quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - EJA


PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA: ENSINO FUNDAMENTAL   - EJA


 PROFESSORA:

COORDENADOR PEDAGÓGICO:

 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

DIAGNÓSTICO DA TURMA: ALUNOS ADOLESCENTES, COM INTERESSES EM DAR CONTINUIDADE AOS ESTUDOS NUMA ESCOLA REGULAR NO PRÓXIMO ANO. OS ALUNOS, DE MODO GERAL, SÃO PARTICIPATIVOS, COM DIFICULDADES BÁSICAS NA ORTOGRAFIA, ESCRITA E LEITURA, MAS DEMONSTRAM INTERESSE NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA. NÃO TEM PROBLEMAS COM A DISCIPLINAS DOS MESMOS.


OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA:
CRIAR SITUAÇÕES NAS QUAIS O ALUNO POSSA APRENDÊ-LA, NÃO SOMENTE POR PALAVRAS, MAS SABER COMBINÁ-LA EM EXPRESSÕES COMPLEXAS E APRENDER PRAGMATICAMENTE, CONCRETIZANDO-A EM SEU MUNDO.

LIVRO: EJA MODERNA – LÍNGUA PORTUGUESA –Anos Finais do Ensino Fundamental – Editora Moderna
GRAMÁTICA: FARACO & MOURA – Editora Ática


CONTEÚDO

GÊNERO MEMÓRIAS: POEMA- INFÂNCIA – P.68 7º ANO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE(BIOGRAFIA)
PRODUÇÃO TEXTUAL DISSERTATIVA.
CONTEÚDOS DE GRAMÁTICA: INTERJEIÇÃO E PRONOME POSSESSIVO.

TRABALHO EXTRACLASSE: SIMULADO DE VERBOS
  
METODOLOGIA
AULA DIALOGADA COM BASE NO POEMA DE DRUMMOND, GÊNERO MEMÓRIAS NO LIVRO EJA.
LEITURA, DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO DO POEMA E INCENTIVO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL COM A MESMA TEMÁTICA: LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA.

AVALIAÇÃO

A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
* DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
* DO DESEMPENHO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS.


CONTEÚDO

GÊNERO MEMÓRIAS: CRÔNICA – ÁLBUM DE FAMÍLIA – ÉRICO VERÍSSIMO (BIOGRAFIA)P.69 – 7º ANO
CARACTERÍSTICAS DAS MEMÓRIAS LITERÁRIAS- DISTINÇÃO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS DO GÊNERO AUTOBIOGRAFIA.
CAPÍTULO 1 – ÓBITO DO AUTOR – MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS. P.71 – 7º ANO

TRABALHO EXTRACLASSE: MÚSICA: CIDADÃO – ZÉ RAMALHO.


METODOLOGIA
AULA DIALOGADA A PARTIR DA CRÔNICA DO LIVRO EJA, TEXTOS SOBRE MEMÓRIAS LITERÁRIOS E TAMBÉM AUTOBIOGRAFIA ENCONTRADA NO LIVRO MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: FOTO – FAVELA PARAISÓPOLIS E CONDOMÍNIO DE LUXO.
TEMÁTICA ENCARANDO O BRASIL.
TRECHO DA CARTILHA SOBRE DIREITOS DOS CIDADÃOS GARANTIDOS NA CONSTITUIÇÃO. P. 17 – 8º ANO
PRODUÇÃO TEXTUAL: TEMA – POLÍTICOS CORRUPTOS, POVO ALIENADO.
TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES DOS VERBOS: SER/ESTAR/TER


METODOLOGIA

AULA DIALOGADA EXPLICATIVA SOBRE O GÊNERO TEXTUAL NÃO VERBAL – FOTOGRAFIA, COM A TEMÁTICA ENCARANDO O BRASIL.
COMPREENSÃO DO TEXTO NO CADERNO.
PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO.


AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR: DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: CONTO – ZAP. P. 18 – 8ºANO
BIOGRAFIA DE MOACYR SCLIAR.
CLASSE GRAMATICAL: PRONOMES DE TRATAMENTO, DEMONSTRATIVOS, POSSESSIVOS, INDEFINIDOS E INTERROGATIVOS – REVISÃO.
GÊNERO TEXTUAL: TIRA DE CALVIN SOBRE GENES RECESSIVOS.

TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES IMPRESSAS (PREPOSIÇÕES).

PLANTÃO: TEMÁTICA
O CAMINHO PARA O FUTURO – ACHADOS E PERDIDOS-

METODOLOGIA
AULA DIALOGADA EXPLICATIVA SOBRE A “TELEVISÃO”.
LEITURA DO CONTO EM VOZ ALTA.
INTERPRETAÇÃO DO CONTO E DA TIRA NO CADERNO.
REVISÃO GERAL DOS PRONOMES.

 LIVRO:COMPETÊNCIAS PARA A ADOLESCÊNCIA – PÁGINAS 17,23
AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR: DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.


CONTEÚDO

GÊNERO TEXTUAL DO CONTO: POR UM PÉ DE FEIJÃO. P.22- 8º ANO
PESQUISA NO DICIONÁRIO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS.
ORIGEM DO CONTO.
COMPREENSÃO E APONTAMENTOS DAS CARACTERÍSTICAS DO CONTO.
ATIVIDADES PRONOMES NO CADERNO


TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES IMPRESSAS (SIMULADO DE PRONOMES).

METODOLOGIA
AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO CONTO E SUAS CARACTERÍSTICAS.
LEITURA EM VOZ ALTA.
PESQUISA NO DICIONÁRIO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO NO CADERNO.
APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO COM RELAÇÃO A CLASSE GRAMATICAL.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: CONTO – A DISCIPLINA DO AMOR. P. 28 – 8º ANO
PRODUÇÃO TEXTUAL - TEMA: A IMPORTÂNCIA DO AMOR NOS DIAS DE HOJE.
BIOGRAFIA DE LYGIA FAGUNDES TELLES.
VERBOS; CONCEITOS, CONJUGAÇÃO E FLEXÃO (PESSOA E NÚMERO).

TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES IMPRESSAS (MÚSICA: PESCADOR DE ILUSÕES - RAPPA).


METODOLOGIA
AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA.
LEITURA EM VOZ ALTA.
PRODUÇÃO TEXTUAL DISSERTATIVA.
INTERPRETAÇÃO DO CONTO NO CADERNO.
ATIVIDADES COM OS VERBOS NO CADERNO.


TRABALHO EXTRACLASSE: FILME ANJOS DA VIDA - PRODUÇÃO TEXTUAL: RESUMO.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: FOTO. OBSERVAÇÃO DA IMAGEM DA MATA NATIVA E MATA DEVASTADA. – P.33 – 8º ANO
GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIAS – MADEIREIROS ILEGAIS DESAFIAM COMBATE AO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA. P.34 – 8º ANO
ILUSTRAÇÃO: MATA NATIVA E MATA DEVASTADA.

TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES IMPRESSAS
(INTERPRETAÇÃO DE LINGUAGEM NÃO VERBAL).


PLANTÃO: TEMÁTICA-
DITADURA DA BELEZA – O QUE FAZ SER BELA?

METODOLOGIA
AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA.
LEITURA EM VOZ ALTA.
INTERPRETAÇÃO DA NOTÍCIA NO CADERNO
ILUSTRAÇÃO DA MATA NATIVA E MATA DEVASTADA UTILIZANDO PAPÉIS PICADOS.


LIVRO:COMPETÊNCIAS PARA A ADOLESCÊNCIA – PÁGINAS 34 À 40
AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: ENTREVISTA – AS ÚLTIMAS DE CAETANO. P. 35 – 8ºANO
PESQUISA NO DICIONÁRIO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS.

