quinta-feira, 12 de outubro de 2017

TEXTOS CURTOS COM DESCRITORES PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

Questão O1 - Leia os textos abaixo.

TEXTO 1

Não deixe seu melhor amigo com raiva

   A vacina contra a raiva protege seu animal, evitando que ele fique doente e ameace a saúde de sua família.
    No dia 28 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a Campanha Antirrábica Animal.
    Procure o posto de vacinação mais perto de sua casa, levando seu cachorro ou gato, no horário de 9 às 17 horas.
 Prefeitura Municipal de Betim. *Adaptado: Reforma Ortográfica.



TEXTO 2

Mordida de cão, gato, rato e cia.



        De repente, o cachorro do vizinho ou um vira-lata não simpatiza com seu filho e lhe dá uma mordida. O que fazer? Primeiro, acalme-se e veja o estrago. Depois de cuidar do ferimento da criança, passe a prestar atenção no animal.
        Se for possível, observe como se comporta o animal (esta observação pode mudar tudo). Por exemplo: se o animal não puder ser observado para saber se está com alguma doença, o esquema de vacina contra a raiva deverá ser o mais rigoroso possível. Por outro lado, se o animal, depois de 10 dias de observação, permanecer saudável, a criança poderá se livrar de um esquema vacinal na maioria das vezes longo, cansativo e doloroso.
        Em todos os postos de saúde do Brasil você pode encontrar o esquema de vacinas contra raiva. Recomendado pela Organização Mundial de Saúde, baseado no local da mordida, na gravidade da lesão e nas condições de saúde do animal.

Ziraldo e Dr. Tuta. Manual de sobrevivência do Menino Maluquinho. Porto Alegre:
L&PM, 1997. p. 40-41. *Adaptado: Reforma Ortográfica. 

 O assunto desses dois textos é
A) a saúde das crianças.
B) a vacina das crianças.
C) a saúde no Brasil.
D) a vacina contra a raiva.

Descritor 15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido.


Questão 3 - Leia o texto abaixo.


Quem tem medo de vampiro?

        As lendas sobre monstros que chupam sangue existem há milhares de anos, nos mais diferentes países. Além de assustar crianças, essas histórias já deixaram muitos adultos de cabelos em pé. Se você também tem medo de encontrar um vampiro, pode relaxar: eles não existem de verdade e servem apenas para a gente se divertir com filmes, novelas e livros sobre o assunto.
                                         Revista Menina Mania. Ano 4, nº8, setembro, 2003. p.3.

 De acordo com esse texto, os vampiros
A) existem há pouco tempo.
B) nunca assustaram os adultos.
C) são histórias criadas por adultos.
D) nem sempre assustam crianças.

Descritor 4- Inferir uma informação implícita no texto.

Questão 4 - Leia o texto abaixo.


O sábio

   Havia um pai que morava com suas duas jovens filhas, meninas muito curiosas e inteligentes.
  Suas filhas sempre lhe faziam muitas perguntas.
 Algumas, ele sabia responder. Outras, não fazia a mínima ideia da resposta.
        Como pretendia oferecer a melhor educação para as suas filhas, as enviou para passar as férias com um velho sábio que morava no alto de uma colina. Esse, por sua vez, respondia a todas as perguntas, sem hesitar.
        Já muito impacientes com essa situação, pois constataram que o tal velho era realmente sábio, resolveram inventar uma pergunta que o sábio não saberia responder.
        Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e exclamou para a sua irmã:
        — Dessa vez o sábio não vai saber a resposta!
        — O que você vai fazer? Perguntou a outra menina.
        — Tenho uma borboleta azul em minhas mãos. Vou perguntar ao sábio se a borboleta está viva ou está morta. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la rapidamente, esmagá-la e, assim, matá-la. Como consequência, qualquer resposta que o velho nos der, vai estar errada.
        As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio que se encontrava meditando sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou:
        — Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sábio, ela está viva ou morta?
        Calmamente, o sábio sorriu e respondeu:
        — Depende de você... Ela está em suas mãos.
                                                           Enviado por Josefa Prieto Andres.

 Na frase “... respondia a todas as perguntas, sem hesitar.”, a expressão sublinhada quer dizer:
A) de maneira confusa.
B) de maneira insegura.
C) rapidamente.
D) negativamente.

