domingo, 29 de julho de 2018

POEMA: DIVERSIDADE - TATIANA BELINKY - COM GABARITO

Poema: Diversidade                           
   
                     (Diversidade é que é legal)
Um é feioso
Outro é bonito
Um é certinho
Outro, esquisito
Um é magrelo
Outro é gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
Um é tranquilo
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro dengoso


Um é ligeiro
outro é mais lento
Um é branquelo
Outro sardento
Um é preguiçoso
Outro, animado
Um é falante
Outro é calado
Um é molenga
Outro forçudo
Um é gaiato
Outro é sisudo
Um é moroso
Outro esperto
Um é fechado
Outro é aberto
Um carrancudo
Outro, tristonho
Um divertido
Outro, enfadonho
Um é enfezado
Outro é pacato
Um é briguento
Outro é cordato
De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Um é menino
Outro é menina.
(Pode ser grande
ou pequenina)
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é humano
Bem diferente
Assim, assado
Todos são gente
Cada um na sua
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal
Vamos, venhamos
Isto é um fato:
Tudo igualzinho
Ai, como é chato!
                                          Tatiana Belinky
Entendendo o poema:
01 – Todo o poema é construído com pares de adjetivos de significados opostos. Exemplo:
        “Um é tranquilo
         Outro é nervoso
         Um é birrento
         Outro dengoso” (...)

a)   Qual é o efeito dessa construção para a mensagem do poema?
O efeito era a oposição entre duas noções, dois conceitos ou duas ideias.

b)   Qual a relação que se pode estabelecer entre a construção dos versos e o título do poema?
O uso de adjetivos para caracterizar a pluralidade, diferença, multiplicidade, ou seja, a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos.

02 – Releia a estrofe:
        (...) “Tudo é humano
                Bem diferente
                Assim, assado
                Todos são gente” (...)

a)   A palavra “tudo” faz referência a informações das estrofes anteriores. A que se refere esse pronome?
Referente a totalidade, a universalidade de todas as pessoas, a diversidade.

b)   Explique o significado dos seguintes versos:
“Assim, assado
 Todos são gente.”
Significa que qualquer forma todos são gente.

03 – Volte a estrofe 16 – Releia-a.
        O primeiro verso da estrofe utiliza uma expressão de registro informal.
a)   Qual é o efeito desse uso na construção do poema?
Usa uma gíria “cada um na sua”, que significa que cada um deve viver de seu jeito.

04 – Explique o efeito de sentido do recurso utilizado no verso:
        “Di-ver-si-da-de.”
      A separação silábica representa que devemos refletir o significado da palavra.

05 – Volte ao poema e identifique pares de adjetivo que reforçam a ideia de diversidade.
·        Feioso / bonito.
·        Certinho / esquisito.
·        Magrelo / gordinho.
·        Castanho / ruivinho
·        Tranquilo / nervoso.
·        Birrento / dengoso.

06 – Dê sua opinião sobre o que você entendeu por diversidade.
      Resposta pessoal do aluno

