Conto: Entre o Leão e o Unicórnio
Marina Colasanti
"No meio da noite de núpcias, o
rei acordou tocado pela sede. Já ia se levantar, quando junto à cama, do lado
da sua recém-esposa, viu deitado um leão.
-- Na certa – pensou o rei mais surpreso do
que assustado –, estou tendo um pesadelo.
E mudando de posição para interromper o
sonho mau, deitou a real cabeça sobre o real travesseiro. Em seguida,
adormeceu.
De fato, na manhã seguinte, o leão
havia desaparecido sem deixar cheiro ou rastro. E o rei logo esqueceu de tê-lo
visto.
Esquecido ficaria, se dali a algum
tempo, acordando à noite entre um suspiro e um ronco, não deparasse com ele no
mesmo lugar, fulvo e vigilante. Dessa vez, custou mais a adormecer.
Quando a rainha despertou, o rei
contou-lhe do estranho visitante noturno que já por duas vezes se apresentava
em seu quarto.
-- Oh! Senhor meu marido – disse-lhe
esta constrangida –, não ousei revelar antes do casamento, mas desde sempre
esse leão me acompanha. Mora na porta do meu sono, e não deixa ninguém entrar
ou sair. Por isso não tenho sonhos, e minhas noites são escuras e ocas como
poço.
Penalizado, o rei perguntou o que
poderia fazer para livrá-la de tão cruel carcereiro.
-- Quando o leão aparecer – respondeu
ela – pegue a espada e corte-lhe as patas.
Naquela mesma noite, antes de deitar, o
rei botou ao lado da cama sua espada mais afiada. E assim que abriu os olhos na
semi-escuridão, zac! Decepou as patas da fera de um só golpe. Depois, mais
sossegado, retomou o sono.
Durante algum tempo dormiu todas as
noites até de manhã, sem sobressaltos. Mas numa madrugada quente em os edredons
de pluma pareciam pesar sobre seu corpo, acordando todo suado viu que o quarto
real estava invadido por dezenas de beija-flores e que um enxame de abelhas se
agrupava na cabeceira. Depressa cobriu a cabeça com o lençol, e debaixo daquela
espécie de mortalha atravessou as horas que ainda que ainda o separavam do
nascer do dia. Só ao perceber o primeiro espreguiçar-se da rainha, emergiu de
dentro da cama, contando-lhe da bicharada.
-- É que dormindo ao seu lado, meu caro
esposo, cada vez mais doces e mais floridos se fazem meus sonhos – explicou ela,
sorrindo com ternura.
E ele, desvanecido com tanto amor,
pousou-lhe um beijo na testa.
Muitos meses se foram, tranquilos.
Porém uma noite, tendo jantado mais do
que devia à mesa do banquete, o rei acordou em meio ao silêncio. Levantou-se
disposto a tomar um pouco de ar no balcão, quando, caracoleando sobre o mármore
real do aposento, viu aproximar-se um unicórnio azul.
Não ousou tocar animal tão inexistente.
Não ousou voltar para cama. Perplexo, saiu para o terraço, fechou rapidamente
as portas envidraçadas, e encolhido num canto esperou que a manhã lhe
permitisse interpelar a rainha.
-- É a montada da minha imaginação –
escusou-se ela. – Leva meus sonho lá onde eu não tenho acesso. Galopa a noite
inteira sem que eu tenha controle.
Tão bonito pareceu aquilo ao rei, que
na noite seguinte, quer por desejo, quer por acaso, no momento em que a mulher
adormeceu, ele acordou. Lá estava o unicórnio com seu chifre de cristal,
batendo de leve os cascos, pronto para a partida. Desta vez o rei não temeu.
Levou-lhe a mão ao pescoço, alisou o suave azul do pelo, e de um salto montou.
Unicórnios de sonho não relincham.
Aquele levantou a cabeça, sacudiu a crina, e como se pisasse nos caminhos do
vento, partiu a galope.
Galoparam a noite toda. Mas antes que o
sol nascesse, quando a escuridão apenas começava a derreter-se no horizonte, os
cascos mais uma vez pousaram no mármore. E a real cabeça deitou-se no
travesseiro.
