segunda-feira, 23 de março de 2020

REPORTAGEM: FILHOS INVERTEM PAPÉIS E PATRULHAM PAIS - CLÁUDIA FONTOURA - COM GABARITO

Reportagem: Filhos invertem papéis e patrulham pais
          

 Fumar, usar roupa brega ou namorar estão na lista dos vetos impostos pela garotada
                                                         Cláudia Fontoura

        Basta o empresário Ivan Frug, de 40 anos, pegar o maço de cigarros para que seus filhos Pedro, de 15 anos, Gabriel, de 13, e Manuela, de 5, comecem uma encenação. Se estavam rindo, passam a fazer caretas e fingem que se sentem mal e com tosse. “Antes de acender o cigarro, preciso me esconder na varanda para evitar reclamações”, conta ele. “É o único lugar onde ele pode fumar”, avisa Gabriel.
        A patrulha dos Frug se repete em outras famílias. Há filhos que policiam as saídas noturnas, os namorados e o modo de se vestir dos pais. Nem mesmo a quantidade de café que consomem por dia escapa. Preocupação com a saúde, ciúme e a necessidade de controlar os gostos dos pais são os motivos da vigilância, que não é relaxada nem no Dia da Criança. Pelo contrário. É uma época de reforçar as cobranças.
        Os irmãos Frug detestam cigarro. Incansáveis nas tentativas de convencer o pai a deixar o vício, os meninos decidiram delimitar a área de fumantes da casa. “No nosso quarto ele não entra com cigarro e só fuma nos outros lugares se não estivermos perto”, diz Gabriel.
        Com a professora Valéria Moura da Costa, o controle é outro. Seu filho Felipe, de 11 anos, fica uma fera por causa da quantidade de café que ela toma. Valéria teve de reduzir o consumo. “Eu tomava seis cafezinhos por dia e diminui para dois”.
        Felipe tem um motivo que considera concreto para vigiar a mãe. “O café estraga o estômago e ela passa mal”, diz. Para evitar que Valéria tenha dores de estômago, Felipe já fez de tudo. “Até joguei o café na pia”, conta. “Ela ficou muito brava”.
        Brega – A roupa que a mãe ou o pai vão vestir também é um forte motivo para que alguns filhos sintam-se no direito de criticar. Saia curta demais, peças bregas, enfeitadas ou decotadas são os argumentos mais usados para fazer a mãe voltar ao guarda-roupas em busca de outra produção.
        Quase todos os dias, antes de sair para o trabalho, a professora Vera Busch Rigo Neves Bezerra enfrenta as críticas da filha Carolina, de 16 anos. “Mãe, você não tem uma roupinha mais básica?”, pergunta Vera, imitando a filha. “Para ela, tenho de usar jeans, camiseta e tênis”.
        Vera não é uma pessoa extravagante, mas Carolina detesta os acessórios que a mãe insiste em usar. “Ela usa brincos maiores do que ela mesma”, implica Carolina. “Fica muito brega”. Para Vera, não é fácil agradar aos filhos. “O que eles acham bonito não combina com o meu modo de ser”.
        Camila Militello, de 12 anos, está segura do bom gosto da mãe, Telma Anauate, mas fica atenta a suas minissaias. Se Telma abusa do comprimento, a filha é categórica. “Ela diz que fica ridículo e que eu não deveria sair de casa daquele jeito”, conta a mãe. “Acho que fico com ciúme porque ela chama atenção”, justifica Camila.
        A administradora de empresas Rosaura de Oliveira enfrenta patrulha um pouco mais complicada. A filha Fernanda, de 7 anos, é capaz das maiores cenas para deixar claro que não está disposta a ver a mãe namorando. “Quando recebo a visita de um namorado, ela não o cumprimenta e ainda faz cara feia”. Sair à noite para ir ao cinema ou jantar com amigos também aborrece a menina. “Se pudesse, ela me trancaria na gaveta”.
        Para Fernanda, a mãe só deveria se interessar por programas que a incluam e a palavra namorado deveria ser cortada do vocabulário. “Não gosto que ela namore, pois fico com ciúmes”. Rosaura acredita que Fernanda esteja passando por uma fase comum da infância e tenta lidar com o problema com paciência e carinho. “Acho comum os filhos sentirem necessidade de exclusividade nessa fase”, diz. “Procuro explicar e não deixo de fazer o que tenho vontade”.

