sexta-feira, 29 de junho de 2018

FILME(ATIVIDADES): O CAÇADOR DE PIPAS - MARC FORSTER - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(atividades): O CAÇADOR DE PIPAS
Data de lançamento 18 de janeiro de 2008 (2h 02min)
Direção: Marc Forster
Gênero Drama
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES

        Kabul. Amir (Zekeria Ebrahimi) e Hassan (Ahmad Khan Mahmidzada) são dois amigos, que se divertem em um torneio de pipas. Após a vitória neste dia um ato de traição de um menino marcará para sempre a vida de ambos. Amir passa a viver nos Estados Unidos, retornando ao Afeganistão apenas após 20 anos. É quando ele enfrenta a mão de ferro do governo talibã para tentar consertar o ocorrido em seu passado.

Entendendo o filme:
01 – Identifique o período que se desenrola o filme?
      Ele se desenrola durante um período da história do Afeganistão, que compreende a queda da monarquia nos anos 70, a invasão dos soviéticos, ao final da mesma década, e a ascensão dos Talibãs ao poder, nos anos 90.

02 – Quem é o diretor do filme “O Caçador de Pipas”?
a)   John Green.
b)   J. K. Rowling.
c)   Marc Forster.
d)   Khaled Hosseini.
e)   Henryk Broder.

03 – Qual o nome do pai de Amir?
a)   Rahim.
b)   Asset.
c)   Baba.
d)   Hassan.
e)   Ali.

04 – O que Hassan era de Amir?
a)   Pai.
b)   Tio.
c)   Primo.
d)   Melhor amigo.
e)   Inimigo.

05 – No seu aniversário de treze anos, Amir recebe diversos presentes de seu pai e dos amigos deste. Entretanto, um deles é particularmente especial, recebido por Rahim. O que é?
a)   Uma pipa.
b)   Um caderno em branco.
c)   Um livro de aventuras.
d)   Um diário.
e)   Um relógio.

06 – Em que ano Amir e Baba deixam o Afeganistão, escapando do novo regime soviético?
a)   1980.
b)   1960.
c)   1970.
d)   1984.
e)   1975.

07 – Complete: Baba é diagnosticado com um câncer no Pulmão.

08 – Com quem Amir Jhan se casa?
a)   Hilda Hilst.
b)   Soraya Taberi.
c)   Terese Hanx.
d)   Soray Jane.
e)   Mary Anne.

09 – Os anos se passam, Amir descobre que Hassan casou-se e depois morreu, mas teve um filho e a missão de Amir era tirá-lo de um orfanato em Talibã. Qual o nome do filho de Hassan?
a)   Assef.
b)   Ali.
c)   Sohrab.
d)   Paul.
e)   Arthur.

10 – Há uma frase que Hassan disse para Amir uma vez, e anos depois, Amir também a diz para Sohrab. Qual é ela?
a)   Não há ato mais infame do que roubar.
b)   Por você, faria isso mil vezes!
c)   Você vai ser grande e famoso.
d)   Ei, nariz achatado!
e)   Nós ganhamos!

11 – Hassan era conhecido por:
a)   Sua alegria e coragem.
b)   Sua amizade e entusiasmo.
c)   Sua coragem e dignidade.
d)   Sua liberdade e independência.
e)   Sua arrogância e covardia.

12 – Cite quatro lições de vida que você pode aprender com o filme.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão:
      1 – Existem formas de ser bom de novo.
      2 – Dê valor aos seus amigos.
      3 – Roubar é o pior pecado que existe.
      4 – É melhor se machucar com a verdade que se confortar com a mentira.



MÚSICA(ATIVIDADES): ADEUS BATUCADA - CARMEM MIRANDA - COM GABARITO

Música(Atividades): Adeus Batucada

                                                 CARMEM MIRANDA
Adeus, adeus
Meu pandeiro do samba
Tamborim de bamba
Já é de madrugada

Vou-me embora chorando
Com meu coração sorrindo
E vou deixar todo mundo
Valorizando a batucada

Adeus, adeus
Meu pandeiro do samba
Tamborim de bamba
Já é de madrugada

Vou-me embora chorando
Com meu coração sorrindo
E vou deixar todo mundo
Valorizando a batucada

Em criança com samba eu vivia sonhando
Acordava e estava tristonha chorando

Joia que se perde no mar
Só se encontra no fundo
Samba mocidade
Sambando se goza
Nesse mundo

E do meu grande amor
Sempre eu me despedi sambando
Mas da batucada agora me despeço chorando
E guardo no lenço esta lágrima sentida
Adeus batucada
Adeus batucada querida.
                                                    Composição: Synval Silva
Entendendo a canção:
01 – Que sentimento acompanha o adeus à batucada? Utilize verso(s) da letra da música para comprovar a sua resposta.
      “Vou-me embora chorando
       Com meu coração sorrindo.”

