domingo, 4 de abril de 2021

CAPA: SEGREDOS DE AGENDA - TELMA GUIMARÃES CASTRO ANDRADE - COM GABARITO

 Capa: Segredos de agenda

        


   Telma Guimarães Castro Andrade


ANDRADE, Telma Guimarães Castro. Segredos de agenda. São Paulo: Quinteto, 2003.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 107.

Entendendo a capa:

01 – A ilustração dessa capa forma um sinal de pontuação. Que sinal é esse?

      Ponto de interrogação.

02 – Qual é a relação entre esse sinal de pontuação e o título do livro?

      A interrogação representa o desconhecido, no caso, os segredos da agenda do personagem que a escreveu ou as dúvidas comuns a todo adolescente. Ou, que a interrogação indique uma dúvida em relação aos próprios segredos, ou seja, se de fato permanecerão secretos guardados.

03 – O título desse livro tem alguma relação com os fatos corridos com Carol, no livro A agenda de Carol, principalmente com a raiva que sentiu da mãe? Por quê?

      Sim, a briga de Carol com a mãe aconteceu porque ela não queria que a mãe lesse sua agenda e descobrisse os segredos que estavam guardados nela. Carol sentiu-se desconfortável com a possibilidade de a mãe ter descoberto sua intimidade.  



NOTÍCIA: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CRESCE MAIS QUE PRESENCIAL, MAS NÃO É 1ª OPÇÃO - MARIANA TOKARNIA - COM GABARITO

 Notícia: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CRESCE MAIS QUE PRESENCIAL, MAS NÃO É 1ª OPÇÃO


Publicado 22/05/2018

Por: Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil – Brasília

        A Educação a Distância cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial, e já é opção para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. Pesquisa divulgada hoje (22) pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) – que representa grande parte do ensino superior particular do país – mostra que 44% dos entrevistados optariam por esta modalidade, enquanto que 56% dizem que preferem o ensino presencial. Neste ritmo de crescimento, o Brasil terá mais alunos estudando a distância que nas salas de aula tradicionais, em 2023.

        A pesquisa mostra ainda que, se informados de que os cursos a distância podem ter etapas presenciais, a aceitação aumenta para 93% dos estudantes pesquisados. Para os 7% restantes, ainda há um desconforto em ter a maior parte das aulas pela internet. Outro ponto destacado por esses alunos que não optariam pela EaD é a percepção de que o mercado de trabalho ainda não valoriza adequadamente a qualidade desses cursos.

        [...]

        De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2016, 33% dos novos alunos ingressaram no ensino superior na modalidade a distância e, 67%, em cursos presenciais. Esse número cresceu. Em 2010, 20% ingressaram no EaD e 80% no presencial.

        De acordo com a projeção do estudo, se mantido o crescimento da EaD atual, em 2023, mais estudantes ingressarão na modalidade a distância que no presencial. Serão, pelas projeções do estudo, 51% em EaD e 49% no ensino presencial. [...]

TOKARNIA, Mariana. Educação a distância cresce mais que presencial, mas não é 1ª opção. Agência Brasil, Brasília, 22 maio 2018. Disponível em: http://bit.ly/2kkylyx. Acesso em: 25 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 79-80.

Entendendo a notícia:

01 – Qual é o assunto central dessa notícia?

      O crescimento da educação a distância no Brasil.

02 – O título informa que a educação a distância não é a primeira opção, referindo-se às pessoas que querem fazer um curso superior. De acordo com o texto, essa realidade pode mudar? Justifique sua resposta.

      Sim, pois no texto afirma-se que essa modalidade de educação cresceu em ritmo mais acelerado que o ensino presencial e que, de acordo com as pesquisas, em 2023 o Brasil terá mais alunos estudando a distância do que nas salas de aula tradicionais.

03 – Que argumentos as pessoas entrevistadas empregam para justificar a opção pelo ensino presencial, resistindo à ideia de fazer um curso superior a distância?

      O desconforto em ter a maior parte das aulas pela internet e a percepção de que o mercado de trabalho ainda não valoriza a qualidade dos cursos superiores a distância de modo adequado.

04 – Que informação eleva o percentual de aceitação da modalidade a distância pelos estudantes pesquisadores?

      A informação de que os cursos a distância podem ter etapas presenciais.

