quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

POEMA: O PINTOR - ROSEANA MURRAY - COM GABARITO

Poema: O pintor
          Roseana Murray

O pintor com seu pincel
não sabe que tinta é essa
que sai direto do coração
e vai pintando terra e céu.

Pinta mares e montanhas,
o homem e seus mistérios,
o amor com seus novelos,
encruzilhadas e girassóis.

Então, quando o dia acaba,
inventa uma cama macia,
e dentro dos sonhos,
vagarosamente, eternamente,
ele pinta.
                                  Roseana Murray. Artes e Ofícios.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o poema, de onde foi a tinta que pinta a tela?
      Sai direto do coração.

02 – O que a autora quis dizer com: “O homem e seus mistérios”?
      Que cada traços pintado do homem, conta sua história.

03 – Quantas estrofes possui o poema e quantos versos?
      Possui 03 estrofes e 13 versos.

04 – Cite três coisas da natureza que foi citada no poema, utilizada pelo pintor?
      Terra, céu, montanhas.

05 – O que acontece quando o dia acaba?
      O pintor numa cama macia, sonha com os traços de suas pinturas.

06 – Cite dois advérbios de modo que se encontra no poema.
      Vagarosamente, eternamente.
     


CRÔNICA: DOIS AMIGOS E UM CHATO - STANISLAW PONTE PRETA - COM GABARITO

Crônica: Dois amigos e um chato
                 
                 Stanislaw Ponte Preta

   Os dois estavam tomando um cafezinho no boteco da esquina, antes de partirem para as suas respectivas repartições. Um tinha um nome fácil: era o Zé. O outro tinha um nome desses de dar cãibra em língua de crioulo: era o Flaudemíglio.
        Acabado o café o Zé perguntou: — Vais pra cidade?
  — Vou — respondeu Flaudemíglio, acrescentando:  
— Mas vou pegar o 434, que vai pela Lapa. Eu tenho que entregar uma urinazinha de minha mulher no laboratório da Associação, que é ali na Mem de Sá.
        Zé acendeu um cigarro e olhou para a fila do 474, que ia direto pro centro e, por isso, era a fila mais piruada. Tinha gente às pampas.
        — Vens comigo? — quis saber Flaudemíglio.
        — Não — disse o Zé: — Eu estou atrasado e vou pegar um direto ao centro.
        — Então tá — concordou Flaudemíglio, olhando para a outra esquina e, vendo que já vinha o que passava pela Lapa: — Chi! Lá vem o meu… — e correu para o ponto de parada, fazendo sinal para o ônibus parar.
        Foi aí que, segurando o guarda-chuva, um embrulho e mais o vidrinho da urinazinha (como ele carinhosamente chamava o material recolhido pela mulher na véspera para o exame de laboratório…), foi aí que o Flaudemíglio se atrapalhou e deixou cair algo no chão.
        O motorista, com aquela delicadeza peculiar à classe, já ia botando o carro em movimento, não dando tempo ao passageiro para apanhar o que caíra. Flaudemíglio só teve tempo de berrar para o amigo: — Zé, caiu minha carteira de identidade. Apanha e me entrega logo mais.
        O 434 seguiu e Zé atravessou a rua, para apanhar a carteira do outro. Já estava chegando perto quando um cidadão magrela e antipático e, ainda por cima, com sorriso de Juraci Magalhães, apanhou a carteira de Flaudemíglio.
        — Por favor, cavalheiro, esta carteira é de um amigo meu —disse o Zé estendendo a mão.
        Mas o que tinha sorriso de Juraci não entregou. Examinou a carteira e depois perguntou: — Como é o nome do seu amigo?
        — Flaudemíglio — respondeu o Zé.
        — Flaudemíglio de quê? — insistiu o chato.
        Mas o Zé deu-lhe um safanão e tomou-lhe a carteira, dizendo: — Ora, seu cretino, quem acerta Flaudemíglio não precisa acertar mais nada!

                                                      Stanislaw Ponte Preta
Entendendo a crônica:

01 – O que nos diz o narrador sobre o nome de cada um dos amigos?
      Um tinha o nome fácil: era Zé. O outro tinha um nome desses de dar cãibra em língua de crioulo: era Flaudemíglio.

02 – Por que os dois amigos não pegaram o mesmo ônibus?
      Porque Flaudemíglio tinha que entregar a urinazinha da mulher no laboratório.

