sexta-feira, 16 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): DIA, LUGAR E HORA - LUAN SANTANA - COM GABARITO


Música(Atividades): Dia, Lugar e Hora
                                                Luan Santana
Se a moça do café não demorasse tanto
Pra me dar o troco
Se eu não tivesse discutido na calçada
Com aquele cara louco
E ó que eu nem sou de rolo

Se eu não tivesse atravessado aquela hora
No sinal vermelho
Se eu não parasse bem na hora do almoço
Pra cortar o cabelo
E ó que eu nem sou vaidoso

Eu não teria te encontrado
Eu não teria me apaixonado
Mas aconteceu
Foi mais forte que eu e você

Aí eu disse
Quer que eu faça um café?
Ou faça minha vida, se encaixar na sua?
Aqui mesmo na rua
Era pra ser agora
Quando é pra acontecer
Tem dia, lugar e tem hora

Se eu não tivesse atravessado aquela hora
No sinal vermelho
Se eu não parasse bem na hora do almoço
Pra cortar o cabelo
E ó que eu nem sou vaidoso

Eu não teria te encontrado
Eu não teria me apaixonado
Mas aconteceu
Foi mais forte que eu e você

Aí eu disse
Quer que eu faça um café?
Ou faça minha vida, se encaixar na sua?
Aqui mesmo na rua
Era pra ser agora
Quando é pra acontecer
Tem dia, lugar e tem hora

Eu disse
Quer que eu faça um café?
Ou faça minha vida, se encaixar na sua?
Aqui mesmo na rua
Era pra ser agora
Quando é pra acontecer
Tem dia, lugar e tem hora

Se a moça do café não demorasse tanto...

Entendendo a canção:
01 – Qual é o tema da canção?
      Um encontro por acaso entre duas pessoas.

02 – Analise os seguintes versos:
        “Quer que eu faça um café?
         Ou faça minha vida, se encaixar na sua?”

         Qual é a intenção do eu lírico quando ele faz esses questionamentos a amada?
      Ele quer ter algo mais profundo, como namorar, com a amada que acabou de conhecer.

03 – Explique em poucas palavras o enredo da canção.
      O eu lírico fala de coincidências que o fizeram encontrar um amor que aconteceu à primeira vista, ou seja, a música traz um enredo que mostra como o acaso é capaz de conspirar a favor de um encontro entre duas pessoas.

04 – Qual é a lição que a letra da música traz?
      Que não precisamos nos desesperar para encontrar um grande amor, porque quando tiver que acontecer vai acontecer no dia, no lugar e na hora certa.

05 – Analise o verso a seguir: “... se a moça do café não demorasse tanto.” A palavra destacada:
I – É um verbo que está conjugado na terceira pessoa do modo indicativo.
II – É um substantivo.
III – É um verbo que está conjugado no pretérito imperfeito do modo subjuntivo.
Está correta:
a)   I, II, III.
b)   II.
c)   III.
d)   I.

06 – “... Eu não teria me apaixonado...” Nesse verso a palavra destacada é:
I – Verbo.
II – Adjetivo.
III – Substantivo.
IV – Advérbio.
Assinale a alternativa correta:
a)   I.
b)   III.
c)   II.
d)   IV.

07 – “... Era pra ser agora...” A palavra destacada está empregada na linguagem:
a)   Coloquial ou informal.
b)   Coloquial ou culta.
c)   Coloquial ou formal.
d)   Coloquial ou padrão.

08 – Observe a palavra destacada no verso a seguir: “... Eu não teria te encontrado...” Na língua portuguesa essa palavra é classificada como:
a)   Advérbio de negação.
b)   Verbo.
c)   Substantivo.
d)   Pronome.

09 – “... Foi mais forte que eu e você...”. As palavras destacadas nesse verso são respectivamente:
a.( )advérbio, pronome, advérbio e pronome
b.( )pronome, conjunção, pronome e conjunção
c.(X) conjunção, pronome, conjunção e pronome.
d.( )pronome, conjunção, verbo de ligação e pronome.

10 – “... Se eu não parasse bem na hora do almoço...” a expressão destacada remete a:
a.(X) primeira pessoa do pretérito imperfeito do modo subjuntivo.
b.( )primeira pessoa do presente do modo indicativo.
c.( ) primeira pessoa do presente do subjuntivo.
d.( )primeira pessoa do imperativo negativo.

