sexta-feira, 22 de abril de 2022

MÚSICA(ATIVIDADES): CANTIGAS DA CHARALINA - NELSON ALBIUSSÚ - CARDINAIS E ORDINAIS - COM GABARITO

 Música(Atividades): Cantigas da Charalina

            Nelson Albiussú

Teresinha de Jesus,

De uma queda foi ao chão.

Acudiram três cavalheiros

Todos três, chapéu na mão.

 


O primeiro foi seu pai,

O segundo, seu irmão.

O terceiro foi aquele

Que a Teresa deu a mão.

[...]

Nelson Albiussú. Cantigas da Charalina. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 1999. p. 6.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 151.

Entendendo a música:

01 – Que tipos de numerais foram empregados no texto?

      Cardinais e ordinais.

02 – Três cavalheiros socorreram Teresa, mas não ao mesmo tempo. O que os numerais da 2ª estrofe indicam?

      Indicam a sequência, a ordem em que se deu o socorro, isto é, quem foi o primeiro, o segundo e o terceiro cavalheiro a socorrer Teresa.

03 – Apesar da ajuda de três cavalheiros, Teresa deu a mão somente a um deles. Por que você acha que isso ocorreu?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente porque era seu namorado ou porque ela se apaixonou por ele.

 

RECEITA DE SUCO: VAMPIRO ENGANADO - NUMERAL - COM GABARITO

 Receita de suco: Vampiro enganado

Ingredientes:


1 copo de suco de uva

1 cenoura raspada e cortada em pedaços

1 tomate maduro

1 laranja descascada e cortada em pedaços, sem semente.

Modo de fazer:

Coloque no liquidificador a laranja e a cenoura e triture bem.

Acrescente o tomate e o suco de uva.

Junte dois ou três cubos de gelo e uma colher de sopa de açúcar.

Desligue o aparelho e passe a bebida por um coador para retirar as fibras que tenham ficado. Sirva em copos altos.

Ziraldo. O livro de receitas do Menino Maluquinho, cit. p. 18.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 149-150.

Entendendo a receita:

01 – A receita é organizada em duas partes: a dos ingredientes e a do modo de fazer.

a)    Que tipo de informação encontramos na primeira parte?

A informação sobre os produtos necessários para fazer o “vampiro enganado”.

b)    E na segunda? 

A informação sobre o que fazer com esses produtos, ou seja, como fazer o “vampiro enganado”.

02 – Na primeira parte da receita, encontramos vários algarismos. Na sua opinião, por que foram empregados algarismos em vez de numerais? 

      É mais fácil visualizar os algarismos; eles evitam enganos e organizam melhor as informações.

03 – Num dos itens do Modo de fazer, encontramos alguns numerais.

a)   Identifique-os. 

Dois, três, uma.

b)   Por que você acha que o gelo e o açúcar não foram mencionados na parte Ingredientes? 

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Talvez porque sejam ingredientes que a maior parte das casas tem no dia-a-dia.

04 – Compare a palavra uma de “uma colher de sopa de açúcar” à palavra um de “um coador”.

a)   Qual dessas palavras é numeral? Como você sabe isso?

Uma de “um colher de sopa de açúcar”, pois ela indica quantidade nesse item, do mesmo modo que dois e três em “dois ou três cubos de gelo”.

b)   Qual dessas palavras é artigo indefinido? Por quê? 

Um de “um coador”, pois a palavra não expressa aqui a noção de quantidade; trata-se de um coador qualquer.

05 – As receitas em geral são textos que apresentam muitos algarismos ou numerais. Por que você acha que isso acontece? 

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque o sucesso da receita depende de quantidades exatas.

 

TIRA: CALVIN NA NEVE - SEQUÊNCIA LÓGICA DE IDEIAS - COM GABARITO

 Tira: Calvin na neve


                Bill Watterson. O ataque dos transtornados monstros de neve mutantes assassinos. São Paulo: Best News, 1994. p. 62.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 143-4.

