terça-feira, 8 de março de 2022

ANÚNCIO: NEON UM CARRO QUE DESTACA VOCÊ - VEJA.SP. - COM GABARITO

 Anúncio: Neon um carro que destaca você

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjBL0zytkMgdGgNc0-Sa1F0LTxw0Ostf7Ui1JEXtO3tu33vgnKwDEuE16UvXushfi7k-gsRTytjrap0wOdHTTVS5QxvVrHG04YbR7C5yYfrLCLqKXPNWYz3Mgy1H8LBL5Qgs3nLpul9nPyHZnLUHzYqnIQmz_tNihxdiBrcr77jF_ZYQukDj2P0yX15=s259



        Neon é uma ideia luminosa que a Chrysler trouxe para o Brasil. Ter um Neon significa evidenciar o valor que você dá a sua individualidade. Neon é um carro único no design. Por isso, ele destaca você. É único também na sua concepção. [...] Desempenho, melhor dirigibilidade, conforto e segurança. Tudo isso num único carro. Ou melhor, num carro único. Você precisa conhecer o Chrysler Neon. O carro que destaca você. E que vai ser destaque na avenida, na rua, na estrada, em qualquer lugar. Privilege Service, garantia de assistência técnica 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para maiores informações ligue 0800-172322.

Veja. SP. 14/8/1996.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 183-4.

Entendendo o anúncio:

01 – O anúncio promove o automóvel importado Neon, da Chrysler. Observe os sentidos d palavra néon:

        Néon: s. m.(o) 1. Elemento químico gasoso [...] raro, inerte, existente na atmosfera, usado em iluminação e tubos de televisão. 2. Anúncio luminoso em que se emprega esse gás.

Sacconi. Minidicionário da língua portuguesa. São Paulo: Atual, 1996.

a)   Ao atribuírem esse nome ao carro, qual dos dois sentidos da palavra néon os fabricantes quiseram associar a ele, na sua opinião?

O 2° sentido, isto é, a ideia de um carro que brilha por si só.

b)   Identifique no texto um trecho que comprove sua resposta anterior.

Neon é uma ideia luminosa.

c)   Que relação existe entre esse sentido da palavra néon e os verbos evidenciar e destacar, empregados no texto?

Os verbos têm relação com a ideia de luz, ou seja, de iluminar, chamar a atenção sobre algo ou alguém.

d)   Repare na imagem do carro. Perceba que ele está semi-iluminado, como se estivesse recebendo um foco de luz em sua lateral direita (à nossa esquerda. Que relação há entre esse jogo de sombra e luz e o nome do carro?

O jogo de sombra e luz reforça o que o texto informa: “uma ideia luminosa que a Chrysler trouxe para o Brasil”.

02 – A palavra único é empregada quatro vezes no texto, duas em trocadilho:

        “Tudo isso num único carro. Ou melhor, num carro único”.

a)   Que diferença de sentido há entre essas duas frases?

Na 1ª frase, o anunciante deseja informar que todas as vantagens mencionadas estão “num só carro”; na 2ª frase, sua intenção é dizer que não há outro carro igual a esse, ele é diferente, singular.

b)   Em uma entrevista, o publicitário Roberto Duailibi comentou que um dos recursos de maior efeito publicitário é o trocadilho: “O trocadilho ainda é uma arma, e a rima parece que está fora de moda”. Na sua opinião, por que o trocadilho pode facilitar a comercialização do carro anunciado?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O trocadilho chama a atenção do consumidor sobre o texto veiculado – o que é exatamente o desejo do anunciante, pois assim o consumidor memoriza o anúncio e identifica o produto.

03 – A pesquisadora Nelly de Carvalho afirma:

        “Em sua forma de integrar, a linguagem publicitária se caracteriza pelo reforço do individualismo. Ao concentrar o receptor em si próprio, egoisticamente [...] está dizendo que o que interessa é sua roupa, sua casa, sua saúde.”