02 – Que instrumentos musicais são utilizados para expressar a despedida?
      Pandeiro e Tamborim.

03 – Que relação é estabelecida pelo conectivo “mas”, no terceiro verso da última estrofe?
      Mas é uma conjunção adversativa, (contradição) e aqui diz que antes despedia sambando, mas agora despede chorando.

04 – Segundo o autor, “Synval Silva”, esta canção é um tributo a quê?
      A farra que ele desde criança aprendeu a adorar, e agora passa adiante para que outros passem a admirá-la. “E do meu grande amor sempre eu me despedi sambando...”, diz o poeta.

05 – Que tipo de samba, podemos considera-lo?
      Choroso, sentimental, um belo canto de despedida.


CRÔNICA FURTO DE FLOR - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

Crônica: Furto de flor
            Carlos Drummond de Andrade


        Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.
        Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida
        Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
        Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la no jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.
        Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me.
        – Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis.
Rio de Janeiro, José Olympio, 1985. p. 80.
Entendendo a crônica:

01 – “Furto de flor”, é uma narrativa em que o autor também é personagem. Retire do texto e anote o que comprove essa afirmação.
      (Eu) “Furtei uma flor (...)”. A narrativa é feita na 1ª pessoa do singular.

02 – O narrador trata a flor como se fosse uma pessoa. Reconheça no texto algumas passagens em que isso ocorre.
      “Logo senti que ela não estava feliz. Passei-a para um vaso e notei que ela me agradecia...”

03 – Em vez de ter usado o verbo furtar, o narrador poderia ter usado o verbo roubar? Por quê?
        Não, porque ele se apoderou da flor furtivamente. Roubar geralmente supõe violência. A pessoa roubada presencia o fato.

04 – Segundo o texto, o porteiro considerou lixo a flor morta. Qual a intenção do autor ao querer depositá-la no jardim?
      Sentiu-se culpado por tirar a vida da flor. Quis devolvê-la, pois ali era o seu lugar.

05 – Qual é o título do texto? Quem é o autor?
      Furto de flor. Carlos Drummond de Andrade.

     


POESIA PARA SÉRIES INICIAIS: AMIGO PEIXE - REGINA SORMANI FERREIRA - COM GABARITO

Poesia: Amigo peixe
  

Peixe do mar,
Peixe do rio
Só quer nadar,
Não sente frio.
                    
Filho de peixe peixinho é.
Peixe não tem que lavar o pé.

Sujar a água
Com detergente,
Peixe tem mágoa
Parece gente.


Água limpinha peixe feliz.
Porque ele é dono do seu nariz.

Tranqueira, lata,
Lixo daninho…
Isso maltrata
Nosso peixinho.

Peixe, peixinho amigo,
Pode contar comigo! 
Regina Sormani Ferreira. Rebenta Pipoca.
São Paulo, melhoramentos, 1986. P27.

Entendendo a poesia:
01 – Qual é o título desta poesia?
      O título da história é “Amigo peixe”.

02 – Quem é o autor?
      A autora é Regina Sormani Ferreira.

03 – Quantas estrofes e versos possui essa poesia?
      Essa poesia tem 6 estrofes e 18 versos.

04 – Sobre o que fala o texto?
      O texto fala sobre a poluição das águas.

05 – O que o peixe gosta de fazer?
      O peixe gosta de nadar.

06 – O texto cita algumas coisas que poluem as águas, quais são elas?
      Detergente, tranqueira, tara e lixo daninho.

07 – O que deixa o peixe feliz?
      A água limpa deixa os peixes felizes.

08 – Circule no texto a palavra que rima com rio.
      Frio.

09 – Faça um X na palavra que rima com nadar.
      Mar.