Entendendo a tira:

01 – Nos Estados Unidos, durante o inverno, as crianças saem às ruas com roupas especiais para enfrentar a neve. Calvin, ao chegar em casa, faz um relato à sua mãe sobre como foi a aula.

a)   O que ele conta de diferente a ela?

Conta os problemas que teve com suas calças de neve.

b)   Depois de tantas dificuldades, por que ele ainda está interessado em usar essas roupas no dia seguinte?

Porque gostou da aventura; porque assim ficou fora da aula.

02 – Leia:

        “Bom, o zíper ficou coberto de gelo, eu tentei força-lo. Minha luva ficou presa, emperrou o zíper.”

        Compare esse escrito com a fala de Calvin do 2° quadrinho. Você vai notar que algumas palavras da fala de Calvin responsáveis pela ligação entre as palavras foram eliminadas.

a)   Quais são essas palavras?

Então, aí, e.

b)   Compare o sentido do escrito com a fala de Calvin e conclua: Que papel as palavras que foram eliminadas têm no texto?

Elas têm o papel de ligar as partes do texto.

03 – Identifique na fala de Calvin do 3° quadrinho outras palavras que tenham no texto o mesmo papel.

      Mas, então, e então, daí, e no final.

04 – Algumas palavras da fala de Calvin retomam outras palavras mencionadas anteriormente; com isso, elas ligam partes do texto.

a)   No 2° quadrinho, a palavra lo retoma qual palavra anterior?

Zíper.

b)   E a palavra las do último quadrinho?

Calças.

05 – A palavra mas, no 3° quadrinho, liga duas ideias opostas. Quais são elas?

      Tirar as calças e esquecer-se de tirar as botas.

06 – Calvin arrumou a maior confusão com suas calças de neve, mas tudo o que ele disse tem uma sequência lógica. Suponha que ele falasse deste modo:

        “O zíper emperrou. Então eu caí. Aí a professora teve que chamar dois zeladores. Então eu quero ter certeza de usá-las de novo, mas minha luva ficou presa. Aí eu fiquei preso nas minhas calças de neve.”

a)   Da forma como esse texto está, existem palavras ligando as partes que ele apresenta?  Se sim, quais?

Sim: então, aí, então, las, mas, aí.

b)   Apesar disso, o texto apresenta uma sequência lógica de ideias?

Não.

QUADRINHOS: MALUQUINHO APRENDENDO VIOLINO - ZIRALDO - LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL - COM GABARITO

 Quadrinhos: Maluquinho aprendendo violino


Ziraldo. As melhores tiradas do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 93.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 140-1.

Entendendo os quadrinhos:        

01 – As histórias em quadrinhos compõem-se de quadros que, geralmente, associam duas linguagens. Quais são elas?

      A linguagem verbal e a linguagem visual.

02 – Faça uma experiência. Leia apenas a parte verbal dos quadrinhos; depois, leia apenas as imagens.

a)   Sem as imagens a história tem sentido completo?

Não.

b)   E sem a linguagem verbal?

Não.

c)   Qual é a relação entre essas duas linguagens nessa história em quadrinhos?

É um meio de fazer a leitura e compreender a história, pois esta compõe-se de linguagem verbal e visual.

03 – O formato mais comuns e tradicional dos quadrinhos é o retângulo, delimitado por linhas retas que servem para separa-los. Quantos quadrinhos tem essa história?

      Nove quadrinhos.

04 – Nos contos de fadas, há um narrador que nos conta a história. Nessa história em quadrinhos, como a história é narrada? Por meio da imagem, do diálogo entre as personagens ou do emprego dos dois recursos (imagem e diálogo) juntos?

      A história é narrada por meio da imagem e do diálogo entre as personagens.

05 – Uma história em quadrinhos conta, conforme seu nome diz, uma história. É, portanto, uma narrativa que envolve fatos, personagens, tempo e espaço. Os fatos se organizam em sequência, numa relação de causa e efeito. Observe que o fato de Junim, o menino loiro, estar tocando violino tão mal causa um efeito na personagem Maluquinho – ele conversa, faz gestos, vai buscar um tambor, etc. no 7° quadrinho, o fato d tocarem juntos e mal causa em efeito.

a)   Que efeito é esse?