Publicidade – A linguagem da sedução. São Paulo: Ática: 1993. p. 13.

a)   Na sua opinião, o anúncio do carro Neon serve de exemplo à afirmação acima? Justifique sua resposta com palavras e expressões do texto do anúncio.

Todo o texto está voltado para esse fim, como comprovam as palavras e trechos: “seu estilo de dirigir”, “evidenciar o valor que você dá a sua individualidade”, “carro único”, “ele destaca você”, “o carro que destaca você”, “vai ser destaque na avenida”, “Privilege Service”.

b)   Um dos argumentos fortes na linguagem publicitária é a ideia de que o consumidor pode ser um “vencedor”, isto é, a ideia de que, fazendo uso do produto oferecido, o consumidor estaria em melhores condições para vencer a competição social. Destaque do texto do anúncio um trecho em que se verifique esse tipo de argumento.

Por isso, ele destaca você. / E que vai ser destaque...

04 – O texto de Ciro Marcondes estudado neste capítulo refere-se à publicidade na TV, veículo de comunicação em que as imagens têm movimento, há som, vozes e o texto verbal é ouvido. O anúncio da Chrysler foi publicado numa revista – portanto, as imagens são estáticas e o texto verbal é lido.

a)   Considerando que Neon é um carro importado, caro e de luxo, qual veículo é mais adequado para atingir seu público-alvo: a TV ou a revista? Por quê?

A revista, cujo público leitor tem um poder aquisitivo mais alto que o grande público da tevê. Pela revista, o anunciante atinge mais diretamente seu público-alvo.

b)   Observe o vocabulário empregado no texto do anúncio. Que palavras do texto comprovam a opção por um público de nível cultural e social mais elevado?

Palavras como evidenciar, individualidade, concepção, design e dirigibilidade.

c)   Segundo Ciro Marcondes, a publicidade na TV é “um reforço diário das ideologias, do princípio da valorização das aparências, da promoção de símbolos de status”. Você acha que esse comentário também serve para o anúncio da Chrysler? Por quê?

Sim, porque o anúncio valoriza as aparências sociais e procura envolver o consumidor prometendo-lhes status.

d)   De acordo com Ciro Marcondes, a publicidade é produzida para reforçar “as desigualdades e os problemas sociais”. Você acha que o anúncio da Chrysler aceita e reforça as diferenças sociais? Justifique sua resposta com elementos do anúncio.

Sim, pois incentiva o consumidor a ser diferente, a ser destaque entre as demais pessoas.

e)   Ciro Marcondes afirma que as pessoas são seduzidas por alguma coisa que está fora e muito além do produto anunciado. No caso do anúncio da Chrysler, o que é que está fora e além do produto e o torna sedutor?

A promessa de ascensão social, de distinção, de vitórias, de exclusividade feita ao consumidor.

 

 

 

TIRA: LUKE & TANTRA SANGUE BOM - APOSTO - COM GABARITO

 Tira: Luke & Tantra sangue bom

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Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 175.

Entendendo a tira:

01 – No 1° quadrinho, foi empregado um tipo especial de aposto, aquele que retoma e resume outras palavras expressas na oração.

a)   Identifique esse aposto.

Tudo.

b)   Que palavras ele resume?

Beats, hippies, punks.

02 – Na fala da garota de cabelos cacheados, a personagem Tantra, no 2° quadrinho, há um aposto que especifica um termo. Indique qual é esse aposto e qual é o termo que ele especifica.

      O aposto é chips, que especifica o termo batatas.

03 – Tantra faz uso de uma variedade não padrão.

a)   Que elementos da fala da garota comprovam essa afirmação?

A não-concordância do verbo existir com seu sujeito (batatas chips e Leonardo Di Caprio), o emprego de formas abreviadas, como pra e tá, e das gírias tá limpo e sai fora.

b)   O uso dessa variedade é coerente com a personagem e a situação? Por quê?

Sim, porque a personagem é uma adolescente urbana, parece ser meio hippie e está conversando com a amiga, informalmente.