03 – Retire do texto a passagem em que, ironicamente, o narrador se refere ao comportamento do motorista do 434.
      “O motorista, com aquela delicadeza peculiar à classe, já ia botando o carro em movimento, não dando tempo ao passageiro para apanhar o que caíra.”     

04 – É possível, pelo texto, descobrir o sentido da expressão “mais piruado”?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: mais cheia de gente.

05 – Como o narrador caracteriza o chato que surge na crônica?
      Como cidadão magrela e antipático e, ainda por cima, com sorriso de Juraci Magalhães.

06 – Qual a razão apresentada pelo Zé para pôr fim à chatice do cidadão magrela?
      “— Ora, seu cretino, quem acerta Flaudemíglio não precisa acertar mais nada!”     

07 – Você já passou por um apuro semelhante ao narrado nesse texto? O que aconteceu?
      Resposta pessoal do aluno.


NOTÍCIA: ENCONTRO ENTRE CÃO E PACIENTE EMOCIONA HOSPITAL - ANA LÚCIA ALGE - COM GABARITO

NOTÍCIA: Encontro entre cão e paciente emociona hospital
              
                          Ana Lúcia Alge

        A história de amizade entre um cachorro vira-lata e um menino de cinco anos com leucemia comoveu funcionários e visitantes do Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. O menino Orlã Paes Machado, que completa 5 anos hoje e que há um mês tem a doença, teve uma febre alta no último sábado e saiu de sua residência, no Jardim Ipê, em São José dos Pinhais, rumo ao hospital onde está internado. Ontem, porém, ele recebeu uma visita especial e inesperada: a de seu cachorro de estimação.
        De acordo com a mãe do garoto, Clarinda Jesus Paes Machado, durante a noite de domingo, o menino afirmou ter escutado o latido de seu cachorro, chamado Coiote. Na hora, ela achou que era uma fantasia de criança. Na manhã do dia seguinte, porém, ela foi até a portaria do hospital e viu o cachorro deitado na porta. “Levei um susto. Nem acreditava que era ele, mas quando o chamei ele veio correndo em minha direção”, conta Clarinda.
        Desde domingo, o animal está em frente ao hospital recebendo o tratamento dos funcionários e da própria mãe do garoto. Apesar do carinho e da boa vontade dos voluntários, o cachorro não quer se alimentar e fica a maior parte do tempo deitado. Sabendo que o seu animal de estimação, que o acompanha há cinco anos, estava do lado de fora do hospital, o garoto afirmou estar ansioso para vê-lo. Comovidos com a história de Orlã e Coiote, os funcionários do HC levaram ontem o menino até a frente do hospital para ver o cachorro. O encontro, que durou cerca de 20 minutos, foi marcado por muita emoção de ambas as partes.
        Segundo Clarinda, a atual preocupação do garoto é que o seu “amigo” volte para casa, pois ele acredita que o cachorro não está seguro exposto ao relento. Como a família não possui veículo próprio nem recurso financeiro para transportar o cachorro, um médico do hospital resolveu pagar um táxi, para que Clarinda levasse o animal para casa.
        O reencontro desses verdadeiros amigos, porém, já está com dia marcado: a previsão é que Orlã tenha alta no sábado.
                                                                                   Ana Lúcia Alge
Entendendo o texto:

01 – A finalidade do texto é:
a)   Uma propaganda.
b)   Contar a história entre um menino e um cão.
c)   Uma divulgação.

02 – Quem são as personagens principais do texto?
      O menino Orlã e seu cão Coiote.

03 – Qual foi o motivo que separou os dois amigos?
      O menino teve uma febre alta e teve de ser internado num hospital.

04 – O menino disse ter ouvido o cachorro latindo a noite no hospital, qual foi a surpresa da mãe? Copie do texto.
      “Levei um susto. Nem acreditava que era ele, mas quando o chamei ele veio correndo em minha direção”.

05 – Onde ocorreu o fato contado pela autora do texto?
      No hospital das clínicas, da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

06 – Qual foi o comportamento do cão em frente do hospital?
      O cão não quis se alimentar e ficava a maior parte do tempo deitado.

07 – De que maneira foi levado o cão do hospital para casa? E quem o levou?
      Foi levado de táxi, pago por um médico do hospital. Clarinda, a mãe do menino, que o levou de volta pra casa.

08 – De acordo com o texto, qual é o dia do reencontro desses dois verdadeiros amigos?
      A alta do menino está programado para o sábado.