                 O Estado de São Paulo, 8 out. 1995.
                              Fonte: Português – Linguagem & Participação, 5ª Série – MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed. Saraiva, 1999, p. 215-7.
Entendendo a reportagem:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        Encenação: ato de agir como se estivesse representando no palco.

·        Policiar: fiscalizar, regular ou manter em ordem.

·        Relaxado: descuidado, negligente, desmazelado.

·        Incansável: ativo, laborioso; infatigável.

·        Delimitar: fixar os limites de, demarcar.

·        Concreto: relativo a realidade, real, efetivo; material de construção feito com cimento, areia, pedra britada e água.

·        Brega: diz-se da pessoa ou coisa que revela mau gosto; deselegante, fora de moda, “cafona”.

·        Exclusividade: especial, privativo, restrito.

02 – O texto que você leu é uma reportagem ou uma notícia?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É uma reportagem, pois não apresenta um fato que seja notícia, mas sim expõe um assunto.

03 – Qual é o tema?
      O relacionamento entre pais e filhos hoje em dia e a dificuldade dos pais em respeitar os desejos dos filhos, sem passar por cima dos seus próprios.

04 – O que existe de curioso no comportamento dos filhos no texto?
      O curioso é que os filhos buscam controlar a vida dos pais, quando habitualmente acontece o contrário.

05 – Na sua opinião, os filhos estão certos ao chamar a atenção dos pais? Faça um comentário a respeito.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Quais as atitudes que você condenaria nos pais presentes no artigo? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Você faz com seus pais o mesmo que as crianças do texto? Como eles reagem aos seus comentários?
      Resposta pessoal do aluno.

08 – O que você acha do comportamento dessas crianças?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Crie outro título para esse texto.
      Resposta pessoal do aluno.


segunda-feira, 16 de março de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): GENIPAPO ABSOLUTO - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

Música(Atividades): Genipapo Absoluto

                               Caetano Veloso

Como será pois se ardiam fogueiras
Com olhos de areia quem viu
Praias, paixões fevereiras
Não dizem o que junhos de fumaça e frio
Onde e quando é jenipapo absoluto
Meu pai, seu tanino, seu mel
Prensa, esperança, sofrer prazeria
Promessa, poesia, Mabel


Cantar é mais do que lembrar
É mais do que ter tido aquilo então
Mais do que viver do que sonhar
É ter o coração daquilo


Tudo são trechos que escuto - vêm dela
Pois minha mãe é minha voz
Como será que isso era este som
Que hoje sim, gera sóis, dói em dós
"Aquele que considera"
A saudade de uma mera contraluz que vem
Do que deixou pra trás
Não, esse só desfaz o signo
E a "rosa também"
                                      Composição: Caetano Veloso

Entendendo a canção:

01 – Que temática é abordada nesta canção?
      O autor relata fatos de seu cotidiano com seus pais e irmãs.

02 – Nos versos: “Onde e quando é genipapo absoluto / Meu pai, seu tanino, seu mel / Prensa, esperança, sofrer prazeria”. O que nos revela o poeta?
      Que seu pai o chamava para ajudá-lo a prensar o genipapo para fazer licor.

03 – Quem era Mabel, citada por Caetano?
      Sua irmã favorita quando eram crianças e agora faz poesia.

04 – Em que verso o poeta fala de sua mãe?
      “Pois minha mãe é minha voz”.

05 – Quem são os personagens da canção?
      O poeta, seu pai, sua mãe, sua irmã. 



POEMA: COISAS DA TERRA - FERREIRA GULLAR - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Coisas da Terra    
    Ferreira Gullar

Todas as coisas de que falo estão na cidade
entre o céu e a terra.
São todas elas coisas perecíveis
e eternas como o teu riso
a palavra solidária
minha mão aberta
ou este esquecido cheiro de cabelo
que volta
e acende sua flama inesperada
no coração de maio.

