sexta-feira, 17 de agosto de 2018

FILME(ATIVIDADES): A HOSPEDEIRA - ANDREW NICCOL - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): A HOSPEDEIRA

Data de lançamento 29 de março de 2013 (2h 06min)
Direção: Andrew Niccol
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        A fome e a violência foram erradicadas da Terra, bem como os problemas climáticos do planeta foram resolvidos. Estes feitos foram conquistados graças aos seres alienígenas conhecidos como almas, que ocupam corpos humanos como se fossem parasitas. Pregando uma sociedade baseada na paz, as almas perseguem os poucos humanos que ainda não foram dominados. Um deles é Melanie Stryder (Saoirse Ronan), que se sacrifica para que o irmão caçula, Jamie (Chandler Canterbury), possa escapar. Melanie passa a ser dominada por uma alma chamada Peregrina, que tem por missão vasculhar suas memórias para encontrar rastros de outros humanos. Entretanto, a consciência de Melanie ainda está viva dentro do corpo, o que faz com que Peregrina tenha que lidar com ela constantemente. Com o tempo, a alma fica cada vez mais fascinada com a vida e os sentimentos que Melanie tinha e passa a protegê-la de Buscadora (Diane Kruger), que deseja capturar seus amigos humanos o quanto antes.

Entendendo o filme:
01 – Qual o nome do irmão de Melanie?
a)   Jodi.
b)   Paulo.
c)   Jonh.
d)   Jamie.
e)   Jared.

02 – Quais os nomes dos irmãos O'Shea?
a)   Justin e Austin.
b)   Fabio e Pablo.
c)   Elena e Rebekah.
d)   Lucina e Lacey.
e)   Ian e Kyle.

03 – Quais são os nomes dos tios de Melanie?
a)   Jeb e Maggie.
b)   Ian e Kyle.
c)   Fords e a Buscadora.
d)   Jared e Milena.
e)   Lara e Alice.

04 – Em qual planeta Peregrina fez uma inserção?
a)   Planeta das Aranhas.
b)   Planeta das Brumas.
c)   Planeta das Algas Visionárias.
d)   Planeta dos Golfinhos.
e)   Planeta do Fogo.

05 – O nome do amor da vida de Melanie é:
a)   Jared Howe.
b)   Liam Miller.
c)   Jason Fost.
d)   Justin Goldstick.
e)   Kyle O’Shea.

06 – O nome do Curandeiro de Peregrina é:
a)   João Pedro.
b)   Crodoaldo Valerio.
c)   Jonh Mason.
d)   Henry Goulf.
e)   Fords Águas Profundas.

07 – Qual o nome do grande amor de Kyle?
a)   Jodi.
b)   Sunny.
c)   Emily.
d)   Elena.
e)   Mona.

08 – Qual o nome do corpo da Buscadora?
a)   Veronica.
b)   Annie.
c)   Lacey.
d)   Jenna.
e)   Luana.

09 – Qual o nome do namorado-morto de Lily?
a)   Carlos.
b)   Fred.
c)   Toby.
d)   Wes.
e)   Jonh.

10 – Em quantos planetas Peregrina viveu?
a)   Vinte.
b)   Nove.
c)   Dois.
d)   Quatro.
e)   Dezesseis.

11 – Qual o nome do médico das cavernas?
a)   Logan.
b)   Jordan.
c)   Ezra.
d)   Doc.
e)   Edmund.

12 – Qual o nome do homem que confundia Peregrina com sua esposa falecida, enquanto estava internado?
a)   Francis.
b)   Walter.
c)   Dave.
d)   Daniel.
e)   Charlie.

13 – Qual o nome a qual o homem chamava Peregrina?
a)   Trish.
b)   Gladdie.
c)   Lola.
d)   Megan.
e)   Victoria.

FÁBULA: O LEÃO APAIXONADO - ESOPO - COM GABARITO

Fábula: O Leão Apaixonado
           ESOPO


        Certa vez um leão pediu a filha de um camponês em casamento. O pai, desgostoso por não poder dizer não, já que dele tinha muito medo, viu também no momento, um bom modo de livrar-se de vez por toda do problema.
        Ele disse que concordaria em tê-lo como genro, mas com uma condição; Este deveria deixar-lhe arrancar suas unhas e dentes, pois sua filha tinha muito medo dessas coisas.
        Contente da vida o leão concordou. Feito isso, ele volta a fazer seu pedido, mas o camponês, que já não mais o temia, pegou um cajado e expulsou-o de sua casa, o que o fez com que o leão voltasse para a floresta.

