terça-feira, 1 de setembro de 2020

POEMA: CONSIDERAÇÕES DE ANINHA - CORA CORALINA - SE LIGA NA LÍNGUA - COM GABARITO

 Poema: Considerações de Aninha

               Cora Coralina

Melhor do que a criatura,
fez o criador a criação.
A criatura é limitada.
O tempo, o espaço,
normas e costumes.
Erros e acertos.
A criação é ilimitada.
Excede o tempo e o meio.
Projeta-se no Cosmos.

Fonte: Livro – Se liga na língua – Língua Portuguesa, 6° ano – p. 125.

Entendendo o poema:

01 – O eu lírico compara a “criatura” e a “Criação”. Que diferença de sentido há entre essas palavras?

      A criatura é o resultado da criação, que é o ato de criar.

02 – Segundo o eu lírico, a criatura está relacionada a “tempo”, “espaço”, “normas” e “costumes”. Como você entende essa ideia?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Ele relaciona a criatura é um ser que não é eterno, mas limitado pela sociedade em que vive.

03 – Criatura, criador e criação são substantivos formados a partir do radical de um mesmo verbo. Qual?

      Criar.

04 – De acordo com o trecho: “Melhor do que a criatura, / fez o criador a criação”. A que se refere a criação?

      A criação citada no trecho refere-se ao que fora criado pelo homem.

 

CRÔNICA: A RUA - JOÃO DO RIO - FRAGMENTO - COM GABARITO

 Crônica: A RUA

                    João do Rio – fragmento

        Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, [...] porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia – o amor, o ódio, o egoísmo. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua. [...]

        A rua! Que é a rua?

        A verdade e o trocadilho! Os dicionários dizem: "Rua, do latim ruga, sulco. Espaço entre as casas e as povoações por onde se anda e passeia". A rua era para eles apenas um alinhado de fachadas por onde se anda nas povoações.

       Ora, a rua é mais do que isso, a rua é um fator da vida das cidades, a rua tem alma!

       A rua faz as celebridades e as revoltas, a rua criou um tipo universal, tipo que vive em cada aspecto urbano, em cada detalhe, em cada praça – a rua criou o garoto!

       Oh! sim, as ruas têm alma! Há ruas honestas, ruas ambíguas, ruas sinistras, ruas nobres, delicadas, trágicas, depravadas, puras, infames, ruas sem história, ruas tão velhas que bastam para contar a evolução de uma cidade inteira, ruas guerreiras, revoltosas, medrosas...

        Balzac* dizia que as ruas de Paris nos dão impressões humanas. São assim as ruas de todas as cidades, com vida e destinos iguais aos do homem.

JOÃO DO RIO. A alma encantadora das ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Entendendo a crônica:

01 – Que revelação o cronista faz para iniciar sua crônica?

      Ele revela seu amor pela rua.

02 – Após sua revelação, o cronista expressa a opinião de que se trata de um sentimento muito pessoal. Que expressão ele usa para qualificar seu sentimento dessa maneira?

      Que é um sentimento de natureza toda íntima.

03 – Como o cronista expressa aos leitores sua opinião de que se trata de um sentimento que é também de todos os leitores a que se dirige?

      Expressa que este amor assim absoluto e exagerado é partilhado por todos vós, pois somos irmãos.

04 – Na opinião do cronista o que iguala, irmana e une todos os habitantes de um local?

      O amor da rua.

05 – Que vocábulo é utilizado, no final do parágrafo, para se referir ao sentimento de amor pela rua e da rua como algo atemporal e um bem que é passado como herança de geração a geração?

      Legado.

06 – Que expressão o cronista utiliza para:

a) referir-se a seus leitores? Vós.

b) irmanar-se aos leitores? Nós.

07 – “A rua! Que é a rua?” Pelo modo como inicia a segunda parte, que intenção do narrador pode ser percebida, em relação ao assunto da crônica?