Um operário de uma demolição vem pedir que toquem em outro lugar, porque o barulho está incomodando o pessoal que trabalha na demolição.

b)   Nesse efeito está o humor da história. Qual é a graça do quadrinho?

O fato de a reclamação do operário mostrar que o barulho e a desafinação dos sons dos instrumentos é muito grande, incomodando até os trabalhadores da demolição, que são habituados com muito barulho.

06 – Além da relação de causa e efeito, os quadrinhos organizam os fatos da história no tempo e no espaço, isto é, dão ao leitor elementos que indicam quando e onde os fatos ocorrem.

a)   Em que lugar ocorre essa história?

Numa cidade, em uma rua qualquer.

b)   Que elementos do texto e da imagem permitem afirmar que essa história acontece durante o dia?

As imagens são claras, as personagens são crianças, os operários estão trabalhando numa demolição.

07 – O balão é um elemento característico dos quadrinhos. Consiste em um espaço contornado por um traço, que parte geralmente da boca das personagens, no qual aparecem a fala ou o pensamento delas.

a)   Como é, geralmente, a letra usada no balão?

Geralmente de fôrma, maiúscula, desenhada a mão.

b)   Por que, na sua opinião, as palavras RITMO (no 3° quadrinho) e BARULHO (no último quadrinho) estão escritas em negrito, isto é, com traço mais forte do que o normal?

Para indicar a maneira como foram pronunciadas: com tom de voz mais alto, ou com ênfase.

08 – No 1° e no 7° quadrinhos, há palavras que procuram imitar, na escrita, certos sons e ruídos. Essas palavras são chamadas de onomatopeias.

a)   Que som as palavras GZAC! NHEC! E TZIM! Reproduzem?

O som do violino tocado por Junim.

b)   E as onomatopeias PAF! BUM! TUM! TUM! E TÁ!?

O som do tambor tocado pelo Menino Maluquinho.

c)   Que sinal de pontuação costuma acompanhar as onomatopeias?

O ponto de exclamação.

09 – As personagens das histórias em quadrinhos costumam usar uma linguagem informal, isto é, bem parecida com o jeito como falamos no dia-a-dia.

a)   Identifique, nos quadrinhos em estudo, duas situações em que isso acontece.

É! Tá gostando? / Tô, mas...

b)   Em situações como essas, o uso desse tipo de variedade linguística é adequado? Por quê?

Sim, porque a história retrata uma cena comum do cotidiano.

c)   Releia algumas falas e responda: As frases empregadas são difíceis de entender ou são simples, de fácil compreensão?

As frases empregadas nos quadrinhos são simples, de fácil compreensão.



TIRA: MAFALDA O JORNAL - ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO - COM GABARITO

 Tira: Mafalda o jornal

Fonte da imagem- https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhl7uthTtk5TUQXb8_gdKgoSJkwFhqOX2ZnBCEpCic-YZqEOMzU77FeXYYSwH-ArJYloNU-qdmVl37rJFd_79euZRviUkY4QjOZ4ej0V6UjUjYPSEWDVnyh4CbHd7YebyeDq68Rwr12Ntq6zsi0pf93tT3G_m6fJeMVNao3ck8P1CLDLFXcrsnhVyrw/s421/JORNAL.jpg

Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 10-1.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 121.

Entendendo a tira:                                               

01 – Por que o pai de Mafalda ficou bravo com ela?

      Porque ela fez aviãozinho com o jornal dele.

02 – No 1° quadrinho, o pai diz: “Mafalda, você pegou o jornal de hoje?” E no 3° quadrinho diz: “Não dava para ter usado um jornal velho?”.

a)   No 1° quadrinho, ele está falando de um jornal qualquer ou de um determinado jornal?

De um determinado jornal, isto é, o jornal daquele dia.

b)   E no 3° quadrinho?

Está se referindo a um jornal qualquer.