CONTO: ESTA CASA É MINHA - ANA MARIA MACHADO - COM GABARITO

Conto: Esta casa é minha

        Paula e Beto moravam com os pais num apartamento. E queriam ter quintal.
        Adoravam sair para passear nos fins de semana. Iam à casa dos avós, ao parque, ao cinema.
       Às vezes faziam uns passeios de carro até mais longe. Ao sítio do tio. Ou por uma estrada comprida que ia dar numa praia quase deserta. Onde passavam o dia todo.
   Um domingo, nessa praia, enquanto Paula e o irmão brincavam, o pai ficou conversando com um pescador ao lado de uma canoa, debaixo de uma árvore.
  Voltando para casa, contou aos filhos:
        — Vocês me viram falando com o Zé Juca? Pois é, estou pensando em comprar aquele terreno que ele tem na beira da praia…
        Um terreno? Qual? Onde? Pra que?
        Depois de tanta pergunta e resposta, Paula nessa noite sonhou com o que o pai contou: iam ter uma casinha entre as árvores, em frente ao mar. Como se a praia e a mata fossem um quintal imenso. Só deles.
        Outro domingo foram para lá de novo. Desta vez, Paula e Beto já olhavam tudo com olhos de quem é dono.
        Um bando de maritacas fazia um barulhão nas árvores. Um caxinguelê deu uma corridinha assustada pelo chão, de um tronco para outro. Uma cambaxirra saltitante e um bem-te-vi barulhento voavam pra lá e pra cá. Na areia um caranguejo amarelo fazia um buraco. E no alto de uma árvore um bando de micos guinchava e fazia macaquices.
        Para todos eles, Paula e Beto gritavam:
        — Aqui vai ser minha casa!
        E assim foi durante alguns meses.
        Eles sempre iam pra lá.
        Os pais ficavam vendo a obra enquanto as crianças brincavam naquela praia maravilhosa. Muitas e muitas vezes. Só eles, uns pescadores, um monte de bichos.
        Peixes mariscos e siris no mar. Lagartinhos nas pedras. Micos e caxinguelês nas árvores, formigas e besouros na terra, abelhas e borboletas nas flores, todo tipo de passarinho no céu.
        Para todos eles, Paula e Beto iam anunciando:
        — Esta casa é minha!
        Quando a casa ficou pronta, a família começou a ir pra lá todo fim de semana.
        E foi se instalando. Cheia de ideias.
        — Vamos ter um cachorro.
        — E um gato.
        — Vamos limpar esse mato em volta da casa para fazer um gramado!
        — Vamos trazer uns postes de luz para iluminar o jardim e o quintal!
        — Vamos cimentar o chão lá atrás para fazer uma churrasqueira!
        Como se a mãe, o pai, Paula e Beto, todos estivessem contando:
        — Esta aqui é minha casa!
        Estavam tão animados que nem reparavam nas mudanças.
        Nunca mais o caxinguelê tinha aparecido. Devia ter medo de cachorro.
        O gato devia ter dado sumiço nos lagartos.
        Os guinchos dos micos vinham de árvores cada vez mais distantes.
        Caranguejinho amarelo fazendo buraco? Agora só na areia da praia.
        Aquelas frutinhas do mato, que passarinho comia, também acabaram quando o mato ficou longe. E vinha menos passarinho cantar no quintal.
        Mas a família nem reparava.
        Traziam amigos para o fim de semana. Faziam churrasco. Ligavam o som do carro em volume bem alto.
        De noite, acendiam as luzes todas, ligavam ventilador e ar-condicionado. Nem ouviam mais o barulhinho do mar na hora de dormir.
        Mas um dia o pai teve uma proposta de trabalho em outra cidade. Iam ter de se mudar e morar por lá por um ano ou dois.
        Ficar um tempão longe da casinha da praia. Do seu cheiro de mar, seu barulho de ondas, sua passarada.
        Iam sentir muita saudade. Deixaram o cachorro e o gato com amigos na cidade. E pediram ao Zé Juca para tomar conta de tudo na praia. Direitinho. Para que, quando voltassem, pudessem dizer com alegria:
        — Esta casa é minha!
        Quando finalmente voltaram, quase levaram um susto.
        O mato tinha crescido de novo e chegava bem perto da casa.
        Havia uma colmeia numa árvore. Um ninho de cambaxirra na varanda. Uma casa de joão-de-barro no telhado. Formigas na cozinha. Sapo no jardim. Uma família de lagartos instalada numas pedras atrás da churrasqueira.
        As lâmpadas do poste estavam queimadas e o Zé Juca nem trocou por outras novas.
        — Zé Juca, tinha lâmpada nova em casa. Por que você não trocou?
        — Ué, mas pra quê se quem tirou as lâmpadas do poste fui eu…
        O pai viu que não estavam queimadas mesmo, tinham sido tiradas.
        — E por quê?
        — Por causa das tartarugas. Primeiro veio a mãe, nadando de longe, como ela faz todo o ano. Botou um monte de ovos na areia. Aí passou um tempão, todo dia o sol chocava os ovos. Já estava na hora dos filhotes nascerem. Então eu tirei as lâmpadas, para eles não acharem que era a luz da Lua no mar, senão eles entravam no quintal em vez de ir para a água…
        O pai resmungou com a explicação, e reclamou ainda mais:
        — Zé Juca, eu não pedi para você tomar conta da casa? Cuidar de tudo… Como é que você deixou ficar desse jeito?
        — Mas eu cuidei, Doutor. Só que eu tomei conta de todas as casas, não só da sua.
        O pai ficou meio zangado. O pescador devia estar maluco.
        — Aqui só tem uma casa. Esta aqui, que é minha.
        Mas Paula, que tinha ido até o quintal e voltado, de repente entendeu tudo e falou:
        — Tem não, pai. Vem ver. Tem uma porção. Vem ver.
        As crianças puxaram os pais pelas mãos e foram mostrando.
        — Psiu! Não faz barulho! Fica ouvindo.
        Eles ouviram. As maritacas gritando. Os micos guinchando. As abelhas zunindo.  Um monte de passarinhos cantando. Ao fundo, o vento nas folhas. E o mar, onda-vai-onda-vem, batendo na areia e nas pedras.
        — Ouviu?
        — Ouvi, o que é que tem?
        — Não entendeu o que eles estão dizendo?
        Todos pararam para prestar atenção. E aos poucos foram ouvindo:
        — Esta casa é minha!
        Todos diziam isso. Não assim, em língua de gente. Mas em língua de bicho — cantorias e zumbidos, guinchos e gritos. Coisas que não são palavras, mas são o jeito de falar em passarinhês e abelhês, em miquês e maritaquês. Mas que querem dizer a mesma coisa.
        — Esta casa é minha!
        Até em silêncio, tudo em volta queria dizer a mesma coisa. Cada um com seu jeito: o caxinguelê que corria pela árvore, o caranguejinho amarelo que deixava rastro na areia, a tartarugona que levantava a cabeça na espuma da onda, o bando de gaivotas que mergulhava no mar, as formigas, o bando de gaivotas que mergulhava no mar, as formigas que trabalhavam enfileiradas por cima da pedra, o vento, o mar. Até o mato que chegava mais perto do jardim se inclinava sobre o gramado ou se espichava para o sol.
        A família foi prestando atenção e ouvindo de cada um:
        — Esta casa é minha!
        De repente, Paula começou a responder:
        — Mas esta casa é minha também!
        Beto entrou na brincadeira:
        — É… A gente é vizinho, sabia?
        O pai falou;
        — Esta casa é nossa!
        E a mãe comentou:
        — Ainda bem que o Zé Juca tomou conta de todas as casas, de todo mundo…
        E, agora que eles aprenderam a ouvir a linguagem de todos os vizinhos, tomam sempre o maior cuidado. Porque sabem que fizeram a casa deles no quintal dos outros. Um quintal grande, com lugar para todos os que sabem ouvir sempre:
        — Esta casa é minha!
Ana Maria Machado. Esta casa é minha
São Paulo, Editora Moderna, 2009.
Entendendo o conto:
01 – Qual é o foco narrativo do livro ''Esta casa é minha''?
      Ana Maria Machado, escreveu esta obra para crianças, portanto, o foco narrativo está em terceira pessoa porque é a escritora quem conduz a narrativa.

