sexta-feira, 29 de setembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): QUESTÃO DE ORDEM - GILBERTO GIL - COM GABARITO

       MÚSICA(ATIVIDADES): QUESTÃO DE ORDEM

                                                   Gilberto Gil                                                                                                                       
Você vai, eu fico
Você fica, eu vou

Daqui por diante
Fica decidido
Quem ficar, vigia
Quem sair, demora
Quem sair, demora
Quanto for preciso
Em nome do amor

Você vai, eu fico
Você fica, eu vou

Se eu ficar em casa
Fico preparando
Palavras de ordem
Para os companheiros
Que esperam nas ruas
Pelo mundo inteiro
Em nome do amor

Você vai, eu fico
Você fica, eu vou

Por uma questão de ordem
Por uma questão de desordem

Se eu sair, demoro
Não mais que o bastante
Pra falar com todos
Pra deixar as ordens
Pra deixar as ordens
Que eu sou comandante
Em nome do amor

Você vai, eu fico
Você fica, eu vou

Os que estão comigo
Muitos são distantes
Se eu sair agora
Pode haver demora
Demora tão grande
Que eu nunca mais volte
Em nome do amor.

Interpretação:
1 – A introdução é o refrão dando a seguinte ordem:
      “Você vai, eu fico
      Você fica, eu vou”.
      Percebe-se as figuras de linguagens, antítese em: vai/fica e repetição quando se usa o mesmo início de frase.

2 – De que tema trata a música: Questão de Ordem?
      É de conteúdo, contestador, caracterizado pela denúncia e protesto contra a repressão. Através da ironia na letra já antevia que uns partiriam, outros ficariam, mais tarde todos voltariam.

3 – Qual sensação nos transmite a primeira estrofe da letra? O que você entendeu sobre ela?
      Nos transmite a sensação de que estavam sendo vigiados, perseguidos, por isso “quem ficar, vigia; quem sair, demora” e o verso: “Em nome do amor” subentende que seja uma senha para abrir a porta.

4 – Interprete os seguintes versos: “Se eu ficar em casa // Fico preparando / Palavras de ordem / Para os companheiros / Que esperam nas ruas”. Qual relação desses versos com as manifestações contra a Ditadura Militar? Explique.
      É um período de total insegurança. Entende-se que quem não estava participando das manifestações ficava em casa preparando palavras de ordem “Cartazes, panfletos” para os companheiros que estavam nas ruas.

5 – Qual a mensagem implícita na última estrofe da letra? Qual a relação desta mensagem com o momento político vivido pelo Brasil no final dos anos 60? Para ajudar na resposta, leia este texto sobre a “Passeata dos 100 mil”.
      As manifestações estudantis foram os mais expressivos meios de denúncia e reação contra a subordinação brasileira aos objetivos e diretrizes norte-americano.
      Prisões e arbitrariedade eram as marcas da ação do governo em relação aos protestos dos estudantes, e essa repressão atingiu o apogeu com a morte de Edson Luís de 17 anos.

      Durante todo o ano de 68, as manifestações estudantis ocorreram, assim como intensificou-se a repressão, até a decretação do AI-S em 13 de dezembro.

ROMANTISMO - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO


SIMULADO - ROMANTISMO - QUESTÕES OBJETIVAS

01- (ITA-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Romantismo:
   a)     Valorização do eu. O assunto passa a ser manifestado a partir do artista, que traz à tona o seu mundo interior, com plena liberdade; esta liberdade se impõe na forma. Sentimentalismo.
  b)   Literatura multifacetada: valorização da palavra e do ritmo: temática humana e universal.
c)     Literatura intrinsecamente brasileira; linguagem direta, coloquial, livre das regras gramaticais, imagens diretas; inspiração a partir da burguesia, da civilização industrial, da máquina
d)    Literatura que busca inspiração no subconsciente, nas regiões inexploradas da alma: para isso, usa meios indiretos a fim de sugerir ou representar as sensações; funde figura, música e cor.
e)     Literatura que visa à perfeição da forma, à objetividade, ao equilíbrio, à perfeição absoluta da linguagem; prefere os temas novos e exóticos.


02 – (PUCCAMP-SP):
         “Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas
         Passam tantas visões sobre meu peito!
         Palor de febre meu semblante cobre.
         Bate me coração com tanto fogo!”