      Usando a exclamação demonstra emoção e entusiasmo, e depois faz uma pergunta.

08 – A que trocadilho o cronista se refere e que verdade estabelece, a partir do trocadilho?

      O trocadilho seria Rua no sentido denotativo (dicionário) e ele estabelece o significado no sentido conotativo quando diz que a rua tem alma.

09 – Que função tem as aspas (abrindo e fechando), em trecho do 3.º parágrafo?

      As aspas foram usadas para destacar o significado retirado do dicionário.

10 – Em: “A rua era para eles apenas um alinhado de fachadas...”, a que se refere o vocábulo em destaque?

      Se refere ao sentido literal de uma rua.

11 – Observe os elementos destacados nos trechos abaixo. Faça a correspondência, de acordo com a relação de circunstância que cada elemento estabelece:

(1) “Espaço entre as casas e as povoações por onde se anda e passeia” (3.º parágrafo).

(2) “Ora, a rua é mais do que isso ...” (4.º parágrafo).

(3) “...ruas tão velhas que bastam para contar a evolução de uma cidade inteira...” (6.º parágrafo)

(2) comparativa.

(3) causa e consequência.

(1) aditiva.

12 – Observe que, a partir do trocadilho, o cronista passa a usar o recurso da PERSONIFICAÇÃO e, dessa forma, passa a humanizar a rua. Transcreva dessa parte da crônica o primeiro trecho que indica a personificação:

      “... a rua tem alma!”.

13 – Pode-se dizer que, na opinião do cronista, o homem faz a rua e a rua faz o homem? Justifique sua resposta com um trecho da crônica.

      Sim. “Há ruas honestas, ruas ambíguas, ruas sinistras, ruas nobres, delicadas, trágicas, depravadas, puras, infames...”.

 

 

 

NOTÍCIA: CANSADA DE LER SOBRE GAROTOS, MENINA REÚNE 4.000 LIVROS COM GAROTAS NEGRAS - FOLHA.UOL - COM GABARITO

 Notícia: Cansada de ler sobre garotos, menina reúne 4.000 livros com garotas negras

               ISABEL SETA de SÃO PAULO

        Cansada de ler livros na escola sobre "garotos brancos e seus cachorros", Marley Dias, 11, resolveu começar um desafio ousado: reunir mil livros cujas personagens principais fossem meninas negras.

        Com ajuda de sua mãe, Janice, a garota, que vive em New Jersey, nos Estados Unidos, começou a campanha na internet em novembro do ano passado com a hashtag #1000blackgirlbooks (1.000 livros de garotas negras).

        "Eu estava na quinta série e fiquei frustrada porque só líamos livros sobre garotos brancos e seus cachorros. Daí, eu falei com a minha mãe e ela me disse: 'ok, mas o que você vai fazer sobre isso?' E eu decidi que ia colecionar mil livros", contou ela em entrevista à Folha.

        "Não me entenda mal, eu gostava daquelas histórias, eu só queria algo com que eu pudesse me relacionar", explicou.

        Para Marley, se ver em um personagem é muito importante, porque ajuda a entender e a lembrar melhor da mensagem dos livros.

        No começo, conta Janice, foi difícil. Elas receberam algumas doações, mas em janeiro, depois de aparecerem em um jornal, os livros começaram a chegar – e muitos, muitos deles.

        Até agora, o projeto já reuniu mais de 4.000 livros (neste índice on-line, você pode dar uma olhada em 700 deles), muitos dos quais Marley e a organização social de sua mãe, a GrassROOTS Community Foundation – que acabou participando ativamente da campanha e da organização dos livros –, doaram para a antiga escola da garota, além de outros colégios nos Estados Unidos e na Jamaica, onde Janice nasceu.

        "Eu fiquei orgulhosa de mim por ter conseguido atingir o objetivo e depois ultrapassa-lo", contou Marley. "E mil era um número grande para mim, porque eu só tenho 11 anos", brinca.

