SENHORA
Seixas ajoelhou
aos pés da noiva; tomou-lhe as mãos que ela não retirava; e modulou o seu canto
de amor, essa ode sublime do coração que só as mulheres entendem, como somente
as mães percebem o balbuciar do filho.
A moça com o
talhe languidamente recostado no espaldar da cadeira, a fronte reclinada, os
olhos coalhados em uma ternura maviosa, escutava as falas de seu marido; toda
ela se embebia dos eflúvios, de que ele a repassava com a palavra ardente, o
olhar rendido, e o gesto apaixonado.
--- É então
verdade que me ama?
--- Pois
duvida, Aurélia?
--- E amou-se
sempre, desde o primeiro dia que nos vimos?
--- Não lho
disse já?
--- Então nunca
amou a outra?
--- Eu lhe juro, Aurélia. Estes lábios nunca
tocaram a face de outra mulher, que não fosse minha mãe. O meu primeiro beijo
de amor, guardei-o para a minha esposa, para ti...
Soerguendo-se
para alcançar-lhe a face, não viu Seixas a súbita mutação que se havia operado
na fisionomia de sua noiva.
Aurélia estava
lívida, e a sua beleza, radiante há pouco, se marmorizava.
--- Ou de outra
mais rica! ... disse ela retraindo-se para fugir ao beijo do marido, e
afastando-o com a ponta dos dedos.
A voz da moça
tomara o timbre cristalino, eco da rispidez e aspereza do sentimento que lhe
sublevava o seio, e que parecia ringir-lhe nos lábios como aço.
--- Aurélia!
Que significa isto?
---
Representamos uma comédia, na qual ambos desempenhamos o nosso papel com
perícia consumada. Podemos ter este orgulho, que os melhores atores não nos
excederiam. Mas é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que nós
estamos escarnecendo mutuamente senhor. Entremos na realidade por mais triste
que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor,
um homem vendido.
--- Vendido!
exclamou Seixas ferido dentro d`alma.
--- Vendido,
sim: não tem outro nome. Sou rica, muito rica; sou milionária; precisava de um
marido, traste indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado;
comprei-o. Custou-me cem contos de réis, foi barato; não se fez valer. Eu daria
o dobro, o triplo, toda a minha riqueza por este momento.
Aurélia
proferiu estas desdobrando um papel, no qual Seixas reconheceu a obrigação por
ele passada ao Lemos.
Não se pode
exprimir o sarcasmo que salpicava dos lábios da moça, nem a indignação que
vazava dessa alma profundamente revolta, no olhar implacável com que ela
flagelava o semblante do marido.
Seixas,
trespassado pela cruel insulto, arremessado do êxtase da felicidade a esse
abismo de humilhação, a princípio ficara atônito. Depois quando os assomos da
irritação vinham sublevando-lhe a alma, recalcou-os esse poderoso sentimento do
respeito à mulher, que raro abandona o homem de fina educação.
Penetrado da
impossibilidade de retribuir o ultraje à senhora a quem havia amado, escutava
imóvel, cogitando no que lhe cumpria fazer; se matá-la a ela, matar-se a si, ou
matar a ambos.
Senhora. Edição crítica de José Carlos Garbuglio. Rio de Janeiro:
Livros
Técnicos e Científicos. São Paulo: EDUSP, 1979.
EFLÚVIO: emanação de energia.
SUBLEVAR: erguer, revoltar.
TRASTE: móvel caseiro, móvel ou utensílio
velho.
CONTO DE RÉIS: um milhão de réis.
1 – Logo no início do texto, o personagem Seixas tem uma
atitude que a Literatura Romântica soube tipificar, quando o homem apaixonado
rendia-se diante da amada.
Que atitude é essa, ou seja, como é denominada
literariamente?
Vassalagem amorosa.
2 – Como pode ser entendida a passagem “modulou o seu canto
de amor”?
Declaração de amor.
3 – No segundo parágrafo, que trecho pode ser transcrito como
prova de que Aurélia se envolvera e estava sensibilizada com as palavras de
Seixas?
“... toda ela se embebia dos eflúvios de amor... o olhar
rendido e o gesto apaixonado”.
4 – Diz-se do amor que ele é extremista; portanto, as
atitudes – ações e reações – expressas por quem ama são incoerentes e
instintivas.
Comente a
passagem do texto que justifique essa afirmação.
Tudo
indicava que Aurélia já se havia convencido do amor que Seixas declarava; no
entanto, quando este procurou dar a ela uma prova do que lhe dissera,
aproximando-se para beijá-la, Aurélia recuou tornando-se desconfiada e
grosseira, atingindo-o com duras palavras.
5 – Cite a passagem através da qual Aurélia se refere
ironicamente ao casamento, dizendo-o uma exigência dos escrúpulos da sociedade
da época em que vivia.
Ela
se refere a Seixas, seu marido, como um “traste indispensável às mulheres
honestas”.
6 – O “final feliz” é típico das obras romanceadas do
Romantismo. Senhora é exemplo da história em que tudo acaba bem, isto é, o
casal se encontra na vida de realizações amorosas.
A respeito do
que dissemos, de que meio Aurélia se utilizou para salvar o amor?
Aurélia se utiliza da agressão moral, estimulando Seixas a reagir com a
finalidade de recuperá-lo.
7 – A traição é
tema do romance Senhora, mas não é de abordagem constante nas obras do
Romantismo. O mesmo não diríamos do Realismo e do Naturalismo diante da
presença do tema em questão.
Explique esse
comentário.
No Romantismo, a traição é perdoada por
conta do grande e sincero amor que, em essência, une os enamorados.
No Realismo, essa atitude, considerada
desvio de caráter, é imperdoável por tratar-se, segundo visão materialista, de
uma afronta moral.
No Naturalismo, visto com reflexo da
fisiologia patológica que domina os personagens, é abordado de moto a mostrar,
a partir dessa ação, uma reação animalesca: a briga entre “machos” na disputa
pela “fêmea”.
8 – “Soerguendo-se para alcançar-lhe a face, não viu Seixas a
súbita mutação que se havia operado na fisionomia de sua noiva. Aurélia estava
lívida, e a sua beleza, radiante há pouco, se marmorizava.
Reexaminando
esse trecho que nos fala da “súbita mutação” da personagem feminina do texto,
podemos associá-lo diretamente ao perfil comportamental dos personagens típicos
do Romantismo.
A que aspecto
característico do Romantismo essa atitude do personagem pode estar associada?
A
“súbita mutação” está associada à vida subjetiva, emotiva, sentimental, que
caracterizou os personagens do Romantismo.
9 – As três orações do texto têm na sua construção
morfossintática a marca das escrituras românticas, ao delinear o perfil
personalístico de seus personagens.
Que aspecto da
personalidade dos personagens românticos fica registrado através desse trecho?
O
grau de dramaticidade e extremismo dos personagens desse estilo.
10 – A partir do que ficou estudado nas questões 6 e 7,
quanto aos personagens do Romantismo, delimite características dos personagens
do Realismo/Naturalismo que se oponham às registradas nas referidas questões.
Os
personagens do Realismo/Naturalismo são racionais, frios, calculistas e não
idealizados.