Todas as coisas de que falo são de carne
como o verão e o salário.
Mortalmente inseridas no tempo,
estão dispersas como o ar
no mercado, nas oficinas,
nas ruas, nos hotéis de viagem.
São coisas, todas elas,
cotidianas, como bocas
e mãos, sonhos, greves,
denúncias,
acidentes de trabalho e do amor. Coisas,
de que falam os jornais,
às vezes tão rudes
às vezes tão escuras
que mesmo a poesia as ilumina com dificuldade.

Mas é nelas que te vejo pulsando,
mundo novo,
ainda em estado de soluços e esperança. 
                                                                              Ferreira Gullar
Entendendo o poema:

01 – Reescreva a frase abaixo, substituindo a palavra grifada por um sinônimo (se for preciso, consulte o dicionário).
        “São todas elas coisas perecíveis...”
      “São todas elas coisas transitórias...”.

02 – Onde se encontram todas as coisas de que fala o poeta?
      Encontram-se na cidade.

03 – Qual a relação de significado entre as palavras perecíveis e eternas?
      Perecíveis são transitórias e eternas são os sentimentos e emoções.

04 – Quais as coisas que conseguem ser perecíveis e eternas de que nos fala o poema?
      São: O teu riso, a palavra solidária, minha mão aberta.

05 – O que você acha que o poeta quer dizer quando chama essas coisas de perecíveis e eternas?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É que elas são passageiras e permanecem eterna no pensamento.

06 – O poeta afirma que o verão e o salário “são de carne”. Como você interpreta essa imagem?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Qual a comparação criada pelo poeta a fim de mostrar que as coisas de que fala estão em toda parte?
      Ele usa a conjunção “como” no seguinte verso: “São todas elas coisas perecíveis e eternas como o teu riso...”

08 – Quais as coisas cotidianas de que nos fala o poeta?
      As coisas cotidianas: bocas e mãos, sonhos, greves, denúncias, acidentes do trabalho e do amor.

09 – Por que às vezes a poesia tem dificuldade em iluminar as coisas de que fala o poeta?
      A poesia tem dificuldade porque as coisas de que falam os jornais as vezes tão rudes, as vezes tão escuras.

10 – O que você entende por essa ideia de “iluminar” as coisas?
      Iluminar tem sentido de clarear, esclarecer.     

11 – Em que estado se encontra o mundo novo? O que nos sugere esse estado?
      Encontra-se ainda em estado de soluços e esperança. Sugere que ele está pulsando.

12 – É nas coisas da terra que se encontra o novo mundo que podemos construir? Qual a sua opinião a respeito disso?
      Resposta pessoal do aluno.