        Ela e sua mãe esperam continuar recebendo doações. "Acho que nós não tínhamos noção do dilema internacional que é essa questão da falta de diversidade e a Marley teve a chance de dar voz a um desafio que muitas pessoas preferem não falar", disse Janice.

        Entre os favoritos de sua grande coleção, Marley destaca o livro Brown Girl Dreaming (não há traduções em português), que conta, em poemas, a história de uma garota afro-americana criada no sul dos Estados Unidos durante os anos 1960 e 1970, em um contexto de segregação racial.

        "Eu gostei, porque foi um desafio ler esse livro, já que era poesia", conta ela. "Foi bom para eu desenvolver minhas habilidades de leitura e foi muito divertido. Poesia é mais misterioso, porque os autores não tentam te contar o significado direto, você pode ir lendo e fazer o seu caminho."

        Agora, Marley já tem planos de formar um clube de leitura de livros sobre garotas negras. A ideia, explica ela, é que os participantes leiam o volume escolhido durante o verão e depois discutam por Skype ou na internet.

        "São livros sobre garotas negras, mas, na verdade, os livros são para todas as pessoas que quiserem ler e você pode aprender muito neles sobre racismo e cultura", diz ela.

Fonte: Livro – Se liga na língua – Língua Portuguesa – 6° ano. Ed. Moderna p. 267-9.

Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br / folhinha/2016/04/1758611.

Entendendo a notícia:

01 – Entre os gêneros jornalísticos, a notícia tem lugar central.

a)   Por que a história de Marley se tornou notícia?

Porque, embora muito jovem, Marley lutou contra um preconceito e realizou uma campanha que obteve muito destaque.

b)   Algumas informações são fundamentais em uma notícia e costumam ser apresentadas logo no início do texto. Localize os dados referentes ao fato noticiado.

·        O que aconteceu?

Foram reunidos quatro mil livros com histórias protagonizadas por meninas negras.

·        Quem estava envolvido?

Marley e sua mãe.

·        Onde aconteceu?

New Jersey, EUA.

c)   O momento em que o fato aconteceu também costuma ser informado, mas não está evidente nesse texto. Como você pode descobri-lo?

O dado está disponível nas referências bibliográficas que seguem o texto.

02 – Algumas das afirmativas a seguir são incorretas. Copie-as e explique por que são falsas.

I – Marley Dias não apreciava histórias com garotos brancos e seus cachorros.

      A menina apreciava essas histórias, mas, achava que não deveria haver apenas personagens diferentes dela.

II – A menina entendia que as histórias lidas na escola não tinham relação com sua própria identidade.

      A afirmação é verdadeira.

III – Quando ouviu a reclamação da filha, Janice estimulou-a a encontrar uma solução para seu problema.

      A afirmação é verdadeira.

IV – Desde o início, Marley e Janice não tiveram dificuldade para conseguir os livros desejados.

      Antes de a campanha ser divulgada nos jornais, era difícil conseguir os livros.

V – A menina guarda as obras que obteve com muito carinho.

      Marley e a organização social de sua mãe, a Grass-ROOTS Community Foundation, doaram muitos dos livros para bibliotecas.

VI – O caso de Marley revela que as escolas só oferecem a leitura de livros com meninos brancos e seus cachorros por não haver obras com outros personagens.

      A menina reuniu mais de quatro mil livros, o que sugere que há material disponível.

VII – Marley mostra-se interessada em livros que estimulem sua habilidade de leitura.

      A afirmação é verdadeira.

03 – A campanha de Marley começou com um incômodo pessoal, mas a menina acabou tocando em um problema social, coletivo. Qual?

      O preconceito ou o privilégio de alguns grupos sociais. A predominância de obras com meninos brancos revela preconceitos étnico-raciais e de gênero.

04 – A menina ainda tem outro projeto ligado à literatura. Qual é ele?