05 – Você conhece alguém que faz ou já fez algum curso na modalidade educação a distância? Qual é a sua opinião sobre esse tipo de ensino?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Releia o trecho a seguir:

        “De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2016, 33% dos novos alunos ingressaram no ensino superior na modalidade a distância e, 67%, em cursos presenciais. Esse número cresceu. Em 2010, 20% ingressaram no EaD e 80% no presencial.”

a)   De acordo com esses dados numéricos, referentes a 2010 e 2016, que modalidade de ensino apresentou crescimento no ingresso de alunos ao ensino superior?

A modalidade a distância.

b)   E que modalidade apresentou decréscimo (baixa)?

Os cursos presenciais.

07 – A inserção de dados numéricos na notícia foi importante? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

08 – Releia o título e o primeiro parágrafo do texto e depois identifique:

a)   Um número ordinal: 1° (no título).

b)   Um numeral fracionário: metade (no 1° parágrafo).

c)   Um número indicativo de ano: 2023 (no 1° parágrafo).

 

 

POEMA: XADREZ - SÉRGIO CAPPARELLI - COM GABARITO

 Poema: Xadrez


   Sérgio Capparelli


CAPPARELLI, Sérgio; GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Poesia visual. São Paulo: Global, 2002.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 63-4.

Entendendo o poema:

01 – A imagem do poema sugere determinado objeto. Qual? Para que ele é utilizado?

      A imagem assemelha-se a um tabuleiro utilizado para jogar xadrez ou damas.

02 – O que esperamos encontrar nesse objeto?

      No tabuleiro, normalmente, são colocadas peças (peões) para jogar.

03 – Em sua opinião, o fato de a palavra amor estar sobre o tabuleiro de jogo tem algum significado? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Nesse contexto, o do jogo, que relação as palavras ardor e dor estabelecem com amor?

      Ardor e dor rimam com amor, o que cria uma relação do amor com essas palavras. Ou o amor pressupõe sentir ardor e dor. Assim como as peças de um jogo, as letras das palavras se movem no poema e constroem o jogo do amor.

05 – A borda vermelha do tabuleiro também possui alguma relação com a palavra amor?

      Sim, pois, geralmente, o amor é representado pela cor vermelha.

06 – Se tirássemos o tabuleiro e deixássemos só as palavras, entenderíamos o poema do mesmo jeito?

      Não, pois é o conjunto, a relação entre as palavras e os elementos visuais que forma o significado do poema.

TIRA: AMOR! AMOR! ZIRALDO - COM GABARITO

 Tira: Amor! Amor!


Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 61.

Entendendo a tira:

01 – As palavras de Maluquinho se dirigiam à menina? Como você percebeu isso?

      Não. Porque ele passa direto por ela e se dirige às flores.

02 – Então, o que fez a menina se enganar?

      A maneira como ela fala e as palavras que usa, além do fato de passar muito perto dela, esticando os braços na direção da garota.

03 – A fala de Maluquinho faz você se lembrar de que tipo de declaração?

      De uma declaração de amor.

04 – Além da fala, que outros elementos levam o leitor a concluir que se trata de uma declaração do tipo que você identificou na atividade 3?

      As palavras e a expressão física: os gestos, a maneira de andar e olhar, a emoção representada pelas palavras em destaque nos quadrinhos, o ponto de exclamação, entre outros elementos.

05 – Leia o primeiro quadrinho em voz alta. Como a maioria de seus colegas leu a frase?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Leia novamente a primeira fala de Maluquinho, agora modificada.

        “Amor? Amor?”

a)   Nesse caso, a menina continuaria a entender da mesma maneira o que o menino diz? Por quê?

Não. Porque ao usar essas palavras em tom de interrogação, a menina não poderia toma-las como uma declaração de amor.

b)   O que faz com que possamos compreender o que os outros querem dizer são somente as palavras? Explique sua resposta.

Não são apenas as palavras, mas o modo como são ditas, por exemplo, a entonação, a combinação delas, a expressão facial e corporal de quem falou e até mesmo a situação de comunicação em que foram usadas.

 







POESIA POPULAR: A QUADRINHA - COM GABARITO

 Poesia popular: A quadrinha

1ª quadrinha

 Sou pequenina

 Criança mimosa

 Trago nas faces

        As cores da rosa.

CLÁUDIO, Afonso; NEVES, Luiz Guilherme Santos. Trovas e cantares capixabas. Brasília: Ministério de Educação e Cultura; Secretaria de Assuntos Culturais; Fundação Nacional de Arte; Instituto Nacional do Folclore, 1980.

