quinta-feira, 28 de março de 2019

POEMA: ESPELHO - ROSEANA MURRAY - COM GABARITO

Poema: ESPELHO
          Roseana Murray


Espelho, espelho meu:
diga a verdade,
quem sou eu?
Se às vezes me estilhaço,
se às vezes viro mil,
se quero mudar o mundo,
se quero mudar o rosto,
se tenho sempre na boca
um gosto de água e de céu,
se às vezes sou tão só
quando me viro do avesso,
se às vezes anoiteço
em plena luz do sol
ou então amanheço
com vontade de voar,
espelho, espelho meu:
diga a verdade,
quem sou eu?

MURRAY, Roseana. Recados do
Corpo e da Alma, São Paulo: FTD,

Entendendo o poema:
01 – Você percebeu que o primeiro verso do poema dialoga com outro texto? Qual?
      Sim. Conto Branca de Neve.

02 – O poema começa com uma dúvida, expressa em uma pergunta. Que palavra é utilizada repetidamente e ajuda a reforçar essa dúvida do eu lírico?
      Quem sou eu?

03 – Indique um trecho do poema em que se perceba o uso figurado da linguagem:
      “Se às vezes me estilhaço,
      Se às vezes viro mil.” 
    
04 – A HIPÉRBOLE é a figura de linguagem que consiste no exagero de uma expressão, para causar um efeito expressivo. Indique uma hipérbole no texto:
      “Quando me viro no avesso.”

05 – Indique, no texto, o uso de ideias opostas. O que esse uso reforça?
      “Se às vezes anoiteço
      Em plena luz do sol.”     

06 – Qual o tema do texto?
      O tema é tentar descobrir quem é o eu lírico.


POEMA: DE MÃO EM MÃO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: De mão em mão


Nas suas mãos eu entrego
Todas as mãos que aqui estão
Vamos ficar de mãos dadas
Disso eu não posso abrir mão.

Tem gente que é mão aberta
Tem gente que é mão de vaca
Tem gente que é mão de ferro
Tem gente que tem mãos de fada.

Tem gente com as mãos leves, bondosas
Tem gente que maltrata com as mãos
Tem gente com mãos carinhosas
Que agradam, afagam e consolam.
                      Histórias para Ouvir e Cantar – Ed. Globo, 1993.
Entendendo o poema:

01 – Os versos da segunda estrofe estão no sentido:
(  ) literal
(X) figurado

Por quê?
      Porque é o sentido “simbólico”, que podemos dar aa uma palavra.

02 – O quarto verso da primeira estrofe demonstra uma atitude de:
a) amizade.
b) tristeza.
c) alegria.
d) entusiasmo.
e) perseverança.

03 – No verso “Vamos ficar de mãos dadas” (v. 3), o que o autor quis expressar?
      Simbolizam a união, o companheirismo, o cuidado, o respeito, a cumplicidade, a amizade, o amor e a confiança.


TEXTO: O BOM DO LIMÃO - REVISTA ISTO É - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: O bom do limão

        “Os limonóides – compostos que dão aquele gosto azedo às frutas cítricas, como o limão e a laranja – ajudam a baixar o colesterol e a prevenir o câncer. Pesquisadores japoneses e canadenses acreditam que a substância tem propriedades anticancerígenas e pode evitar, em princípio, câncer do cólon, mama e pulmão. Os cientistas estão agora preocupados em desenvolver alimentos enriquecidos com limonóides. Outros estudos mostraram que o suco de frutas cítricas ajuda a reduzir o colesterol em até 70%.
                                                          Revista Isto É, 31 março 1999.

Entendendo o texto:

01 – Qual é o verbo de ligação presente nesse texto? Justifique sua resposta.
      “Os cientistas estão agora preocupados... limonóides”. O verbo estar liga a qualidade (preocupação) ao sujeito (os cientistas).

02 – Identifique quais os verbos transitivos diretos existentes no texto e quais são seus complementos.
      Baixar (o colesterol); Prevenir (o câncer); Acreditam (que a substância); Tem (propriedades anticancerígenas); Pode evitar (câncer de cólon, mama e pulmão); Desenvolver (alimentos); Mostravam (que o suco de frutas cítricas); Ajuda a reduzir (o colesterol).