04 – Identifique a função sintática dos termos destacados nestas frases da tira.

a)   “Nossa geração é vazia”.

Predicativo do sujeito.

b)   Garota... você acaba de salvar milhões de jovens desesperados!”

Vocativo; adjunto adnominal.

05 – No último quadrinho, o comentário da outra personagem sobre a observação de Tantra expressa conciliação, consentimento ou ironia?

      Ironia.

TIRA: SURIAU-AU - FOLHA DE S.PAULO - VÍRGULA - COM GABARITO

 Tira: Suriau-au

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Folha de S. Paulo, 29/9/2001.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 173-4.

Entendendo a tira:

01 – A tira não informa por que Suriá, a garota do circo, virou cachorro. No 1° quadrinho:

a)   Como o cachorro grande chama os outros cachorros para observar o penteado ridículo de Suriá?

Chama-os de gente.

b)   Qual é o sinal de pontuação empregado para isolar esse termo do resto da frase?

A vírgula.

02 – No 2° quadrinho, indignada, Suriá contesta a opinião dos cachorros a seu respeito.

a)   Que expressão Suriá emprega para referir-se a si mesma, tentando mostrar quem ela é?

A garota do circo.

b)   Qual é o sinal de pontuação empregado para isolar essa expressão?

A vírgula.

03 – Suriá tenta provar sua verdadeira identidade, apresentando um número de circo. Pelos comentários das outras personagens, é possível afirmar que a menina conseguiu convencê-las?

      Não.

TIRA: SITUAÇÃO FINANCEIRA - O ESTADO DE S.PAULO - COM GABARITO

 Tira: Situação financeira

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O Estado de S. Paulo, 31/10/1999.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 171.

Entendendo a tira:

01 – Nessa tira, o marido conversa com sua mulher sobre a situação financeira deles.

a)   Que imagem o homem faz de si mesmo?

Ele se considera honesto, correto, íntegro e, por isso, malsucedido.

b)   Que comentário ele provavelmente esperava de sua mulher?

Talvez um consolo, algo como: Ter sucesso não é importante, o que vale é o caráter. A resposta dela, entretanto, surpreende e cria o humor.

02 – Observe o emprego da palavra porque no 1° e no 2° quadrinhos.

a)   Identifique em qual deles a palavra porque foi empregada numa frase interrogativa direta, isto é, numa frase em que a pergunta é feita diretamente e termina com ponto de interrogação.

No 1° quadrinho.

b)   Como a palavra porque está grafada nessa frase?

Por quê (separado e com acento).

03 – No 2° quadrinho, a palavra porque foi grafada de outra forma.

a)   Como ela foi grafada?

Porque (junto e sem acento).

b)   Essa forma de grafar se deve ao fato de ela introduzir uma explicação sobre o que foi perguntado anteriormente ou ao fato de ela introduzir uma nova pergunta?

Ao fato de ela introduzir uma explicação sobre o que foi perguntado anteriormente.

FÁBULA: O LEÃO E AS OUTRAS FERAS - FÁBULAS DE ESOPO - COM GABARITO

 Fábula: O leão e as outras feras

               ESOPO

Certo dia o leão saiu para caçar junto com três outras feras, e os quatro pegaram um veado. Com a permissão dos outros, o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu o veado em quatro partes iguais. Porém, quando os outros foram pegar seus pedaços, o leão falou:

        -- Calma, amigos. Este primeiro pedaço é meu, porque é o meu pedaço. O segundo também é meu, porque sou o rei dos animais. O terceiro vocês vão me dar de presente para homenagear minha coragem e o sujeito maravilhoso que eu sou. E o quarto... Bom, se alguém aí quiser disputar esse pedaço comigo na luta, pode vir que eu estou pronto. Logo, logo a gente fica sabendo quem é o vencedor.

        Moral: Nunca forme uma sociedade sem primeiro saber como será a divisão dos lucros.

Fábulas de Esopo. São Paulo, Companhia das Letras, 1994. p. 32.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 220-1.