      Criar um clube de leitura para discussão das obras pela Internet.

05 – A história de Marley, contada nessa notícia, poderia dar um bom conto. Quais seriam a situação inicial, o conflito (complicação) e o desfecho?

      Situação inicial: a escola oferece à personagem apenas histórias de meninos brancos.

      Conflito: a personagem se incomoda com a situação e resolve reunir livros com meninas negras como protagonistas.

      Desfecho: a personagem consegue reunir mais de quatro mil livros e divulga sua campanha.

 

 

TEXTO: UM ANIMAL MONOGÂMICO - CULTURAMIX - COM GABARITO

 Texto: Um animal Monogâmico

        Araras

        A arara é uma ave da família dos papagaios e se diferenciar pelas penas coloridas. É nativa das Américas do Sul e Central. Existem 17 diferentes espécies de arara nas florestas tropicais da América do Sul. Muitas delas são hoje consideradas em extinção.

        É um animal onívoro e se alimenta de nozes e frutas, insetos, ovos e pequenos mamíferos e répteis. É conhecida por dormir durante a noite, o que significa que se trata de um animal diurno. Pela manhã, a arara, muitas vezes, voa longas distâncias para encontrar comida.

       Características das Araras

        É uma das maiores espécies de papagaio do mundo, a ave adulta pode atingir mais de um metro de altura. É conhecida por sua variedade de penas coloridas que, muitas vezes, possuem muitas cores diferentes, incluindo azul, vermelho, amarelo e verde.

        A arara tem um bico grande que facilita que ela consiga retirar as cascas e as sementes das nozes com mais facilidade. Como outras espécies de papagaio, elas têm quatro dedos em cada pé, com dois dedos virados para frente e dois voltados para trás. Esta adaptação nos pés ajuda o animal a se fixar em galhos de árvores com mais facilidade e permite que ele fiquei empoleirado sem cair.

        São conhecidas por serem inteligentes e muito sociáveis​, elas podem ser vistas juntas em grandes bandos de até 30 indivíduos. Elas comunicam entre si usando sons altos. Algumas espécies de araras são ainda conhecidas por serem capazes de imitar sons humanos.

        Um Animal Monogâmico

        A arara é um dos poucos animais do mundo conhecido por ter o mesmo parceiro por toda a vida. Os casais de arara não ficam apenas juntos para se reproduzir, mas também compartilham seus alimentos e ajudam uns aos outros. Quando a arara fêmea coloca seus ovos e se ocupa em chocá-los, a arara macho sai para buscar alimentos para os dois. Os filhotes de arara saem dos ovos após cerca de um mês.

        Tempo de Vida das Araras

        Você provavelmente já ouviu dizer que existem aves que podem chegar a viver até cerca de 100 anos, e isso é absolutamente verdadeiro, especialmente quando se trata de araras. Quando são devidamente cuidadas, algumas espécies de arara podem viver, em média, 60 anos. Já outras podem viver até 80 anos ou mais.

        Curiosidades Sobre as Araras

        Os filhotes nascem sem penas e também sem enxergar nada. Eles ficam dentro do ninho por 90 dias e depois ficam com seus pais por um ano.

        As palmeiras fornecem o abrigo perfeito para essas aves para se proteger dos predadores, como águia, por exemplo.

        As araras gostam de se abrigar dentro de fendas de árvores velhas, dependendo do tamanho da abertura, elas conseguem entrar com todo o seu corpo.

        Todas as araras possuem listas pretas em seu rosto, mas a forma destas listas varia de acordo com a espécie.

        Às vezes, o casal de araras não consegue encontrar um ninho ou um local para criar um. Quando isso acontece, é comum que eles pousem no ninho de outro pássaro, matem os filhotes e fiquem com o ninho.

        Existem 17 espécies de araras, e várias estão em risco de extinção.

        Espécies de Araras

        Conheça, a seguir, algumas espécies de araras e suas características.