TEXTO: TEMPO MALUCO - DILÉA FRATE -COM GABARITO

Texto: Tempo maluco
         Diléa Frate

        O Dia perguntou para o Ano: – Em que ano nós estamos?
        O Ano perguntou para o Dia: – Que dia é hoje?”.
        O Mês perguntou para a Hora: – Que horas são?”.
        A Hora consultou o cuco, que respondeu: – Cuco-cuco-cuco! pare de me pressionar senão eu vou acabar maluco.
        Aí a Hora reclamou com o Dia, que reclamou com o Ano, que reclamou com o Século.
        Este, mais velho e mais sábio, não reclamou; acordou de seu sono secular e disse:
        – Parem de atormentar o pobre cuco! Não veem que ele está para ficar maluco?
        Foi aí que o Momento teve uma ideia instantânea e deu um relógio digital japonês para o cuco, que imediatamente aposentou seus ponteiros.
        A partir daí, todos passaram a achar que o cuco estava quebrado, e mesmo quando ele, com o novo relógio no pulso tentava dar a hora certa, ninguém ligava.
        Aquele cuco, sem ponteiros, e de relógio digital japonês no pulso, só podia estar mesmo maluco!
        – Cuco-cuco-cuco! Não estou maluco! – protestou o cuco indignado. Mas não houve jeito.
        O Tempo, que com o progresso já não entendia mais a linguagem dos cucos, explicou que os loucos são assim mesmo, nunca acham que estão doidos. CUCO! CUCO! `
FRATE, Diléa. Histórias para acordar. 4 ed.
São Paulo: Companhia das Letrinhas. 1996.
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
      Tempo maluco.

02 – Quem é o autor?
      Diléa Frate.

03 – Quantos parágrafos há no texto?
      Este texto tem 12 parágrafos.

04 – Qual é a função deste texto?
      Este texto tem a função de contar uma história.

05 – Quais são os personagens da história?
        Os personagens da história são: o Dia, o Ano, o Mês, a Hora, o Cuco, o Século, o Momento e o Tempo.

06 – Por que o cuco estava ficando maluco?
      Porque ele estava sendo muito pressionado.

07 – Qual foi a ideia do momento?
        Ele teve a ideia de dar um relógio digital japonês para ajudar o cuco.

08 – Por que todos começaram a achar que o cuco estava quebrado?
      Eles achavam que um cuco sem ponteiros e com relógio digital no pulso só podia estar maluco.

09 – Pare pense e responda:
A) Quantos minutos tem uma hora?
      Uma hora tem 60 minutos.

B) Quantas horas tem um dia?
      Um dia tem 24 horas.

C) Quantos dias, em média, tem um mês?
      Um mês tem em média 30 dias.

D) Quantos meses tem em um ano?
      Um ano tem 12 meses.

E) Quantos anos tem em uma década?
      Uma década tem 10 anos.

F) Quantas décadas tem em um século?
      Um século tem 10 décadas.


TEXTO: GOTA E GOGOTA - GRAÇA BATITUCI - COM GABARITO

Texto: Gota e Gogota


      Desde criança, Gogota sempre foi uma gotinha muito curiosa. Ela nunca perdia a oportunidade de fazer perguntas aos mais velhos.
     Era só ver a mãe lavando vasilhas na pia, estendendo roupas no varal ou ocupada com outros afazeres que ela vinha sempre com mil perguntas.
      – Mamãe, estive pensando muito e até hoje não cheguei a nenhuma conclusão do que pode acontecer comigo. Vejo tantas colegas minhas desaparecendo que eu não entendo…
      – Olha filha, agora a mamãe está ocupada e não pode conversar com você. À noite, antes de você dormir, nós conversaremos sobre isso.
        Gogota compreendeu e saiu para brincar com suas companheiras. Juntas, podiam escorregar nas folhas verdinhas, brincar de pinguinhos na cachoeira e de água mole em pedra dura, nas rochas. Brincaram, riram muito e voltaram para casa, exaustas de tanto fazer estripulias.
        À noite, após tomar banho e jantar, ela deitou-se em sua cama e chamou a mamãe pra cumprir o prometido.
        Dona Gota assentou-se perto dela e começou:
        – Olha, filha, cada uma de nós, gotas devemos estar preparadas para o que vai nos acontecer.
        – Como assim, mamãe? Você me assusta…
        – Para a viagem chamada “ciclo da água”.
        – Ciclo da água.
        – Sim. É uma viagem de transformação e elevação. Depois que as gotas se tornam adultas, ficam mais, sensíveis ao calor do sol. Então elas são sugadas e sobem, em conjunto, para as nuvens. É uma viagem maravilhosa! Nos ares, você vê uma paisagem muito linda. Algo nunca visto! Você vai subindo, subindo… até chegar em uma nuvem, onde estão várias outras gotinhas.
        – Quer dizer que eu não vou ficar aqui na terra, com a senhora?
       – Não, filha! Cada gotinha que sobe chega as nuvens, fica lá por um tempo e depois desce novamente, em forma de chuva. A descida é fascinante! Parece uma brincadeira de tobogã. No fim, cada uma cai em um lugar diferente.
        – Você já subiu, mamãe?
      – Sim, filha! Foi na descida, quando caí neste rochedo, que nasceram e seus irmãos e você. Na queda, eu me reparti em quatro partes: Gotinha, Pinguinho, você e eu.
        – Que interessante mamãe! Conte-me como é a subida.
       – Ah! Filha, a subida não é muito agradável! Primeiro sentimos um grande calor, que parece que vamos nos sufocar. Depois, sentimos como que sugadas para cima. Aí o calor vai aumentando … aumentando … e passamos do estado líquido para o estado gasoso; um vaporzinho. É uma transformação que sofremos com o calor do sol.
        – Incrível!!!
     – Quando chegamos às nuvens é que nos sentimos mais aliviadas, pois nos tornamos gotinhas outra vez e ficamos ali, até sermos lançadas novamente para a terra.
       – Puxa! Mamãe quando eu subir, quero cair num canteiro para ser sugada por uma flor e fazer parte ela.
        – Seria ótimo, filha!
                                                                        Graça Batituci
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
      O título do texto é “Gota e Gogota”.

