porque o mar perdeu a graça para ele...”, o que a mãe quis dizer com a expressão em destaque?
      Porque o tio Gerúndio, não tinha mais prazer em assustar as pessoas no mar.

13 – Sendo Pluft um fantasma, percebe-se nele a inversão de um sentimento próprio de algumas pessoas que creem na existência de fantasmas. Transcreva do texto um trecho da fala da mãe que expressa essa inversão.
      “Vai sim, e acabará com essas bobagens. São histórias demais que o tio Gerúndio conta pra você.”




CRÔNICA: A ÓPERA DOS CAMUNDONGOS - MOACYR SCLIAR - COM GABARITO

CRÔNICA: A ópera dos camundongos
       

      Camundongo pode cantar, afirma estudo. Os camundongos machos se põem a vocalizar quando as fêmeas estão presentes. Emitem melodias relativamente complexas, que parecem variar de indivíduo para indivíduo. (Folha de São Paulo)
  Tão logo se constatou a surpreendente habilidade dos roedores, foi organizada – mediante a colaboração de cientistas e músicos – uma espécie de companhia lírica, formada só de ratos de laboratório. E o espetáculo que apresentam tem feito sucesso no mundo inteiro. O mesmo sucesso que faziam Mickey e Minnie nos velhos tempos.
        Trata-se de uma ópera em três atos. Depois da abertura, surge no pequeno palco o personagem principal, o jovem Pancrácio, vivido por um elegante camundongo branco. Pancrácio entoa a bela ária “Por um pedaço de queijo”. O título, aliás, é um pouco enganador; pensamos que o jovem está atrás do alimento classicamente preferido pela rataria, mas o que em verdade ele nos diz é que “...Não há queijo, por maior que seja seu calórico valor/ que possa ser comparado/ às delícias do amor.” Pancrácio está apaixonado por Lucinda, uma linda e meiga ratinha, que corresponde por inteiro à sua paixão: do balcão do palácio, ela responde com a canção “O focinho do meu amado é a imagem da beleza.”
        Esse romance, porém, encontra um obstáculo. Dom Ratone, o tirânico pai de Lucinda, não gosta de Pancrácio, que é de origem humilde. Quer que a filha se case COMPANHIA LÍRICA – grupo formado por artistas de teatro (atores e atrizes) que encenam peças teatrais musicais, como as óperas. ÓPERA (em italiano significa trabalho, em latim é obra) é um gênero artístico teatral que consiste em um drama encenado, acompanhado de música, ou seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto. O texto da ópera (conhecido como libreto) é normalmente cantado em lugar de ser falado. A ópera é também o casamento perfeito entre a música e o teatro. ÁRIA – canção. Composição musical (ou lírica) feita para ser cantada por um único personagem. CORAL – É quando a canção da peça é cantada em “coro” pelo conjunto de atores (personagens) que estão em cena. ESTIRPE: conjunto das gerações anteriores de um indivíduo ou de uma família. ASSECLAS: indivíduos que seguem partido, ideias. MURINA – relativo a ratos; que está relacionado à espécie dos ratos. Glossário jornalcultural.blogspot.com.br multiply.com com alguém da mais alta estirpe murina; para isso, contudo, é preciso acabar com a paixão dos jovens. Dom Ratone chama seus asseclas e determina-lhes que espalhem ratoeiras ao redor do palácio, para assim capturar aquele que considera como intruso. O feitiço vira contra o feiticeiro. Inadvertidamente, o próprio Dom Ratone cai em uma das armadilhas. Ali corre risco de vida, porque os camponeses da região estão determinados a exterminá-lo: Dom Ratone é um conhecido assaltante de celeiros. Um homem o avista, e corre em direção à ratoeira para liquidar o bicho – mas, no último momento, Pancrácio aparece e consegue salvar o pai de sua amada. Arrependido, Dom Ratone concede-lhe a mão (ou a pata, melhor dizendo) de sua filha e a ópera termina com o belo coral “Como é belo o amor dos camundongos”.
        Como foi dito, o espetáculo tem atraído enorme público. Mas há um problema: cada vez que aparece um gato na plateia, a companhia lírica inteira desaparece do palco. E aí o jeito é devolver os ingressos para o público.

SCLIAR, Moacyr. Deu no jornal. Erechim, RS: Edelbra, 2008.
Entendendo o texto:
01 – A partir de que notícia a história narrada foi imaginada?
      A partir de um estudo que prova, os camundongos machos se põem a vocalizar quando as fêmeas estão presentes.

