terça-feira, 17 de julho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): FAZENDA - MILTON NASCIMENTO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Fazenda

                                                          Milton Nascimento
Água de beber
Bica no quintal
Sede de viver tudo
E o esquecer
Era tão normal que o tempo parava
E a meninada respirava o vento
Até vir a noite e os velhos falavam coisas dessa vida
Eu era criança, hoje é você, e no amanhã, nós(2x)
Água de beber
Bica no quintal, sede de viver tudo
E o esquecer
Era tão normal que o tempo parava
Tinha sabiá, tinha laranjeira, tinha manga rosa
Tinha o sol da manhã
E na despedida,
Tios na varanda, jipe na estrada
E o coração lá(4x).
                                                      Composição: Nelson Ângelo
Entendendo a canção:

01 – Qual a relação entre o título e o conteúdo da música?
      O conteúdo da canção nos mostra as coisas boas da vida na “Fazenda”. Título da mesma.

02 – No verso: “Tinha sabiá, tinha laranjeira, tinha manga rosa.” Que figura de linguagem encontramos?
      Anáfora – repetição de um termo.

03 – Leia mais uma vez a canção e procure nela palavras que comprovem que as ações aconteceram no passado?
      “... respirava o vento. / ... que o tempo parava. / ... e os velhos falavam... / Tinha sabiá, tinha laranjeira, tinha manga rosa. / Eu era criança... / Tinha o sol da manhã.

04 – Em qual ambiente se passa parte da história de vida do narrador (a pessoa que fala na canção)?
      Se passa na fazenda.

05 – Em que época da vida do narrador esses fatos ocorreram?
      Quando ele era criança.

06 – Você acredita que esses fatos foram importantes para ele? Por quê?
      Sim. Foram marcantes porque no último verso diz: “... e o coração lá”, significa que gostava muito da fazenda.

07 – Que expressões nos revelam a existência de maior experiência nas pessoas mais velhas?
      “... e os velhos falavam coisas dessa vida.”

08 – Que expressões são usadas para evidenciar lembranças do que existia na fazenda?
      “... bica no quintal / ... tinha sabiá, tinha laranjeira, tinha manga rosa / tinha o sol da manhã.”

09 – Qual fato encerra a narrativa?
      A despedida, tios na varanda, jipe na estrada e o coração lá.


FILME(ATIVIDADES): OS MISERÁVEIS - TOM HOOPER - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Filme(ATIVIDADES): OS MISERÁVEIS

Data de lançamento 1 de fevereiro de 2013 (2h 30min)
Direção: Tom Hooper
Gêneros DramaMusical
Nacionalidade Reino Unido

SINOPSE E DETALHES
        Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).

Entendendo o filme:

01 – Em que país se passa a história de Os Miseráveis (Les Misérables)?
a)   Itália.
b)   França.
c)   Inglaterra.
d)   Brasil.
e)   Estados Unidos.

02 – De quem é a obra Os Miseráveis?
a)   Pablo Neruda.
b)   Machado de Assis.
c)   Cecília Meirelles.
d)   Alexandre Dumas.
e)   Victor Hugo.

03 – Em que data a obra Os Miseráveis foi publicada?
a)   01/03/1854.
b)   03/04/1862.
c)   12/09/1896.
d)   15/07/1915.
e)   27/11/1934.

04 – De quem Cossette é filha?
a)   Éponine.
b)   Sra. Thénardier.
c)   Fantine.
d)   Baptistine.
e)   Azelma.

05 – Quem é o homem que Madeleine (Jean Valjean) salva tirando-o de debaixo de uma carroça pesada?
a)   Fauchelevent.
b)   Javert.
c)   Marius.
d)   Gavroche.

06 – Quem é a filha mais velha dos Thénardier?
a)   Azelma.
b)   Magloire.
c)   Fantine.
d)   Éponine.

07 – Qual é o nome do garoto que deixa cair uma moeda?
a)   Marius.
b)   Javert.
c)   Giueseppe.
d)   Jeovani.
e)   Gervais.

08 – Quantos anos Jean Valjean serviu nas Galés?
a)   05.
b)   12.
c)   19.
d)   03.
e)   07.