        Arara Azul (Anodorhynchus hyacinthinus): A maior espécie de arara existente, medindo cerca de 1 metro, a Arara Azul possui uma bela plumagem azul brilhante, e alguns detalhes em amarelo, como os anéis em volta dos olhos e a base do bico. É considerado um animal raro e está em extinção.

        Arara Azul de Lear (Anodorhynchus leari): Uma das araras mais raras do mundo, com apenas uma pequena população encontrada no Brasil. Mede de 70 a 81 cm. Estima-se que menos de 1.000 dessas aves ainda existam por causa da caça para o comércio de aves exóticas.

        Arara Azul Pequena (Anodorhynchus glaucus): Podem medir de 70 a 72 cm. São consideradas aves extintas. Antes podiam ser encontradas nas regiões de fronteira do Brasil, como Argentina, Paraguai e, possivelmente, também no Uruguai.

        Arara Vermelha Grande (Ara chloropterus): Uma das maiores espécies de arara, pode medir de 86 a 99 cm. Elas são muito inteligentes e facilmente aprendem truques. Mesmo sendo conhecidas como aves barulhentas, esta espécie vocaliza com muito menos frequência do que outras araras. Por isso é considerada como uma das espécies de arara mais calmas que existem.

        Arara Vermelha (Ara macão): Podem medir de 80 a 96 cm. Conhecida como uma espécie arisca se comparada com outras araras. Se sentirem que estão sendo ameaçadas, podem se tornar agressivas e propensas a bicar quem estiver a incomodando. Não toleram outros pássaros, animais de estimação ou crianças. Não está na lista de animais extintos, porém, sua população vem sofrendo uma diminuição constante no decorrer dos anos.

 

 

 

        Arara Canindé (Ara ararauna): Medem cerca de 76 a 91cm. Elas têm facilidade de adaptação a novos ambientes, e geralmente são bastante sociáveis. É um animal de estimação bastante popular na América do Norte. É a espécie de arara com a maior população, entretanto, assim como as outras, está diminuindo aos poucos.

        Arara Glauco (Ara glaucogularis): As chamadas Araras Glauco podem medir de 75 a 85 cm. É muito parecida com a Arara Canindé citada anteriormente, mas são um pouco menores. É uma ave bastante dócil. Estas araras são muito raras na natureza, mas se reproduzem bem em cativeiro. Seus números se estabilizaram um pouco nos últimos anos, mas por causa de sua pequena população são classificadas como “Criticamente em Perigo”.

 

 

 

        Arara Militar (Ara militares): A Arara Militar pode medir de 70 a 84 cm. Não chamam tanto a atenção quanto outras araras, mas não deixam de ser aves apreciadas por sua beleza e pelas suas habilidades de imitar as falas humanas. É considerada uma espécie vulnerável, mas não faz parte oficialmente da lista de animais com risco de extinção.

        Ararinha de Testa Vermelha (Ara rubrogenys): Uma espécie de porte pequeno, pode medir de 55 a 63,5 cm. Ganhou este nome por possuir o corpo todo em verde com algumas áreas em vermelho, incluindo a testa. É uma espécie que corre risco de extinção.

        Fonte: Araras. Disponível em: http://animais.culturamis.com/informacoes/aves/araras.

Acesso em: 04 jun. 2018.

Entendendo o texto:

01 – Com base no texto, explique o que é um animal monogâmico.

      É um animal que mantém um único parceiro por toda a vida.

02 – O que há de especial no relacionamento do casal de araras?

      A complementação de funções: o macho e a fêmea se ajudam.

03 – De que maneira o produtor do texto diferenciou o sexo dos animais?

      Usando as palavras fêmea e macho.

04 – Suponha que o texto falasse de gatos e não de araras. O mesmo recurso seria necessário? Por quê?

      Não, pois há formas específicas para a indicação do sexo desse animal: gato e gata.