09 – Qual foi a reação dos dois amigos em frente do hospital e quanto tempo durou?
      Foi marcado por muita emoção por ambas as partes e durou por 20 minutos.

     

domingo, 16 de fevereiro de 2020

POEMA: VEROSSÍMIL - ADÉLIA PRADO - COM GABARITO

Poema: Verossímil
            
                                                                                       Adélia Prado

Antigamente, em maio, eu virava anjo
A mãe me punha o vestido, as asas
Me encalcava a coroa na cabeça e encomendava
“Canta alto, espevita as palavras bem”.
Eu levantava voo rua acima.

                    Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991. p. 109.
Fonte: Livro: Português Linguagens – 6º ano – São Paulo: Atual, 2002. p.176.
Entendendo o poema:

01 – Indique a predicação do verbo virar e a função sintática da palavra anjo.
      Verbo de ligação; predicativo do sujeito.

02 – Indique a função sintática dos termos o vestido, as asas, a coroa.
      Todos são objetos diretos.

03 – Qual é a predicação dos verbos espevitar e levantar?
      Transitivos diretos.

POEMA: POETA À VISTA - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM GABARITO

Poema: Poeta à vista
                                                                     Carlos Queiroz Telles 

Não sei como pôr para fora
essas ideias malucas
que me sacodem a cabeça.
É coisa muito esquisita,
parece assombração:
palavras que nascem feitas
sem nenhuma explicação.

Contar aos pais
não adianta… Vão dizer:
“É tudo imaginação!”
Falar com a turma… não sei.
Pode virar gozação.
O jeito é tentar guardar
esse caso para mim mesmo
e colocar no papel
os recados da emoção.

Uma palavra aqui,
outra palavra ali…
Parece que achei o caminho!
Epa! Mas isso tem cara de verso!
Será que eu sou poeta?

E agora? Que vergonha!
Só me faltava mais essa…
Outro segredo bem trancado
no fundo do coração.
                 (Carlos Queiroz Telles. Sonhos, grilos e paixões. 6. ed. São Paulo: Moderna, 199).
Fonte: Livro: Português Linguagens – 6º ano – São Paulo: Atual, 2002. p.205.
Estudo do Texto

1)   No poema, o eu-lírico está escrevendo versos.
a)   O que esses versos expressam?
Seus pensamentos e suas emoções.

b)   Como ele se sente, descobrindo-se um poeta principiante?
Surpreso e inseguro quanto à reação das outras pessoas.

    2) De que assunto trata o poema?
        De um menino que está se tornando um poeta.

3)   Qual dos itens seguintes deve ser considerado uma das conclusões que podemos extrair deste poema?
a)   A poesia possibilita às pessoas desprender-se da realidade, viajar por meio da palavra.
b)   O garoto sente vergonha por se descobrir poeta.
c)   A poesia é associada pelas pessoas a maluquices, a ideias esquisitas.

sábado, 15 de fevereiro de 2020

POEMA: PREGÃO DO VENDEDOR DE LIMA - CECÍLIA MEIRELES - COM GABARITO

Poema: Pregão do vendedor de lima      
         Cecília Meireles
Lima rima
pela rama
lima rima
pelo aroma.
O rumo é que leva o remo.
O remo é que leva a rima.
O ramo é que leva o aroma
porém o aroma é da lima.

É de lima o aroma
o aroma?
É da lima-lima
lima da limeira
do ouro da lima
o aroma de ouro
do ar!
 (Cecília Meireles. Apud Ada Natal Rodrigues et alii. Tempo de comunicação. 5ª série. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p.37)
Fonte: Livro: Português Linguagens – 6º ano – São Paulo: Atual, 2002. p.208-9.

Entendendo o poema

1)   O poema é um texto feito em versos. Verso é cada linha do poema. Quantos versos tem o poema?
15 versos

2)   Um conjunto de versos se chama estrofe. Uma linha em branco separa uma estrofe da outra. Quantas estrofes tem esse poema?
4 estrofes

3)   O poema de Cecília Meireles caracteriza-se por apresentar uma forte sonoridade, construída por repetições, ritmo, rima.
a)   Em que palavras do texto a autora brinca com a troca de vogais?
Nas palavras rama, remo, rima e rumo.

b)   No emprego das palavras rima e lima, um efeito sonoro expressivo ocorre em razão da mudança de vogais ou da mudança de consoantes?
Da mudança de consoantes: r e l.

c)   Copie do poema a repetição de uma palavra.
Lima-lima.

d)   Que palavra, na última estrofe, deriva da palavra lima?
Limeira.

e)   Identifique os versos da última estrofe que mostram o pregão do vendedor de lima.
Principalmente o 3º e o 4º versos. É da lima-lima / lima da limeira.