Entendendo a fábula:

01 – Leia os pares de orações abaixo:

I – O leão se encarregou de repartir a presa

      Dividiu o veado em quatro partes iguais.

II – Os outros foram pegar seus pedaços,

      O leão falou:

III – O segundo também é meu,

       Sou o rei dos animais.

        Do modo como as orações estão organizadas, não há palavras relacionando-as. Volte ao texto e identifique a palavra qu liga as orações de cada um dos pares.

      E, quando, porque.

02 – Na ligação entre as orações, essas palavras estabelecem um sentido novo. Em qual par de orações, no texto, a palavra que liga uma oração à outra:

a)   Estabelece uma relação de adição?

No par I.

b)   Introduz a explicação para o que se afirmou na 1ª oração?

No par III.

c)   Inicia uma oração que indica circunstância de tempo?

No par II.

03 – Qual o sentido da palavra “presa” no trecho do texto: “... o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu o ...”

I – Dente canino.

II – Animal que outro caça ou mata para alimentar-se.

III – Muitos animais se disputando o almoço.

04 – O leão usa o terceiro argumento para lhe exaltar diante dos outros animais.  Sabemos que o texto é uma fábula mais que tem característica humana. Você acredita que tem pessoas com esse tipo de comportamento? Justifique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Observe na primeira, segunda e terceira fala do leão e veja que ele empregou a palavra “porque” junto. Você sabe o motivo dela aparecer dessa forma? 

a)   Sim, porque foi usado em pergunta.

b)   Sim, porque foi usado para justificar algo.

c)   Sim, porque foi usado várias vezes no texto.

 

 

                       

TIRA: CALVIN E HAROLDO SUSIE - O ESTADO DE S.PAULO - COM GABARITO

 Tira: Calvin e Haroldo Susie

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiGjEMNkb3YeaP6W6EMbSLsJj-IofqyBvy4I6diPJN_AnO6prbf4g-fQxvOSSFQwwsJfYNIwccQnfh1Rbv9j1sCbe1yu1eZyi9xvAflcD_AmIB4DOG-u5itzTUqy5w4fxghqCgaxj0SqpNpII-3UrWLh03cJ5EgfTXS8jLcIk__dwAHwI5pugqxTGbC=s368 

O Estado de S. Paulo, 1/7/2000.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 224.

Entendendo a tira:

01 – Observe a última oração do 3° quadrinho:

      E você o nosso inútil e desmiolado filho”.

a)   Há nela uma forma verbal implícita. De acordo com o contexto, que forma verbal é essa?

Será.

b)   Qual é o papel das conjunções destacadas: elas ligam dois termos ou duas orações de mesmo valor sintático ou estabelecem entre eles uma relação de subordinação?

O primeiro e liga duas orações de mesmo valor sintático; o segundo liga dois termos de mesmo valor sintático.

02 – No último quadrinho, na fala da Susie, há duas orações independentes. Entre elas, entretanto, existe uma relação.

a)   De acordo com o contexto, qual das relações a seguir entre elas: adição, oposição, alternância, conclusão ou explicação?

Conclusão.

b)   Reescreva as orações, ligando-as com uma conjunção que, de acordo com o contexto, explicite a relação existente entre elas.

Vou trabalhar, portanto/logo/por isso/não me esperem.



domingo, 6 de março de 2022

ARTIGO DE OPINIÃO: (Des) CONECTAR - ROSELY SAYÃO - COM GABARITO

 Artigo de Opinião:(Des)Conectar

          Rosely Sayão

Muitas pessoas criticam essa nossa mania de ficarmos o tempo todo conectados para nos comunicar com filhos, conhecidos, colegas de trabalho, amigos e parentes. Programas de mensagens instantâneas em aparelhos celulares fazem enorme sucesso, talvez por serem de baixo custo e permitirem a formação de grupos de família, de pais de alunos da classe do filho, de amigos, de colegas que realizam algum trabalho, de chefes e seus auxiliares diretos, de alunos com seus professores etc.