05 – Agora imagine que houvesse uma continuação do texto. Como você se referiria às aves, sem repetir palavras, para indicar que a fêmea dá aos filhotes o alimento trazido pelo macho?

      Poderiam ser empregados os termos mãe e pai.




sábado, 29 de agosto de 2020

MÚSICA: SEGREDOS - FREJAT - (ANÁLISE DO VIDEOCLIPE) - COM QUESTÕES GABARITADAS

 Música: Segredos

              


                                                            Frejat

Eu procuro um amor
Que ainda não encontrei
Diferente de todos que amei

Nos seus olhos quero descobrir
Uma razão para viver
E as feridas dessa vida
Eu quero esquecer

Pode ser que eu a encontre
Numa fila de cinema
Numa esquina
Ou numa mesa de bar

Procuro um amor
Que seja bom pra mim
Vou procurar
Eu vou até o fim

E eu vou rata-la bem
Pra que ela não tenha medo
Quando começar a conhecer
Os meus segredos

Hum! Hum! Huuuum!

Eu procuro um amor
Uma razão para viver
E as feridas dessa vida
Eu quero esquecer

Pode ser que eu gagueje
Sem saber o que falar
Mas eu disfarço
E não saio sem ela de lá

Procuro um amor
Que seja bom pra mim
Vou procurar
Eu vou até o fim

E eu vou rata-la bem
Pra que ela não tenha medo
Quando começar a conhecer
Os meus segredos

Hum! Hum! Huuuum!
Hum! Hum! Huuuum!

Procuro um amor
Que seja bom pra mim
Vou procurar
Eu vou até o fim

Eu procuro um amor
Que seja bom pra mim
Vou procurar
Eu vou até o fim

Composição: Frejat.

Entendendo a canção:

01 – De que trata a letra dessa canção?

      Trata da busca do personagem por um grande amor “que seja bom” e “diferente de todos” que ele já teve na vida. Esse amor deverá ser sua “razão para viver”.

02 – Qual é a história contada pelas imagens do videoclipe?

      Um rapaz desiludido com o amor acha que poderá encontra-lo na lua. Ele traça planos mirabolantes para chegar ao satélite natural da Terra: transforma-se em uma bola humana e fracassa; voa em um balão e também é malsucedido; finalmente, constrói um foguete que o faz atingir seu objetivo. Quando ele chega a lua, não encontra o que procurava e se sente só. Descobre, enfim, que esse amor está, na verdade, na Terra. Então inicia uma nova luta para voltar ao seu planeta.

03 – Você acha que a narrativa inventada pelos criadores desse clipe animado é adequada à canção? Justifique.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Tanto na canção quanto na narrativa, há alguém em busca de um grande amor.

04 – Nos videoclipes, é comum um cantor, cantora ou banda aparecer tocando uma música ou cantando. Isso também ocorre em “Segredos”? Explique.

      Sim. No clipe da canção “Segredos”, Frejat – transformado em animação – é o personagem principal da narrativa e, ao mesmo tempo, cantor da canção.

05 – Se você fosse convidado a transformar a canção de Frejat em um videoclipe ou em um clipe animado, como ele seria?

      Resposta pessoal do aluno

POEMA: A ESTRELA - FERREIRA GULLAR - COM GABARITO

 Poema: A Estrela

               Ferreira Gullar

Gatinho, meu amigo

fazes ideia do que seja uma estrela?

 

Dizem que todo este nosso imenso planeta

coberto de oceanos e montanhas

é menos que um grão de poeira

se comparado a uma delas

 

Estrelas são explosões nucleares em cadeia

numa sucessão que dura bilhões de anos

 

O mesmo que a eternidade

 

Não obstante, Gatinho, confesso

que pouco me importa

quanto dura uma estrela

 

Importa-me quanto duras tu,

querido amigo,

e esses teus olhos azul-safira

com que me fitas

               Ferreira Gullar. Relâmpago. Revista de poesia nº. 14 abril de 2004.