        Moral da História: Todos os problemas, quando examinados de perto, acabam por revelar sua solução.
                                                                                Esopo: Fábula.
       
Entendendo a fábula:          
        
01 – O problema, na história, é resolvido quando:
(A) O leão se apaixonou pela filha do lenhador.
(B) O lenhador concordou com o pedido de casamento do leão.
(C) A moça ficou com medo do futuro marido.
(D) O leão se deixou arrancar os dentes e a cortar as suas garras.

02 – De acordo com a fábula, qual foi o pedido que o leão fez ao camponês?
      Permitir o casamento dele com a filha do camponês.  

03 – Como o camponês tinha muito medo do leão, qual foi a resposta dele?
      Ele disse que concordaria em tê-lo como genro, mas com uma condição; Este deveria deixar-lhe arrancar suas unhas e dentes, pois sua filha tinha muito medo dessas coisas.

04 – Contente da vida o leão concordou. Feito isso, ele volta a fazer seu pedido, qual foi a resposta do camponês?
      O camponês pegou um cajado e expulsou o leão de sua casa.   
    
05 – Você concorda com a moral da história, ou daria outra moral? Qual?
      Resposta pessoal do aluno.

POESIA: EU, ETIQUETA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

Poesia: Eu, etiqueta
          Carlos Drummond de Andrade


Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... estranho
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, premência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-lo por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer, principalmente.)
E nisto me comprazo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscinas,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,
Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar,
Cada vinco da roupa
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo de outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mar artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome noco é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.
                                                     Carlos Drummond de Andrade.
Entendendo a poesia:
01 – Quais elementos do poema você observa na vida cotidiana?
      A propaganda, a publicidade etiquetada nos trajes e produtos consumidos.

02 – Qual a ordem de importância no poema entre esses três elementos: pessoa, mercadoria e marca? 
      A ordem é marca, mercadoria e pessoa.

03 – O poema faz uma crítica a sociedade atual. Qual é esta crítica? 
      A crítica que o eu lírico faz é que o homem perde a sua identidade humana. Diante do consumo, e da publicidade, o homem não é homem é out door, o indivíduo, não é especial e único, é “coisa”. O poema também critica a sociedade de consumo e a globalização de marcas e produtos. 

04 – O que são '' Logotipos do mercado'' Faça um levantamento dos logotipos, mais conhecidos, as empresas que os detêm e os países de origem dessas empresas, ou seja, onde estão as suas sedes?
      Aqui podem ser apresentados logos conhecidos como – Coca Cola, Mc´Donalds, Shell, Petrobrás, Nike, Nestlé, Grendene, e outros. Logotipos de mercado são o símbolo máximo, pelos quais se reconhece uma empresa, logos falam mais do produto que o próprio produto em si. A marca, muitas vezes vale mais que o produto. Isto significa que um tênis, que é feito de borracha, algodão, tinta e nylon pode, a depender da marca, valer mais que outro tênis que é fabricado de modo idêntico. 

05 – Você daria outro título a essa poesia? Qual?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Pesquise no dicionário o significado da palavra “EU”.
      Designa a 1ª pessoa do singular do caso reto. A personalidade de quem fala. A individualidade do ser humano; a consciência.

07 – Agora, pesquise o significado da palavra “COISA”.
      O que existe ou pode existir. Objeto inanimado. Assunto; matéria; Troço; Bens; pertences; Negócios; ocupações.

08 – Qual a diferença entre “EU” e “COISA”?
      EU: é a individualidade, a personalidade de uma pessoa.
      COISA: é um objeto inanimado, pode ou não existir.

09 – Você, assim como o autor da poesia, também se sente “coisificado”? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Selecione um trecho da poesia que demonstre a perda da identidade para a propaganda.
      “Em minha calça está grudado um nome
       Que não é meu de batismo ou de cartório
       Um nome... estranho.”

11 – Você procura “estar na moda”? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

12 – Na opinião de Carlos Drummond de Andrade, “estar na moda” significa abrir mão da identidade. E na sua opinião?
      Resposta pessoal do aluno.

13 – Você se julga “coisa” ou “homem”? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

14 – Na poesia há algumas palavras inventadas pelo autor. Exemplo: “coisamente”. Que tal você inventar algumas e coloca-las numa frase?
      Resposta pessoal do aluno.




CRÔNICA: LIBERDADE - CECÍLIA MEIRELES - COM GABARITO

Crônica: Liberdade
Cecília Meireles

     Deve existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se têm levantado estátuas e monumentos, por ela se tem até morrido com alegria e felicidade.
        Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o oposto à fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam "Liberdade, Igualdade e Fraternidade! "; nossos avós cantaram: "Ou ficar a Pátria livre/ ou morrer pelo Brasil!"; nossos pais pediam: "Liberdade! Liberdade! abre as asas sobre nós", e nós recordamos todos os dias que "o sol da liberdade em raios fúlgidos/ brilhou no céu da Pátria..." em certo instante.
        Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.
        Ser livre como diria o famoso conselheiro... é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho... Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado é proclamar o triunfo luminoso do espírito. (Suponho que seja isso.) 
        Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes.
        Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai até onde o sonho das crianças deseja ir. (Às vezes, é certo, quebra alguma coisa, no seu percurso...)
Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora!...) Não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento!
        Acontece, porém, que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios elétricos e perdeu a vida.
        E os loucos que sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio para chegarem à liberdade, morreram queimados, com o mapa da Liberdade nas mãos!
        São essas coisas tristes que contornam sombriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcançá-la estamos todos os dias expostos à morte. E os tímidos preferem ficar onde estão, preferem mesmo prender melhor suas correntes e não pensar em assunto tão ingrato.
        Mas os sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de asas, de raios fúlgidos linguagem de seus antepassados, estranha linguagem humana, nestes andaimes dos construtores de Babel...

MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho: crônicas
Editora Record Rio de Janeiro, 2002, pág. 07.

Entendendo a crônica:
01 – De qual livro foi retirado o texto Liberdade?
      Escolha o seu sonho.

a)   De quem é a autoria?
Cecília Meireles.

02 – O texto afirma que:
(A) a escravidão depende das escolhas das pessoas.
(B) a liberdade de um acaba onde começa a liberdade de outrem.
(C) as criaturas combatem a liberdade com entusiasmo juvenil.
(D) os sentimentos sombrios deslumbram a liberdade.

03 – O resultado de ser livre é:
(A) ampliar a órbita da vida.
(B) cantar a liberdade como nossos avós.
(C) viver sem sonhar.
(D) viver sem qualquer obrigação.

04 – A liberdade é tão fundamental ao homem que:
(A) certamente se prefere a morte à liberdade.
(B) com liberdade tudo se consegue na vida.
(C) onde não há liberdade não há pátria.
(D) sem liberdade não se constrói coisa alguma.

05 – Em “Ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado (...)" Os termos destacados se referem a pessoas que:
(A) comportam-se de forma imprevisível.
(B) desobedem às regras e às convenções.
(C) fazem só o que os outros lhes determinam.
(D) sabem muito bem o que devem realizar.

06 – No segundo parágrafo do texto, entende-se que a Liberdade é modernos.
(A) a inspiração para cantos antigos e
(B) o bem mais precioso do homem.
(C) um bem esquecido por nossos parentes.
(D) uma luta que, às vezes, vale a pena travar.

07 – A questão central tratada no texto é:
(A) a emoção dos antepassados.
(B) a felicidade das pessoas
(C) a liberdade humana.
(D)o combate à escravidão.

08 – Qual o significado da palavra liberdade para você?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Você acha que o Brasil, atualmente, é uma nação livre? Justifique sua resposta?
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Releia: “Ser livre é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho” (4º parágrafo). Como você compreende esse trecho?
      Resposta pessoal do aluno.


CONTO: O MAL DA VACA LOUCA - O GLOBO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Conto: O mal da vaca louca

        O mal da vaca louca voltou a assustar o mundo na semana passada. Mas isso não tem nada a ver com as vaquinhas fazendo maluquices pelas fazendas do planeta, viu? O mal da vaca louca é uma doença que atinge não só as vacas, mas bois e ovelhas também. Nos anos 90, o mal atingiu muitos animais na Europa. Eles podem ter adoecido por causa da ração que comiam. Os fazendeiros tiveram que matar os bichos e sua carne não pôde ser vendida para evitar que as pessoas também ficassem doentes. Antes acreditava-se que as pessoas ficavam doentes comendo a carne de animais doentes. Mas hoje sabe-se que o mal pode passar também de uma pessoa para outra.

O MAL da vaca louca. O Globo, Rio de Janeiro, 2 out. 2.004. Globinho.

Entendendo o conto:
01 – O texto mostra que o mal da vaca louca atinge:
(  ) ovelhas e bois.
(  ) vacas e bois.
(X) vacas, bois e ovelhas.
(  ) vacas somente.

