Poesia: Identidade
Pedro
Bandeira
Às vezes nem eu mesmo
sei quem sou.
Às vezes sou.
"o meu queridinho",
às vezes sou
"moleque malcriado".
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador,
caubói lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
peito de aço
goleador!
Mas o que importa
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
eu sou eu,
sou assim,
sou menino.
BANDEIRA, Pedro.
Cavalgando o arco-íris. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2009.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 45-7.
Entendendo a poesia:
01 – Quantas linhas há na
poesia “Identidade”?
Vinte e cinco
linhas.
02 – Essas linhas
encontram-se agrupadas ou separadas por espaços em branco?
As linhas 1 a 19 estão separadas das
linhas 20 a 25 por um espaço em branco.
03 – Quantos versos formam a
poesia “Identidade”? E quantas estrofes?
A poesia é
formada por 25 versos e duas estrofes.
04 – Leia a fonte que indica
o livro do qual essa poesia foi retirada e responda às questões a seguir.
a)
De que livro essa poesia foi retirada?
Do livro Cavalgando o arco-íris.
b)
Qual é o nome do autor da poesia?
Pedro Bandeira.
c)
Pedro Bandeira é um autor adulto. Mas a voz
que fala na poesia não é a de um adulto. Considerando essa afirmação, responda:
A quem podemos atribuir a fala do texto? Qual verso traz essa indicação?
A um menino. O último verso.
05 – Releia os versos a
seguir.
Às vezes sou.
"o meu queridinho",
às vezes sou
"moleque malcriado".
Os versos destacados acima aparecem
entre aspas. Isso acontece porque o eu lírico:
a)
Quer dar destaque a duas maneiras de ser que
ele atribui a si mesmo.
b)
Pretende mostrar duas maneiras de ser que ele
atribui a si mesmo e que se opõem.
c)
Destaca duas maneiras de ele ser na
voz de outras pessoas.
06 – Em que situação o eu
lírico é considerado “o meu queridinho”?
Provavelmente, quando faz coisas boas e
as pessoas elogiam o comportamento dele.
07 – E em qual situação ele
é considerado “moleque malcriado”?
Provavelmente,
quando responde mal às pessoas, principalmente aos adultos.
08 – Reproduza a poesia
“Identidade” em uma folha à parte. Escreva os itens a seguir ao lado dos versos
da poesia a que cada um deles corresponde.
·
Como os outros veem o menino – Corresponde ao trecho que vai do 3° ao 6° verso.
·
Como o menino se vê – Corresponde ao trecho que vai do 7° ao 19° verso.
·
O menino rejeita a opinião dos outros a seu
respeito – Corresponde ao 20° e 21° verso.
·
O menino se aceita como é – Corresponde aos quatro últimos versos.
09 – Na poesia que você
reproduziu, circule a expressão que indica que o menino vai falar sobre como ele
se vê?
Os alunos deverão
circular a expressão “Para mim”.
10 – O menino fala que é
“rei”, “herói”, “caubói” e “mosca”.
a)
Essas identidades fazem parte da imaginação
ou da realidade do menino? Por quê?
Elas fazem parte da imaginação dele, pois são identidades irreais.
b)
Podemos dizer que essas palavras estão
relacionadas à identidade dele? Por quê?
Sim, pois o eu lírico revela que se vê dessa maneira: como rei,
herói, caubói e mosca.