      

 Assinale a alternativa em que se considera o clima romântico expresso nos versos acima, característico da poesia de Álvares de Azevedo.
a)     A expressão exaltada serve nitidamente ao desejo de sublinhar a indignação contra os fatores históricos que sufocam a liberdade do homem.
b)    A atmosfera noturna, própria ao devaneio, propicia um suave estado de contemplação poética, dentro do qual o ser se encontra docemente harmonizado com o mundo e consigo mesmo.
c)     A noite significa não apenas enquadramento natural, mas meio psicológico, tonalidade afetiva correspondente às disposições do poeta, aos movimentos turvos do eu profundo.
d)    Os símbolos da luz e do fogo expressam o anseio de uma nova Civilização, que o poeta quer ver dirigida pela Razão e pela Justiça, suas bandeiras de luta.
e)     Amante fascinado da Natureza, o poeta retrata-a em cores fortes e precisas, cliente de que ela representa o plano da harmonia e da serenidade a que todos devemos aspirar.

03 – (FUVEST):
         “Já da morte o palor me cobre o rosto,
         Nos lábios o alento desfalece,
         Surda agonia o coração fenece,
         E devora meu ser mortal desgosto!”

      No fragmento acima, pertencente a um poema de Álvares de Azevedo, notam-se características de qual tendência romântica?
a)     Mal do Século.
b)    Bucolismo.
c)     Poesia Condoreira.
d)    Nacionalismo.
e)     Indianismo.



04 – (ITA-SP) Com as “Espumas Flutuantes” ele se impôs como um poeta original, fortemente impressivo, comovente e, pela riqueza verbal, até empolgante. Entretanto, foram suas veementes denúncias contra a nossa “seara vermelha” (alguns poemas: “Adeus, meu canto”, “A Cruz da Estrada”, “A Cachoeira de Paulo Afonso”) que lhe deram um sentido de presença mais viva na evolução de nossa história, popularizando-o como o mais eloquente, o mais aplaudido e o mais influente dos nossos poetas do abolicionismo e do republicanismo.
    a)    Gonçalves Dias.
   b)   Castro Alves.
   c)    Gonçalves de Magalhães.
   d)   Tobias Barreto.
   e)     Casimiro de Abreu.

05 – (MARK-SP) Sobre a poesia de Castro Alves é incorreto afirmar que:
a)     Segue a tendência da segunda geração romântica, limitando-se exclusivamente à morbidez byroniana.
b)    Apresenta traços de evolução à postura temática do movimento em que se encaixa.
c)     Acrescenta um certo tom de erotismo a determinadas composições.
d)    Manifesta o ponto mais alto do condoreirismo na Literatura Brasileira.
e)     Encontra, no abolicionismo, um veio fundamental de sustentação temática.

06 – (ITA-SP) Marque a opção que identifica autor, obra e escola a que pertence o seguinte excerto:
        “São mulheres desgraçadas
        Como Agar o foi também,
        Quem sedentas, alquebradas,
        De longe... bem longe vêm,
        Trazendo com tíbios passos,
        Filhos e algemas nos braços,
        Nalma – lágrimas e fel”.

a)     Fagundes Varela – Vozes da América – Romantismo.
b)    Basílio da Gama – O Uraguai – Neoclassicismo.
c)     Castro Alves – O Navio Negreiro – Romantismo.
d)    Jorge de Lima – Poemas Negros – Modernismo.
e)     Manuel Bandeira – Cinza das Horas – Modernismo.

07 – (FUVEST) Assinale a alternativa correta:
a)     Gonçalves Dias foi o introdutor e o divulgador do Romantismo na poesia brasileira, e este fato explica a repercussão de sua obra.
b)    O autor de Últimos Contos trabalhou muitos temas românticos, entre os quais se destacam o saudosismo, nativismo, satanismo byroniano.
c)     Na linguagem literária de Gonçalves Dias, o transbordamento romântico é contido e equilibrado por um rigoroso senso da necessidade de medida legada pelo Neoclassicismo.
d)    O Indianismo de Gonçalves Dias baseia-se no mito do bom selvagem e constitui uma simples repetição das ideias de Montaingne, Rousseau e Chateaubriand.
e)     Ao lado épico e condoreiro é considerado a melhor realização de Gonçalves Dias.