03 – Em que frase ocorre um verbo transitivo direto e indireto? Identifique seus complementos.
      Dão (aquele gosto azedo às frutas cítricas).

04 – O que você entendeu do título do texto “O bom do limão”?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: o texto mostra o que tem de melhor no limão.

05 – Em que veículo de informação foi publicado o texto?
      Foi publicado na Revista Isto É, em 31 de março de 2019.

TEXTO: SUCO DE UVA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Suco de uva

        Mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonoides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração. Os flavonoides no suco de uva — como no vinho — se mostraram capazes de evitar a oxidação do LDL (colesterol ruim) e lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.
        O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose e é diretamente assimilável: não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos. É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.
        Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado a pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne. O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.

Disponível em: <http://belezaesaude.com/uva/>.
Entendendo o texto:

01 – Leia o que se afirma sobre o texto:
I. Busca-se apresentar os benefícios advindos do consumo do suco de uva, incentivando o seu consumo.
II. A ingestão de suco de uva faz com que as pessoas se sintam com mais disposição.
III. O vinho e o suco de uva contêm idênticas propriedades nutricionais.
Está correto apenas o que afirma em:
a) I
b) II
c) I e II
d) I, II e III

02 – Explicite a ideia sugerida pelos conectores sublinhados:
a)   “É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.”.
Ideia: Causa.

b)   “O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, […]”.
Ideia: Explicação.

c)   “Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, […]”.
Ideia: Adição.

03 – Observe:
“O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose e é diretamente assimilável: não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos.”

A função dos dois-pontos nesse trecho é:
     a) introduzir uma explicação.
     b) indicar uma enumeração.
     c) inserir uma citação.
     d) apresentar exemplos.

04 – Identifique no texto a forma pronominal utilizada para a retomada ao suco de uva:
      “Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, [...]”.

05 – Assinale o trecho que evidencia a fala direta do locutor (autor) com o interlocutor (leitor):
     a) “Os flavonoides no suco de uva — como no vinho — se mostraram capazes de evitar a oxidação do LDL (colesterol ruim) e lipoproteínas de baixa densidade, […]”.
     b) “É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.”.
     c) “O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga.”.
     d) “Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia”.

06 – Em “É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.”, o termo evidenciado por ser substituído por:
     a) incontidos
     b) atraídos
     c) sensibilizados
     d) acometidos.


quarta-feira, 27 de março de 2019

POEMA: VAI JÁ PRA DENTRO, MENINO - PEDRO BANDEIRA - COM GABARITO

Poema: VAI JÁ PRA DENTRO, MENINO


Vai já pra dentro, menino!
Vai já pra dentro estudar!
É sempre essa lengalenga
quando o que eu quero é brincar...

Eu sei que aprendo nos livros,
eu sei que aprendo no estudo,
mas o mundo é variado
e eu preciso saber tudo!

Há tanto pra conhecer,
há tanto pra explorar!
Basta os olhos abrir,
e com o ouvido escutar.

Aprende-se o tempo todo,
dentro, fora, pelo avesso,
começando pelo fim,
terminando no começo!

Se eu me fecho lá em casa,
numa tarde de calor,
como eu vou ver uma abelha
a catar pólen na flor?

Como eu vou saber da chuva,
se eu nunca me molhar?
Como eu vou sentir o sol,
se eu nunca me queimar?

Como eu vou saber da terra,
se eu nunca me sujar?
Como eu vou saber das gentes,
sem aprender a gostar?

Quero ver com os meu olhos,
quero a vida até o fundo,
quero ter barro nos pés,
eu quero aprender o mundo
                                                       Pedro Bandeira
Entendendo o poema:

01 – “Vai já pra dentro, menino! / Vai já pra dentro estudar!” Onde o menino provavelmente está?
      Provavelmente ele está na rua.

02 – O menino reconhece a importância dos livros e dos estudos? Copie do texto os versos que comprovam sua resposta.
      “Eu sei que aprendo no estudo,
      Mas o mundo é variado.”

03 – Copie verso da 2.ª ou da 3.ª estrofe que expliquem a causa ou o motivo de o menino não querer ficar dentro de casa.
      “Eu sei que aprendo nos livros,
       Eu sei que aprendo no estudo.”
      “E eu preciso saber tudo!”
     “Basta os olhos abrir,
      E com o ouvido escutar.”     