11 – A letra desta música tem um registro coloquial da linguagem e em uma das alternativas o pronome em próclise no início do verso confirma esse direcionamento coloquial.
Marque a alternativa em que isso ocorre.
a)   Pra me dar o troco.
b)   Quer que eu faça um café?
c)   Se encaixar na sua?
d)   Se a moça do café não demorasse tanto.
e)   Quando é pra acontecer.

12 – A relação de sentido operada por um fato, seguida da finalidade para esse fato, consta na alternativa:
a)   Se eu não tivesse discutido na calçada / Com aquele cara louco.
b)   Se eu não tivesse atravessado aquela hora / No sinal vermelho.
c)   Se eu não parasse bem na hora do almoço / Pra cortar o cabelo.
d)   Eu não teria me apaixonado / Mas aconteceu.
e)   Mas aconteceu / Foi mais forte que eu e você.

13 – Qual a alternativa traz uma oração adverbial reduzida de infinitivo:
a)   Se a moça do café não demorasse tanto.
b)   E ó que eu nem sou de rolo.
c)   Quer que eu faça um café?
d)   Aí eu disse.
e)   Era pra ser agora.

14 – Observando com atenção a letra da canção, podemos citar algumas dessas causas, SOMENTE NÃO a que consta na alternativa:
a)   Um vocabulário e uma temática triviais e de fácil percepção, principalmente, para quem curte essa modalidade de música.
b)   A recorrência a um registro de linguagem dialetal, com expressões típicas de adolescentes, às vezes, até pouco compreendidas pelas demais pessoas.
c)   A inclusão do tema de um grande encontro amoroso com final feliz.
d)   Uma variante de linguagem coloquial, típica do repertório popular e nem tão convencional como no verso: “E ó que eu nem sou de rolo”.
e)   O emprego de rimas fáceis, versos livres e inversões sintáticas.

FILME(ATIVIDADES): A CORRENTE DO BEM - SINOPSE - ATIVIDADES COM GABARITO

FILME(ATIVIDADES): A corrente do Bem
Data de lançamento: 23 de março de 2001 (2h 03min)
Direção: Mimi Leder
Nacionalidade: EUA

SINOPSE E DETALHES
        Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a ideia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.


        Um filme que emociona e que nos faz refletir sobre nossa postura diante do próximo, pensar em nossos sentimentos e ações que gerem realmente transformação na sociedade.
        O filme, inspirado na obra “Pay it Forward” de Catherine Ryan Hyde tem forte apelo emocional na mensagem subscrita em que transmite: “você pode, se quiser, mudar o mundo”.
        Um elenco “oscarizado” protagoniza a trama cinematográfica:
        Kevin Spacey (Oscar de melhor ator), como professor Simonet
Helen Hunt (também já premiada) como Arlenne, mãe de Trevor (Joel Osment, Oscar de melhor ator pela protagonização no filme “Sexto Sentido”) faz o papel do estudante e filho de Arlene com Rick (Bom Jovi) que faz uma pequena, mas importante, participação.
Resenha:
      Trevor (Joel Osment) frequenta a turma da 7ª série. No início do ano a classe se vê diante de um novo professor de Estudos Sociais diante do qual a classe tem um impacto frente aos questionamentos que o professor faz. 
        Em conversa com a classe ele leva os alunos a refletir sobre: “o que o mundo espera de vocês?”. E se quando forem adultos se decepcionarem com o que o mundo possa lhes oferecer? Pode não ser aquilo que esperam.” 
        Diante da perplexidade de alguns e displicência de outros ele lança um desafio: “Observar o mundo à sua volta e encontrar soluções para aquilo que não gosta” Em resumo: “Consertar o mundo”.
        O professor jamais imaginou que algum de seus alunos fosse levar a proposta a sério. Mas Trevor precisava “consertar” muita coisa em sua vida. Como ele mesmo diz na trama. 'É possível consertar algo mais que sua bicicleta”. 
        Com pais alcoólatras, sendo que o pai se ausentava por longos períodos e quando voltava era a motivação para Arlene sair da abstinência que vinha tentando há tempos. Um dos temores de Trevor era a volta do pai para casa.
        A proposta de Trevor é simples, segundo ele imagina “Se alguém faz um favor a uma pessoa, algo importante que a pessoa não ´possa fazer sozinha, repassa esse gesto a mais três pessoas, a corrente se multiplica”. 
        Começa a colocar seu projeto em prática a partir de um mendigo que chama sua atenção no caminho para casa, ao vê-lo revirando o lixo para buscar seu alimento.
        A partir daí a trama se desenrola, as boas ações vão se multiplicando, mas sem o conhecimento de Trevor que tem a sensação de que seu objetivo não está sendo alcançado. Uma série de pessoas se envolve na corrente, inclusive sua mãe, o professor e sua avó também alcoólatra. E moradora de rua.
        O que o menino não imaginava é que a corrente fosse chegar tão longe a ponto de atrair a atenção de um repórter, esse também beneficiado pela corrente. Instigado pela boa ação que recebera não descansa até encontrar a origem da mesma: Trevor
        O final é inusitado e sempre me emociona a cada vez que assisto. Vale a pena conferir.
        A proposta do filme é bem clara;
        O impacto social de uma boa ação, um gesto de carinho, uma gentileza gera um fator multiplicador de bem estar social.
        Como no filme, se cada um de nós nos propusermos a ajudar aqueles que necessitam, a corrente crescerá rapidamente. Gerando transformações. Como disse Trevor ao ser interrogado pelo repórter sobre o porquê disso tudo e ele responde: “Porque a vida não precisa ser assim, uma merda”
        Em outro momento ele diz: “...mas as pessoas desistem e quando isso acontece todos saem perdendo!”