09 – Como é o nome do bispo conhecido como senhor Benvindo?
a)   Giulian.
b)   Myriel.
c)   Alfred.
d)   Phineas.
e)   Giusepp.

10 – Quem é o chefe de polícia da cidade?
a)   Javert.
b)   Francisco.
c)   Benivent.
d)   Félix.
e)   Pietro.

11 – Como é o nome do avô de Marius?
a)   Sr. Giulian.
b)   Sr. Valjean.
c)   Sr. Myriel.
d)   Sr. Fauchelevent.
e)   Sr. Gillenormand.

12 – Como é o nome do jardim onde Jean Valjean e Cosette costumavam passear?
      Jardim do Luxemburgo.



FÁBULA: O PAVÃO E A GARÇA - ESOPO - COM GABARITO

Fábula: O pavão e a garça
           ESOPO


Era uma vez um pavão muito orgulhoso e vaidoso. Ele se gabava diante de todos de suas belas penas. Se chovia, ele ficava olhando seu reflexo empoças.
        -- Olhem só para a minha cauda! – dizia ele. – Vejam as cores das minhas penas. Como sou bonito! Devo ser a mais bela ave do mundo!
        Dizendo isso, ele abria a cauda como um leque e ficava esperando que alguém aparecesse para admirá-lo.
        As outras aves ficaram cansadas da pretensão do orgulhoso pavão e tentaram imaginar uma maneira de fazê-lo parar com aquilo. Foi a grande ave chamada garça que teve uma ideia.
        -- Deixem comigo – disse ela às outras. – Vou fazer o vaidoso pavão de tolo.
        Certa manhã, a garça passou pelo pavão. Como sempre, ele estava exibindo orgulhosamente suas penas.
        -- Vejam como sou belo! – exclamava ele. – Você é tão sem encantos e embotada, Garça. Por que não tenta ser um pouco mais esperta?
        -- Suas penas podem ser mais bonitas do que as minhas – disse a garça calmamente – Mas vejo que você não pode voar. Suas belas penas não são fortes o suficiente para levantá-lo do chão. Posso ser embotada, mas as minhas asas podem me levar para o céu!

        Moral: “Podemos perder de um lado, mas ganhar de outro”.
                                                  Esopo. Fábulas de Esopo. Recontadas por
                                                               Graeme Kent. São Paulo. Loyola, 1995.
Vocabulário:
Vaidoso: aquele que deseja que os outros o admirem
Tolo: bobo, tonto.
Se gabava: elogiava a si mesmo.
Pretensão: vaidade exagerada.
Embotada: simplória, pouco esperta.

Entendendo a fábula:

01 – Por essa o pavão não esperava, não é mesmo? Por falar nesse personagem, anote no caderno as palavras que, de acordo com o texto, indicam características dele.
        ORGULHOSO – ESPERTO – BONDOSO – VAIDOSO – ESTUDIOSO – PRETENCIOSO.
        Essas características são próprias de animais ou de seres humanos?
      Orgulhoso, vaidoso, pretencioso. São características próprias de seres humanos.

02 – Nas fábulas, os personagens são, geralmente, animais ou objetos que agem e pensam como se fossem pessoas. Em sua opinião, por que os fabulistas usam animais ou objetos agindo como pessoas em vez de colocar as próprias pessoas?
      Resposta pessoal do aluno. Esopo, usava animais como personagens para, assim, criticar o comportamento das pessoas sem correr o risco de ser punido.

03 – Toda fábula traz uma moral, que normalmente é apresentada no final do texto, por meio de uma frase. Sabendo disso, em seu caderno, responda:
a)   Qual é a moral da fábula “O pavão e a garça?
“Podemos perder de um lado, mas ganhar de outro.”
b)   Você concorda com essa moral? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.

04 – Releia um trecho da fábula: “Era uma vez um pavão muito orgulhoso e vaidoso. Ele se gabava diante de todos de suas belas penas.”
Nesse trecho, há uma palavra que está sendo utilizada para substituir o nome pavão. Identifique essa palavra e copie-a no caderno.
      Trata-se da palavra ele.

05 – Que sinal de pontuação foi usado no texto para indicar a fala dos personagens?
      O travessão.