04 – Pinte da mesma cor as palavras que rimam no poema.
      Estudar / brincar.
      Calor / flor.
      Molhar / queimar.
      Sujar / gostar.
      Fundo / mundo.


TEXTO: MASTIGUE O PROBLEMA COMO SE FOSSE UM CHICLETE - SUPERINTERESSANTE - COM GABARITO

Texto: Mastigue o problema como se fosse um chiclete

        “Quanto mais você conhece um assunto, mais fácil ter uma ideia criativa relacionada com ele. Quando perguntaram a Isaac Newton (1643-1727) como conseguia fazer descobertas, o sábio inglês respondeu: “Penso nelas dia e noite”. Nessa etapa, portanto, vale tudo – consultar, especular, analisar o problema por todos os ângulos, sem descartar nada. Pode ser que você se canse, porque a preparação exige esforço, mas o truque está em procurar se divertir enquanto trabalha. Poincaré já tinha observado que ‘as inspirações súbitas só aprecem depois de dias de dedicação aparentemente sem resultado’. O publicitário Washington Olivetto, de 47 anos, dono da agência W-Brasil, contou como mantém o seu cérebro afiado. ‘Eu não posso dizer ao meu cliente que só terei em março do ano que vem uma boa ideia sobre o Natal deste ano’, explica Olivetto. “Por isso, trato de me realimentar o tempo todo, de exercitar a curiosidade, sem preconceitos. Eu tanto posso me informar assistindo a um programa popular na televisão quanto lendo um livro clássico.”
                                            Superinteressante, maio 1999.
Entendendo o texto:

01 – Identifique os pronomes pessoais presentes no texto e classifique-os.
      Você – de tratamento, tônico, 2ª pessoa do singular;
      Ele – oblíquo, tônico, 3ª pessoa do singular;
      Elas – oblíquo, tônico, 3ª pessoa do plural;
      Se – oblíquo, átono, 3ª pessoa do singular;
      Eu – reto, tônico, 1ª pessoa do singular;
      Me – oblíquo, átono, 1ª pessoa do singular.

02 – Releia a frase: “Por isso, trato de me realimentar”. Responda:
a)   Por que o pronome em destaque funciona como reflexivo?
Porque o sujeito oculto “eu” pratica e sofre a ação de se realimentar. “Trato de me alimentar” equivale a: “Trato de alimentar a mim mesmo ou a mim próprio.”

b)   Alterando-se a frase para: “Por isso, trato de o alimentar”, o pronome continuaria a ser reflexivo? Por quê?
Não. O sujeito “eu” somente iria praticar a ação de alimentar o outro; nesse caso, a voz é ativa.

03 – A que palavras se referem os pronomes abaixo destacados? Eles são pronomes substantivos ou adjetivos?
a)   “Ideia criativa relacionada com ele.”
Pronome substantivo. Antecedente: assunto.

b)   “Pensando nelas noite e dia.”
Pronome substantivo. Antecedente: descobertas.

c)   “Que você se canse.”
Pronome substantivo. Antecedente: o leitor.

d)   Eu não posso dizer ao meu cliente.”
Pronome substantivo. Antecedente: Washington Olivetto.

e)   “Trato de me realimentar.”
Pronome substantivo. Antecedente: Washington Olivetto.

04 – Substitua a palavra ou expressão em destaque pelo pronome pessoal adequado, fazendo as alterações necessárias.
a)   Os torcedores compraram os ingressos com antecedência.
Os torcedores compraram-nos com antecedência.

b)   Meu pai decidiu usar bigode e cavanhaque sema aprovação da família.
Meu pai decidiu usá-los sem a aprovação da família.

c)   Nós oferecemos aos funcionários maior segurança no emprego.
Nós oferecemos-lhes maior segurança no emprego.

d)   A notícia da queda dos juros fez os investidores confiantes.
A notícia da queda dos juros fê-los confiantes.

e)   Lucas e eu pegamos o último metrô já meio cansados.
Lucas e eu pegamo-lo já meio cansados.

f)    Enviamos aos senhores condôminos a cobrança da taxa de administração.
Enviamo-la aos senhores condôminos.