08 – (PUC-RS) Dentro do Romantismo brasileiro, o regionalismo foi um tema que representou o golpe mais vigoroso desferido contra a literatura de modelos portugueses. Aponte a alternativa em que todos os autores tiveram ligação com este tema romântico:
a)     Visconde de Taunay / Bernardo Guimarães / José de Alencar.
b)    José de Alencar / Joaquim M. Macedo / Manoel A. Almeida.
c)     Franklin Távora / Visconde de Taunay / Álvares de Azevedo.
d)    Gonçalves Dias / Bernardo Guimarães / Joaquim M. de Macedo.
e)     Martins Pena / Casimiro de Abreu / Fagundes Varela.

09 – (PUCCAMP-SP) Pode-se afirmar, a respeito de José de Alencar, que:
a)     Seus romances de costumes, ambientados na Corte, transplantaram fielmente os modelos de romances europeus, tal como se dá, por exemplo, em A Moreninha.
b)    Sua ficção é sobretudo caracterizada por elementos satíricos e paródicos, por meio dos quais aponta o ridículo das teses nacionalistas então em voga.
c)     Sua importância vai além do valor propriamente literário de seus romances: está numa consciência de escritor que reflete sobre a cultura brasileira e desenvolve um projeto ambicioso.
d)    Sua ficção retrata expressivamente a sociedade brasileira do fim do século XIX, agitada pela Abolição e ´pela República, por cuja implantação, aliás, sempre lutou.
e)     Sua glória de escritor só se justifica se pensarmos que o público que consagrou se comprazia, ao ler seus romances, com o tom ameno em que se desenvolviam pálidas historietas sentimentais.

10 – (MARK-SP) Assinale a alternativa em que se encontra o nome de um romance romântico brasileiro que se preocupa em apresentar personagens ligados às camadas mais populares, além de apresentar um tom pitoresco à obra.
a)     Lucíola.
b)    O Ateneu.
c)     Senhora.
d)    Inocência.
e)     Memórias de um Sargento de Milícias.


11 – (ITA-SP):
        “Esse romance não seguiu os padrões do Romantismo. É considerado um livro de transição para um novo estilo de época. O Realismo / Naturalismo. Observa-se nele a preocupação em retratar uma classe social que não costumava aparecer nas obras do estilo de sua época: o povo remediado. As personagens que aparecem no texto não são idealizadas, pois o narrador incorpora também as características negativas das personagens.”

        As informações acima melhor se ajustam ao romance.
      a)     Memórias Póstumas de Brás Cubas.
      b)    O Ateneu.
      c)     Memórias de um Sargento de Milícias.
     d)    O Mulato.
     e)  A Moreninha.

12 – (UNISA-SP) Publicado em 1854, esse romance, escrito por um jovem jornalista de vinte e dois anos, descreve um anti-herói, “Filho de uma pisadela e de um beliscão”, e os tipos e costumes do Rio de Janeiro do tempo de D. Pedro VI. O romance e o autor a que o texto se refere são, respectivamente:
a)     Memórias de um Sargento de Milícias e Manuel Antônio de Almeida.
b)    Memorial dos Aires e Machado de Assis.
c)     Memórias Sentimentais de João Miramar e Oswald de Andrade.
d)    Memórias do Sobrinho de Meu Tio e Joaquim Manuel de Macedo.
e)     Memórias do Cárcere e Graciano Ramos.

13 – (SANTA CASA-SP):
        “O sertanejo que de nada cuidou, que não ouviu as harmonias da tarde, nem reparou nos esplendores do céu, que não ouviu a tristeza a pairar sobre a terra, que de nada se arreceia, consubstanciado como está à solidão, para, relanceia os olhos ao derredor de si e, se no lugar presente uma aguada, por má que seja, apeia-se, desencilha o cavalo e, reunindo logo uns gravetos bem secos, tira fogo do isqueiro, mais por distração do que por necessidade.”

        Romances como Escrava Isaura ou Inocência (de que foi extraído o excerto acima), cuja ação se passa em regiões específicas do país e em que se dá relevo a costumes diferenciados, a uma cultura típica, tem origem durante o:
a)     Século XVI.
b)    Barroco.
c)     Arcadismo.
d)    Romantismo.
e)     Simbolismo.