06 – Vamos reler o trecho do texto:
        “Certa manhã, a garça passou pelo pavão. Como sempre, ele estava exibindo orgulhosamente suas penas.
        -- Vejam como sou belo! – exclamava ele. – Você é tão sem encantos e embotada, Garça. Por que não tenta ser um pouco mais esperta?”
        No primeiro parágrafo, a palavra garça aparece escrita com letra minúscula. Em sua opinião, por que ela foi escrita com letra maiúscula no segundo parágrafo?
      No segundo parágrafo, a palavra garça foi escrita com letra maiúscula, provavelmente, por referir-se ao nome próprio do animal.

07 – Leia os provérbios a seguir e transcreva no caderno aquele que poderia ser atribuído à fábula “O pavão e a garça”.
·        Quem ama o feio bonito lhe parece.
·        Não há beleza sem senão.
·        Devagar se vai longe.
·        Antes tarde do que nunca.

08 – Para você, a fábula “O pavão e a garça” é uma narrativa longa ou curta?
      As fábulas são narrativas curtas.

09 – Em sua opinião, há quanto tempo as fábulas têm sido contadas? Qual das alternativas abaixo está correta?
a)   Há 10 anos.
b)   Há 100 anos.
c)   Há 1.000 anos.
d)   Há mais de 1.000 anos.

10 – Comente sobre seus sentimentos e suas reações ao ler essa fábula.
      Resposta pessoal do aluno.




CONTO PARA SÉRIES INICIAIS: A OVELHA DORINHA - PARA SÉRIES INICIAIS - COM GABARITO

Conto: A ovelha Dorinha

      Como a ovelha Dorinha produz lã! No verão, ela sente muito calor e o senhor Heitor faz a tosa. Para Dorinha se refrescar, ele tira uns cinco quilos de lã. É muita coisa! A lã retirada de Dorinha é usada para fazer roupas que esquentam crianças e adultos no inverno. Mas Dorinha não sente frio, não, pois seus pelos de lã crescem depressa. O que Dorinha mais gosta de fazer é ficar no campo, comendo graminha junto com o carneirinho e seus filhinhos, os carneirinhos. O xodó da ovelha Dorinha é o carneirinho Nininho.
        Ele vive com fome e precisa mamar. Ela sabe que, dentro de três meses, Nininho só vai comer graminha. Por isso, deixa que ele aproveite o leite materno. Enquanto é verão, a ovelha Dorinha cuida muito bem dos seus carneirinhos. Assim, quando o inverno chegar, eles estarão fortes e saudáveis. Então, virá o outono. E, depois, o inverno. Os pelos de lã de Dorinha já cresceram bastante e ela nem sente o frio, como os outros animais. O senhor Heitor construiu um curral.
                                   Escrito por Camila Pereira De Farias.
Entendendo o conto:
01 – Qual o título do texto?
      A ovelha Dorinha.

02 – O que o senhor Heitor faz no verão?
        Faz a tosa, porque ela sente muito calor.

03 – O que Dorinha mais gosta de fazer?
      Ficar no campo, comendo graminha junto com os carneiros e seus filhos carneirinhos.

04 – Quem é o xodó da ovelha Dorinha?
      O carneirinho Nininho.

05 – Nininho só mama, mas depois de três meses o que acontece?
      Nininho só vai comer graminha.

06 – Dorinha sente frio no inverno por causa da tosa?
      Não, no inverno os pelos de lã de Dorinha já cresceram bastante.