TRABALHO EXTRACLASSE: (ATIVIDADES IMPRESSAS-
MÚSICA: LINHAS TORTAS – GABRIEL O PENSADOR)

METODOLOGIA
 AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA.
INTERPRETAÇÃO DA ENTREVISTA NO CADERNO.
PESQUISA DE PALAVRAS DESCONHECIDAS NO CADERNO.
ATIVIDADES DE ADVÉRBIOS NO CADERNO.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: ENTREVISTA – PLANTAR ÁRVORES DÁ MAIS PRAZER DO QUE FAZER FILMES. P. 39 – 8º ANO
SUJEITO E PREDICADO
TIPOS DE SUJEITO

TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES SOBRE SUJEITO E PREDICADO.

METODOLOGIA
AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA.
INTERPRETAÇÃO DA ENTREVISTA NO CADERNO.
ATIVIDADES SOBRE SUJEITO E PREDICADO.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
CONTEÚDO

GÊNERO TEXTUAL: FOTO – IDENTIDADE IGNORADA.
CANÇÃO – CALIBRE.
BIOGRAFIA – OS PARALAMAS DO SUCESSO- P.51 – 8º ANO
ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE SUJEITO E PREDICADO.

TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES IMPRESSAS (ANÁLISES DE FOTOS).

METODOLOGIA
 AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA.
COMPREENSÃO DA CANÇÃO NO CADERNO.
APLICAÇÃO DA ATIVIDADE AVALIATIVA.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
CONTEÚDO

GÊNERO TEXTUAL JORNALÍSTICO – JORNALISMO E VIOLÊNCIA. – P.52 – 8º ANO
PESQUISA NO DICIONÁRIO DAS PALAVRAS DESCONHECIDAS.
PRODUÇÃO TEXTUAL: AUMENTO DE VIOLÊNCIA TEM RELAÇÃO COM O AUMENTO DA POBREZA E DESEMPREGO.

TRABALHO EXTRACLASSE:
 ATIVIDADES IMPRESSAS – MÚSICA: TEMPOS DIFÍCEIS – OS RACIONAIS


PLANTÃO: TEMÁTICA- COMO FORTALECER OS LAÇOS FAMILIARES




METODOLOGIA
AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA SOBRE A VIOLÊNCIA.
COMPREENSÃO DO TEXTO NO CADERNO.
PESQUISA NO DICIONÁRIO DAS PALAVRAS DESCONHECIDAS.
PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE O AUMENTO DA VIOLÊNCIA.


LIVRO:COMPETÊNCIAS PARA A ADOLESCÊNCIA – PÁGINAS 128,129,131,132,133,136,141

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA – CATADORA CRIA BIBLIOTECA COM OBRAS ENCONTRADAS NO LIXO. P.57 – 8º ANO.
GÊNERO TEXTUAL: RESUMO E SUAS CARACTERÍSTICAS.

TRABALHO EXTRACLASSE: PRODUÇÃO DE RESUMO.

METODOLOGIA
AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA SOBRE A CATADORA DE LIXO QUE CRIOU UM BIBLIOTECA.
INTERPRETAÇÃO DA NOTÍCIA NO CADERNO.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
FILME: MÃO TALENTOSAS. A HISTÓRIA DE BENJAMIN CARSON.
TEMÁTICA: EXEMPLO DE SUPERAÇÃO.
TRABALHO EXTRACLASSE: QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME ASSISTIDO.

 METODOLOGIA
ATRAVÉS DA MULTIMÍDIA – DATA SHOW.
OS ALUNOS ASSISTIRÃO AO FILME.
ATIVIDADE REFLEXIVA EM FOLHA IMPRESSA SOBRE O FILME.


AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO

DOCUMENTÁRIO:
Evasão escolar é realidade em muitas cidades brasileiras

 METODOLOGIA
ATRAVÉS DA MULTIMÍDIA – DATA SHOW.
OS ALUNOS ASSISTIRÃO AO DOCUMENTÁRIO.
ATIVIDADE REFLEXIVA EM FOLHA IMPRESSA SOBRE O DOCUMENTÁRIO.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.