-- Sonhei que vossa majestade fugia com
a montada de minha imaginação – disse a rainha ao esposo, de manhã. – Mas estou
bem contente em vê-lo agora aqui ao meu lado – acrescentou numa reverência.
O rei, porém, mal conseguia esperar
pelo fim do dia. Tão rica e vasta havia sido a viagem, que só desejava montar
novamente naquele dorso, e, azul no ar azul, descobrir novos rumos. Pela
primeira vez as tarefas da coroa lhe pareceram pesadas, e tediosa a corte. Da
rainha, só desejava que, rápido, adormecesse.
Desta forma, noite após noite, partiu o
rei nas costas do unicórnio, para só retornar ao amanhecer.
E a cada noite, mais diferente
ficou.
Já não queria guerrear, nem dançar nos
salões. Já não se interessava por caçadas ou tesouros. Trancado sozinho na sala
do trono durante horas, pensava e pensava, galopando na lembrança, livre como o
unicórnio.
Ressentia-se porém a rainha com aquela
ausência. Doente, quase, de tanta desatenção, mandou por fim chamar a mais fiel
das suas damas de companhia. E em grande segredo deu-lhes as ordens: deveria
esconder-se debaixo da cama real, cuidando para não ser vista. E ali esperar
pelo sono da rainha. Tão logo esta adormecesse, veria surgir um leão sem patas.
Que não temesse. Pegasse as patas que jaziam decepadas à sua frente, e, com um
fio de seda, as costurasse no lugar.
Tendo obtido da moça a promessa de que
tudo faria conforme o explicado, deitou-se a rainha logo ao escurecer,
pretextando grande cansaço. No que foi imediatamente acompanhada pelo rei.
Custava
porém o sono chegar. Virava-se e revirava-se o casal real sobre o colchão,
enquanto embaixo a dama de companhia esperava. E de tanto esperar, o sono
acabou chegando primeiro para ela que, sem perceber, adormeceu.
Acordou noite alta, quando há muito o
unicórnio vindo buscar o seu ginete. Assustada, não querendo faltar com a
promessa e ouvindo o ressonar da rainha, rastejou para fora da cama. Lá estava
o leão, deitado e imóvel. Lá estavam as patas à sua frente. Rapidamente pegou a
agulha enfiada com longo fio de seda, e em pontos bem firmes costurou uma pata.
Depois a outra.
Leões de sonho não rugem. Aquele
levantou a cabeça, sacudiu a juba e firme sobre as patas retomou a sua tarefa
de guardião. Nenhum sonho mais sairia das noites da rainha. Nenhum entraria.
Nem mesmo aquele em que um unicórnio azul galopava e galopava, levando no dorso
um rei para sempre errante."
Marina Colasanti.
Doze reis e a moça do labirinto do vento.
São Paulo: Global,
1999.
Entendendo o conto:
01 – No conto de Marina
Colasanti, há personagens típicas de contos de fadas. Que personagens são
essas?
O rei e a rainha, a ajudante da rainha.
02 – Uma das características
dos contos de fadas é a presença de elementos mágicos. Em “Cinderela”, há a
fada madrinha, que tem poderes mágicos. Em “Oochigeaskw”, o ser misterioso é
invisível. No conto “Entre leão e unicórnio”, quais os elementos mágicos mais
evidentes?
Os sonhos da
rainha se materializarem no quarto real e o fato de o rei poder passear por
esses sonhos. Há também o unicórnio, um animal inexistente.
03 – Observe:
[...] Levantou-se disposto a tomar um
pouco de ar no balcão, quando, caracoleando sobre o mármore real do aposento,
viu aproximar-se um unicórnio azul.
Não ousou tocar animal tão inexistente.
Não ousou voltar para a cama. [...]
Ao contrário do leão, o unicórnio é um
“animal tão inexistente”.
a)
Você sabe o que é um unicórnio?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É um animal presente na
mitologia de muitos povos, trata-se de um cavalo com um único chifre no meio da
cabeça.
b)
Para você, se o unicórnio é um animal
inexistente, como ele podia existir nos sonhos da rainha?