Entendendo o filme:
01 – Que temas sociais são abordados no filme?
      DROGAS, ALCOOLISMO E VIOLÊNCIA.

02 – Escolha um destes temas e comente-o.
      DROGAS; AINDA É UM ASSUNTO MUITO ABORDADO NO BRASIL E NO MUNDO, EXISTE MUITOS DEPENDENTES DE DROGAS. O DEPENDENTE QUÍMICO TEM CARACTERÍSTICAS DESAGRADÁVEIS, COMO POR EXEMPLO A FALTA DE NOÇÃO E PERCEPÇÃO E ATÉ MESMO A MODIFICAÇÃO DA PERSONALIDADE, FICANDO MAIS AGRESSIVO. DROGAS SÃO SUBSTÂNCIAS QUE CAUSAM ALUCINAÇÕES, O ALTO USO CAUSA A OVERDOSE. E HOJE SÓ IRÁ SE LIVRAR DA DEPENDÊNCIA QUEM SE TRATAR EM UM CENTRO DE REABILITAÇÃO, ONDE HÁ PROFISSIONAIS COM OS CUIDADOS NECESSÁRIOS.

03 – Sintetize a vida dos personagens em poucas frases.
      EUGENE SIMONET – É O PROFESSOR DE ESTUDOS SOCIAIS, ELE QUEM PROMOVE A ATIVIDADE, COM O OBJETIVO DE MUDAR O MUNDO, SENDO UMA PESSOA MUITO INTROVERTIDO.
      TRAVOR MCKINNEY – É QUEM SE DESTACA NA ATIVIDADE PROMOVIDA PELO PROFESSOR, AFINAL “PASSE ADIANTE” É UMA ATIVIDADE EM QUE TRAVOR SE DEDICA PARA MUDAR A VIDA DAS PESSOAS INFELIZES. 
      ARLENE MCKINNEY – MÃE DE TRAVOR; TRABALHA O DIA TODO, E SUSTENTA SEU FILHO, E POR CAUSA DE ABANDONO DE SEU MARIDO E PROBLEMAS DIÁRIOS, COMEÇOU A BEBER. 
      CHALENDER – É UM REPÓRTER QUE DEVIDO A GRANDE REPERCURSSÃO DO PROJETO DE TRAVOR, FOI ATÉ UMA ESCOLA ENTREVISTA-LO. 