2ª quadrinha

        Sou jardineiro imperfeito,

        Pois no jardim da Amizade,

        Quando planto amor-perfeito

        Nasce sempre uma saudade...

TAVARES, Adelmar. In: OTÁVIO, Luiz. Meus irmãos, os trovadores: coletânea de trovas de autores brasileiros. Rio de Janeiro: Casa Editora Vecchi, 1956.

Fonte da imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DoM4j8wqSRBc&psig=AOvVaw1SGUtYX83KTOTodonxrEPf&ust=1617666770225000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMjGzdLk5e8CFQAAAAAdAAAAABAE


3ª quadrinha

        Quero cantar, ser alegre,

        Que a tristeza não faz bem;

        Ainda não vi a tristeza

        Dar de comer a ninguém.

MOTA, Armor Pires. Oliveira do Bairro: chão de memórias, usos e costumes. Oliveira do Bairro: Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, 1995.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 51.

Entendendo a quadrinha:

01 – Em qual das quadrinhas lidas todos os versos apresentam rimas?

      Na segunda quadrinha.

02 – Em sua opinião, que sentimento o eu lírico da segunda quadrinha expressa ao se caracterizar como “jardineiro imperfeito”? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Copie da primeira quadrinha dois adjetivos e uma locução adjetiva.

      Adjetivos: pequenina e mimosa.

      Locução adjetiva: da rosa.

04 – Leia novamente a terceira quadrinha.

a)   Copie dessa quadrinha um adjetivo e um substantivo abstrato.

Adjetivo: alegre. Substantivo abstrato: tristeza.

b)   Qual adjetivo dá origem ao substantivo abstrato copiado no item anterior e também expressa oposição ao adjetivo presente na quadrinha?

O adjetivo triste.

RELATO/BIOGRAFIA: MANOEL DE BARROS - COM GABARITO

 Relato: Manoel de Barros

        Hoje eu completei oitenta e cinco anos. O poeta nasceu de treze. Naquela ocasião escrevi uma carta aos meus pais, que moravam na fazenda, contando que eu já decidira o que queria ser no futuro. Que eu não queria ser doutor. Nem doutor de curar nem doutor de fazer casa nem doutor de medir terras. Que eu queria era ser fraseador. Meu pai ficou meio vago, depois de ler a carta. Minha mãe inclinou a cabeça. Eu queria ser fraseador e não doutor. Então, o meu irmão mais velho perguntou: Mas esse tal de fraseador bota mantimento em casa? Eu não queria ser doutor, eu só queria ser fraseador. Meu irmão insistiu: Mas se fraseador não bota mantimento em casa, nós temos que botar uma enxada na mão desse menino pra ele deixar de variar. A mãe baixou a cabeça um pouco mais. O pai continuou meio vago. Mas não botou enxada.

Manoel de Barros – Memórias inventadas. São Paulo: Alfaguara, 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 41-2.

Entendendo o relato:

01 – O que o poeta Manoel de Barros quis dizer ao afirmar que, desde cedo, já queria ser fraseador?

      Ele quis dizer que desde menino já queria ser poeta.

02 – Que frase do texto confirma que Manoel de Barros se descobriu poeta quando era adolescente?

      “O poeta nasceu de treze”.

03 – Releia o trecho a seguir.

        “[...] escrevi uma carta aos meus pais, que moravam na fazenda, contando que eu já decidira o que queria ser no futuro. Que eu não queria ser doutor. Nem doutor de curar nem doutor de fazer casa nem doutor de medir terras.” Responda:

a)   Quais profissões o poeta descarta ao afirmar que não queria ser “doutor de curar”, “doutor de fazer casa” nem “doutor de medir terras”?

As profissões de médico e de engenheiro.

b)   Na carta que escreveu aos pais, o autor afirma a eles o que não quer ser antes de contar o que queria ser no futuro. Em sua opinião, que motivo o levou a usar essa estratégia?

Resposta pessoal do aluno.

04 – Ao receberem a carta, pai, mãe e irmão tiveram reações diferentes. Identifique a reação de cada um.

      O pai ficou meio vago, a mãe abaixou a cabeça e o irmão questionou a possibilidade de se ganhar a vida como fraseador.

05 – Releia esta pergunta do irmão do poeta.

        “Mas esse tal de fraseador bota mantimento em casa?”.

a)   Ao fazer essa pergunta, que tipo de preocupação o irmão manifesta?