02 – Quem é o autor?
      A autora é a Graça Batituci.

03 – Quantos parágrafos há no texto?
      Este texto tem 22 parágrafos.

04 – Quais são os personagens da história?
      Os personagens da história são a Gogota e dona Gota.

05 – O que era a Gogota?
      Gogota é uma gotinha de água.

06 – Com quem Gogota brincava?
      Ela brincava com suas companheiras, outras gotinhas.

07 – O que aconteceu após o banho e a janta?
      Gogota deitou na cama e chamou sua mãe para conversar.

08 – O texto fala sobre um processo natural muito importante. Que processo é esse?
      O texto fala sobre o ciclo da água.

09 – Explique o processo citado no texto:
      O ciclo da água é o processo pelo qual a água passa de um estado físico para o outro. A água que está no solo, rios ou lagos, são aquecidos pelo sol e mudam do estado líquido para o gasoso. A água em estado gasoso sobe para a atmosfera agrupando-se nas nuvens. Quando as nuvens ficam carregadas de água a água volta à terra em estado líquido em forma de chuva, ela pode voltar a terra também em forma de neve em estado sólido. A água também pode se solidificar nas geleiras. E o processo começa novamente.

10 – Qual é o desejo de Gogota quando voltar a terra?
      Gogota queria cair em um canteiro para ser sugada por uma flor e fazer parte dela.


quinta-feira, 28 de junho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): SENHAS - ADRIANA CALCANHOTO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Senhas
                                                       Adriana Calcanhotto


Eu não gosto do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto (2x)

Eu aguento até rigores
Eu não tenho pena dos traídos
Eu hospedo infratores e banidos
Eu respeito conveniências
Eu não ligo pra conchavos
Eu suporto aparências
Eu não gosto de maus tratos

Mas o que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu aguento até os modernos
E seus segundos cadernos
Eu aguento até os caretas
E suas verdades perfeitas

O que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu aguento até os estetas
Eu não julgo competência
Eu não ligo pra etiqueta
Eu aplaudo rebeldias
Eu respeito tiranias
E compreendo piedades
Eu não condeno mentiras
Eu não condeno vaidades

O que eu não gosto é do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Não, não gosto dos bons modos
Não gosto

Eu gosto dos que têm fome
Dos que morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem (2x)

Eu gosto dos que têm fome
E morrem de vontade
Dos que secam de desejo
Dos que ardem (5x).
                                  
Entendendo a canção:
01 – Por que esta canção é considerada um manifesto?
      Nela percebemos a relação do homem com as estruturas sociais; com o meio; com suas paixões; com a arte e com suas verdades.

02 – Na letra da canção transcrita, o eu lírico opõe aquilo de que não gosta aquilo de que gosta. Explique em que consiste essa oposição.
      O que desagrada ao eu lírico são as atitudes “bem comportadas”, definidas pelo bom gosto, pelo bom senso e pelos bons modos. A elas, ele opõe as atitudes de pessoas que são movidas por seus desejos e que não se prendem a convenções sociais; são essas as pessoas de que ele gosta.

a)   Para se referir àquilo que lhe agrada, o eu lírico se vale da repetição de uma mesma estrutura sintática que poderia ser representada da seguinte forma: dos que. Essa estrutura contém dois termos que participam da estrutura sintática da oração principal. Que termos são esses e que funções sintáticas desempenham?
Os termos são dos e que.
O primeiro termo, equivale a “daqueles”, atua como objeto indireto do verbo gostar.
O segundo, constituído por uma oração subordinada adjetiva restritiva, atua como adjunto adnominal dos objeto indireto.

b)   A que termo o pronome relativo que se refere nessa estrutura?
Ao termo dos (de+os), que equivale a “daqueles”.