SERMÃO PELO BOM SUCESSO DAS ARMAS DE PORTUGAL CONTRA AS DA HOLANDA - PADRE ANTÔNIO VIEIRA - COM QUESTÕES GABARITADAS


 Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as da Holanda
                       
           Padre Antônio Vieira
        [...]
        Considerai, Deus meu – e perdoai se falo inconsideravelmente – considerai a quem tirais as terras do Brasil, e a quem as dais. Tirais estas terras aos portugueses a quem no princípio as destes; e bastava dizer a quem as destes para perigar o crédito de vosso nome, que não podem dar nome de liberal mercês com arrependimento. [...] Mas deixado isto à parte, tirai estas terras àqueles mesmos portugueses, a quem escolhestes entre todas as nações do mundo para conquistadores da vossa Fé, e a quem destes por armas como insígnia e divisa singular vossas próprias chagas. E será bem, Supremo Senhor e Governador do Universo, que às sagradas Quinas de Portugal, e às armas e chagas de Cristo, sucedam as heréticas Listas de Holanda, rebeldes a seu rei e a Deus? Será bem que estas se vejam tremular ao vento, vitoriosas, e aquelas abatidas, arrastadas e ignominiosamente rendidas? [...].
        Tirais, também o Brasil aos portugueses, que assim estas terras vastíssimas, como as remotíssimas do Oriente, as conquistaram à custa de tantas vidas e tanto sangue, mais por dilatar vosso nome e vossa fé (que esse era o zelo daqueles cristianíssimos reis), que por amplificar e estender seu império. Assim fostes servido que entrássemos nestes novos mundos, tão honrada e tão gloriosamente, e assim permitis que saiamos agora (quem tal imaginaria de vossa bondade), com tanta afronta e ignomínia! [...] Se esta havia de ser a paga e o fruto de nossos trabalhos, para que foi o trabalhar, para que foi o servir, para que foi o derramar tanto e tão ilustre sangue nestas Conquistas? Para que abrimos os mares nunca dantes navegados? Para que descobrimos as regiões e os climas não conhecidos? Para que contrastamos os ventos e as tempestades com tanto arrojo, que apenas há baixio no Oceano que não esteja infamado com miserabilíssimos naufrágios de portugueses? E depois de tantos perigos, depois de tantas desgraças, depois de tantas e tão lastimosas mortes, ou nas praias desertas sem sepultura, os sepultados nas entranhas dos alarves das feras, dos peixes, que as terras que assim ganhamos, as hajamos de perder assim! Oh quanto melhor nos fora nunca conseguir, nem intentar tais empresas! [...]
                                                                        Padre Antônio Vieira

Entendendo o texto:
01 – O sermão lido mantém o caráter estritamente religioso? Explique.
      Não. O discurso é essencialmente político.

02 – Considere o contexto histórico em que o discurso foi proferido. O que se está defendendo nesse texto?
      Está-se defendendo que as terras do Nordeste devem pertencer a Portugal.

03 – Que argumento é usado para defender tal tese?
      A de que Portugal merece mais a terra do que os holandeses, pois a conquistaram para difundir a fé cristã, lutaram muito, cruzaram mares, sofreram e morreram.

04 – Qual foi a finalidade da conquista de tantas terras pelos portugueses, segundo Vieira?
      A expansão da fé católica e não o aumento do domínio do império português.

05 – Fazer com que o interlocutor aceite as ideias que se defende pressupõe duas estratégias: convencer a partir de argumentos sólidos e persuadir com recursos de caráter emocional. Você observou que o texto arrola argumentos para defender a tese de que Portugal deve, por direito, ficar com as terras. Agora, analise quais foram os recursos persuasivos empregados.
a)   Observe que o vocativo, na primeira frase, sugere um interlocutor. Quem seria? Que efeito se obtém ao se usar tal vocativo?
O sermão sugere que Deus é o interlocutor. Ao usar tal recurso, legitima-se o pedido, como se a causa defendida pudesse ter o aval divino.