Manifesta preocupação com a remuneração do trabalho e se ele pode garantir a sobrevivência.

b)   Ao manifestar essa preocupação, o irmão de Manoel também revela sua opinião sobre o trabalho dos poetas. Qual seria essa opinião?

O irmão de Manoel provavelmente considera que esse trabalho não remunera o suficiente para garantir a sobrevivência de quem o pratica e dos que dele eventualmente dependem. Pode até considerar que ser poeta não é um trabalho.

06 – Na sociedade em que vivemos, há quem considere o poeta um artista, uma pessoa de grande sensibilidade, alguém que lida bem com as palavras. Mas há também aqueles que o consideram um sonhador, alguém que não tem os pés no chão ou julguem que sua atividade é irrelevante. O que você pensa sobre esse assunto?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – O pai seguiu o conselho do irmão do poeta? O que o pai demonstrou com essa atitude?

      Não. Com essa atitude, o pai demonstrou respeitar a decisão do filho.

 

terça-feira, 30 de março de 2021

POESIA: IDENTIDADE - PEDRO BANDEIRA - COM GABARITO

 Poesia: Identidade

             Pedro Bandeira

Às vezes nem eu mesmo
sei quem sou.
Às vezes sou.
"o meu queridinho",
às vezes sou
"moleque malcriado".
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador,
caubói lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
peito de aço
goleador!

Mas o que importa
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
eu sou eu,
sou assim,
sou menino.

BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2009.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 45-7.


Entendendo a poesia:

01 – Quantas linhas há na poesia “Identidade”?

      Vinte e cinco linhas.

02 – Essas linhas encontram-se agrupadas ou separadas por espaços em branco?

      As linhas 1 a 19 estão separadas das linhas 20 a 25 por um espaço em branco.

03 – Quantos versos formam a poesia “Identidade”? E quantas estrofes?

      A poesia é formada por 25 versos e duas estrofes.

04 – Leia a fonte que indica o livro do qual essa poesia foi retirada e responda às questões a seguir.

a)   De que livro essa poesia foi retirada?

Do livro Cavalgando o arco-íris.

b)   Qual é o nome do autor da poesia?

Pedro Bandeira.

c)   Pedro Bandeira é um autor adulto. Mas a voz que fala na poesia não é a de um adulto. Considerando essa afirmação, responda: A quem podemos atribuir a fala do texto? Qual verso traz essa indicação?

A um menino. O último verso.

05 – Releia os versos a seguir.

        Às vezes sou.
        "o meu queridinho",
        às vezes sou
        "moleque malcriado".

        Os versos destacados acima aparecem entre aspas. Isso acontece porque o eu lírico:

a)   Quer dar destaque a duas maneiras de ser que ele atribui a si mesmo.

b)   Pretende mostrar duas maneiras de ser que ele atribui a si mesmo e que se opõem.

c)   Destaca duas maneiras de ele ser na voz de outras pessoas.

06 – Em que situação o eu lírico é considerado “o meu queridinho”?

      Provavelmente, quando faz coisas boas e as pessoas elogiam o comportamento dele.

07 – E em qual situação ele é considerado “moleque malcriado”?

      Provavelmente, quando responde mal às pessoas, principalmente aos adultos.

08 – Reproduza a poesia “Identidade” em uma folha à parte. Escreva os itens a seguir ao lado dos versos da poesia a que cada um deles corresponde.

·        Como os outros veem o menino – Corresponde ao trecho que vai do 3° ao 6° verso.

·        Como o menino se vê – Corresponde ao trecho que vai do 7° ao 19° verso.

·        O menino rejeita a opinião dos outros a seu respeito – Corresponde ao 20° e 21° verso.

·        O menino se aceita como é – Corresponde aos quatro últimos versos.

09 – Na poesia que você reproduziu, circule a expressão que indica que o menino vai falar sobre como ele se vê?

      Os alunos deverão circular a expressão “Para mim”.

10 – O menino fala que é “rei”, “herói”, “caubói” e “mosca”.

a)   Essas identidades fazem parte da imaginação ou da realidade do menino? Por quê?

Elas fazem parte da imaginação dele, pois são identidades irreais.

b)   Podemos dizer que essas palavras estão relacionadas à identidade dele? Por quê?

Sim, pois o eu lírico revela que se vê dessa maneira: como rei, herói, caubói e mosca.