CRÔNICA: A FALTA QUE ELA ME FAZ - FERNANDO SABINO - COM GABARITO


Crônica: A falta que ela me faz   

                 FERNANDO SABINO

        Como bom patrão, resolvi, num momento de insensatez, dar um mês de férias à empregada. No princípio achei até bom ficar completamente sozinho dentro de casa o dia inteiro. Podia andar para lá e para cá sem encontrar ninguém varrendo o chão ou espanando os móveis, sair do banheiro apenas de chinelos, trocar de roupa com a porta aberta, falar sozinho sem passar por maluco.
        Na cozinha, enquanto houvesse xícara limpa e não faltassem os ingredientes necessários, preparava eu mesmo o meu café. Aprendi a apanhar o pão que o padeiro deixava na área " tendo o cuidado de me vestir antes, não fosse a porta se fechar comigo do lado de fora, como na história do homem nu. Esticar a roupa da cama não era tarefa assim tão complicada: além do mais, não precisava também ficar uma perfeição, já que à noite voltaria a desarrumá-la. Fazia as refeições na rua, às vezes filava o jantar de algum amigo e, assim, ia me aguentando, enquanto a empregada não voltasse.
        Aos poucos, porém, passei a desejar ardentemente essa volta. O apartamento, ao fim de alguns dias, ganhava um aspecto lúgubre de navio abandonado. A geladeira começou a fazer gelo por todos os lados " só não tinha água gelada, pois não me lembrara de encher as garrafas. E agora, ao tentar fazê-lo, verificava que não havia mais água dentro da talha. Não podia abrir a torneira do filtro, já que não estaria em casa na hora de fechá-la, e com isso acabaria inundando a cozinha. A um canto do quarto um monte de roupas crescia assustadoramente. A roupa suja lava-se em casa – bem, mas como? Não sabia sequer o nome da lavanderia onde, pela mão da empregada, tinham ido parar meus ternos, provavelmente para sempre.
        E como batiam na porta! O movimento dela lá na cozinha, eu descobria agora, era muito maior do que o meu cá na frente: vendedores de muamba, passadores de rifa, cobradores de prestação, outras empregadas perguntando por ela. Um dia surgiu um indivíduo trazendo uma fotografia dela que, segundo me informou, merecera um "tratamento artístico": fora colorida à mão e colocada num desses medalhões de latão que se veem no cemitério.
        --- Falta pagar a última prestação – disse o homem.
        Paguei o que faltava, que remédio? Sem ao menos ficar sabendo o quanto o pobre já havia pago. E por pouco não entronizei o retrato na cabeceira de minha cama, como lembrança daquela sem a qual eu simplesmente não sabia viver.
        Verdadeiro agravo para a minha solidão era a fina camada de poeira que cobria tudo: não podia mais nem retirar um livro da estante sem dar logo dois espirros. Os jornais continuavam chegando e já havia jornal velho para todo lado, sem que eu soubesse como pôr a funcionar o mecanismo que os fazia desaparecer. Descobri também, para meu espanto, que o apartamento não tinha lata de lixo, a toda hora eu tinha de ir lá fora, na área, para jogar na caixa coletora um pedacinho de papel ou esvaziar um cinzeiro.
        Havia outros problemas difíceis de enfrentar. Um dos piores era o do pão: todas as manhãs, enquanto eu dormia, o padeiro deixava à porta um pão quilométrico, do qual eu comia apenas uma pontinha – e na cozinha já se juntava uma quantidade de pão que daria para alimentar um exército, não sabia como fazer parar. Nem só de pão vive o homem.
        Eu poderia enfrentar tudo, mas estar ensaboado debaixo do chuveiro e ouvir lá na sala o telefonema esperado, sem que houvesse ninguém para atender, era demais para a minha aflição.
        Até que um dia, como uma projeção do estado de sinistro abandono em que me via atirado, comecei a sentir no ar um vago mau cheiro. Intrigado, olhei as solas dos sapatos, para ver se havia pisado em alguma coisa lá na rua. Depois saí farejando o ar aqui e ali como um perdigueiro, e acabei sendo conduzido à cozinha, onde ultimamente já não ousava entrar.
        No que abri a porta, o mau cheiro me atingiu como uma bofetada. Vinha do fogão, certamente. Aproximei-me, protegendo o nariz com uma das mãos, enquanto me curvava e com a outra abria o forno.
        --- Oh não! – recuei horrorizado.
        Na panela, a carne assada, que a empregada gentilmente deixara preparada para mim antes de partir, se decompunha num asqueroso caldo putrefato, onde pequenas formas brancas se agitavam.
        Mudei-me no mesmo dia para um hotel.
          As Melhores Crônicas de Fernando Sabino. Rio de Janeiro, Record, 1986.
                             Fonte: Português – Linguagem & Participação, 5ª Série – MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed. Saraiva, 1999, p. 194-6.
Entendendo a crônica:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Insensatez: falta de senso, demência.
·        Lúgubre: fúnebre, triste, funesto.
·        Talha: vaso de barro, de grande bojo; pote.
·        Muamba: fraude, roubo, contrabando.
·        Entronizar: elevar ao trono; exaltar, elevar muito.
·        Agravo: ofensa, motivo grave de queixa, injúria.
·        Asqueroso: nojento, que causa asco.
·        Putrefato: que apodreceu.

02 – Que tipo de foco narrativo aparece no texto? É uma narração em primeira ou em segunda pessoa?
      No texto aparece a narração na primeira pessoa do singular.

03 – Em que parágrafo(s) o narrador se mostra satisfeito com a ausência da empregada?
      Nos dois primeiros parágrafos.

04 – Em que parágrafo o narrador começa a revelar a insatisfação com a ausência da empregada?
      No terceiro parágrafo.

05 – Encontre no texto o sexo, o estado civil e a situação econômica do narrador.
      Sexo – masculino; Estado civil – solteiro; situação econômica – boa.