Descritor 3-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Questão 5 - Leia o texto abaixo.


Combate à dengue

Elimine a água parada.
Recolha, proteja e tampe as latas, garrafas e pneus.
Tampe a caixa d’água.
Troque a água por areia nos vasos de plantas e lave bem os pratos dos xaxins.
                                                              Ministério da Saúde.

 Esse texto é usado para:
A) ensinar a plantar flores.
B) divulgar um fato acontecido.
C) descrever uma doença.
D) ensinar a combater a dengue.

Descritor 9- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.


Questão 6 - Leia o texto abaixo.


ERA UMA VEZ... A FORMIGA E A POMBA.

    Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
        Uma pomba que estava numa árvore sobre a água arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
        Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
        A formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo.

Moral da História:
Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.

GARTNER, H. e ZWERGER, L. Fábulas de Esopo. São Paulo: Ática, 1996.

  Quem estava prestes a se afogar?
A) A pomba.
B) O caçador.
C) A formiga.
D) Os pássaros.

Descritor 1- Localizar informações explícitas em um texto.

Questão 7 - Leia o texto abaixo.


No alto das árvores

        O bicho-preguiça é um mamífero que só é encontrado nas florestas da América Central e do Sul.
   Ele vive no alto das árvores, alimentando-se, basicamente, de folhas e, às vezes, de flores e frutos.
      Raramente, ele desce ao chão. E, quando o faz, é com muito cuidado, porque é tão acostumado a vida na árvore que, quando está no chão, pode ser facilmente capturado por seus inimigos naturais, como a onça.
        Mas, para fazer suas necessidades, o que acontece uma vez por semana, não tem outra saída.
        Ele desce devagarzinho pelo tronco da árvore e, quando chega no chão, faz um buraquinho no solo com sua pequena, curta e dura calda.
        No buraquinho, ele deposita suas fezes e urina, cobrindo-as com folhas secas. Depois, é claro, volta para o alto das árvores.
Revista Ciência Hoje das Crianças - nº 62 ano 9, p.13. 

  No trecho “Ele desce devagarzinho pelo tronco da árvore...”, a palavra sublinhada indica:
A) a hora em que ele desceu.
B) o modo como ele desceu.
C) o lugar por onde ele desceu.
D) o motivo por que ele desceu.


Descritor 12- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

TEXTOS CURTOS COM DESCRITORES PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- COM GABARITO

Questão 1 - Leia o texto abaixo.

O crescimento do cabelo

 Quem não curte um corte de cabelo estiloso para dar uma turbinada no visual?
  Nosso cabelo, assim como as unhas, nunca param de crescer. Por isso podemos cortá-lo de várias formas sem correr o risco de ficar com a cabeça pelada.
        O cabelo é um fio produzido por uma glândula que fica abaixo da pele. O pelo brota no folículo, que é uma espécie de tubo no qual as células produzem proteínas e queratina. Essas substâncias se acumulam em seu interior e são empurradas pra cima, endurecem e assumem a forma de um fio.
        Existem cabelos de todos os tipos: lisos, crespos, amarelos, vermelhos etc. A cor e a textura são determinadas por fatores genéticos.

Jornal Estado de Minas, p. 8, 12 jan. 2008. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

 No trecho “Essas substâncias se acumulam em seu interior e são empurradas pra cima...”, a expressão destacada substitui:
A) a proteína e a queratina.
B) as glândulas e a pele.
C) o cabelo e a unha.
D) os amarelos e os vermelhos.

Descritor 2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Questão 2 - Leia o texto abaixo.


CURIOSIDADES PELO MUNDO

  Sabia que no Egito é uma tremenda falta de educação mostrar a sola dos pés, enquanto que encher uma xícara de chá até transbordar é um gesto superelegante. Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados, significa boa sorte (com certeza a mesa não teve sorte).
   No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada. Ah! Essa é superimportante, para o caso de você algum dia ir para Bulgária. É que lá, ao contrário daqui, balançar a cabeça para os lados significa “Sim”, e balançar para cima e para baixo significa “Não”. Bom, para terminar, se algum dia você estiver na Itália, saiba que levar uma garrafa de vinho em um jantar que você foi convidado é um grande insulto. E esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é uma falta de consideração com o alimento.
        Com essas dicas, aposto que se algum dia você viajar para alguns desses países não irá pagar tanto mico, se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos, e fazer a viagem valer a pena.