03 – Essas alterações de sentido da palavra jornal acontecem por causa das palavras que a acompanham, ou seja, o e um. Imagine que Mafalda diga a seu pai:

        -- Pai, eu agora quero o aviãozinho.

        -- Pai, eu agora quero um aviãozinho.

a)   Qual das frases dá a entender que a menina está querendo um aviãozinho qualquer?

A segunda.

b)   Qual das frases dá a entender que eles já tinham conversado sobre um determinado aviãozinho?

A primeira.

TIRA: MAFALDA BAIXO ASTRAL - COM GABARITO

 Tira: Mafalda baixo astral

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCIum7DQFynO11407tYe9BCWpA4ezgWmNKr-JnOpycVnCAfOcTa34RbNDhk4xskzZ2HzqcUUG_glg1bmic20S4SanBynUGSkCy8JCj01v3jkfWopBH6utg332CI9yIMZmnO6AKkxTgZD6BOxOIayl7j4RcY0hP_9tzfqvKmxZc47xd-ZHOK5UqxwMd/s414/mafaldaa.jpg

Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1989. v. 1, p. 28-9.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 109.

Entendendo a tira:

01 – Observe a expressão da menina no 1° quadrinho. O que ela quer dizer com “estou com o moral no chão”?

      Ela quer dizer que está sem ânimo, sem vontade, aborrecida.

02 – O substantivo moral muda de significado se colocarmos antes dele o ou a. Procure no dicionário o significado de o moral e a moral e explique por que Mafalda disse o moral e não a moral.

      Porque a moral significa ética, conjunto de regras de conduta, enquanto o moral significa ânimo, coragem e se aplica ao estado de espírito de uma pessoa.

03 – O humor dessa tira está principalmente no último quadrinho. O que há de engraçado nele?

      O fato de o ânimo, o moral de Mafalda ser comparado com o lixo que foi jogado fora.

POEMA: MEU TIO NÃO É BANDIDO - RICARDO AZEVEDO - COM GABARITO

 Poema: Meu tio não é bandido

            Ricardo Azevedo

O meu tio não é bandido
O meu tio não é mocinho
O meu tio não é herói
Não é índio, nem cowboy
Não luta com todo mundo
Não dá tiro nem pancada
Às vezes, de medo voa
Ele é só uma pessoa.

A casa de meu avô. São Paulo: Ática, s.d.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 108-9.

Entendendo o poema:

01 – Reescreva o poema em seu caderno, substituindo o substantivo tio por tia e fazendo as adaptações necessárias. Quando terminar, releia o texto e veja como ficou.​

      A minha tia não é bandida / A minha tia não é mocinha / A minha tia não é heroína / Não é índia, nem cowboy / Não luta com todo mundo / Não dá tiro nem pancada / Às vezes, de medo voa / Ela é só uma pessoa.

02 – Dê o sentido dos substantivos destacados nas frases a seguir, observando o gênero de cada um deles.

a)   O garotinho deu todo o dinheiro para o caixa, uma linda moça que, ao recebe-lo, colocou-o na caixa e deu-lhe o troco.

O caixa: funcionário encarregado de pagar ou receber dinheiro, cheques, etc.; a caixa: recipiente de madeira, papelão ou outro material, destinado a guardar objetos ou mercadorias.

b)   A guarda ficava de plantão na entrada do quartel, enquanto o guarda fazia ronda pelos edifícios.

A guarda: sentinela, serviço de vigilância desempenhado por uma ou mais pessoas; o guarda: vigia, homem encarregado de vigiar ou guardar alguma coisa.

03 – A palavra grama, no feminino, significa gramínea de jardim; no masculino, significa unidade de peso. Suponha que você vá à padaria comprar 300 gramas de presunto. Ao fazer seu pedido ao vendedor, o que você diria?

      Eu quero trezentos gramas de presunto.

 

     

POEMA: OCORRÊNCIA - FERREIRA GULLAR - COM GABARITO

 Poema: Ocorrência

           Ferreira Gullar

Aí o homem sério entrou e disse: bom dia. 

Aí o outro homem sério respondeu: bom dia. 

Aí a mulher séria respondeu: bom dia. 