Por outro lado, há piadas, vídeos institucionais, campanhas com mensagens melosas e até um pouco dramáticas apontando o quão pouco é saudável essa nossa ligação com os aparelhos, que ocupam tanto de nosso tempo e nos afastam das pessoas em nossa volta.

Alguns locais, como restaurantes, por exemplo, incentivam, de modo bem-humorado, seus frequentadores a renunciar aos aparelhos enquanto lá estão para uma refeição compartilhada.

Mas esses recursos não têm conseguido abalar nosso apego a esse tipo de comunicação. Creio até que a coluna cervical de muita gente anda reclamando por causa disso. E como o que pode provocar mudanças é mais a ação do que a falação, conto a você, caro leitor, a experiência vivida por uma amiga.

Ela é uma dessas pessoas quase viciadas em comunicação a distância e internet, com suas redes variadas. Tanto que passou a sentir-se culpada por ver seu tempo com os filhos ser engolido por sua dedicação ao celular. Resolveu, então, com o marido e os três filhos, ter um final de semana em que ficariam totalmente desconectados.

Encontraram um hotel que não tinha sinal de celular nem de internet, e para lá foram, tanto animados quanto temerosos, para viver dois dias inteiros sem conexão alguma, a não ser entre eles, e diretamente, olho no olho. Logo na chegada, colocaram todos os aparelhos em uma caixa, que só seria aberta ao final da estadia.

E aí começou uma aventura. No início, foi difícil, reconheceu ela, mas aos poucos eles se envolveram entre si: leram livros, contaram histórias, divertiram-se com jogos de tabuleiro, conversaram.

Ela disse que o marido, os filhos e ela gostaram tanto da experiência de "desconectar para conectar" que adotaram o ritual de guardar os aparelhos de todos em uma caixa pelo menos por algumas horas nos finais de semana.

Considerei essa uma boa sugestão para famílias com filhos que se sentem distantes dos pais. Nem sempre crianças e jovens conseguem perceber o quanto é bom trocar ideias e afetos com os pais e conviver com eles para fortalecer o vínculo, porque também estão muito envolvidos com suas traquitanas tecnológicas e com as redes sociais.

Mas, quando eles descobrem –ou redescobrem– que o relacionamento com os pais e os irmãos, fora das questões administrativas do cotidiano, lhes faz bem, eles se entregam, e o resultado costuma ser visível no humor e até mesmo na busca de uma maior proximidade.

Se nós não dermos a eles oportunidades e chances de se tornar mais sensíveis aos relacionamentos interpessoais humanizados, a vida deles certamente será mais árdua, mais difícil, mais áspera. Algumas horas desconectados nos finais de semana podem lhes fazer um bem enorme!

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)

Matéria publicada na Folha de São Paulo, 24 de Março de 2015.

Fonte: Maxi: ensino fundamental 2:multidisciplinar:6 º ao 9º ano/obra coletiva: Thais Ginicolo Cabral. 1.ed. São Paulo: Maxiprint,2019.

Entendendo o texto

 1. Na opinião da autora, o uso de celular é saudável para as relações entre as pessoas? Por quê?

 Não, pois, segundo ela, o uso exagerado de celulares ocupa muito nosso tempo e nos afasta das pessoas.

2. Releia o seguinte trecho. “Creio até que a coluna cervical de muita gente anda reclamando por causa disso”?

a)   Qual a figura de linguagem presente nele? Justifique sua resposta.

Personificação, pois é atribuída à cervical uma caraterística humana.

b)   O que se pode inferir dessa afirmação feita pela autora do artigo no trecho?

É possível inferir que usar o celular exageradamente pode ocasionar dores, pois ficamos com a cervical voltada para baixo.