NEVES, Ana Paula. Disponível em: <http://www.pequenoartista.com.br/pa/bocao/jornal1.aspx> *Adaptado: Reforma Ortográfica. 

 A frase que expressa uma opinião é:
A) “Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados significa boa sorte...”.
B) “...esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é falta de consideração com o alimento.”.
C) “...se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos,..”.
D) “No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada.”.

Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Questão 3 - Leia o texto abaixo.

 A palavra “AHÁÁ!!”, no último quadrinho, está escrita com letras maiores
A) porque a palavra é sem sentido.
B) porque a palavra é pequena.
C) para enfatizar a reação de satisfação da mulher.
D) para enfatizar a reação de desespero do homem.

Descritor 14 – Identificar o efeito de sentido decorrente o uso da pontuação e de outras notações.

Questão 4 - Leia o texto abaixo.


Menina e Menino

   Nem sempre os colegas entendem a amizade entre meninos e meninas. Mas o melhor é não ligar para as piadinhas sobre namoro, assim a turma esquece o assunto. Se você encontrou uma pessoa legal, não interessa se é menino ou menina. Contar com um melhor amigo de outro sexo tem até vantagens.
 Afinal, assim você vai poder entender mais como as meninas ou os meninos pensam.

Revista Recreio, v. 6, n. 273, p. 12, jun. 2005. 

 O assunto desse texto é
A) a amizade entre menino e menina.
B) a forma de pensar das meninas.
C) o encontro com uma pessoa legal.
D) o respeito a pessoas diferentes.

Descritor 6 – Identificar o tema de um texto.

Questão 5- Leia o texto abaixo.


Clementina, a gata

  Clementina era uma gata de telhado, dessas gatas listradas. Vivia namorando, miando e tendo gatinhos. Mas era mais pra namoradeira do que pra mamadeira, quer dizer: não cuidava muito bem dos filhotes. Vivia esquecendo de dar de mamar.
     Ainda que Boby cuidava! Boby também era bassê, da mesma raça de Sua Avó. Se você não leu a história de Sua Avó, bem feito, vai pensar que estou falando de pessoa de sua família, Deus que me livre! É que Sua Avó era o nome de um cachorro que tive, quando era menina, da mesma raça de Boby, que tive quando meus filhos eram meninos.
        Boby cuidava dos gatinhos de Clementina. Só não dava de mamar, por motivo de Boby ser macho. Mas mãe como Boby nunca vi igual!
        Boby chamava Clementina de três em três horas, para a desalmada vir alimentar os gatinhos. Clementina, muito namoradeira, não queria vir, ficava requebrando em frente do portão, esquecida de que era uma senhora gata com obrigações familiares.

ORTHOF, Sylvia. Os bichos que tive. Salamandra, 2006, pág. 61. Fragmento.

 Na frase “Mas mãe como Boby nunca vi igual!”, o ponto de exclamação indica:
A) admiração.
B) dúvida.
C) indiferença.
D) negação.

Descritor 14- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Questão 6 - Leia o texto abaixo.


Disponível em: <http://universomutum.blogspot.com/html>.
Acesso em 12/06/09. 

 O humor desse texto está no fato de o menino
A) escolher uma lojinha com poucas opções.
B) levar a menina na loja em que tudo era barato.
C) mandar a menina escolher o presente que ela quisesse.
D) querer gastar dinheiro para impressionar a menina.

Descritor 13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Questão 7 - Leia o texto abaixo.


SAUDADES

Tenho saudades de muitas coisas
Do meu tempo de menininha:
Sentar no colo do meu pai,
Ninar boneca sem receios.
Chorar de medo da morte da mãe,
Sonhar com festa e bolo de aniversário,
Cantar com os anjos na igreja,
Ouvir as mágicas histórias de vovó,
Brincar de pique, de corda e peteca,
Acreditar em cegonhas, fadas e bruxas
E sobretudo no Papai Noel.
Será que quando for velhinha,
E já estiver caducando,
Vou viver tudo de novo?

JOSÉ, Elias. Cantigas de Adolescer. São Paulo:Atual, 2003. p.15.

 Nesse texto, quem fala que sente saudades é uma
A) boneca.
B) jovem.
C) menininha.
D) velhinha.

