domingo, 18 de junho de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): ERA UMA VEZ - SANDY E JUNIOR - QUESTÕES DE SUBSTANTIVO/ENCONTRO VOCÁLICO/CONSONANTAL/NUMERAL - COM GABARITO

MÚSICA: ERA UMA VEZ
                                                      (Interpretação: Sandy e Junior) 



Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada                      
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade

( REFRÃO )

Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia

                                                                (Composição: Toquinho)

Interpretando o texto

1.    Quem compôs a música acima?
Toquinho.


2.    Quem são os intérpretes?
Sandy e Junior.

3.    Na sua opinião, para uma pessoa ser feliz ela precisa ser rica? Por quê?
Não. Porque o dinheiro não é tudo, e não traz a felicidade.

4.    O que o autor do texto diz que é preciso fazer para a gente ser feliz?
Cultivar as nossas amizades.

5.    Você se considera feliz? Por quê?
Resposta Pessoal.

6.    “ Um lugarzinho no meio do nada”  quer dizer:
           (    ) Um lugar que não existe.

           (  x ) Um lugar que só existe na nossa imaginação.

7. Retire do texto:

a) dois substantivos comuns: chocolate – terra.
b) dois substantivos abstratos: felicidade – amizade.
c) dois substantivos concretos: amigos – criança.
d) dois substantivos derivados: lugarzinho – simplicidade.
e) dois substantivos primitivos: cheiro – verdade.

8. Pinte os substantivos pedidos:

a) epicenos:

gato
jacaré
leão
tubarão

b) simples:

chuva
guarda-roupa
couve-flor

c) compostos

arco
arco-íris
parque
guarda-parque

d) comuns de dois gêneros

pintor
desenhista
criança
motorista

e) sobrecomuns

pessoa
sambista
jovem
testemunha

9. Marque o substantivos primitivo destes coletivos.

1.aglomeração    ( 1  ) de pessoas    ( 7  ) de espigas
2.biblioteca         ( 8  ) de leis       ( 2  ) de livros
3.bagagem         (  9 )  de roupas ( 3 ) de objetos de viagens
4.constelação     ( 10 ) de ilhas     ( 4  ) de estrelas
5.bando              ( 5  ) de aves       ( 11 ) de músicos
6.esquadra         ( 12  ) de ladrões  (  6 ) de navios
7.atilho                ( 13  ) de atores    (16 ) de trabalhadores 
8.código              ( 15  )  de espigas ( 14 ) de montanhas
9.enxoval
10.arquipélago
11.banda
12.corja
13.elenco
14-serra
15-feixe
16-turma

10. Circule os encontros vocálicos das palavras abaixo.

   iguais         leite       saudade            papai        choveu

11. Destaque os encontros consonantais.

frango ...FR.. e ....NG..      fraco ....FR.....     cravo ...CR......    
encontro .NC... e ....TR..    biscoito ...SC..     grande ..GR... e ....ND..

12. Separe as palavras  abaixo conforme a sua classificação.

Uruguai   primeiro    saúde   céu     lua    partiu    ensaiou   maestro  meu  iguais     país     enxaguou
ditongo
tritongo
hiato
      meu
En-xa-guou
Pa-ís
      céu
Pri-mei-ro
Sa – ú - de
      lua
Ma- es- tro
En- sai - ou
      Par-tiu
U-ru-guai
i-gua- is








13.Sublinhe os encontros consonantais e escreva se há encontro consonantal ou dígrafo.

farinha = dígrafo
scoa = dígrafo
absurdo = encontro consonantal
chapéu = dígrafo           
excelente = dígrafo
diante = encontro consonantal
piadinha = dígrafo

14. Sublinhe  os numerais do texto abaixo e depois classifique-os.

Mamãe preparou cento e cinquenta docinhos e duzentos salgadinhos para a festa de aniversário de Mariana.
O primeiro convidado a chegar foi Davi. Ele fez o dobro de travessuras que costuma fazer e, sozinho, comeu um quarto do bolo. 