g)   A inspetora trouxe com ela os requerimentos entregues pelas secretárias.
A inspetora trouxe consigo os requerimentos entregues pelas secretárias.

h)   Os colegas não se queixaram do fato de ser Gabriel o representante da turma.
Os colegas não se queixaram do fato de ser ele o representante da turma.

segunda-feira, 25 de março de 2019

POEMA: MEU PROFESSOR DE ANÁLISE SINTÁTICA - PAULO LEMINSKI - COM GABARITO

Poema: Meu Professor de Análise Sintática
               
                                                  Paulo Leminski

“Meu professor de análise sintática era o tipo do
                     sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida,
   regular com um paradigma da 1ª conjugação.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
      ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
         assindético de nos torturar com um aposto.
                Casou com uma regência.
                          Foi infeliz.
         Era possessivo como um pronome.
                E ela era bitransitiva.
              Tentou ir para os EUA.
                         Não deu.
    Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
     conetivos e agentes da passiva, o tempo todo.
   Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.”

                Paulo Leminski. Melhores poemas. São Paulo: Global, 1997.
Entendendo o poema:
01 – Por que o professor tinha um pleonasmo como principal predicado da sua vida?
      Porque ele repetia bastante a matéria.   
    
02 – O que é um pleonasmo?
      É a repetição de uma ideia.

03 – O que significa ter um “jeito assindético”?
      O professor não conseguia “se ligar” ao que era importante ou se comunicar com seus alunos.

04 – Explique por que o casamento do professor com uma “regência” não deu certo.
      A regência verbal, assim como a nominal, estabelece critérios difíceis de serem dominados; por isso ele teve dificuldade de assimilar o jeito de ser de sua mulher – “a regência”.

05 – O que representa o “artigo indefinido” achado na bagagem?
      Significa um objeto qualquer, sem nenhuma especificação exata.

06 – Sobre o texto de Paulo Leminski todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
a) a terminologia sintática e morfológica, que em um primeiro momento é motivo de estranhamento, concede o efeito de humor ao poema.
b) o eu lírico demonstra por meio da composição de texto pessoal e confessional o seu desconhecimento gramatical.
c) nos primeiros sete versos o eu-lírico apresenta seu professor, que, por meio de suas ações e funções, é caracterizado como um torturador.
d) entre os versos 8 e 16 o leitor toma consciência de todos os fracassos que compuseram a vida do professor.
e) o texto é estruturado em forma de narrativa policial, mas em função de sua organização gráfica, métrica e rítmica é considerado um poema.

07 – Pelos versos, percebe-se que a poesia de Leminski:
a) mantém relação com a geometrização das formas e volumes cubistas.
b) tem como base os dilemas financeiros do ser humano.
c) valoriza a concisão e é transgressora.
d) é composta por uma observação rigorosa do mundo material.
e) é composta por personagens positivamente idealizados.

08 – Paulo Leminski foi um dos poetas mais expressivos de sua geração. Sua obra é marcada pela irreverência e pela descontração poética, elementos que fizeram dele um dos escritores mais populares do Brasil. Sobre Leminski, estão corretas as seguintes proposições, exceto:
a) Subverteu a forma, brincou com a poesia visual, resgatou o haikai (poemas pequenos, com métrica e moldes orientais) e incorporou elementos da publicidade, da música, do cartum e do humor na construção de uma prosa e poesia marcadas por seu incontestável poder de síntese.
b) Embora a linguagem enxuta, cada palavra na obra de Leminski é repleta de significação e capaz de provocar reflexão e conquistar o leitor.
c) A gíria, o palavrão e a dicção urbana também são frequentes em sua obra.
d) Sua poesia é anti-lírica, presa ao real e direcionada ao intelecto, não às emoções.
e) A prosa de ficção de Leminski inclui os romances Catatau (1976), Agora É que São Elas (1984), Metamorfose (1994) e o livro de contos O Gozo Fabuloso (2004).

09 – A obra de Paulo Leminski costuma ser associada ao seguinte movimento literário:
a) Poesia Marginal.
b) Tropicalismo.
c) Modernismo.
d) Tendências contemporâneas.
e) Neoconcretismo.