b)   O sermão possui um tom indignado. A escolha do tom também pode ser um recurso de persuasão? Explique.
Sim. Dessa forma, reforça-se a ideia de que as terras só poderiam pertencer a Portugal, e a hipótese de que isso não venha a ocorrer deva ser considerado um absurdo.

c)   A caracterização dos personagens envolvidos pode se tornar um poderoso recurso de persuasão. Releia o texto de Vieira e observe como foram descritos os holandeses, os portugueses e os reis de Portugal.
Os holandeses são caracterizados como heréticos e rebeldes, por professarem uma doutrina diferente daquela imposta pela Igreja Católica. Eles eram protestantes.
O povo português é descrito como conquistadores, fiéis a Deus, valentes, honrados e capazes de feitos gloriosos.
Os reis de Portugal são descritos como “cristianíssimos”.

d)   Observe que os argumentos no segundo parágrafo foram construídos a partir de perguntas. Que efeito se produz?
Reforça-se o tom de revolta, de indignação, de profunda certeza daquilo que se está defendendo.

e)   Releia este trecho: “Assim fostes servido que entrássemos nestes novos mundos, tão honrada e tão gloriosamente, e assim permitis que saiamos agora (quem tal imaginaria de vossa bondade), com tanta afronta e ignomínia!” Qual é a função da ressalva que está entre parênteses?
Reforçar a ideia de que Deus, sendo tão bom, não pode permitir que Portugal perca tal luta.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): SAUDADE DA MINHA TERRA - PART.JOÃO PAULO E DANIEL- COM CHITÃOZINHO & XORORÓ - COM GABARITO

Música(Atividades): Saudade da Minha Terra
                       (Part. João Paulo e Daniel)

                             Chitãozinho & Xororó

De que me adianta viver na cidade
Se a felicidade não me acompanhar
Adeus, paulistinha do meu coração
Lá pro meu sertão, eu quero voltar
Ver a madrugada, quando a passarada
Fazendo alvorada, começa a cantar
Com satisfação, arreio o burrão
Cortando estradão, saio a galopar
E vou escutando o gado berrando
Sabiá cantando no jequitibá

Por Nossa Senhora, meu sertão querido
Vivo arrependido por ter deixado
Esta nova vida aqui na cidade
De tanta saudade, eu tenho chorado
Aqui tem alguém, diz que me quer bem
Mas não me convém, eu tenho pensado
Eu fico com pena, mas esta morena
Não sabe o sistema que eu fui criado
Tô aqui cantando, de longe escutando
Alguém está chorando com o rádio ligado

Que saudade imensa do campo e do mato
Do manso regato que corta as campinas
Aos domingos ia passear de canoa
Nas lindas lagoas de águas cristalinas
Que doce lembrança daquelas festanças
Onde tinham danças e lindas meninas
Eu vivo hoje em dia sem ter alegria
O mundo judia, mas também ensina
Estou contrariado, mas não derrotado
Eu sou bem guiado pelas mãos divinas

Pra minha mãezinha já telegrafei
E já me cansei de tanto sofrer
Nesta madrugada estarei de partida
Pra terra querida que me viu nascer
Já ouço sonhando o galo cantando
O inhambu piando no escurecer
A lua prateada clareando as estradas
A relva molhada desde o anoitecer
Eu preciso ir pra ver tudo ali
Foi lá que nasci, lá quero morrer

                                              Composição: Belmonte / Goia.

Entendendo a canção:
01 – Que tipo de sentimento podemos identificar na letra da música Saudade da minha terra? Cite um trecho da música que comprove sua resposta.
      Saudade. “De tanta saudade, eu tenho chorado”.

02 – Num determinado momento, a música fala de um arrependimento do caboclo por ter deixado o sertão. Na sua opinião por que ele sente tal arrependimento?
      Sentia falta da beleza e das dificuldades da vida no campo, da simplicidade. Havia um arrependimento que se abatia sobre grande parte das ex-famílias rurais.