14 – (SANTA CASA-SP) Um dos traços caracterizadores da produção poética do Romantismo é a:
a)     Atitude rebelde em fase de convenções, expressas de acordo com os cânones próprios do Arcadismo.
b)    Posição contrária ao rigor formal clássico, visto que o objetivo mais alto era a expressão de ideias e emoções.
c)     Conciliação do acervo de normas clássicas de expressão com a universidade dos temas.
d)    Preferência por uma linguagem seca e despojada, mais adequada à análise da realidade objetiva.
e)     Utilização à análise de uma linguagem denotativa, que procura exprimir antes ideias do que sentimentos.

15 – (FUVEST) O índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é:
a)     Retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
b)    Idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
c)     Pretexto episódio para descrição da natureza.
d)    Visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
e)     Representado como um primitivo feroz e de maus instintos.

16 – (VUNESP) Baseando-se na leitura do texto de Álvares de Azevedo, assinale a única alternativa incorreta:
        “Junto a meu leito, com as mãos úmidas,
        Olhos fitos no céu, cabelos soltos,
        Pálida sombra de mulher formosa
        Entre nuvens azuis pranteia orando
        É um relato talvez. Naquele seio
        Porventura sonhei doiradas noites.
        Talvez sonhando desatei sorrindo
        Alguma vez nos ombros perfumados
        Esses cabelos negros, e em delíquio
        Nos lábios dela suspirei tremendo.
        Foi-se minha visão. E resta agora
        Aquela vaga sombra na parede
        - Fantasma de carvão e pó cerúleo,
        Tão vaga, tão extinta e fumarenta
        Como de um sonho o recordar incerto.”
                                               Álvares de Azevedo. Ideias Íntimas.

a)     Considerando os aspectos temáticos e formais do poema, pode-se vinculá-lo ao segundo momento do movimento romântico brasileiro, também conhecido como “geração do spleen” ou “mal do século”.
b)    A presença da mulher amada torna-se o ponto central do poema. Isto é claramente manifestado pelas recordações do eu-lírico, marcado por um passado vivido, que sempre volta em imagens e sonhos.
c)     O texto reflete um articulado jogo entre o plano do imaginário e o plano real. Um dos elementos, entre outros, que articula essa construção é a alternância dos tempos verbais presente / passado.
d)    Realidade e fantasia tornam-se a única realidade no espaço da poesia lírica romântica gênero privilegiado dentro desse movimento.

e)     Apesar de utilizar decassílabos, esse poema possui o andamento próximo ao da prosa. Esse aspecto formal é importante para intensificar certo prosaísmo intimista da poesia romântica.

ARCADISMO - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO

ARCADISMO - QUESTÕES OBJETIVAS 
01 – (VUNESP):
        “Quem vê girar a serpe da irmã no casto seio,
        Pasma, e de ira e temor ao mesmo tempo cheio,
        Resolve, espera, teme, vacila, gela e cora,
        Consulta o seu amor e o seu dever ignora,
        Voa a farpada seta da mão, que não se engana;
        Mas, ai, que já vives, ó mísera indiana!”

        Nestes versos de Silva Alvarenga, poeta árcade e ilustrado, faz-se alusão ao episódio de uma obra em que a heroína morre Assinale a alternativa correta em que se mencionam o nome da heroína, o título da obra e o nome do autor, respectivamente:
a)     Moema, Caramuru, Santa Rita Durão.
b)    Marabá, Marabá, Gonçalves Dias.
c)     Lindóia, O Uraguai, Basílio da Gama.
d)    Iracema, Iracema, José de Alencar.
e)     Marília, Marília de Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga.

02 – (UnB-DF) Marque a opção que identifica autor, obra e escola a que pertence o seguinte trecho:
        “Inda conserva o pálido semblante
        Um não sei quê de magoado, e triste,
        Que os corações mais duros enternece
        Tanto era bela no seu rosto a morte!”

a)     Gonçalves Dias, I-Juca Pirama, Romantismo.
b)    Castro Alves, Vozes d’África, Romantismo.
c)     Santa Rita Durão, Caramuru, Arcadismo.
d)    Basílio da Gama, O Uraguai, Arcadismo.
e)     N.D.A.