TEXTO: ABELHAS CAÇA-MINAS - PETER MOON - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Abelhas caça-minas

    “Cento e vinte milhões de minas terrestres em 70 países matam ou mutilam 60 pessoas por dia.
        Conseguir detectá-las é a meta dos cientistas do laboratório americano Sandia, no Novo México.
        Eles querem treinar abelhas para achar esses artefatos mortíferos. Como toda mina libera TNT no solo, busca-se saber se existem espécies de flores que absorvam esse explosivo, concentrando-o no pólen. Caso existam, o passo seguinte será tentar condicionar as abelhas a procurar esses tipos de flores. Os incrédulos fiquem sabendo que a pesquisa é séria e patrocinada pelo Departamento de Defesa dos EUA.”

                                    Peter Moon, in Revista Isto É, 26 maio 1999.

Entendendo o texto:

01 – Explique a formação do plural do substantivo composto caça-minas. Dê exemplos semelhantes.
      Ele é formado por um verbo e um substantivo; por isso só o segundo elemento varia. Sugestões: caça-níqueis, caça-fantasmas, beija-flores, porta-bandeiras, guarda-roupas, etc.

02 – No título, a palavra composta caça-minas funciona como substantivo? Por quê?
      Não. Nesse caso, ela caracteriza ou qualifica o tipo de abelhas, funcionando como um adjetivo.

03 – Explique como se dá a formação do plural dos substantivos pólen e pajem. Cite algumas palavras que fazem o plural da mesma forma.
      Á palavra pólen acrescenta-se s. Do substantivo pajem, retira-se o m e acrescenta ns. Sugestões: nuvem-nuvens; item-itens.

04 – “Os incrédulos fiquem sabendo que a pesquisa é séria.” Identifique a classe gramatical da palavra em destaque, justificando sua resposta. Escreva uma frase empregando essa palavra em outra classe gramatical.
      Trata-se de um substantivo, porque nomeia algo e está regida de artigo. Normalmente, funciona como adjetivo: cientistas incrédulos aguardam o resultado das pesquisas.


domingo, 24 de março de 2019

POESIA: SONETO DE CARNAVAL - VINÍCIUS DE MORAES - COM GABARITO

Poesia: SONETO DE CARNAVAL
          Vinícius de Moraes
     
        
Distante o meu amor, se me afigura
O amor como um patético tormento
Pensar nele é morrer de desventura
Não pensar é matar meu pensamento.

Seu mais doce desejo se amargura
Todo o instante perdido é um sofrimento 

Cada beijo lembrado uma tortura
Um ciúme do próprio ciumento.

E vivemos partindo, ela de mim
E eu dela, enquanto breves vão-se os anos
Para a grande partida que há no fim

De toda a vida e todo o amor humanos:
Mas tranquila ela sabe, e eu sei tranquilo.
Que se um fica o outro parte a redimi-lo.

Oxford, carnaval de 1939. Vinícius de Moraes. Livro de sonetos.
São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
Entendendo o soneto:

01 – Caracterize o amor descrito pelo eu lírico nesse poema.
      Trata-se de um amor feito de lembranças, que causam tormento e angustia, mas que o eu lírico não pode nem quer tirar do pensamento.

02 – Explique a razão do título “Soneto de carnaval”.
      O poema é um soneto, porque tem dois quartetos e dois tercetos. Foi criado no Carnaval de 1939 quando o autor se encontrava em Oxford, segundo a informação abaixo do poema.

03 – Interprete estes versos:
        “Cada beijo lembrado uma tortura
         Um ciúme do próprio ciumento.”
      O eu lírico sente ciúme dele próprio, ou melhor, dele quando viveu momentos de intensa felicidade junto à amada.

04 – Considerando que o artigo, o pronome, o adjetivo e o numeral concordam com o substantivo ao qual se referem, que palavras estão concordando com o substantivo amor, no verso a seguir? Classifique-as morfologicamente.
        “Distante o meu amor, se me afigura”.
      Distante: adjetivo; O: artigo; Meu e me: pronomes.

05 – Com que palavra está concordando o adjetivo breves, na terceira estrofe?
      Com o substantivo anos.

06 – Considerando que o verbo concorda em número e pessoa com o seu sujeito, explique a flexão do verbo saber neste verso:
        “Mas tranquila ela sabe, e eu sei tranquilo.”
      Nos dois casos, o verbo saber concorda em número e pessoa com o seu sujeito simples (ela e eu).