04 – Que razões levou a personagem principal a ajudar algumas pessoas escolhidas?
      TALVEZ PELO FATO DE VER QUE SEUS PROBLEMAS ERAM REALMENTE MUITO GRANDES E DIFÍCEIS DE ENFRENTAR-LOS SOZINHO, AS PESSOAS, SIMPLESMENTE PRECISAVAM DE UM ALGUÉM DO LADO DELAS PARA SAÍREM DO OUTRO LADO.

05 – Quais foram os critérios usados nestas escolhas?
      OS PRINCIPAIS CRITÉRIOS FORAM O GRAU DE DIFICULDADE PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS E A ALTA NECESSIDADE DE AJUDA DOS “PERDIDOS”.

06 – Escolha uma cena do filme e comente-a.
      A MELHOR CENA É A CENA EM QUE TRAVOR AJUDA O DROGADO ABRIGANDO-O EM SUA CASA, LHE DANDO COMIDA E PRINCIPAIS CUIDADOS. EMOCIONANTE! 

07 – Qual é a moral do filme?
      ACREDITO QUE A MORAL DO FILME SEJA A IMPORTÂNCIA DE AJUDAR AS PESSOAS NECESSITADAS, A PERCEPÇÃO DE APENAS UM ESTUDANTE PÔDE AJUDAR A MUITAS PESSOAS, INCLUSIVE, ATÉ MESMO SUA MÃE, O FILME ABORDOU MUITO BEM O FATO DE QUE NÃO PRECISA IR MUITO LONGE PRA BUSCAR AJUDA, APENAS UMA PESSOA DE BOA VONTADE DISPONÍVEL A AJUDAR JÁ É O SUFICIENTE. 


ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILMES


Sugestão de roteiro para análise de filmes



Data: ____/_____/____

1 – Identificação:
Aluno (a): ___________________________________________
Professor (a): ________________________________________
Disciplina: ___________________________________________

2 – Ficha técnica do filme:
Título do filme: _______________________________________
Atores principais: _____________________________________
Direção: __________________ Produção:__________________
Ano: _____________________ Duração: __________________

3 – Gênero do filme:
(  ) Histórico                     (  ) Comédia                   (  ) Ficção.
(  ) Romance                    (  ) Animação                 (  ) Drama.
(  ) Documentário             (  ) Suspense                 (  ) Ação.
(  ) Outros.

4 – A linguagem predominante é:
(  ) Formal                        (  ) Informal.

5 – Grau de entendimento:
(  ) Fácil                           (  ) Razoável                  (  ) Difícil.

6 – Valores cinematográficos:
Assinale com um X as letras O(ótimo); B(bom); M(médio); f(fraco) de acordo com o seu julgamento, quanto aos aspectos do filme:
Música:      (  ) O; (  ) B; (  ) M; (  ) F.
Fotografia: (  ) O; (  ) B; (  ) M; (  ) F.
Cenários:   (  ) O; (  ) B; (  ) M; (  ) F.
Efeitos:       (  ) O; (  ) B; (  ) M; (  ) F.
Diálogos:     (  ) O; (  ) B; (  ) M; (  ) F.
Enredo:        (  ) O; (  ) B; (  ) M; (  ) F.

7 – Temas abordados:
(   ) Culturais.               (  ) Científicos.           (  ) Políticos.
(   ) Religiosos.             (  ) Psicológicos.
(  ) Outros: _____________, ____________, ____________

8 – Enredo (síntese):



9 – Ideia ou mensagem central do filme:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 – Cena de maior impacto, justifique:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – Contribuição do filme para o estudo da disciplina:



12 – Relacione as contribuições do filme para sua formação:


13 – Avaliação final:

(  ) Ótimo;        (  ) Muito bom;        (  ) Bom;        (  ) Regular.

14 – Comentários finais e / ou sugestões:
____________________________________________________________________________________________________________________________
Auxílio para preenchimento:

Enredo: é o encadeado de ações executadas ou a executar pelos personagens numa ficção, afim de criar sentido ou emoção no espectador. O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa. O enredo pode ser organizado de várias formas. Observe a mais comum:

- Situação inicial: os personagens e espaço são apresentados.

- Quebra da Situação Inicial: um acontecimento modifica a situação apresentada.

- Estabelecimento de Um Conflito: surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos.

- Clímax: ponto de maior tensão na narrativa.
- Epílogo: solução do conflito. Obs.: essa solução são significa um final feliz.