TEXTO: DIPLOMA E MONOPÓLIO - VEJA - COM GABARITO

Texto: Diploma e monopólio


        Faz quase dois séculos que foram fundadas escolas de direito e medicina no Brasil. É embaraçoso verificar que ainda não foram resolvidos os enguiços entre diplomas e carreiras. Falta-nos descobrir que a concorrência (sob um bom marco regulatório) promove o interesse da sociedade e que o monopólio só é bom para quem o detém. Não fora essa ignorância, como explicar a avalanche de leis que protegem monopólios espúrios para o exercício profissional?
        Desde a criação dos primeiros cursos de direito, os graduados apenas ocasionalmente exercem a profissão. Em sua maioria, sempre ocuparam postos de destaque na política e no mundo dos negócios. Nos dias de hoje, nem 20% advogam.
        Mas continua havendo boas razões para estudar direito, pois esse é um curso no qual se exercita lógica rigorosa, se lê e se escreve bastante. Torna os graduados mais cultos e socialmente mais produtivos do que se não houvessem feito o curso. Se aprendem pouco, paciência, a culpa é mais da fragilidade do ensino básico do que das faculdades. Diante dessa polivalência do curso de direito, os exames da OAB são uma solução brilhante. Aqueles que defenderão clientes nos tribunais devem demonstrar nessa prova um mínimo de conhecimento. Mas, como os cursos são também úteis para quem não fez o exame da Ordem ou não foi bem sucedido na prova, abrir ou fechar cursos de “formação geral” é assunto do MEC, não da OAB. A interferência das corporações não passa de uma prática monopolista e ilegal em outros ramos da economia. Questionamos também se uma corporação profissional deve ter carta-branca para determinar a dificuldade das provas, pois essa é também uma forma de limitar a concorrência – mas trata-se aí de uma questão secundária. (...)

                                                            (Veja, 07.03.2007. Adaptado)

Entendendo o texto:

01 – Assinale a alternativa que reescreve, com correção gramatical, as frases: Faz quase dois séculos que foram fundadas escolas de direito e medicina no Brasil. / É embaraçoso verificar que ainda não foram resolvidos os enguiços entre diplomas e carreiras.
(A) Faz quase dois séculos que se fundou escolas de direito e medicina no Brasil. / É embaraçoso verificar que ainda não se resolveu os enguiços entre diplomas e carreiras.
(B) Faz quase dois séculos que se fundava escolas de direito e medicina no Brasil. / É embaraçoso verificar que ainda não se resolveram os enguiços entre diplomas e carreiras.
(C) Faz quase dois séculos que se fundaria escolas de direito e medicina no Brasil. / É embaraçoso verificar que ainda não se resolveu os enguiços entre diplomas e carreiras.
(D) Faz quase dois séculos que se fundara escolas de direito e medicina no Brasil. / É embaraçoso verificar que ainda não se resolvera os enguiços entre diplomas e carreiras.
(E) Faz quase dois séculos que se fundaram escolas de direito e medicina no Brasil. / É embaraçoso verificar que ainda não se resolveram os enguiços entre diplomas e carreiras.

02 – Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, de acordo com a norma culta, as frases: O monopólio só é bom para aqueles que ____________. / Nos dias de hoje, nem 20% advogam, e apenas 1% ____________. / Em sua maioria, os advogados sempre ____________.
(A) o retêem / obtem sucesso / se apropriaram os postos de destaque na política e no mundo dos negócios 
(B) o retém / obtém sucesso / se apropriaram aos postos de destaque na política e no mundo dos negócios 
(C) o retém / obtêem sucesso / se apropriaram os postos de destaque na política e no mundo dos negócios
(D) o retêm / obtém sucesso / sempre se apropriaram de postos de destaque na política e no mundo dos negócios
(E) o retem / obtêem sucesso / se apropriaram de postos de destaque na política e no mundo dos negócios.

03 – Assinale a alternativa em que se repete o tipo de oração introduzida pela conjunção se, empregado na frase – Questionamos também se uma corporação profissional deve ter carta-branca para determinar a dificuldade das provas, ...
(A) A sociedade não chega a saber se os advogados são muito corporativos.
(B) Se os advogados aprendem pouco, a culpa é da fragilidade do ensino básico.
(C) O advogado afirma que se trata de uma questão secundária.
(D) É um curso no qual se exercita lógica rigorosa.
(E) No curso de direito, lê-se bastante.

04 – Assinale a alternativa em que se admite a concordância verbal tanto no singular como no plural como em: A maioria dos advogados ocupam postos de destaque na política e no mundo dos negócios.
(A) Como o direito, a medicina é uma carreira estritamente profissional.
(B) Os Estados Unidos e a Alemanha não oferecem cursos de administração em nível de bacharelado.
(C) Metade dos cursos superiores carecem de boa qualificação.
(D) As melhores universidades do país abastecem o mercado de trabalho com bons profissionais.
(E) A abertura de novos cursos tem de ser controlada por órgãos oficiais.