Aí a menininha no chão respondeu: bom dia. 

Aí todos riram de uma vez. 

 

Menos as duas cadeiras, a mesa, o jarro, as flores 

as paredes, o relógio, a lâmpada, o retrato, os livros, 

o mata-borrão, os sapatos, as gravatas, as camisas, os lenços. 

Ferreira Gullar. Toda poesia. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 106-7.

Entendendo o poema:

01 – O poema não informa claramente em que lugar acontece a cena descrita. Porém, ele dá algumas pistas: o comportamento dos homens, da mulher, da menininha e dos objetos. Na sua opinião, que lugar provavelmente é esse?

      Provavelmente um escritório, pois há livros e mata-borrão.

02 – O homem cumprimenta com formalidade o outro homem e a mulher. O poeta os caracteriza com uma única palavra.

a)   Que palavra é essa?

Sério.

b)   A que classe gramatical ela pertence: à dos substantivos ou à dos adjetivos?

À dos adjetivos.

03 – Um incidente quebra a seriedade da cena. Qual é ele?

      A menininha responder bom dia e todos rirem de uma vez.

04 – A atitude da menininha causa uma descontração no ambiente.

a)   Que seres não participam dessa descontração?

Os objetos: as duas cadeiras, a mesa, o jarro, as flores, as paredes, o relógio, a lâmpada, o retrato, os livros, o mata-borrão, os sapatos, as gravatas, as camisas, os lenços.

b)   A que classe gramatical pertencem as palavras usadas para indicar esses seres: à dos substantivos ou à dos adjetivos?

À dos substantivos.

 

 

TIRA: JULIETA - ADJETIVOS - COM GABARITO

 Tira: Julieta

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiu-mFVDmG0iJpw7TCnJmGkiChSaQUXrGLfR4k6WfywNNHkBLibmeL2GZnnSM57D-HqEceuXrXEGTk3r683Pb9_p5liF9GFEtnlkKw6QiM7ILcP5fs0Mv-BIi_5STEnOLKtTRcpNHkml979z_el1rAuOOpsEMDb1Q2uMkGAq8bDWD0nTkzX5Is0OUWg/s402/JULIETA.jpg

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 94.

Entendendo a tira:

01 – Julieta diz ao Maluquinho que cada pessoa a caracteriza de modo diferente.

a)   Que adjetivo a mãe emprega para caracterizar a filha? E o pai?

A mãe usa o adjetivo respondona; o pai, o adjetivo dengosa.

b)   O que as visitas pensam de Julieta?

Que Julieta é supereducada.

02 – Por que você acha que as pessoas têm opiniões tão diferentes sobre Julieta?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente a menina apresenta comportamentos diferentes dependendo da situação e de quem são seus interlocutores.

03 – Pra você o que o Maluquinho quis dizer com “originalidade”?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – E você? Como você acha que é? Empregue três ou mais adjetivos para caracterizar-se.

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Escreva o adjetivo que expressa a principal característica que devem ter os substantivos abaixo:

a)   Água que se bebe = Potável.

b)   Uma balança = Precisa.

c)   Um amigo = Fiel, verdadeiro.

d)   Um juiz = Honesto, correto.

e)   O ar = Puro.

CARTUM: MÉDICO - QUINO - QUINOTERAPIA - LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL - COM GABARITO

 Cartum: Médico

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Quino. Quinoterapia. 4. ed. Barcelona: Lumen, 1999. p. 23.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 74-5.

Entendendo o cartum:

01 – O cartum é organizado em cinco cenas. Que tipo de problema a o personagem percebe que tem, na 1ª cena?

      Que está sofrendo de calvície, de queda de cabelos.

02 – Observe, na 2ª cena, o balão de fala e o local onde está a personagem.

a)   Com quem ela está falando? Como você chegou a essa conclusão?

A personagem está falando com um médico, conforme mostra o avental do homem, o armário com medicamentos, o quadro com a ilustração de um fio de cabelo e a inscrição DR. Na porta.

b)   O que você acha que a personagem está dizendo ao homem de avental?