PROJETO: DANÇA NA ESCOLA


Projeto: DANÇA

1 – Justificativa
·        Procurarei introduzir nesse projeto, de forma proveitosa. E como se eu estivesse realizando um sonho desde a minha infância.
  •    O projeto que será implantado através do P.D.E., com o objetivo de ensinar e preparar os alunos para segmentos diversificados de cada temas, como por exemplo; o dia do livro.

·        Assim quando fiquei sabendo deste projeto, me interessei, pois sei que tenho a capacidade de motivar a formação de grupos participantes, capazes de promover uma sociedade progressivamente favorável, ou seja, capaz de melhorar cada vez mais.

2 – Objetivo
·        Com o objetivo de colaborar com meus colegas e professores, em todos os níveis de escolaridade, fiz com total dedicação, este relatório que o tema é “DANÇA”.
·        Minha experiência em ensinar crianças e adolescentes é pouca, mas me levou a selecionar uma expressiva gama de informações a fim de facilitar e pouco onerar a sabedoria que cada um de nós temos, afinal ninguém nasce sabendo de um dia para o outro. E assim espero atingir minha meta e cada vez mais colaborar com oferecimentos de projetos, realizando e valorizando as criatividades que nós temos.

3 – Desenvolvimento
·        Nesse projeto, o curso oferecido, haverá participação de todos as turmas, e estarei ensinando os interessados na aprendizagem da Dança.
·        Sendo somente três vezes por semana que estarei dando aula, e a duração das aulas será de duas horas.
·        E quem estará me monitorando será a coordenação.

4 – Metodologia
·        Trabalharei de maneira expressiva e resumida, na qual os alunos vão poder compreender e acompanhar de passo a passo os movimentos de cada aula.
·        As aulas serão estas:
- Axé.
- Lambadão.
- Coreografia.
- Dança do Ventre.

5 – Recursos
·        Os recursos serão utilizados com procedimentos da escola. E procurarei especificar de maneira mais explícita e possível, selecionando as músicas de cada etapa.
·        E estarei providenciando os CDs de Axé, lambadão e internacional. E também será utilizado um aparelho de som. Durante as aulas estarei fazendo chamadas, e anotando os dias de aula que tivermos.
·        Selecionarei organizadamente grupos de cada etapas e classes.

6 – Avaliação
·        Avaliarei de modo expressivo e educativo os alunos na qual classificarei os mais aplicados.
·        Avaliarei o comportamento dos alunos, estarei promovendo testes, para pesquisar os resultados das aulas dadas, com o acompanhamento da coordenadora, nos finais de cada mês.
·        E como procedimento estarei cobrando uma pequena taxa para ajudar-me à comprar os materiais necessitados.


TEXTO: AINDA EXISTEM HERÓIS? HELENA CELESTINO - COM GABARITO


Texto: AINDA EXISTEM HERÓIS?