cardinal
Cento e cinquenta;
Duzentos
multiplicativo
dobro
fracionário
Um quarto
ordinal
 primeiro


FILME(ATIVIDADES): O MENINO MALUQUINHO - SINOPSE - COM ATIVIDADES GABARITADAS

FILME(ATIVIDADES) - O MENINO MALUQUINHO 

                       Informações Técnicas
Título Original: 
 Menino Maluquinho
 O Filme
País de Origem:  Brasil
Gênero:  Infantil
Duração: 82 minutos
Ano de Lançamento:  1994
Distrib.:  Europa Filmes
Direção:  
Helvécio Ratton

  SINOPSE

    Maluquinho é um garoto tão menino quanto qualquer outro de sua idade. Brincalhão, esperto e levado, ele teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e permite realizar todas as suas fantasias e diversões da infância. Isso não impede que ele também passe por alguns sustos... daqueles que tiram os pais do sério e às vezes fazem eles saírem correndo do trabalho para acudir um filho que "aprontou alguma daquelas". No final dos anos 60 Maluquinho vive suas aventuras com sua turma: o gordinho Bocão, Junin, Lúcio, Herman, Julieta, Carol e Nina. Em meio às corridas de carrinhos de rolimã, as gostosas travessuras e os longos papos com Irene - a empregada e amiga de fé - ele vai curtinho sua vidinha, feliz.

Aí vai o link do filme completíssimo, é só baixar e assistir com sua turma. O resultado da atividade será fantástico. Boa sorte!
https://www.youtube.com/watch?v=kAqq0KLtX7Q


 INTERPRETAÇÃO DO FILME: “O Menino Maluquinho”

01. De acordo com o filme visto, responda:
a) Por que os pais do Maluquinho foram chamados à escola?
    Porque bateu a cabeça em uma árvore e desmaiou.

b) Que mágica Maluquinho tentou fazer na cozinha?
     Transformar um ovo em um pintinho.

c) Qual o nome do “Bocão”?
     Roberto.

d) O que foi servido no almoço na casa do Maluquinho?
     Sopa de Legumes.


e) Quem era a menina que encantava os meninos e despertava a inveja nas meninas?
Valéria.

f) O que o pai do Maluquinho queria quando o levou para passear de barco?
 Contar sobre a separação.

g) Para quem Maluquinho fez versinhos na escola?
Greta.

h) O que Maluquinho fez na peça da escola?
Recitou poema.

i) O que o avô do Maluquinho prometeu a ele e aos seus amigos?
Levar todos para a fazenda de avião.

j) Com que brinquedo o avô do maluquinho estava brincando enquanto conversava com sua avó?
Com um pião.

k) O que Maluquinho e seu primo queriam organizar com os meninos da cidade de seu avô?
Uma partida de futebol.

l) Como os meninos fugiram dos cachorros enquanto estavam roubando mangas?
Fugiram num balão com o avô do Maluquinho.

m) Que apelido Bocão deu à sua irmã Nina? Por quê?
Sandália Havaiana. Porque não larga do pé dele.

02. Marque um X na resposta correta:
  O que Carol ofereceu ao Maluquinho na hora do recreio?
a) Hambúrguer.
b) Cachorro-quente.
c) Cenoura.
d) Maçã.

  Que revistinha Maluquinho comprou ao sair da escola?      
a) Pererê.
b) Turma da Mônica.
c) Super-homem.
d) Batman.

  O que a mãe do Maluquinho usou para chamá-lo para almoçar?
a) Um tambor.
b) Um violão.
c) Uma guitarra.
d) Uma corneta.

  Quem ensinou a brincadeira do melado para o Maluquinho?      
a) Seu pai.
b) Seu avô.
c) Bocão.
d) Sua avó.

  Quem foi homenageado na festinha da escola?      
a) Dom Pedro I.
b) Tiradentes.
c) O presidente Lula.
d) Zumbi.