02 – Que expressão de tempo, no 2.º parágrafo, informa que uma companhia teatral de ratos de laboratório foi criada logo assim que a ciência descobriu nos roedores a habilidade para o canto?
      “Foi organizada – mediante a colaboração de cientistas e músicos – uma espécie de companhia lírica, formada só de ratos de laboratório.”

03 – Por que o sucesso da companhia lírica de ratos leva o narrador a lembrar-se de Mickey e Minnie?
      Porque a Companhia Lírica faz o mesmo sucesso de Mickey e Minnie.

04 – Qual é o personagem principal da ópera, cuja história é contada dentro da história dos ratos cantores?
      O jovem Pancrácio.

05 – Como é o ator que interpreta o personagem principal?
      Um elegante camundongo branco.

06 – Quais são os personagens secundários e como o narrador os caracteriza?
·        Lucinda: uma linda e meiga ratinha.
·        Dom Ratone: o tirânico pai de Lucinda.

07 – Que outros personagens também participam?
      Os camponeses.

08 – Que função têm as aspas, usadas em alguns trechos do que se narra sobre a ópera dos camundongos?
      No 3° parágrafo, as aspas tem a função de separar alguns assuntos como:
      -- Comparar canção com queijo.
      -- Comparar o queijo com o amor.
      -- Falar da beleza do amor.
      No 4° parágrafo, as aspas tem a função de afirmar como é belo o amor dos camundongos.

09 – De acordo com a história narrada dentro da história, diga o significado que têm, no 2.º parágrafo:
a)   “Alguém da mais alta estirpe murina”.
Alguém muito importante do grupo.  

b)   “Asseclas”.
São indivíduos que seguem partido, ideias.

10 – No 4.º parágrafo, o narrador cita um dito bem popular: “O feitiço virou contra o feiticeiro”. Que situação o leva a dizer isso?
       Quando Dom Ratone cai em uma das suas armadilhas.   
 
11 – De acordo com o último parágrafo, o que causa o problema que obriga a companhia a devolver o dinheiro do ingresso ao público? Por quê?
      O aparecimento de um gato na plateia.
      Porque a Companhia Lírica inteira desaparece do palco.


terça-feira, 24 de julho de 2018

FILME(ATIVIDADES): O SILÊNCIO DOS INOCENTES - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): O SILÊNCIO DOS INOCENTES
Direção: Jonathan Demme
Gênero Suspense
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Entendendo o filme:

01 – Qual atriz interpreta a personagem Clarice Starling em "O silêncio dos Inocentes"?
a)   Diane Baker.
b)   Jodie Foster.
c)   Kasi Lemmons.
d)   Masha Skorobogatov.
e)   Angelina Jolie.

02 – Qual é o título em inglês do filme?
a)   The Call of Inocents.
b)   The Call of Lambs.
c)   The Lambs of Inocents.
d)   The Silence of the Lambs.
e)   The Call of the Lambs.

03 – Em que ano foi lançado o filme "O Silêncio dos Inocentes"?
a)   1992.
b)   1990.
c)   1991.
d)   1987.
e)   1989.

04 – A personalidade de qual personagem é abordada no filme?
a)   Hannibal Lecter.
b)   Micheal Myers.
c)   Clarice Starling.
d)   Fred Kruger.
e)   Ed Gein.

05 – Como se chama o assassino que mata suas vítimas e retira parte de sua pele no filme?
      Bufallo Bill.

06 – Quem ganhou o Oscar de Melhor ator por sua atuação neste filme?
      Anthony Hopkins.

07 – O filme "O Silêncio dos Inocentes" é o segundo de uma trilogia. Assim, quais seriam o seu antecessor e o seu sucessor, respectivamente?
a)   Hannibal e Dragã Vermelha.
b)   Hannibal e Dragão Vermelho.
c)   Dragão Vermelho e Hennibal.
d)   Hannibal: Origem e Dragão Vermelho.
e)   Origem e Dragão Vermelho.

08 – O personagem de Lecter é baseado em um verdadeiro Serial Killer, que é:
a)   Jason Voohders.
b)   Micheal Myers.
c)   Henry Lee Lucas.
d)   Ed Gein.
e)   Albert Fish.

09 – Quantos Oscars o filme recebeu?
a)   05.
b)   07.
c)   06.
d)   04.
e)   03.

10 – Quem dirigiu o filme “O Silêncio dos Inocentes”?
      Jonathan Demme.