05 – Assinale a alternativa que apresenta correta correlação de tempo verbal entre as orações.
(A) Se os advogados demonstrarem um mínimo de conhecimento, poderiam defender bem seus clientes.
(B) Embora tivessem cursado uma faculdade, não se desenvolveram intelectualmente.
(C) É possível que os novos cursos passam a ter fiscalização mais severa.
(D) Se não fosse tanto desconhecimento, o desempenho poderá ser melhor.
(E) Seria desejável que os enguiços entre diplomas e carreiras se resolvem brevemente.

06 – A substituição das expressões em destaque por um pronome pessoal está correta, nas duas frases, de acordo com a norma culta, em:
(A) I. A concorrência promove o interesse da sociedade. / A concorrência promove-o. II. Aqueles que defenderão clientes. / Aqueles que lhes defenderão.
(B) I. O governo fundou escolas de direito e de medicina. / O governo fundou elas. II. Os graduados apenas ocasionalmente
exercem a profissão. / Os graduados apenas ocasionalmente exercem-la.
(C) I. Torna os graduados mais cultos. / Torna-os mais cultos. II. É preciso mencionar os cursos de administração. / É preciso mencionar-lhes.
(D) I. Os advogados devem demonstrar muitos conhecimentos. Os advogados devem demonstrá-los. II. As associações mostram à sociedade o seu papel. / As associações mostram-lhe o seu papel.
(E) I. As leis protegem os monopólios espúrios. / As leis protegem os. II. As corporações deviam fiscalizar a prática profissional. / As corporações deviam fiscalizá-la.

07 – Assinale a alternativa em que as palavras em destaque exercem, respectivamente, a mesma função sintática das expressões assinaladas em: Os graduados apenas ocasionalmente exercem a profissão.
(A) Se aprendem pouco, a culpa é da fragilidade do ensino básico.
(B) A interferência das corporações não passa de uma prática monopolista.
(C) Abrir e fechar cursos de “formação geral” é assunto do MEC.
(D) O estudante de direito exercita preferencialmente uma lógica rigorosa.
(E) Boas razões existirão sempre para o advogado buscar conhecimento.

08 – Assinale a alternativa que reescreve a frase de acordo com a norma culta.
(A) Os graduados apenas ocasionalmente exercem a profissão. / Os graduados apenas ocasionalmente se dedicam a profissão.
(B) Os advogados devem demonstrar nessa prova um mínimo de conhecimento. / Os advogados devem primar nessa prova por um mínimo de conhecimento.
(C) Ele não fez o exame da OAB. / Ele não procedeu o exame da OAB.
(D) As corporações deviam promover o interesse da sociedade. / As corporações deviam almejar do interesse da sociedade.
(E) Essa é uma forma de limitar a concorrência. / Essa é uma forma de restringir à concorrência.

09 – Assinale a alternativa em que o período formado com as frases I, II e III estabelece as relações de condição entre I e II e de adição entre I e III.
I. O advogado é aprovado na OAB.
II. O advogado raciocina com lógica.
III. O advogado defende o cliente no tribunal.

(A) Se o advogado raciocinar com lógica, ele será aprovado na OAB e defenderá o cliente no tribunal com sucesso.
(B) O advogado defenderá o cliente no tribunal com sucesso, mas terá de raciocinar com lógica e ser aprovado na OAB.
(C) Como raciocinou com lógica, o advogado será aprovado na OAB e defenderá o cliente no tribunal com sucesso.
(D) O advogado defenderá o cliente no tribunal com sucesso porque raciocinou com lógica e foi aprovado na OAB.
(E) Uma vez que o advogado raciocinou com lógica e foi aprovado na OAB, ele poderá defender o cliente no tribunal com sucesso.

10 – Na frase – Se aprendem pouco, paciência, a culpa é mais da fragilidade do ensino básico do que das faculdades. – a palavra paciência vem entre vírgulas para, no contexto,
(A) garantir a atenção do leitor.
(B) separar o sujeito do predicado.
(C) intercalar uma reflexão do autor.
(D) corrigir uma afirmação indevida.
(E) retificar a ordem dos termos.