02 – Quem é o autora do texto?
      Ana Maria Machado.

03 – Em que lugar se passa a história?
      Na praia.

04 – Quem são as personagens?
      Paula, Beto, o pai, a mãe e Zé Juca.

05 – Em que lugares Paula e Beto costumavam ir passear no final de semana?
      Iam a casa dos avós, ao parque, ao cinema, no sítio dos tios e na praia.

06 – Qual o desejo que eles dois tinham?
      Ter uma casa com quintal grande.

07 – Que animais habitavam a praia onde eles costumavam ir?
·        Um bando de Maritacas.
·        Uma Cambaxirra.
·        Um bem-te-vi.
·        Um caranguejo amarelo.
·        Um bando de micos.

08 – Que notícia o pai deu para as crianças ao voltarem da praia?
     “— Vocês me viram falando com o Zé Juca? Pois é, estou pensando em comprar aquele terreno que ele tem na beira da praia…” 
     
09 – Que animais habitavam o terreno onde eles iriam construir a casa?
      “Peixes mariscos e siris no mar. Lagartinhos nas pedras. Micos e caxinguelês nas árvores, formigas e besouros na terra, abelhas e borboletas nas flores, todo tipo de passarinho no céu.”

10 – Que mudanças ocorreram durante a construção da casa?
      Os animais foram desaparecendo.  
 
11 – Por que a família precisou mudar novamente de cidade?
      Porque o pai recebeu uma proposta de serviço em outra cidade.  
   
12 – O que o pai de Paula e Beto pediu a Zé Juca antes de viajar?
      Para que ele tomasse conta de tudo na praia.

13 – Que surpresa a família teve ao voltar para a casa da praia?
      O mato tinha crescido de novo. E os animais tinha voltado para a casa.

14 – Na sua opinião, o pescador tomou conta direitinho da casa? Por que?
      Resposta pessoal do aluno.

15 – O que a família compreendeu ao ouvir os sons dos animais da casa?
      Que eles tinham arrumado novos vizinhos. Que as aves e os bichos tinham retornado.