06 – O texto apresenta uma descoberta do narrador. Qual é ela?
      “A falta que ela me faz”, já demonstrada no título.

07 – Faça um resumo do texto. Considere quando, onde, quem descobre o quê, como termina.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Um homem dá férias à empregada e fica sozinho por um mês em sua casa. Só então percebe a falta que ela faz e, enquanto ela não volta, após algumas situações engraçadas, que mostram como ele depende da empregada, vai morar em um hotel.

08 –Quem cuida do espaço em que você vive? Você acredita que o trabalho dessa pessoa é reconhecido?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Assim com o narrador, você gosta de ficar sozinho? Faça um comentário a esse respeito.
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Qual é o fato mais importante no texto?
      É a saída da empregada em férias.

11 – Os ditados populares são frases que ensinam lições de moral para as pessoas. Muitas vezes são repetidas, mas nem sempre se sabe o que realmente significam. Escreva o que os ditados abaixo significam:
a)   Nem só de pão vive o homem.
O ser humano precisa fazer também coisas que lhe deem prazer espiritual como ouvir boa música, descansar, conversar, dançar, etc.

b)   Em casa de ferreiro, o espeto é de pau.
Nem sempre aquele que desempenha bem algo fora de casa consegue também fazê-lo bem dentro de casa.

c)   Em terra de cego, quem tem olho é rei.
Num lugar onde muitas pessoas sabem muito pouco, aquele que sabe um pouco mais é considerado superior.

d)   Quem vê cara não vê coração.
Nem sempre o interior das pessoas corresponde ao que aparentam. Assim, uma pessoa de bela aparência pode ser feia por dentro e vice-versa.