4)   Na 4ª estrofe, há um verbo inventado pelo eu lírico: aromar.
a)   De que palavra deriva esse verbo?
Da palavra aroma.

b)   Que palavras a palavra aromar contém?
Aroma e ar.

c)   A qual dos nossos cinco sentidos essa palavra está associada: à visão, ao olfato, à audição, ao paladar ou ao tato?
Ao olfato.

5)   No poema, a palavra ouro está empregada no sentido figurado, isto é, com sentido diferente daquele que lhe é comum.
a)   A que se refere a palavra ouro?
Refere-se à cor da lima.

b)   O que você entende pela expressão do ouro no 5º verso da última estrofe? E pela expressão de ouro no 6º verso?
Do ouro: a cor amarela da fruta; de ouro: cheiro gostoso, especial, que tem a fruta madura.



TEXTO: A NOTÍCIA FALADA - JORNAL NACIONAL, DA REDE GLOBO - COM GABARITO

Texto: A notícia falada

        As notícias podem ser transmitidas por escrito ou oralmente. Nos jornais e revistas, elas são escritas pelos jornalistas e lidas pelo leitor. No rádio e na televisão, elas são faladas pelo apresentador e ouvidas pelos ouvintes e telespectadores.
        Se você já assistiu a um jornal televisivo, deve ter observado que o apresentador do noticiário fala a notícia, limitando-se ao fato principal. Depois aparecem os repórteres, que ampliam a notícia com imagens, comentários e entrevistas. O mesmo pode acontecer num jornal de rádio: as notícias faladas pelo apresentador são complementadas por outros repórteres.
        “Depois da Fiat e da General Motors, agora é a Volkswagen que convoca os donos de 1100 automóveis fabricados este ano para uma verificação dos freios. As três montadoras têm o mesmo fornecedor: a Continental, uma fábrica do interior de são Paulo. Na página do Jornal Nacional na Internet, você encontra informações detalhadas dos modelos incluídos nas convocações da Fiat, da GM e da Volkswagen.
        [Enquanto o apresentador falava a última frase da notícia, na parte inferior da tela aparecia o endereço eletrônico da Rede Globo: www.globo.com.br]”.
                                   Jornal Nacional, da Rede Globo, em 12/2/2002.
Fonte: Livro: Português Linguagens – 6º ano – São Paulo: Atual, 2002. p.169-170.
Entendendo o texto:

01 – Assim como a notícia escrita, a notícia falada também procura fornecer respostas às seis questões básicas que envolvem um fato: O quê, quem, onde, quando, como, por quê. Dessas questões, quais são respondidas claramente na notícia falada em estudo?
      O quê: a convocação dos donos de 1.100 carros para verificação dos freios; quem: a Volkswagen; quando: na ocasião da divulgação da notícia.

02 – O que constitui o corpo dessa notícia?
      A 2ª e 3ª frases da notícia e o endereço eletrônico na tela.

03 – A notícia falada é curta, limitando-se ao essencial.
a)   Você observa essas características na notícia falada em estudo?
Sim.

b)   Ela possui título?
Não.

c)   Quanto tempo você calcula que um jornalista gasta para falar essa notícia na televisão?
Alguns segundos.

04 – Observe a linguagem empregada na notícia falada.
a)   Que tipo de variedade é empregada: a variedade padrão da língua ou uma variedade não padrão?
A variedade padrão da língua.

b)   A linguagem empregada é clara e direta. Por que, na sua opinião, a notícia falada emprega esse tipo de linguagem?
A notícia falada deve usar esse tipo de linguagem par atingir o grande público, fazendo-se entender por crianças e adultos, letrados e iletrados, pessoas que empregam todos os tipos de variedades da língua.

05 – No jornal falado, é comum a presença de um jornalista principal, o Jornalista-âncora, que apresenta as notícias. Você acha que ele decora a notícia antes de falar ou ele lê a notícia enquanto dala?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Reúna-se com seus colegas em grupos e concluam: Quais são as características da notícia falada?
      Resposta pessoal do aluno.