TEXTO: FELICIDADE MELHORA A SAÚDE E PROLONGA A VIDA, DIZ ESTUDO - COM GABARITO

Texto: Felicidade melhora a saúde e prolonga a vida, diz estudo

  Uma análise de mais de 160 estudos detectou "provas claras e convincentes" de que pessoas felizes tendem a viver mais e com melhores condições de saúde do que pessoas infelizes.
   O estudo, publicado na revista científica "Applied Psychology: Health and Well-Being", é o levantamento mais abrangente, até o momento, que faz a ligação entre felicidade e estado de saúde das pessoas. Seu autor principal, o professor emérito de psicologia da Universidade de Illinois, Ed Diener, analisou estudos de longo prazo dos seres humanos, testes experimentais em humanos e em animais e estudos que avaliam o estado de saúde de pessoas estressadas por eventos naturais. [...]
        "Nós analisamos oito tipos diferentes de estudos", disse Diener. "E a conclusão geral é que o bem-estar subjetivo – ou seja, estar feliz com a vida, não estressado e não deprimido – contribui para a longevidade e melhor saúde em populações saudáveis", explicou.
        Um estudo que acompanhou cerca de 5 mil estudantes universitários por 40 anos, por exemplo, concluiu que aqueles que eram mais pessimistas [...] morreram mais cedo que seus colegas. [...]
        Havia algumas exceções, mas a maioria dos estudos a longo prazo mostrou que a ansiedade, depressão, falta de prazer nas atividades diárias e pessimismo estão associados a taxas mais elevadas de doença e a uma vida mais curta.
        Experimentos de laboratório em humanos descobriram que o bom humor reduz os hormônios relacionados ao estresse, aumenta a função imunológica e promove a rápida recuperação do coração após esforço. Em outros estudos, conflitos conjugais e hostilidade em casais foram associados à cicatrização lenta e pior resposta do sistema imunológico a doenças.
        "Eu fiquei surpreso ao ver a consistência dos resultados de vários estudos. Todos eles apontam para a mesma conclusão: saúde e longevidade são influenciadas pelo nosso humor", disse Diener.
        Enquanto a felicidade não pode por si só prevenir ou curar doenças, as evidências de que emoções positivas contribuem para uma melhor saúde e longevidade são mais fortes que os dados que relacionam a obesidade à longevidade reduzida, afirmou Diener. "A felicidade não é uma poção mágica, mas as provas são claras de que ela muda suas chances de ficar doente ou morrer jovem", afirmou.
                                                                                      Adaptado de:

Entendendo o texto:                     
01 – Pode-se dizer que existe uma tese defendida no texto. Transcreva-a.
      "Nós analisamos oito tipos diferentes de estudos", disse Diener. "E a conclusão geral é que o bem-estar subjetivo – ou seja, estar feliz com a vida, não estressado e não deprimido – contribui para a longevidade e melhor saúde em populações saudáveis", explicou.

02 – Retire do texto um argumento que sustenta a tese.
      Um estudo que acompanhou cerca de 5 mil estudantes universitários por 40 anos, por exemplo, concluiu que aqueles que eram mais pessimistas [...] morreram mais cedo que seus colegas. [...]

03 – No 3º, 7° e 8 º parágrafos aparecem trechos entre aspas. Explique o significado do uso das aspas.
      Foram utilizados para informar o resultado das pesquisas quanto a longevidade e estar feliz com a vida.

04 – Segundo o 5º parágrafo do texto, que fatores são associados a taxas mais elevadas de doenças e a uma vida mais curta?
      A ansiedade, a depressão, a falta de prazer nas atividades diárias e o pessimismo.

05 – No 5º parágrafo, existem conectivos que estabelecem relações de oposição e de adição. Reescreva as frases em que eles aparecem e destaque-os.
      Experimentos de laboratório em humanos descobriram que o bom humor reduz os hormônios relacionados ao estresse, aumenta a função imunológica e promove a rápida recuperação do coração após esforço. Em outros estudos, conflitos conjugais e hostilidade em casais foram associados à cicatrização lenta e pior resposta do sistema imunológico a doenças.

06 – Segundo o texto, quais as consequências do bom humor?
      Ela muda suas chances de ficar doente ou morrer jovem.    
    
07 – Em que revista a pesquisa foi publicada?
      Na revista científica Applied Psychology Health and Well – Being.

