sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

CARTAZ: ABAIXO-ASSINADOS - COM GABARITO

 Cartaz: Abaixo-assinados


Fonte da imagem -  https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhyn1RBcls_xxLZKnjyn0fbhRh1i9M77vJXxhjgMjwnRSkNecuSBXB51djcX_7WOuQej2H1_CcCtfvh770mYB-kiJE4u6gJQ4vi7VBCHa4v1GGrR_JHJMoTC_W0j_lLb0rpePxUxfDPwp4-k-i4EFxOryXYHq-9XmwNSVO5khHldClkwONfdt6ePIPh=s195

Disponível em: www.charge.org/about. Acesso em: 4 jun. 2018.

         Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 202.

Entendendo o cartaz:

01 – A página é dividida em duas partes. Observe-a atentamente e descreva-a.

      A parte superior apresenta uma tarja (ou faixa) vermelha com uma frase em fonte de cor branca e tamanho grande: “A melhor e maior plataforma de abaixo-assinados do mundo”. Por trás do texto, há uma imagem de pessoas andando na rua. A parte inferior tem fundo branco e apresenta informações sobre o site, organizadas em duas colunas, com fonte preta e menor que a da parte superior. Ao lado de cada item, há, em vermelho, um pequeno símbolo.

02 – Abaixo da tarja vermelha são apresentados os objetivos do site. Quais são eles?

      O site permite que as pessoas façam mobilizações, consigam apoio e convençam os responsáveis pelas decisões públicas.

03 – Charge é uma palavra inglesa que pode ser usada como substantivo ou como verbo. Significa “mudança” ou “mudar”. Troque ideias com seus colegas e, com a ajuda do professor(a), explique o que se pede.

a)   Que relação você supõe que exista entre o nome do site e os objetivos dele?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O objetivo do site – ajudar pessoas que desejam mudar alguma situação a buscar apoio para resolver problemas – está explícito no nome dele.

b)   No contexto do site, o que se entende por mobilização?

Significa “ato de reunir pessoas em torno de uma causa comum; concentração de pessoas em atividades de interesse coletivo; articulação entre pessoas com o mesmo interesse”.

04 – Observe mais uma vez os símbolos e as informações sobre quem usa a Charge. Org. Que pessoas podem interessar-se pelo site?

      Pessoas interessadas em faze abaixo-assinados e seus apoiadores, organizações, governantes, empresas, cidadãos, clientes, jornalistas.

05 – Abaixo-assinado é uma palavra composta. Pense nos elementos que a constituem e considere o contexto do site. Você saberia definir um abaixo-assinado?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os elementos de composição sugerem o sentido de “aquele que assina embaixo”, “os que estão abaixo do texto, por meio de suas assinaturas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário