CRÔNICA: LIBERDADE
Cecília Meireles
Deve existir nos homens um
sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se
têm escrito poemas e hinos, a ela se têm levantado estátuas e monumentos, por
ela se tem até morrido com alegria e felicidade.
Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o oposto à fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam "Liberdade, Igualdade e Fraternidade! "; nossos avós cantaram: "Ou ficar a Pátria livre/ ou morrer pelo Brasil!"; nossos pais pediam: "Liberdade! Liberdade! / abre as asas sobre nós", e nós recordamos todos os dias que "o sol da liberdade em raios fúlgidos/ brilhou no céu da Pátria..." em certo instante.
Somos, pois, criaturas
nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la, amá-la,
combater e certamente morrer por ela.
Ser livre como diria o
famoso conselheiro... é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o
nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um
caminho... Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de
autômato e de teleguiado é proclamar o triunfo luminoso do espírito. (Suponho
que seja isso.)
Ser livre é ir mais além:
é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não
estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes.
Por isso, os meninos
atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai até onde o sonho
das crianças deseja ir.
(Ás vezes, é certo, quebra alguma coisa, no seu percurso...)
Os papagaios vão pelos
ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora! ...) não acreditavam que
se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento!
Acontece, porém, que um
menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios elétricos
e perdeu a vida.
E os loucos que sonharam
sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio para chegarem à liberdade,
morreram queimados, com o mapa da Liberdade nas mãos!
São essas coisas tristes que contornam
sombriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcançá-la estamos
todos os dias expostos à morte. E os tímidos preferem ficar onde estão,
preferem mesmo prender melhor suas correntes e não pensar em assunto tão
ingrato.
Mas os sonhadores vão para
a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus incêndios, como as
crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de asas, de raios
fúlgidos linguagem de seus antepassados, estranha linguagem humana, nestes
andaimes dos construtores de Babel...
MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho: crônicas Editora
Record Rio de Janeiro, 2002, pág. 07.
ENTENDENDO O TEXTO:
Após ler atentamente o texto, responda as questões de 1 a 11:
Do livro: Escolha seu sonho. (O aluno
deve saber encontrar as informações sobre o texto, ver que estão logo abaixo e
que o sobrenome na bibliografia vem primeiro, que o nome do livro geralmente
aparece em itálico...)
02 – De quem é a autoria?
Cecília Meirelles.
(Nas questões 3 a 8, assinale a alternativa correta)
03 – O texto afirma que
(A) a escravidão depende das escolhas das pessoas.
(B)
a liberdade de um acaba onde começa a liberdade de outrem.
(C) as criaturas combatem a liberdade com entusiasmo juvenil.
(D) os sentimentos sombrios deslumbram a liberdade.
04 – O resultado de ser livre é
(A)
ampliar a órbita da vida.
(B) cantar a liberdade como nossos avós.
(C) viver sem sonhar.
(D) viver sem qualquer obrigação.
05 – A liberdade é tão fundamental ao homem que
(A) certamente se prefere a morte à liberdade.
(B) com liberdade tudo se consegue na vida.
(C)
onde não há liberdade não há pátria.
(D) sem liberdade não se constrói coisa alguma.
06 – Em “Ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de
autômato e de teleguiado (...)"os termos destacados se
referem a pessoas que:
(A) comportam-se de forma imprevisível.
(B) desobedecem às regras e às convenções.
(C)
fazem só o que os outros lhes determinam.
(D) sabem muito bem o que devem realizar.
07 – No segundo parágrafo do texto, entende-se que a Liberdade é:
(A) a inspiração para cantos antigos e modernos.
(B)
o bem mais precioso do homem.
(C) um bem esquecido por nossos parentes.
(D) uma luta que, às vezes, vale a pena travar.
08 – A questão central tratada no texto é
(A) a emoção dos antepassados.
(B) a felicidade das pessoas
(C)
a liberdade humana.
(D)o combate à escravidão.
09 – Qual o significado da palavra liberdade para você?
Resposta Pessoal.
10 – Você acha que o Brasil, atualmente, é uma nação livre?
Justifique sua resposta?
Resposta Pessoal.
11 – Releia: “Ser livre é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça
e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para
encontrar um caminho” (4º parágrafo). Como você compreende esse trecho?
Resposta Pessoal.