08 – Quem é a pessoa responsável pela publicação?
      O professor de psicologia da Universidade de Llinóis, Ed Diener.




TEXTO: AS DROGAS - INFOESCOLA - COM GABARITO

Texto: As Drogas


        As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita com Cannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo - são chamados de Exames Toxicológicos.
        As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.
        O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são utilizadas em medicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).
        Alguns tipos de drogas:
Drogas Naturais.
·        Maconha: Uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis Sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe.
·        Ópio: Droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência. Opiáceos: codeína, heroína, morfina, etc.
·        Psilocibina: É uma substância encontrada em fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinações. Também é utilizada em pesquisas sobre a enxaqueca.
·        DMT Dimetiltriptamina: A principal consequência do seu consumo são perturbações no sistema nervoso central. Utilizada em rituais religiosos.
·        Cafeína: É o estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate.
·        Cogumelos Alucinógenos: Alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinações.
·        Nicotina: Encontrada nos cigarros.
Drogas sintéticas.
·        Anfetaminas: Seu principal efeito é o estimulante. É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos.
·        Barbitúricos: Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependência química nos seus usuários.
·        Ecstasy: Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.
·        LSD: Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica.
·        Metanfetamina: Era utilizada em terapias em muitos países, mas foi banida pelo uso abusivo e consequências devastadores da drogas.
Drogas Semi-Sintéticas.
·        Heroína: A heroína é uma das drogas mais devastadores, altamente viciante – causa rápido envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba.
·        Cocaína e Crack: A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações ansiedades, etc.
·        Morfina: É uma droga utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo. Também causa dependência química nos seus usuários.
·        Merla: Droga produzida a partir da pasta de coca.
·        Oxi: Outra droga derivada da pasta de cocaína.
Outras drogas: Inalantes, solventes, bebidas alcoólicas, cigarros, etc.
Medicamentos:  Muitas drogas são utilizadas em medicamentos, para o tratamento de diversos problemas de saúde e doenças.
·        Tranquilizantes: remédios de venda controlada, para controle da tensão, insônia e ansiedade.
·        Ansiolíticos: utilizados no tratamento contra a ansiedade.

                                       https://www.infoescola.com/drogas
Entendendo o texto:
01 – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que é considerado droga?
      Toda substância que não sendo produzida pelo organismo tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, provocando alteração em seu funcionamento.

02 – O que o termo “droga” pode designar?
      Tanto medicamentos prescritos por profissionais quanto certas substâncias usadas para alterar as funções do corpo.

03 – O que são drogas ilícitas?
      Drogas ilegais.

04 – Onde essas drogas afetam principalmente?
      O cérebro, mas outros órgãos também podem ser prejudicados, como coração, rins etc.

05 – O que são drogas depressoras do SNC?
      Substâncias que diminuem a atividade do cérebro. Como o álcool, ansiolíticos etc.

06 – O que causam as drogas estimulantes do SNC?
      Aumentam a atividade cerebral, como a cafeína, nicotina, anfetamina etc.

07 – O que fazem as drogas perturbadoras do SNC?
      Modificam qualitativamente a atividade cerebral, como o LSD, maconha etc.

08 – O que é Síndrome de Abstinência?
      É a reação do organismo à falta da droga.

09 – O que é narcotráfico?
      É o nome dado ao tráfico de drogas.

10 – Quais são as drogas conhecidas como drogas naturais?
      São: a Maconha, o Ópio, Psilocibina, Dimetiltriptamina, Cafeina, Cogumelos Alucinógenos, Nicotina.

11 – Quais são as drogas sintéticas?
      Anfetaminas, Barbitúricos, Ecstasy, LSD, Metanfetamina.

12 – Quais são as drogas Semi-Sintéticas?
      Heroína, Cocaína e Crack, Morfina, Merla, Oxi.

13 – Onde é encontrado a cafeína?
      No café, no refrigerante e no chocolate.

14 – Quem utiliza a Anfetaminas e para que serve?
      É utilizada por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos.

15 – Para que é utilizada a Morfina?
      É uma droga utilizada principalmente para alívio de dores em todo o mundo.

16 – Quais são os outros tipos de drogas usadas?
      São os Inalantes, Solventes, Bebidas Alcoólicas, Cigarros, etc.

17 – Quais são os medicamentos que são utilizados como drogas?
      Os tranquilizantes, são utilizados para controle da tensão, insônia e ansiedade.
      Ansiolíticos, utilizados no tratamento contra a ansiedade.