03 – Qual a saída para acabar com esse sofrimento? Por que?
      O poeta só encontra um jeito de acabar com esta saudade, como diz nestes versos: “Eu preciso ir pra ver tudo ali / Foi lá que nasci, lá quero morrer”.

04 – Que características do sertão podemos identificar na música?
      “Ver a madrugada, quando a passarada
      Fazendo alvorada, começa a cantar”.
      “E vou escutando o gado berrando
      Sabiá cantando no jequitibá”.
      “Aos domingos ia passear de canoa
      Nas lindas lagoas de águas cristalinas”.

05 – Por que para o caboclo é ruim morar na cidade?
      Porque a vida no campo é marcada pela liberdade, afinal não há a preocupação com roubos e outras coisas.
      A boa alimentação com produtos orgânicos, beber água da mina e respirar ar puro.
      As atividades rurais são na maioria voltadas para as ações físicas que envolvem caminhadas e movimentação o dia inteiro.
      E principalmente, o contato com a natureza, que é inspiradora e traz muita paz.

06 – Qual é o mundo rural ao qual a música se refere?
      É o das propriedades tradicionais no sertão, onde predomina o trabalho humano, comércio para o mercado interno e não necessariamente tanta tecnologia empregada.

07 – Escreva um texto, em prosa ou em verso, retratando o rural modernizado.
      A roça moderna
      Está muito diferente
      Os barões querendo dinheiro,
      Não contratam mais gente.

      Onde tinha trabalho,
      Agora só tem máquina
      Empresa grande,
      Terra grande e estática.

08 – O sentimento predominante no texto é:
a)   Orgulho.
b)   Saudade.
c)   Fé.
d)   Ansiedade.


POEMA: DRAMA - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Drama
         
        Carlos Queiroz Telles

Eu sei que ela é como eu.
Afinal, a gente se conhece
desde o dia em que nasceu.
Pai vizinho, mãe comadre,
mesma rua, mesma infância,
mesma turma, mesma escola.

Eu sei que ela é como eu.
Brinquedos e jogos iguais,
passeios de bicicleta,
aventuras de quarteirão.
Repartidas descobertas,
segredos a quatro mãos.



Eu sei que ela é como eu.
E sei também, por saber
de ideia e de coração,
que por mais que ela disfarce
gosta de mim pra valer,
não como amiga ou irmã.

Então por que (eu pergunto)
faz de conta não querer
ser a minha namorada?

Sendo assim tão como eu
não é justo me trocar
por um idiota grandão,
só porque eu não sou mais velho
do que a nossa emoção.

                 Carlos Queiroz Telles. Sonhos, grilos e paixões. São Paulo, Moderna, 1990. p. 55.

Entendendo o poema: 
01 – Sobre o que fala o poema?
      Fala sobre um “amor” que o eu lírico tem.

02 – Quantos anos você acha que tem o eu-lírico (a voz que fala no poema)? Justifique.
      O poema não diz a idade, mas provavelmente é um pré-adolescente (10 – 12 anos), pelo que o eu lírico relata nos versos: “Brinquedos e jogos iguais, / Passeios de bicicleta, / Aventuras de quarteirão”.

03 – Que frase é repetida em várias estrofes? Por que você acha que isso acontece?
      A frase é: “Eu sei que ela é como eu”. Porque o eu lírico enfatiza conhece-la muito bem, até seus sentimentos.

04 – Os personagens do poema são namorados? Como você percebeu?
      Não são namorados. Nos versos abaixo fica claro que não são namorados: “Então por que (eu pergunto) / Faz de conta não querer / Ser a minha namorada?”

05 – Você já gostou de alguém que não gostava de você? Como se sentiu?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – A pessoa sabia de seu sentimento?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Que conselho você daria para o menino do poema?
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Coloque-se no lugar deste menino e escreva uma carta de amor tentando conquistar o coração da garota amada. Ilustre-a com capricho.
      Resposta pessoal do aluno.