domingo, 29 de março de 2015

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA

“O hábito da leitura proporciona possibilidades infinitas, uma vez que é possível conhecer tudo o que se deseja por meio dela”. Valéria Thomazini

Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente! Assim sem compromisso, você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação!

1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 Título: VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA
1.2 Equipe Responsável: Professores/ Coordenação Pedagógica/ Supervisor/Diretor
1.3 Período de Elaboração:
1.4 Período de Realização:
1.5 PARCERIAS:
1.6 PÚBLICO ALVO:

2. JUSTIFICATIVA
Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade  que os educandos têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos  professores da disciplina Língua Portuguesa, mas de toda a categoria docente.  A leitura proficiente tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além  deles, pois necessita de um elemento fundamental para a compreensão, que é o conjunto de  conhecimentos prévios relacionados ao assunto do texto lido. Também faz parte desse processo  de compreensão, o tipo de linguagem utilizada no texto, que pode facilitar ou dificultar a  leitura. Se o leitor não domina o tipo de linguagem do texto, dificilmente vai chegar a uma  compreensão satisfatória porque os olhos se apoiam  no significado daquilo que vêem. Se o leitor não conseguir encontrar significação na linguagem, não vai conseguir fazer uma boa leitura, vai apenas decodificar os símbolos escritos, mas não vai chegar a uma compreensão  efetiva e o ato de ler se perde em sua essência.  Infelizmente, é a leitura de decodificação que tem  predominado entre a maioria dos  estudantes. Esse fato pode ser facilmente observado quando não conseguem alcançar o  significado de simples comandos de atividades corriqueiras de sala de aula, o que tem reflexo  também nas produções de suas respostas a questões sintático-semânticas, já que o ato de  escrever está sendo reduzido apenas às atividades de cópia, inclusive nos trabalhos de  pesquisa. Isso tem gerado uma verificação de um nível de aprendizagem insatisfatório.  Essa é uma realidade que deve ser combatida urgentemente, em favor de uma  educação de qualidade, que leve realmente o educando a construir conhecimentos críticos  sobre a realidade apresentada, e não só absorver informações dadas como verdades absolutas  e não passíveis de contestação.  Em outro nível, a questão da leitura não deve estar condicionada à ideia de que sua  fomentação está aliada somente à formação de alunos leitores. É necessário que todos estejam  envolvidos neste processo, pais e professores. Então, para este projeto, a tarefa principal é  promover essa motivação para a leitura e escrita nos estudantes a partir da disseminação do projeto entre as famílias e o educador, pois acredita-se que somente através do interesse da  comunidade escolar como um todo é que se pode alcançar um bom desempenho escolar em que as competências e habilidades de leitura e escrita se sobressaiam na busca do  conhecimento.

2. OBJETIVOS


  •  Oportunizar aos alunos o contato com uma infinidade de gêneros textuais que colaboram com o processo ensino-aprendizagem.
  •   Promover a alfabetização na idade certa por meio de atividades diferenciadas,
  •   Erradicar o analfabetismo, propiciando ao aluno a oportunidade de inserir no mundo da alfabetização e do letramento;
  •   Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
  •   Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
  •   Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
  •  Estimular o desejo de novas leituras;
  •  Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia  e da imaginação;
  • Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
  •  Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento
  •   Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura.
  •   Desenvolver a linguagem oral;
  •    Ler, ainda que de forma não convencional;
  •   Fazer com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que foi lido e trabalhado.
  •   Descrever cenários e personagens;
  •   Incentivar o trabalho em equipe.
  •   Identificar títulos de histórias conhecidas;
  •   Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
  •   Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
  •   Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
  •    Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real.
  •   Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
  •   Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
  •   Produzir textos, tendo o professor como “escriba” ajustando o falado ao escrito, refletindo sobre o sistema de escrita alfabético, adequando o aluno a norma culta.


3. METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO

  Reunião com os professores (           ), para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de  sugestões;
  Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre  a importância da leitura. ( Confeccionar cartazes, suspense e motivação, apresentar o projeto),
  O cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente.
  Os alunos  serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia,  piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos,  etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.
  Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Português  participarão de um concurso de produções com o tema: “A Importância do Ato de Ler”,
  Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes, ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.
   A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização se necessário, destes trabalhos.