        A foto dá arrepios: um homem tenta subir desesperadamente para a plataforma do metrô, o trem já entrando na estação. A imagem registra os últimos segundos da vida de Ki Suk Han, 56 anos, coreano empurrado por um desconhecido para o buraco dos trilhos, em pleno centro de Manhattan, na última segunda-feira, 03/12.
        Acena estampada na capa do New York Post, um tabloide do magnata James Murdoch, escandalizou e chocou a cidade semana passada.
        Passaram-se cerca de 22 segundos entre o primeiro grito e o momento em que o trem atingiu o homem. No país do mítico John Wayne e do indestrutível Super-Homem, nenhum herói apareceu para evitar a tragédia, ninguém naquela plataforma botou de lado o medo e escolheu agir para salvar o cara.
       O que você faria? O fotógrafo freelancer R. Umar Abassi registrou a cena. Muitas vezes. Na versão dele, disparou o flash, freneticamente, na esperança de alertar o maquinista e fazê-lo parar o trem a tempo. Nem olhou as fotos, entregou o chip da memória na redação e só reapareceu dois dias depois para se defender das críticas.
       "A verdade é que eu não conseguiria alcançar aquele homem", argumenta. Nas imagens captadas pelo fotógrafo, as pessoas na estação de metrô também pareciam imobilizadas. Testemunhas contam que muitos gritaram, acenaram, a maioria sacou o celular e filmou.
        A polícia usou as imagens para prender o assassino, um morador de rua, conhecido pelos comerciantes de Times Square, a quem ajudava a montar e desmontar barracas, em troca de US$ 10 a US$ 40. Todos viram o bate-boca dele com Suk Han e, momentos depois, o empurrão para a morte. "Foi tudo tão rápido", repete o fotógrafo.
        "Tirar a foto pode ser quase um reflexo", acha Aypery Karabuda, diretora de imagem da maior agência do mundo, a Thomson Reuters. "Vender é outra história e a decisão de publicar merece uma reflexão", diz.
         O tratamento dado pelo New York Post à imagem não foi intempestivo. Levou em conta o impacto comercial e o apelo emocional da foto, publicada dois dias seguidos na capa do tabloide, com o mesmo título: Este homem está prestes a morrer. Reproduzida infinitamente em programas de televisão, mídias sociais e blogs, a primeira página do jornal foi quase unanimemente considerada de extremo mau gosto. Não tem sangue, mas é chocante a exploração da luta solitária do homem para escapar da morte, bem no centro de uma das cidades mais movimentadas do mundo. O venerando New York Times também foi acusado de ultrapassar as fronteiras do bom gosto há poucos meses por publicar a foto do embaixador dos EUA, Christopher Stevens, sendo carregado morto na Líbia. A imagem não tinha uma gota de sangue, mas reproduzia a desproteção do americano que acabara de morrer, longe de casa, no meio de um ataque violento. Foi um choque nos EUA, passou sem despertar maior atenção no Brasil.
      Jornalistas, especialmente fotógrafos, são acusados de indiferença diante do perigo e da miséria ao trabalharem em situações extremas, como guerras, tragédias naturais, atentados. Não é simples saber o momento de deixar a câmera ou o gravador de lado e tentar ajudar.
       "Não tenho regras, só quem está vivendo o momento pode saber", disse o jornalista Anderson Cooper, uma estrela da CNN, acostumado a ver a morte de perto no Oriente Médio, explicando-se para o fotógrafo que documentara o crime no metrô da Rua 49. É um fantasma que assombra todo correspondente de guerra e certamente a maioria dos repórteres durante a cobertura de tragédias. Radhika Chalassi, uma freelancer cobrindo a guerra civil no Sudão, foi obrigada a fazer uma escolha dramática que relembra a cada nova cobertura.
       "Até hoje, não sei se necessariamente fiz a coisa certa". Em depoimento ao Guardian, ela conta que fora com um grupo de fotógrafos a um campo de refugiados e todos se depararam com umas crianças sobreviventes, sozinhas no meio de lugar nenhum. Queria levar os meninos no carro com ela, os colegas acharam que seria perigoso, optou por avisar a um funcionário da Cruz Vermelha. No dia seguinte, um jornalista encontrou crianças no mesmo lugar, impossível saber se eram outras ou as mesmas.
       Novas tecnologias criam novas fronteiras éticas. Numa era em que todos têm uma câmera na mão, novos horrores serão registrados em massa em câmeras de segurança ou celulares. O direito à informação é uma conquista, mas solidariedade, compaixão e emoção fazem o mundo melhor.

                                              Helena Celestino O Globo, 09/12/2012.
                                                                                (Texto adaptado).

Entendendo o texto:
01 – Considerando o 8º parágrafo do texto, por que "Não é simples saber o momento de deixar a câmera ou o gravador de lado e tentar ajudar"?
      a) Porque os jornalistas querem apenas seu sustento financeiro.
      b) Porque as pessoas querem notícias sensacionalistas.
      c) Porque, entre a notícia exata e a intervenção do jornalista, prioriza-se a informação.
      d) Porque, muitas vezes, os jornalistas vivenciam dilemas éticos no exercício de sua profissão.
      e) Porque os jornalistas são obrigados a transmitir os fatos exatamente do modo como acontecem.

02 – Qual ponto de vista é defendido no texto?
       a) O texto jornalístico deve se fixar na realidade.
      b) Valores sociais ficam em segundo plano diante da informação.
       c) Compaixão, solidariedade e respeito ao próximo devem ser mais valorizados do que a informação.
      d) A humanidade deve ser estimulada somente através de matérias humanistas a ter compaixão e respeito ao próximo.
       e) A verdade não pode ser omitida.