Entendendo o poema:

01 – Identifique os seres que, nesse poema, equivalem a eu, tu e ela.

      Eu: eu lírico; tu: gatinho; ela: estrela.

02 – A linguagem é mais objetiva quando o eu lírico fala de ela ou de tu?

      Quando fala de ela.

03 – Agora conclua: de que modo a linguagem é responsável pela impressão de afastamento em relação a ela e de intimidade com tu?

      O gatinho é chamado de amigo e de querido, e o eu lírico fala diretamente com ele, criando intimidade, enquanto a estrela é um assunto, tratado com linguagem objetiva.

04 – O que significa a expressão fazer ideia, do segundo verso?

      Saber, supor.

05 – Observe o conteúdo das estrofes 2, 3 e 4. Como elas se relacionam com a primeira estrofe?

      Elas apresentam a resposta da pergunta feita na primeira estrofe.

06 – A partir da 5ª estrofe, percebemos que a definição da estrela é um pretexto para o eu lírico expressar um sentimento. Qual?

      O afeto pelo gatinho.

07 – O título “A Estrela” passa, então, a se referir a duas ideias. Quais seriam?

      A estrela como corpo celeste, citada no início do poema, e o gatinho, que seria a estrela no sentido conotativo, isto é, algo muito importante na vida do eu lírico.

 

POEMA: AS COISAS - ARNALDO ANTUNES - COM GABARITO

 Poema: AS COISAS

               Arnaldo Antunes

As coisas têm peso,
massa, volume, tama-
nho, tempo, forma, cor,
posição, textura, dura-
ção, densidade, cheiro,
valor, consistência, pro-
fundidade, contorno,
temperatura, função,
aparência, preço, desti-
no, idade, sentido. As
coisas não têm paz.

                             In: ANTUNES, Arnaldo. As coisas. Il. Rosa Moreau Antunes. 2.ed. São Paulo: Iluminuras, 1993. p.91

Entendendo o poema:

01 – O poema faz uma comparação entre “as coisas” e “o ar”.

a)   Embora o ar esteja em nossa volta, não prestamos atenção nele. Que características do ar é responsável por isso?

Sua transparência ou invisibilidade.

b)   Cite uma prova de que o ar existe.

Sugestões: Sentimos nosso peito mais cheio quando inspiramos; o vento é o ar em movimento, e podemos senti-lo no rosto e nos cabelos; uma bexiga cheia é mais pesada que uma vazia.

c)   Segundo o poema, quando as coisas ficam parecidas com o ar?

Quando não reparamos nelas.

02 – Olhe em sua volta neste momento para descobrir uma coisa que passou despercebida até agora.

a)   O que você viu?

Resposta pessoal do aluno.

b)   O que foi necessário para que você passasse a ver essa coisa?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É necessário prestar atenção, reparar em uma coisa para passar a vê-la.

03 – Você acha que o termo coisas, no poema, refere-se apenas a objetos? Explique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Não. E também não reparamos em algumas pessoas, por exemplo.

04 – Quais são os sentidos da palavra para no penúltimo verso?

      A primeira ocorrência de para (verbo) significa “estagnar”; “deixar de mover”, a segunda (preposição) tem o sentido de “a fim de”. “com o objetivo de”.

05 – A última palavra do poema é o verbo reparar.

a)   Que palavras ou expressões têm sentido semelhante ao dela?

Notar, perceber, observar, prestar atenção, fixar o olhar.

b)   Por que o poeta decidiu usar a palavra reparar, e não uma de sentido parecido?

Porque, além de rimar com ar, a palavra reparar contém as letras que formam a palavra para, usada duas vezes no verso anterior.

06 – O poema em estudo não tem título. Em sua opinião, essa ausência prejudica a compreensão do texto? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Não, pois os versos são suficientes para expressar a ideia, dispensando esclarecimentos.