4-SUGESTÕES DE TRABALHOS COMPLEMENTARES:
1-    Ensino Fundamental II 6º ano
  Desenho Livre,
  Reconto das Histórias,
  Folhear livros,
 Contação de histórias,
  Interpretação de histórias a parte de História Muda,
  Murais,
  Artes,
 Ouvir história em CD,
 História em DVD, etc.

2-     Ensino Fundamental II  7º e 8º ano
  Desenho Livre,
   Reconto das Histórias,
  folhear livros,
  Contação de histórias,
  Interpretação de histórias a parte de História Muda,
   Murais,
  Artes,
  Ouvir história em CD,
  História em DVD,
  Visita à Biblioteca,
   Reconto de histórias,
  Interpretação de Texto.
  Acróstico
  Representações artísticas como: Teatro, festival de música, poesia, paródia, cartaz, poemas ou texto publicitário; etc.
  Transformação das histórias  e textos explorados em diversos gêneros textuais como: História em quadrinhos, slogans, cartas, bilhetes, cartas de reclamação, propagandas,

3-    Ensino Fundamental II - 9º Ano
  Seminários de leitura,
  Desenho Livre,
  Reconto das Histórias,
  Contação de histórias,
  Interpretação de Texto.
  Acróstico
  Interpretação de histórias a parte de História Muda,
  Murais,
  Artes,
  Ouvir história em CD,
  História em DVD, etc.
  Visitas periódicas à Biblioteca;
  Leitura compartilhada com os alunos;


  •     Debate em sala sobre as obras lidas; 
  •    Recontar as histórias que mais se interessaram de forma oral e escrita; 
  •   Criar textos individuais e coletivos com descrição das personagens; 
  •   Realizar estudos individuais e coletivos dos dados contidos nas obras; 
  •   Promover recitais com premiação aos alunos participantes; 
  •   Produções textuais que possibilitem aos alunos criarem um final diferente para as histórias, desenvolvendo a criatividade; 
  •   Representações artísticas como: Teatro, festival de música, poesia, paródia, cartaz, poemas ou texto publicitário; 
  •    Contação de histórias.
  •   Fazer ficha de leitura, 
  •   Transformação das histórias  e textos explorados em diversos gêneros textuais como: História em quadrinhos, slogans, cartas, bilhetes, cartas de reclamação, propagandas,


5. HISTÓRIAS:  ( a escolher na Biblioteca da Escola)


6- DATAS COMEMORATIVAS SOBRE LEITURA

ABRIL
07 de abril - Dia do Jornalista
15- Dia Mundial do desenhista
18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato
23 de abril - Dia Internacional do Livro e Dia dos Direitos de Autor

JUNHO E JULHO
10 de junho - Dia da Língua Portuguesa
25 de julho - Dia Nacional do Escritor

AGOSTO
22 de Agosto – Dia do Folclore

OUTUBRO
12 de outubro - Dia Nacional da Leitura
20 de outubro – Dia do Poeta
22 de novembro – Dia Internacional do Livro
23 a 29 de outubro – Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
27 de outubro- Dia Internacional da Biblioteca Escolar
29 de outubro – Dia Nacional do Livro
29 de outubro - Dia Nacional do Livro

NOVEMBRO
22 de novembro – Dia Internacional do Livro

DEZEMBRO
8 de dezembro – Dia do Cronista
OBS: Trabalhar outras datas comemorativas no decorrer do ano

7. RECURSOS
Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda  a equipe pedagógica e professores que executarão o Projeto no decorrer do ano de 2015.
 Recursos materiais: Livros da Biblioteca Escolar, textos diversos, gibis, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..

8-AVALIAÇÃO/RESULTADOS:


           O projeto será desenvolvido por todas as disciplinas, durante o ano letivo. Cabe a cada professor avaliar continuamente a melhoria do desempenho do aluno na leitura, interpretação e produção escrita.
          A avaliação é um processo formativo e contínuo. É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita. Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com ajuda, contos, identificando e interpretando as informações do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com imagem. Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as atividades propostas de acordo com os objetivos.

9. CRONOGRAMA
O Projeto de Leitura acontecerá de Abril  a novembro de 2015, sendo  (a combinar c o grupo), sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem  como em seus conteúdos. O concurso de Desenho, Frase e Produção de Texto acontecerá no mês de Novembro durante as aulas, e os  melhores trabalhos serão premiados.
“Dupla delícia. O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado." 
Mário Quintana

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