Descritor 10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


TEXTOS CURTOS COM DESCRITORES PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


Questão 1 - Leia o texto abaixo.


A gansa dos ovos de ouro
 Fábula de Esopo, recontada por Ana Maria Machado.

        Era uma vez um casal de camponeses que tinha uma gansa muito especial. De vez em quando, quase todo dia, ela botava um ovo de ouro. Era uma sorte enorme, mas em pouco tempo eles começaram a achar que podiam ficar muito mais ricos se ela pusesse um ovo daqueles por hora, ou a todo momento que eles quisessem.
Falavam nisso sem parar, imaginando o que fariam com tanto ouro.
        — Que bobagem a gente ficar esperando que todo dia saia dessa gansa um pouquinho... Ela deve ter dentro dela um jeito especial de fabricar ouro. Isso era o que a gente precisava.
        — Isso mesmo. Deve ter uma maquininha, um aparelho, alguma coisa assim. Se a gente pegar pra nós, não precisa mais de gansa.
        — É... Era melhor ter tudo de uma vez. E ficar muito rico.
        E resolveram matar a gansa para pegar todo o ouro.
        Mas dentro não tinha nada diferente das outras gansas que eles já tinham visto – só carne, tripa, gordura...
        E eles não pegaram mais ouro. Nem mesmo ganharam um ovo de ouro, nunca mais.

MACHADO, Ana Maria. O Tesouro das Virtudes para Crianças.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999.

 O ditado popular que melhor combina com essa história é:
A) “A união faz a força”.
B) “Quem tudo quer tudo perde...”.
C) “De grão em grão a galinha enche o papo”.
D) “A vingança tarda, mas não falha”.

Descritor 04 – Inferir uma informação implícita em um texto



Questão 2 - Leia o texto abaixo.


O príncipe sapo

  Uma feiticeira muito má transformou um belo príncipe num sapo, só o beijo de uma princesa desmancharia o feitiço.
  Um dia, uma linda princesa chegou perto da lagoa em que o príncipe morava. Cheio de esperança de ficar livre do feitiço, ele lhe pediu um beijo. Como ela era muito boa, venceu o nojo e, sem saber de nada, atendeu ao pedido do sapo: deu-lhe um beijo.


     Imediatamente o sapo voltou a ser príncipe, casou-se com a princesa e foram felizes para sempre.

Seieszka, Jon. O patinho realmente feio e outras histórias malucas.
São Paulo: Companhia das letrinhas, 1997, [s. p]. 

O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?
A) O beijo da princesa.
B) O feitiço da feiticeira.
C) O nojo da princesa.
D) O pedido do sapo.

Descritor 7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Questão 3 - Leia o texto abaixo.

  

Cuidado

        Depois da chuva, o menino vestiu uma roupa azul muito bonita e saiu todo alegre para brincar.
        A mãe avisou:
        — Cuidado! A roupa é nova, não vá se sujar.
        Pouco depois o menino voltou com a roupa suja de lama. A mãe, zangada, falou:

        — Mas você não sabia que a roupa estava limpinha? Que roupa custa dinheiro? Será que você não sabe que menino educado não fica deste jeito?
        — Tudo isso eu sei. O que eu não sabia é que o carro ia passar bem na poça d’água e jogar lama em mim.

O menino ficou sujo de lama porque
A) a mãe ficou zangada.
B) era desobediente.
C) era mal educado.
D) o carro jogou lama nele.

Descritor 8 – estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

Questão 4 - Leia o texto abaixo.