 3. Relacione as colunas de acordo com o sentido das palavras destacadas.

a)   Companhia    ( d  ) para viver dois dias.

     b) Ausência        ( b ) dois dias inteiros sem conexão alguma

c) Tempo            ( f ) eles se envolveram entre si

d) Finalidade       ( c) no início, foi difícil

e) Modo               ( e) divertiram-se com jogos

    f) Posição entre dois limites        (a) conviver com eles

4. Identifique se as palavras destacadas nestes dois trechos do artigo classificam-se em preposições, em combinações ou em contrações.

a) Encontraram um hotel que não tinha sinal de celular nem de internet, e para lá foram, tanto animados quanto temerosos, para viver dois dias inteiros sem conexão alguma, a não ser entre eles, e diretamente, olho no olho. Logo na chegada, colocaram todos os aparelhos em uma caixa, que só seria aberta ao final da estadia.

Preposições: de, de, para, para, sem, a, entre, em; Combinações: ao; Contrações: no, na, da

b)   E aí começou uma aventura. No início, foi difícil, reconheceu ela, mas aos poucos eles se envolveram entre si: leram livros, contaram histórias, divertiram-se com jogos de tabuleiro, conversaram.

Preposições: entre, com, de;

Combinações: aos; Contrações: no.

sexta-feira, 4 de março de 2022

ANÚNCIO: VIVER OU SONHAR? VEJA - CONJUNÇÕES - COM GABARITO

 Anúncio: Viver ou Sonhar?

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Veja, 7/2/1996.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 227.

Entendendo o anúncio:

01 – Os termos viver e sonhar estão ligados por duas conjunções coordenativas: ou e e.

a)   Indique a relação que cada uma delas estabelece entre esses termos.

Ou estabelece uma relação de exclusão; e, de adição.

b)   Que ideia o ponto de interrogação acrescenta à primeira frase?

A ideia de dúvida.

c)   A segunda frase responde à questão proposta pela primeira e termina com ponto final. O que o ponto final expressa na segunda frase?

Uma declaração, o resultado de uma escolha.

02 – O anúncio tem por finalidade promover uma revista especializada em decoração. A primeira frase em destaque opõe viver e sonhar, e a segunda une esses elementos.

a)   O que é viver nesse contexto?

Viver simplesmente, contente ou não com o que se tem, sem pensar em mudanças.

b)   E sonhar?

Entregar-se a fantasias e devaneios; imaginar uma vida melhor, uma casa melhor, etc.

c)   Do ponto de vista do anunciante, em que consiste unir a vida ao sonho?

Em comprar e ler a revista, pois ela traz soluções de decoração capazes de transformar a vida em sonho.

03 – Na capa da revista anunciada aparece a frase “Tira, põe... ache o lugar”, que possivelmente remete a uma reportagem sobre armários e estantes.

a)   Provavelmente, que conjunção coordenativa está implícita entre as orações “Tira” e “põe”?

E.

b)   E entre “Tira, põe” e “ache o lugar”?

Mas/porém.

04 – A conjunção coordenativa mas também apresenta outros valores, além da ideia básica de oposição, contraste. Na frase “A joia é bela, mas principalmente rara”, que relação a conjunção mas estabelece entre as orações?

        Conclusão – explicação – alternância – adição.



TIRA: SURIÁ VIAJANDO COM O CIRCO - CONJUNÇÕES - COM GABARITO

 Tira: Suriá viajando com o circo

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Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 243.

Entendendo a tira:

01 – No 1° quadrinho, o garçom repete o pedido feito pelos fregueses.

a)   Nessa frase estão implícitos o sujeito e o verbo. De acordo com a situação, que palavras poderiam completar essa frase?

Vocês pediram... / Já servi... / Aqui estão...

b)   Por que foram empregadas vírgulas entre os diversos itens do pedido?

Porque os itens do pedido são termos que, na frase, exercem a mesma função sintática (objeto direto).

02 – No 3° quadrinho, o cartunista empregou um traço (-) no lugar de uma palavra que relacionaria as duas orações.

a)   De acordo com o contexto, que palavra poderia substituir o traço?

Porque, pois.

b)   A que classe gramatical pertence essa palavra?

À das conjunções.

c)   Que ideia ela exprime nessa situação?

A ideia de motivo, razão.