03 – (FUVEST):
        “Por fim, acentua o polimorfismo cultural dessa época o fato de se desenrolarem acontecimentos historicamente relevantes, como a inconfidência Mineira e a transladação da corte de D. João VI para o Rio de Janeiro”.
                                                                Massaud Moisés.


        A época histórica a que se refere o crítico é a do:
a)     Simbolismo.
b)    Arcadismo.
c)     Parnasianismo.
d)    Realismo.
e)     Romantismo.

04 – (FATEC-SP) Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que:
a)     Tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e as formas.
b)    Teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica amorosa.
c)     Legou-nos os poemas de feição épica Caramuru (de Frei José de Santa Rita Durão) e o Uraguai (de Basílio da Gama), no qual se reconhece a qualidade literária destacada em relação ao primeiro.
d)    Norteou, em termos dos valores éticos básicos, a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor.
e)     Apresentou uma corrente de conotação ideológica envolvida com as questões sociais do seu tempo, como a crítica aos abusos do poder da Coroa Portuguesa.

05 – (VUNESP) Há no Arcadismo brasileiro uma obra satírica de forma epistolar que suscitou dúvidas de autoria durante mais de século. Assinale abaixo a alternativa que apresenta o nome dessa obra e seu autor mais provável:
a)     O Reino da Estupidez e Francisco de Melo Franco.
b)    Viola de Lereno e Domingos Caldas Barbosa.
c)     O Desertor e Manuel Inácio da Silva Alvarenga.
d)    Cartas Chilenas e Tomás Antônio Gonzaga.
e)     Os Bruzundangas e Lima Barreto.

06 – (FUVEST) Assinale a alternativa que apresenta dois poetas que participam da Inconfidência Mineira:
a)     Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.
b)    Castro Alves e Tomás Antônio Gonzaga.
c)     Gonçalves Dias e Cláudio Manoel da Costa.
d)    Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.
e)     Gonçalves de Magalhães e Castro Alves.

07 – (PUCCAMP-SP) Pode-se afirmar que Marília de Dirceu e Cartas Chilenas são, respectivamente:
a)     Altas expressões do lirismo amoroso e da sátira política, na literatura do século XVIII.
b)    Exemplos da poesia biográfica e da literatura epistolar cultivadas no século XVII.
c)     Exemplo do lirismo amoroso e da poesia de combate, cultivados sobretudo pelos poetas românticos da chamada “terceira geração”.
d)    Altas expressões do lirismo e da sátira da nossa poesia barroca.
e)     Expressões menores da prosa e da poesia do nosso Arcadismo, cultivadas no interior das academias.

08 – (FEI-SP) Assinale a alternativa incorreta:
a)     Os primeiros textos da literatura brasileira são informações que viajantes e missionários europeus colheram sobre a natureza e a gente brasileira.
b)    Gregório de Matos, que viveu no século XVII, destacou-se como poeta lírico e satírico.
c)     Religiosidade, antítese, paradoxos, contraste material X espiritual são características do Barroco.
d)    Embora anônima, sabe-se que a obra Cartas Chilenas foi escrita por Tomás Antônio Gonzaga no século XVIII. É uma sátira política. Nela, critica-se o governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Meneses, que aparece como Fanfarrão Minésio.
e)     Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga destacaram-se como os grandes poetas épicos do Arcadismo brasileiro.

09 – (UFPB) Das afirmações abaixo, em torno do Barroco e do arcadismo no Brasil;
I – O cultismo (jogo de palavras) e o conceptismo (jogo de ideias) são típicos do Arcadismo brasileiro, preso a uma concepção neoclássica de arte.
II – Pessimista, gosto pela paradoxo e pelas antíteses, culto do contraste são algumas das características do estilo barroco.
III – Profundamente relacionado com a Contra Reforma, o estilo barroco procura a síntese entre o teocentrismo e o antropocentrismo.
IV – Os poetas Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga e Basílio da Gama são representantes típicos do Arcadismo no Brasil.
São corretas apenas:
a)     I e II.
b)    II e III.
c)     III e IV.
d)    I, II e III.
e)     II, III e IV.