02 – A palavra eles em “Eles podem ter adoecido por causa da ração que comiam” diz respeito aos:
(X) animais da Europa.
(  ) animais da África.
(  ) fazendeiros da Europa.
(  ) bois e ovelhas.

03 – O assunto do texto é:
(X) a doença que atinge o gado.
(  ) as maluquices das vaquinhas.
(  ) as pessoas que ficam doentes.
(  ) os fazendeiros que matam os bichos.

04 – O mal da vaca louca voltou a virar notícia porque descobriu que:
(  ) existe apenas na Inglaterra.
(  ) existe somente no Brasil.
(X) pode passar também de uma pessoa para outra.
(  ) só quem é fazendeiro pega.



TEXTO: SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA - PERDAS E GANHOS - THIAGO ROMERO - COM GABARITO


Texto: Saúde e Qualidade de Vida

 PERDAS E GANHOS


      Os números são preocupantes. De uma amostra de 53 pacientes submetidos à cirurgia de redução de estômago, 48% ganharam mais de 10 quilos em um período de cinco anos após a operação. Além disso, 39% engordaram mais de 20 quilos e 13% mais de 30 quilos no mesmo período. Somente 7,8% dos pacientes conseguiram manter o peso ideal.
        Ganhar 10 quilos é considerado normal porque o paciente precisa recuperar massa corpórea perdida durante o processo de emagrecimento. Mas ganhar 30 quilos é considerado um retorno à obesidade mórbida. O estudo confirma que a cirurgia é apenas o início do tratamento contra a obesidade. Para atingir o sucesso desejado, os médicos recomendam que no pós-operatório os pacientes passem por um trabalho de reeducação alimentar. Deve ser feito ainda um acompanhamento nutricional, endocrinológico e psicológico.
        Uma consequência preocupante da cirurgia: a substituição do ato compulsivo. A pessoa come menos porque o estômago não admite maior volume de alimento. E, em alguns casos, os pacientes podem substituir a vontade de comer pela bebida. Eles passam a aproveitar o benefício social do emagrecimento como incentivo à ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Casos de alcoolismo foram observados em 18% dos 53 pacientes analisados.
        A pesquisa não está concluída e os resultados apresentados são preliminares. Em uma nova fase, os pesquisadores agora trabalham com uma amostra maior de pacientes, considerando a integridade da cirurgia e os dados estatísticos sobre as questões orgânicas de cada indivíduo.
                   
                                  data[id_materia_boletim]=4120. Acesso em: 12 ago. 2006.
Interpretação do texto:
01 – Sobre qual assunto o texto se refere?
      Trata-se da cirurgia de redução do estômago em pacientes com obesidade mórbida.

02 – Quantas pessoas participaram da pesquisa?
      53 pessoas.

03 – De acordo com os dados desse texto, é possível considerar que a cirurgia seja um sucesso?
      Se observarmos os dados percentuais do início do texto, não se pode dizer que a cirurgia seja um sucesso ou pode-se dizer que o problema está no pós-operatório, pois as pessoas não estão se preocupado com a reeducação alimentar e voltam a engordar.

04 – Por que os médicos recomendam que no pós-operatório os pacientes passem por um trabalho de reeducação alimentar?
      Porque apenas a cirurgia não resolve o problema da obesidade mórbida: é necessário que haja um acompanhamento médico nutricional, endócrino e psicológico.

05 – Que consequências essa cirurgia pode causar aos pacientes?
      Sem controle alimentar, o paciente volta a engordar. Apenas 7,8% dos 53 pacientes conseguiram manter o peso ideal. Outro problema se dá com a ingestão de álcool. O paciente passa a frequentar mais as rodas de amigos e, às vezes, substitui a vontade de comer pela bebida. Assim, 18% dos 53 pacientes pesquisados se envolveram com bebidas alcoólica.

06 – Dos 53 pacientes pesquisados, 18% deles se envolveram com bebidas alcoólicas. Quantos foram esses pacientes?
      Por ser tratar de número de pessoas, dizemos que mais ou menos 9 pessoas se envolveram com bebidas alcoólicas.

07 – Dos 53 pacientes pesquisados, aproximadamente 8% conseguiram manter o peso ideal. Quantas pessoas conseguiram esse sucesso?
      Um total de 04 pessoas conseguiram manter o peso ideal.

08 – De acordo com o texto, qual é a porcentagem de pessoas que, após a cirurgia de redução de estômago, engordaram mais de:
a)    10 quilos: 48%
b)    20 quilos: 39%
c)    30 quilos: 13%.