O MACACO E A VELHA

 Havia uma velha, muito velha, chamada Marocas. Ela possuía um lindo bananal. Mas a coitadinha da velha comia poucas bananas, pois havia um macaco que lhe roubava todas.
  Um dia, Marocas, cansada de ser roubada, teve uma ideia. Comprou no armazém vários quilos de alcatrão e com ele fez um boneco. Colocou-o num grande tabuleiro e o levou para o meio do bananal, pensando em dar uma lição no macaco.
        Logo que Marocas voltou para casa, lá veio o macaco Simão de mansinho. Quando avistou o boneco, zangou-se pensando que ele lhe roubava as bananas.
        O macaco, muito zangado, deu-lhe uns sopapos, ficando com a mão grudada no alcatrão. Deu-lhe um pontapé. Ficou preso no boneco também o seu pé. O macaco deu, então, uma cabeçada e ficou todinho grudado.
        Marocas, saindo do barraco, pegou o chicote e surrou o macaco e só parou, quando Simão, dando três pulos, desgrudou-se do alcatrão e fugiu.
        Certa manhã, Simão teve uma ideia para se vingar da velha Marocas. Ele entrou numa pele de leão que encontrou na floresta. Pulou o muro da casa da velha e escondeu-se no bananal.
        Quando a velha apareceu, Simão soltou um urro terrível e deu-lhe um bote. A velha gritou e tentou fugir, mas, naquele alvoroço, caiu bem no fundo do poço que havia no quintal.
        O macaco, vendo o perigo que ela corria, ficou muito triste, pois queria assustá-la, mas não matá-la. Saiu bem rápido de dentro da pele e, olhando em volta, subiu num pé de jamelão, pegou num galho bem grosso e espichou bem o rabo até o fundo do poço.
        Os gritos chamaram a atenção dos vizinhos que, chegando ao bananal, surpreenderam-se com a cena.
        O macaco fazendo força, trazendo Marocas dependurada no seu rabo. Depois desse dia, as coisas mudaram. Marocas e o macaco ficaram amigos. Era uma beleza!
Ela, em vez de pancadas, dava-lhe bananas e doces.

CAPPELLI, Alba; DIAS, Dora. O macaco e a velha. Coleção Lua de papel.
FTD. *Adaptado: Reforma Ortográfica. 

 O que deu início à briga entre Marocas e o macaco?
A) A lição que Marocas deu no macaco.
B) A surra de chicote que o macaco levou.
C) O boneco roubar as bananas do macaco.
D) O macaco comer as bananas da Marocas.

Descritor 7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Questão 5 - Leia o texto abaixo.


MEIO AMBIENTE

        A descoberta do estranhíssimo sapo-fóssil
        Apareceu pelas colinas da Índia um sapo bem esquisitão. Para começar, ele é roxo (“creeedo!”). Tem sete centímetros e um focinho pontudo. A cabeça é meio pequena para o corpo, e, por isso, o bicho parece mais uma bolha gosmenta roxa (Creedo!) do que um ser vivo.
        E mais estranho que isso só o nome dele: Nasikabatrachus sahyadrensis (mas esse nome palavrão na verdade quer dizer uma coisa bem simples – “sapo da montanha Sahyadri”).
        O sapo pode até ser feioso, mas, para os seus descobridores, ele é o bicho mais bonito do mundo. É que o sapo da montanha é um fóssil vivo, de 130 milhões de anos atrás. Os antepassados dele viveram na época dos dinossauros, e, por isso, o sapão roxo é muito importante para entender como os anfíbios da família dele evoluíram. Logo... o Nasika é lindo!

Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/central/arquivo/meio_sapofossil.htm> 

 De acordo com esse texto, qual é a opinião dos pesquisadores sobre o sapo encontrado na Índia?
A) Ele é o bicho mais lindo do mundo.
B) Ele tem sete centímetros e focinho pontudo.
C) É roxo e apareceu nas colinas da Índia.
D) É um fóssil vivo de 130 milhões de anos.

Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Questão 6 - Leia o texto abaixo.


ELA É SUPER

   Conheça as incríveis habilidades da onça-pintada e saiba mais sobre esse felino.
  Capaz de se disfarçar na mata, andar com leveza, escalar árvores altas e atravessar rios, a onça parece ter os poderes de invisibilidade de um guerreiro ninja.
  

      Ela usa todas essas habilidades para caçar e se proteger. Costuma ser mais ativa quando o sol se põe e pode caçar à noite, pois enxerga bem no escuro e tem audição e olfato aguçados.
        Como tem pernas curtas, ela não corre. Se esconde, segue a presa sem ser percebida e ataca saltando de um galho ou do meio da mata de repente, com uma mordida mais forte do que a de felinos maiores.

Revista Recreio, São Paulo: Abril, n.487, p. 20, 9 de jul. 2009.
Fragmento. 

  De acordo com esse texto, a onça-pintada usa suas habilidades para
A) aguçar o olfato.
B) caçar e se proteger.
C) enxergar no escuro.
D) ficar invisível.


Descritor 1 – Identificar uma informação explícita em um texto.