03. Complete:
a) O cachorro que atacou Bocão e os meninos chama-se King Kong.

b) Bocão  foi o menino que ganhou o concurso de pum.

c) O livro que o Menino Maluquinho estava lendo falava sobre uma  casa com tesouros.

d) Maluquinho e seus amigos foram para o interior num avião.


04. Responda:
Que parte do filme você mais gostou? Por quê?
Resposta Pessoal.


sexta-feira, 16 de junho de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): TREM DAS ONZE (DEMÔNIOS DA GAROA) COM GABARITO

TREM DAS ONZE

                                                                            Demônios da Garoa

Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito, amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã


Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito, amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã


Além disso mulher tem outra coisa
Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar
Sou filho único, tenho minha casa pra olhar
Não posso ficar, não posso ficar...


Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito, amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã


ENTENDENDO A CANÇÃO:

1) Por quais razões o homem não podia mais ficar em companhia da mulher?
-O trem só teria no outro dia.
-A mãe dele não dorme enquanto ele não chegar.

2) Onde mora o homem? Que meio de transporte ele utiliza?
Mora em Jaçanã, um bairro em São Paulo – capital.

3) Quantos irmãos ele tem?
Nenhum.

4) Em sua opinião a mulher ficou alegre ou triste com o fato de o homem ter de ir embora?
Resposta Pessoal.

5) Na letra da música, as onze horas se referem ao período da manhã ou da noite?
 Da noite.

6) De que outro modo se poderia escrever 11 horas da noite?
 Escreve –se  23:00h
                            

terça-feira, 13 de junho de 2017

POEMA PARA SÉRIES INICIAIS: SEM CASA - COM GABARITO

POEMA:  SEM CASA
                  Roseana Murray

Tem gente que não tem casa,
Mora ao léu, debaixo da ponte,
No céu a lua espia.
Esse monte de gente na rua,
Como se fosse papel.
Gente tem que ter onde morar,
Um canto, um quarto, uma cama,
Para no fim do dia
Guardar o corpo cansado,
Com carinho, com cuidado,
Que o corpo é a casa dos pensamentos.
                                                                                                  
ENTENDENDO O TEXTO:
1 – Qual é o título do poema?
       Sem casa.

2 – Dê o significado da expressão “mora ao léu”.
       Não se tem um endereço fixo.

3 – Escreva com suas palavras o significado da expressão “monte de gente”.
       Resposta pessoal.

4 – De que assunto trata o poema?
       De pessoas que não tem casa para morar.

5 – Complete as frases:
a)     No céu a lua espia esse monte de gente.
b)    Na rua como se fosse papel.
c)     Gente tem que ter onde morar.

06 – Entre as intenções relacionadas a seguir, qual delas você acha que se aplicam ao poema.
a)   Informar.
b)   Apresentar uma opinião.
c)   Emocionar e sensibilizar o leitor.
d)   Documentar um fato.
e)   Estimular a fantasia e o sonho.

07 – Qual o aspecto do poema de acordo com a autora?
      É de sensibilizar e fazer arte com a linguagem (jogos sonoros, criar imagens com palavras).

08 – É possível encontrar no poema resposta para as perguntas: quem? onde? quando? o quê? Explique.

      Não. Porque o poema não define personagens, local, tempo ou fato narrado, trata genericamente de gente que não tem onde morar.

ORTOGRAFIA
1 – Emprego de E ou I.
- Atue.                    – Coe.                    –Abençoe.            – Polui.
- Magoe.                – Triste.                 – destrói.              – perdoe.
- Peixe.                   – Habitue.            – Tumultue.          – Abacaxi.
- Restitui.              – Constrói.            – Continue.            – Pente.

2 – Emprego de X ou CH.
- Ameixa.             – Enxada.               – Abacaxi.         – Caixa.
- Cocha.               – Chuchu.               – Enchente.       – Xingar.
- Cachimbo        - Bochecha               – Xícara.