terça-feira, 10 de março de 2020

CONTO: MARCUS ROBÔ - MARIA HELOÍSA PENTEADO - COM GABARITO

Conto: Marcus Robô
         
 Maria Heloísa Penteado

   Depois de enxuta e vestida, Maruca levou Marcus outra vez para o quarto e ficou a olhar os botões dele, sem saber qual apertar para fazê-lo arrumar a cama. Tentou decifrar o que estava escrito debaixo dos botõezinhos, mas era difícil porque ela ainda não conhecia bem as letras. Isso porque era uma grande preguiçosa. Seus coleguinhas de classe já estavam quase lendo e Maruca era uma das mais atrasadas. E de que outra forma podia ser, se ela não prestava atenção ao que a professora ensinava, e brincava e tagarelava o tempo todo?
        Maruca foi buscar a cartilha e ficou um tempão se esforçando para lembrar tudo o que aprendera na escola. Observou as letras, comparou-as com as letras na barriga do robô, e afinal descobriu que debaixo do botão 21, sem sombra de dúvida, estava escrita, entre outras palavras, a palavra “cama”.
        Até que enfim eu pesquei a palavra que eu queria! pensou satisfeita, apertando o botão 21.
        E foi outro susto. Marcus tornou a agarrar Maruca, tirou toda a roupa dela de novo. Será que ele vai me dar outro banho? pensou a menina, tentando se livrar dos braços metálicos e desligar o robô.
        O que ele fez foi vestir-lhe o pijama.
        -- Me larga, seu burro! Agora não é hora de vestir pijama!
        Mas o robô não obedecia e ela não conseguia desligá-lo de jeito nenhum. Agora estava sendo carregada novamente para o banheiro.
        Chi... Ele vai me dar outro banho frio, e agora vai ser de pijama... Esse robô é louco!
        -- Marcus, me solte, por favor! – Maruca pediu a chorar.
        Ele parecia surdo. Levou-a para a pia, abriu o armarinho, tirou de lá a escova de dentes e meteu-a com jeito na mão de Maruca que se sentiu bem aliviada. Não era banho de pijama, graças a Deus! O que o robô queria é que ela escovasse os dentes.
        -- Eu só escovo os dentes depois do café – informou a menina.
        Porém Marcus não quis saber de conversa. Escovou ele mesmo os dentes dela, e muito bem escovados. Quanto a isso Maruca não podia se queixar.
        Depois tornou a carrega-la para o quarto.
        -- O que você vai fazer comigo? – perguntou Maruca.
        Logo ficou sabendo. Ele meteu-a na cama, cobriu-a até o nariz e ficou ao lado dela trepidando, piscando os olhos vermelhos e cantarolando uma canção de ninar com uma voz muito rouca.
        -- Você acha que eu vou dormir, é? Não vê que é outro dia e que acordei agorinha mesmo? – Maruca pulou da cama, mas o robô agarrou-a ligeiro e tornou a metê-la embaixo dos lençóis.
        -- Agora não é hora de dormir, Marcus! Sai de perto de mim! – Maruca levantou-se de novo, mas de novo foi agarrada, colocada na cama e coberta com o lençol.
        Tentou mais uma vez, e de novo foi aquilo.
        Então, que remédio, ficou deitada, quietinha. Mas estava danada. Tenho que desligar esse sujeito de lata, pensou. Mas como? Virou-se devagarinho na cama. Sempre cantarolando, o robô vigilante inclinou-se e cobriu-a melhor.
        É uma perfeita babá. Mas quem está precisando de babá é o meu irmãozinho, não eu! Maruca fechou os olhos e fingiu que estava dormindo, mas espiava o robô entre as pestanas.
        Ele inclinou-se, ajeitou melhor o travesseiro dela e parou de cantar.
        Parou de cantar porque está acreditando que eu dormi, pensou amenina. Então viu o botãozinho verde bem perto do seu nariz e não perdeu tempo. Cric! apertou-o.
        Uf! Afinal conseguiu desligar aquela espécie de babá eletrônica. Marcus ficou parado, de braços caídos, muito quietinho. Só as luzinhas vermelhas continuavam piscando.
        -- Puxa! Você é uma bomba, hein Marcus! Sabe de uma coisa? Nõ estou gostando muito de você! – Maruca empurrou-o para um canto, vestiu-se e foi tomar café.
         Marcus Robô. São Paulo, Pioneira, 1978. p. 10-11.
                  Fonte: Português – Linguagem & Participação, 5ª Série – MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed. Saraiva, 1999, p. 206-8.
Entendendo o conto:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        Decifrar: entender com esforço; descobrir o sentido.
·        Tagarelar: falar muito.
·        Metálico: feito de metal.
·        Trepidar: vibrar, tremer.
·        Danada: muito nervosa, furiosa.

02 – Observe o seguinte trecho do texto: “Então, que remédio, ficou deitada, quietinha”. Passe-o para a primeira pessoa do singular. Explique em seguida a diferença que o uso da primeira pessoa provoca no texto.
      Então, que remédio, fiquei deitada, quietinha. Com a primeira pessoa o trecho parece ser um pensamento da própria Maruca.

03 – Leia esta oração: “Até que enfim eu pesquei a palavra que eu queria!” O que você entende por pescar a palavra?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: a expressão indica a ideia de entender, captar o sentido de uma palavra.

04 – Por que Maruca tem dificuldades em operar o robô?
      Porque ela não sabe ler e as ordens estão escritas debaixo dos botõezinhos, na barriga do robô.

05 – Qual foi o erro de Maruca?
      Ela apertou o botão errado.

06 – Quais as consequências do erro de Maruca?
      Ela não conseguiu mais controlar o robô.

07 – Como Maruca resolveu seu problema?
      Ela desligou o robô para evitar maiores confusões.

08 – Faça a caracterização da personagem Maruca.
      Maruca é uma menina preguiçosa, não presta atenção às aulas e é muito tagarela.

09 – Maruca diz que Marcus é “burro”, que ele é uma “bomba”, porque não faz as coisas direito. Você concorda com ela? Justifique sua resposta.
      Não. Ela é que não sabe programa-lo. Ele executa com exatidão as ordens que recebe.

10 – O narrador diz que Marcus não obedecia à Maruca, que parecia surdo. Ele está certo?
      Não. Ele não atende a uma ordem verbal e sim à programação de seus botões.

11 – O robô é perfeito, mas Maruca não consegue se entender com ele. O que a autora do texto quis sugerir com isso?
      Não adianta haver grandes avanços tecnológicos se o ser humano não sabe como utilizar essa tecnologia ou se a utiliza de forma inadequada.