Que está com problemas de queda de cabelos.

03 – Observe as três últimas cenas. Primeiramente, o homem de avental examina o cliente e depois escreve algo num papel.

a)   O que seria lógico imaginar que ele estivesse escrevendo?

Que ele estivesse escrevendo o nome de algum remédio ou outro tipo de tratamento.

b)   Por que a última cena é surpreendente e engraçada?

Porque, em vez de o médico dar uma receita ao paciente, fez uma caricatura de como ele vai ser quando ficar completamente careca.

04 – Observe as linguagens empregadas na criação do cartum.

a)   O cartunista Quino usou linguagem verbal ou linguagem não verbal?

Utilizou somente linguagem não verbal, composta de imagens e gestos.

b)   E o cliente, ao se comunicar com o médico, que tipo de linguagem utilizou?

Utilizou a linguagem verbal.

ANÚNCIO: A PRAIA DA GUARITA - COM QUESTÕES GABARITADAS

 Anúncio: A praia da Guarita

        A praia da Guarita, em Torres, tira você da atacação. Sua beleza é a varrer.

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFd_H4_fukGmBYhaJCHNzz3wVH6aHviIpjbY2Vk1bRNhbmEMGXermBz9HZ9T8q4EmJmbM7KlAh2Vg1IURbn_-a2uyBxYDnIS6BZ9psXu3ILWAJAjeKdt_9AaZNq-KIKq_KIlKXD6GHBbNT6KO4_ZevRV6Nd8hVllEkFMiPOsXlj4pz0cDzLvMQY4zM/s200/PRAIA.jpg

Porque nem só de churrasco, uvas e chimarrão vive o gaúcho.

Fonte: Livro – PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 5ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 72- 3.

Entendendo o anúncio:

01 – Os anúncios publicitários geralmente promovem uma mercadoria ou determinado tipo de produto.

a)   Que tipo de produto esse anúncio promove?

O turismo.

b)   Quem você acha que poderia criar um anúncio como esse e com que finalidade?

Provavelmente um órgão de turismo do Estado (por exemplo a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul) ou uma empresa de turismo daquele Estado.

02 – O anunciante faz uso de duas linguagens nesse anúncio.

a)   Quais são elas?

A linguagem verbal e a linguagem não verbal.

b)   A linguagem não verbal é importante para promover esse tipo de produto? Por quê?

Sim, pois a imagem da beleza natural da praia da Guarita ajuda a atrair os turistas.

03 – Na parte de baixo do anúncio se lê: “nem só de churrasco, uvas e chimarrão vive o gaúcho.” Essa informação também é uma forma de promover o produto? Justifique sua resposta.

      Sim, pois é uma forma de atrair o turista por outras razões, no caso pela culinária gaúcha.

04 – Observe o vocabulário empregado no enunciado.

a)   Que tipo de variedade linguística ele procura imitar?

Ele procura imitar uma variedade linguística regional: a variedade gaúcha.

b)   Para adequar esse enunciado à variedade linguística de sua região, que palavras você substituiria? Como ficaria todo o enunciado?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Atacação: (irritação, tensão); e beleza a varrer (beleza intensa).

05 – Compare a imagem do anuncio com a parte verbal apresentada por ele. A imagem confirma ou nega o que diz a parte verbal? Por quê?

      Confirma, pois a imagem mostra uma praia deserta, com muita vegetação, o que sugere descanso e paz da vida estressante das cidades.

06 – O anunciante fez uso de uma variedade linguística regional. Certamente, ele deve achar que isso ajuda a promover o produto.

a)   Nesse caso, o anunciante demonstra ter receio do preconceito linguístico?

Não. Demonstra não estar preocupado com isso; pelo contrário, deve achar que isso atrai os turistas.

b)   Na sua opinião, o uso da variedade regional tornou o anúncio mais interessante? Por quê?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, pois torna o anúncio mais divertido e atraente. Além disso, convém lembrar que a linguagem reforça as imagens. É como se o leitor já estivesse sentindo parte do que seriam as férias no Rio Grande do Sul.