Resposta pessoal do aluno.
c)
Nas histórias que você lê, ouve, ou vê (na
televisão, por exemplo), há muitas criaturas e seres como o unicórnio do conto
de Marina Colasanti?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, como nos desenhos e filmes
como: super-herói, mágicos, criaturas de outros planetas, conforme a imaginação
de quem as cria.
d)
Em sua opinião, por que as pessoas “inventam”
histórias com seres “tão inexistentes”?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque a ficção está presente
nas culturas em geral.
04 – Além dos sentidos
evidentes da história, que interpretações você poderia dar ao fato de o rei ter
ficado preso nos sonhos da rainha?
É que os contos de fadas, em geral,
abordam tramas psicológicas de ordem estrutural, vividas por todos nós,
sobretudo na infância. Entre outras interpretações, pode-se dizer que a
história aborda a questão da dependência, quando a pessoa se perde de si ao se
identificar totalmente com o outro.
05 – Observe: "No meio da noite de núpcias, o rei
acordou tocado pela sede. Já ia se levantar, quando junto à cama, do lado da
sua recém-esposa, viu deitado um leão.”
a)
A palavra recém-esposa forma-se pelo
acréscimo do prefixo recém à
palavra esposa. Que sentido essa palavra tem?
Recém-esposa designa a pessoa que acabou de se tornar esposa.
b)
Localize no conto “Entre o Leão e o Unicórnio” e copie no caderno um indício que
comprova sua resposta.
O conto refere-se à noite de núpcias, que é a primeira noite que um
casal recém-casado passa junto. “No meio da noite de núpcias...”
c)
Copie esse mesmo prefixo no caderno e
utilize-o para formar palavras que significam:
1 –
Um trabalho que acabou de ser concluído. Recém-concluído.
2 –
Um alimento que acabou de ser preparado. Recém-preparado.
3 –
Um objeto que acabou de ser fabricado. Recém-fabricado.
Escolha
uma das palavras assim formadas e faça no caderno uma frase com ela.
Resposta pessoal
do aluno.
06 – Releia atentamente o
trecho a seguir:
“De
fato, na manhã seguinte, o leão havia desaparecido sem deixar cheiro ou rastro.
E o rei logo esqueceu de tê-lo visto.
Esquecido ficaria, se dali a algum
tempo, acordando à noite entre um suspiro e um ronco, não deparasse com ele no
mesmo lugar, fulvo e vigilante. Dessa vez, custou mais a adormecer.
Quando a rainha despertou, o rei
contou-lhe do estranho visitante noturno que já por duas vezes se apresentava
em seu quarto.”
a)
Localize no dicionário os significados da
palavra fulvo.
De cor amarelo-dourado, castanha; louro.
b)
No trecho transcrito, essa palavra é um
substantivo ou adjetivo? Explique.
Adjetivo. Emprega-se para caracterizar o leão.
c)
A quem ou a que essa palavra se refere?
Refere-se ao leão.
07 – Ao longo de um texto,
para referir-se a um mesmo ser (ou a um mesmo assunto), podem-se empregar
palavras ou expressões variadas. Esse ser (ou assunto) que recebe designações
diversas ao longo de um texto é o que chamamos de referente.
a)
Localize no trecho da questão 06 as palavras
ou expressões que se referem ao leão.
-Lo; ele; estranho visitante noturno; se (na ordem em que aparecem
no trecho).
b) Releia todo o texto atentamente e
localize outras palavras e expressões que se referem ao leão e palavras ou
expressões que se referem ao unicórnio. Registre essas palavras ou expressões
em seu caderno, separando-as em duas colunas: as palavras referente ao leão e
as referente ao unicórnio.
Leão: esse leão, tão cruel
carcereiro, lhe, fera, um leão sem patas, aquele, guardião.
Unicórnio:
unicórnio azul, animal tão inexistente, a montada da minha imaginação, lhe,
aquele, aquele dorso.
08 – Para formar o adjetivo visitante (no texto aparece na
alinha 14), elimina-se a terminação -r
de um verbo e acrescenta-se a terminação -nte.
a)
Que verbo é esse?
Visitar.
b)
Que sentido a palavra visitante tem no texto?
Aquele que visita.
c)
Outros adjetivos do texto também são formados
a partir de verbos, com a terminação -nte.
Indique-os.
Vigilante (de vigiara), inexistente (de inexistir), errante (de
errar), seguinte (de seguir).