03 – Levando em consideração o perfil do herói, qual passagem do texto melhor descreve um perfil anti-heroico?
       a) "Não tenho regras, só quem está vivendo o momento pode saber", disse o jornalista Anderson...
       b) "...ninguém naquela plataforma botou de lado o medo e escolheu agir para salvar o cara."
       c) "Jornalistas, especialmente fotógrafos, são acusados de indiferença diante do perigo e da miséria ao trabalharem em situações extremas."
       d) "Novas tecnologias criam novas fronteiras éticas."
       e) "A verdade é que eu não conseguiria alcançar aquele homem", argumenta.


04 – Após a leitura do texto, o que se pode afirmar a respeito da idolatria?
       a) A força do herói consiste em superar medos e ultrapassar barreiras pessoais, a fim de mostrar a seus fãs que só se alcança a idolatria pela soberba.
       b) Neymar pode ser considerado um anti-herói, uma vez que se destaca apenas por sua prática esportiva e não por uma boa ação social praticada.
       c) Os mitos requerem, ao mesmo tempo, tenacidade e fraqueza, para que possam ser reconhecidos socialmente.
       d) Na contemporaneidade, não mais existem heróis, porque as pessoas agora valorizam apenas os feitos tecnológicos.
       e) Os heróis não são apenas aqueles que vendem imagem bem-sucedida no âmbito financeiro, mas também os que se destacam ações admiráveis.




POEMA: POEMINHO DO CONTRA - MÁRIO QUINTANA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


POEMA: POEMINHO DO CONTRA 

                     Mário Quintana

Todos esses que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!



Entendendo o poema:
01 – O substantivo que substitui de forma mais completa a ideia de “contra”, no título do poema, é:
     a) resistência;      
     b) revolta;
     c) inquietação;
     d) impaciência.
     e) protesto.
02 – O uso de “poeminho” em vez de poeminha constitui uma alteração de natureza:
     a) sintática;      
     b) morfológica;
     c) semântica;
     d) fonética.
     e) lexical.

03 – “Passarão” e “passarinho”, no poema, não:
     a) são palavras cognatas;
     b) exploram o caráter lúdico da linguagem poética;
     c) pertencem à mesma classe gramatical;
     d) estabelecem paralelismo;
     e) subvertem a coerência da linguagem poética.



TEXTO: TARTARUGAS MARINHAS - COM GABARITO


TEXTO: TARTARUGAS MARINHAS


        O descuido do ser humano tem provocado prejuízos irreversíveis à natureza. Conheça um deles, lendo o texto a seguir.
  
        VOCÊ SABIA QUE… 
- de cada 100 filhotes, apenas 1 chega à fase adulta? Isso ocorre por causa da ação de pescadores e de alguns animais marinhos que se alimentam dos filhotes.
 - uma tartaruga nascida no Brasil pode viajar até a África ou a Índia e depois voltar para a América do Sul?
 - na fase adulta, a fêmea põe seus ovos na mesma praia em que nasceu? - os filhotes, quando nascem, são atraídos pela luz do mar e, quando nascem próximo de uma avenida iluminada, com muitos carros com faróis acesos, podem se confundir e ir na direção do asfalto?
 - a tartaruga-de-couro pode alcançar mais de 2 metros de comprimento e pesar mais de 700 quilos?
 - vários pescadores que antes viviam da pesca de tartarugas, hoje, trabalham no Projeto Tamar, ajudando a preservar o meio ambiente?

1 -  Uma informação que não se pode afirmar do texto  é:
       A – ( ) A caça praticada por pescadores é um dos fatores que leva as tartarugas a não atingirem a fase adulta.
       B – ( ) A luz de faróis pode atrair tartarugas para o asfalto, levando-as à morte.
       C – ( ) O Projeto Tamar tem por objetivo preservar o meio ambiente.
    D – (X) As tartarugas marinhas não são vítimas de outros predadores marinhos.
       E – ( ) Uma tartaruga marinha brasileira é capaz de alcançar territórios estrangeiros.