terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

CRÔNICA: DESABAFO DE UM MARIDO - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

 CRÔNICA:  DESABAFO DE UM BOM MARIDO

                    Luís Fernando Veríssimo


       Minha esposa e eu temos o segredo pra fazer um casamento durar: duas vezes por semana, vamos a um ótimo restaurante, com uma comida gostosa, uma boa bebida, e um bom companheirismo. Ela vai às terças-feiras, e eu às quintas.

      Nós também dormimos em camas separadas. A dela é em Fortaleza e a minha em São Paulo. Eu levo minha esposa a todos os lugares, mas ela sempre acha o caminho de volta. Perguntei a ela onde ela gostaria de ir no nosso aniversário de casamento. 'Em algum lugar que eu não tenha ido há muito tempo!' ela disse. Então eu sugeri a cozinha.

       Nós sempre andamos de mãos dadas. Se eu soltar, ela vai às compras. Ela tem um liquidificador elétrico, uma torradeira elétrica, e uma máquina de fazer pão elétrica. Então ela disse: 'Nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar'. Daí, comprei pra ela uma cadeira elétrica.

       Lembrem-se, o casamento é a causa número um para o divórcio. Estatisticamente, 100 % dos divórcios começam com o casamento. Eu me casei com a 'Sra. Certa'. Só não sabia que o primeiro nome dela era 'Sempre'.

       Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la. Mas tenho que admitir, a nossa última briga foi culpa minha. Ela perguntou: 'O que tem na TV?' E eu disse 'Poeira'.

       No começo Deus criou o mundo e descansou. Então, Ele criou o homem e descansou. Depois, criou a mulher. Desde então, nem Deus, nem o homem, nem Mundo tiveram mais descanso.

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghr1lG2lKzDbLVmkTMhourBWvmbVlaEUEitqm_j3xPDxO5Us19luWeDJT_6fQOL7wDS0ur_4r3kOBBB3YH0HH_y7DvZzJX_y-_6e5Z_qM05PsVsRb2cA1sMmvmjZmVewYJ63XlEcZFGbnaIu4Jx2e9qLT7od9mVrUUGMkiz9BKuDoEz13HnIwTHBXt/s320/MARIDO.jpg


       'Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu deveria consertá-lo. Mas eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes: o caminhão, o carro, a pesca, sempre alguma coisa mais importante para mim.

      Finalmente ela pensou num jeito esperto de me convencer. Certo dia, ao chegar em casa, encontrei-a sentada na grama alta, ocupada em podá-la com uma tesourinha de costura. Eu olhei em silêncio por um tempo, me emocionei bastante e depois entrei em casa.

       Em alguns minutos eu voltei com uma escova de dentes e lhe entreguei.' - Quando você terminar de cortar a grama,' eu disse, 'você pode também varrer a calçada.'

       Depois disso não me lembro de mais nada. Os médicos dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida'. 'O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa e a outra é o marido...

 

Fonte: UOL MAIS. UOL Site. Disponível on-line em: . Acesso em 19-08-2013.

Fonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Disponível on-line em: . Acesso em 24 ago. 2013.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafipa_port_pdp_tatiana_sanches_caniatti_biudes.pdf

 Entendendo o texto

 01. Com base na leitura do texto Desabafo de um Bom marido, leia as questões 1 à 10 e assinale com um (X) a opção correta:

 

1. No texto Desabafo de um bom marido, o narrador satiriza a relação marido e mulher, utilizando alguns recursos expressivos para criar o efeito humorístico que cativa o leitor. Dentre esses recursos destacamos a quebra de expectativa, em que uma afirmação quebra a expectativa criada por uma afirmação anterior. Esse recurso é observado no trecho:

(A) Minha esposa e eu sempre andamos de mãos dadas. Se eu soltar, ela vai às compras.

(B) Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu deveria consertá-lo.

(C) Mas tenho que admitir, a nossa última briga foi culpa minha.

(D) No começo Deus criou o mundo e descansou. Então, Ele criou o homem e descansou.

(E) Os médicos dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida’.

 

2. A palavra desabafo, no título do texto, anuncia que o marido

(A) analisará o comportamento de um bom marido.

(B) atestará a experiência feliz que é seu casamento.

(C) exaltará o relacionamento entre marido e mulher.

(D) falará dos problemas que enfrenta no casamento

(E) dará conselhos sobre como ser um bom marido.

3. A afirmação “Eu me casei com a ‘Sra. Certa’. Só não sabia que o primeiro nome dela era ‘Sempre’.” (linha 04), leva à compreensão de que

(A) a esposa é sempre fiel ao marido.

(B) o marido encontrou a pessoa certa para ele.

(C) a esposa acha que sempre tem razão.

(D) o marido não compreende a esposa.

(E) a esposa é sempre dedicada ao marido.

 

4. No trecho “Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la.’ (linhas 04 e 05), a situação é apresentada de forma exagerada para expressar que

(A) a esposa é uma pessoa que fala demais.

(B) o marido nunca interrompe a fala da esposa.

(C) o marido não fala com a esposa há 18 meses.

(D) não há diálogo entre marido e mulher.

(E) a esposa está ausente há 18 meses.

 

5. Ao podar a grama alta com uma tesourinha de costura, a esposa estava

(A) tentando aliviar o estresse do dia a dia.

(B) limpando o jardim que estava muito sujo.

(C) mostrando ao marido como se apara grama.

(D) provocando o marido que não consertava o aparador de grama. (E) executando uma tarefa doméstica de rotina.

 

6. A resposta do marido à pergunta “O que tem na TV?” (linha 06) causou uma briga entre o casal porque

(A) a pergunta feita pela esposa foi ofensiva.

(B) o marido não entendeu a pergunta da esposa.

(C) a resposta do marido mostrava a indiferença dele em relação à esposa.

(D) o marido aproveitou a ambiguidade da pergunta para provocar a esposa.

(E) a esposa não entendeu a resposta do marido.

 

7. O discurso direto, predominante no texto, é utilizado quando o narrador tem a intenção de

(A) mostrar o marido tentando controlar a esposa.

(B) descrever uma cena do cotidiano do casal.

(C) dar voz ao marido ou à esposa.

(D) tecer considerações sobre o comportamento do casal.

(E) ressaltar que a esposa nunca concorda com o marido.

8. A oração “Quando o nosso cortador de grama quebrou,...” (linha 09) expressa, em relação à oração que a segue, a ideia de

(A) modo.

(B) lugar.

(C) tempo.

(D) causa.

(E) propósito.

  

9. Em relação aos trechos abaixo

 I “Se eu soltar, ela vai às compras.” (linha 01)

 II “Só não sabia que o primeiro nome dela era ‘Sempre’.” (linha 04) III “Já faz 18 meses que não falo com minha esposa.” (linhas 04 e 05) é correto afirmar que as palavras se, só e já expressam, respectivamente,

(A) tempo, condição e restrição.

(B) condição, restrição e tempo.

(C) condição, tempo e restrição.

(D) restrição, condição, tempo.

(E) tempo, restrição e condição.

 

10. O texto enfatiza a ideia de que um bom marido é aquele que

(A) não faz gozação com a esposa.

(B) é prestativo nas atividades domésticas.

(C) faz tudo que a esposa quer.

(D) admite que a esposa sempre tem razão.

(E) não provoca brigas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário