terça-feira, 13 de junho de 2017

PROVÉRBIOS OU DITOS POPULARES- ATIVIDADE COM GABARITO

 PROVÉRBIOS OU DITOS POPULARES

        Os provérbios ou ditos populares são frases e expressões que transmitem conhecimentos comuns, ensinamentos ou uma reflexão sobre a vida. A maioria é de criação anônima, muitos criados há séculos, e são utilizados até os dias atuais porque estão relacionados a aspectos universais da vida. Quem nunca ouviu dizer “Quem diz o que quer, ouve o que não quer”?

1 – Descubra os pares de frases que formam provérbios.

(01)Quem semeia o vento                   (11) e o silêncio é ouro.

(02)Quem tem boca                              (05) bonito lhe parece.

(03)Em casa de ferreiro                        (06) sempre alcança.

(04)Deus ajuda                                       (07) se vai longe.

(05)Quem ama o feio                            (01) colhe tempestade.

(06)Quem espera                                   (12) tira os cinco dedos.

(07)Devagar                                           (10) no outro fica sem.

(08)Água mole em pedra dura               (02) vai a Roma.

(09)Quem economiza na ferradura       (03) espeto é de pau.

(10)Quem come tudo num dia              (08) tanto bate até que fura.

(11)A palavra é prata                            (04) quem cedo madruga.

(12)Pobre quando mete à mão no bolso   (09) perde o cavalo.

(13)Cada um sabe onde o                   (16) o coração não sente.

(14)A nossa dor é sempre                   (15) vem a cavalo.

(15)O castigo sempre                          (13) sapato lhe aperta o calo.

(16)O que os olhos não veem             (14) maior que a dos outros.


      



segunda-feira, 12 de junho de 2017

ANEDOTA: JOÃOZINHO -SÉRIES INICIAIS - ENSINO FUNDAMENTAL I - COM GABARITO


  ANEDOTA: JOÃOZINHO

        O pai de Joãozinho fica apavorado quando este lhe mostra o boletim:
        --- Na minha época, as notas baixas eram punidas com uma boa surra – comenta contrafeito.
        --- Legal, pai! Que tal pegarmos o professor na saída amanhã.

 Donaldo Buchweitz. Piadas para você morrer de ri.
                                                                     Belo Horizonte: Leitura, 2001, p. 38.

1 – Observe a situação em que se dá o diálogo entre pai e filho.
a)     O momento é tenso ou descontraído? Por quê?
Tenso. Pela surpresa das notas baixas.

b)    Como está o pai? Justifique sua resposta com palavras do texto.
Apavorado. Com o que vê no boletim.

2 – Observe a fala do pai de Joãozinho.
a)     O que ele quer dizer ao comentar que, em sua época, as notas baixas eram punidas com surras?
Quis dizer que o Joãozinho merecia uma surra.

b)    Portanto, nesse momento, que imagem ele provavelmente tem de Joãozinho?
Um mal aluno.

c)     Você acha que o pai pretende dar uma surra no filho?
Não.

d)    Então, com que intenção o pai faz esse comentário? Que imagem de si mesmo ele quer passar para o filho?
Com a intenção de que Joãozinho merecia uma surra. Que na época dele, toda nota baixa era castigado com surra.

3 – O humor da anedota está no mal-entendido que há entre pai e filho quanto à compreensão da fala do pai.
a)     De acordo com a fala do pai, quem supostamente merecia algum tipo de punição? Por quê?
Joãozinho. Porque tinha notas baixas.

b)    Por que a resposta de Joãozinho surpreende?
Porque o professor seria o responsável.


FÁBULA PARA SÉRIES INICIAIS: A CIGARRA E A FORMIGA - RUTH ROCHA - COM GABARITO

FÁBULA: A CIGARRA E A FORMIGA
                   RUTH ROCHA

A cigarra passou todo o verão cantando. A formiga juntando seus grãos. Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa de formiga pedir que lhe desse o que comer. A formiga então perguntou a ela:
--- E o que é que você fez durante todo o verão?
--- Durante o verão eu cantei – disse a cigarra.
E a formiga respondeu:
--- Muito bem pois agora dance!

                         ROCHA, Ruth. Fábulas de Esopo. São Paulo: FTD, 1993. p. 23.
MORAL: Quem guarda tem!

Reflexão sobre a língua.
Explique para os alunos  que a fábula é um texto narrativo em que os personagens são animais e que traz uma lição de moral. Não apresente a “moral”. Discuta com eles as situações vivenciadas pela cigarra no texto.
1 – Quem são os personagens?
       A cigarra e a formiga.

2 – Como se comportam?
       A cigarra canta e a formiga junta seus grãos.

3 – Onde vivem?
       Vivem na floresta.

4 – Comente a moral da fábula.
       Resposta pessoal.

Leitura e interpretação

1 – Ligue o nome ao número de suas letras:
FORMIGA – 7                                                       5                              
CACHORRO – 8                                                   4
PORCO – 5                                                            6
CAVALO – 6                                                          8
ONÇA – 4                                                              7
2 – Ligue o nome à sua letra inicial:
VACA                                                               M
CIGARRA                                                         E
MORCEGO                                                       C
ELEFANTE                                                       V

Reflexão sobre a língua

3 – Complete os espaços com as letras que faltam formando nomes de animais de cada grupo:
OVELHA
PATO.
SARDINHA.
MARRECO
CAMARÃO.
CAVALO.
GALINHA
SALMÃO
PERNILONGO.

4 – A mesma letra está faltando em todas as palavras do mesmo grupo (animais brasileiros em extinção). Descubra qual é esta letra.
GUARÁ.
CERVO-DO-PANTANAL.
TARTARUGA-VERDE.
JACARÉ-DE-PAPO-AMARELO.
LOBO-GUARÁ.
MICO-LEÃO-DOURADO.

5 – Complete os nomes abaixo, pois estão faltando duas letras seguidas que possuem um único som (SS, RR, LH, CH, NH):
CARRAPATO.
ARARINHA-AZUL.
CACHORR0-DO-MATO.
BARRIGUDO.
SSARO-PRETO.
COLHEITA.

6 – Nos nomes abaixo duas letras seguidas estão faltando. Complete com:
(PR, BR, CR, TR):
LACRAIA.
ZEBRA.
COLIBRI.
PREGUIÇA.
COBRA.
TRIGUEIRO.

7 – Você concorda com a atitude da formiga em não deixar a cigarra entrar em sua casa? Por quê?
       Resposta pessoal.

8 – Se fosse você, ajudaria a cigarra ou também a mandaria embora?
       Resposta pessoal.

9 – Escreva como ficaria o final da história se a formiga deixasse a cigarra entrar em sua casa.
       Resposta pessoal.

10 – Desenhe a parte que você mais gostou da fábula.
       Resposta pessoal.

11 – Escreva os encontros consonantais das palavras:
FLAUTA =  FL
ENGRAXATE = GR
ABRAÇO =  BR
DROGARIA = DR
COMPLICADO = PL
COBRADOR = BR
ATLETA = TL
PLANTAÇÃO = PL
PRIMEIRO = PR


domingo, 11 de junho de 2017

SIMULADO DE NUMERAIS PARA ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


SIMULADO DE NUMERAIS

1.  Indique o item em que os numerais estão corretamente empregados:
a) Ao Papa Paulo seis sucedeu João Paulo primeiro.
b) Após o parágrafo nono, virá o parágrafo décimo.
c) Depois do capítulo sexto, li o capítulo décimo primeiro.
d) Antes do artigo dez vem o artigo nono.
e) O artigo vigésimo segundo foi revogado.


2. Marque o emprego incorreto do numeral:
 a) Terceiro aluno da fila.
 b) Página 102 (cento e dois)
 c) 80º (octogésimo)
 d) 23º (vigésima terceira)
e) 20 (vinte partes de meu salário)

3.Assinale o item em que NÃO é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses:
a – Depois de tantas compras fiquei com 1/3 (o triplo) do dinheiro.
b – Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.
c - Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).
d – O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.
e – Daremos às meninas 6 (seis) pontos na média bimestral.

  
4- Os ordinais referentes aos números 80, 300, 700 e 90 são respectivamente:
a)    octagésimo trecentésimo septingentésimo nongentésimo.
b)    octogésimo, trecentésimo septingentésimo, nonagésimo.
c)    octingentésimo, tricentésimo septuagésimo nonagésimo.
d)    octogésimo, tricentésimo, septuagésimo, nongentésimo.
e)    n.d.a.

5- Assinale a alternativa incorreta.
a) 136° – centésimo trigésimo sexto
b) 1008° – milésimo oitavo
c) 486° – quadringentésimo octogésimo sexto
d) n.d.a.

6- Ele obteve o … (123°) lugar.
a) centésimo vigésimo terceiro
b) centésimo trigésimo terceiro
c) cento e vinte trigésimo
d) cento e vigésimo terceiro

7- Assinale a frase em que NÃO tenha numeral cardinal:
a) Os três meninos chegaram juntos na escola.
b) José chegou ao aeroporto duas horas depois do avião ter decolado.
c)  Recebi doze avos do meu salário.
d)  Comprei seiscentos e sessenta gramas de mortadela.


8-Triplo e  quádruplo são numerais:
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo.
b) ambos ordinais.
c) ambos cardinais.
d) ambos multiplicativos.
e) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo

9- Nas frases abaixo, coloque (x) na alternativa em que apareça o numeral fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta.
b) Esse filme é de segunda categoria.
c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola.
d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa.
e) Metade da tarefa de Rafaela já foi feita.

10. Em todas as frases abaixo os numerais foram corretamente empregadas exceto em:
a) O artigo vinte e cinco deste código foi revogado.
b) Seu depoimento foi transcrito na página duzentos e vinte e dois.
c) Ainda não li o capítulo sétimo desta obra.
d) Este terremoto ocorreu no século dez antes de Cristo.
e) n.d.a



“Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes”.(Paulo Freire) 

SIMULADO DE ADJETIVOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


SIMULADO DE ADJETIVOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

1. Assinale a alternativa que possui adjetivo biforme.
a) Homem Forte
b) Menina Estudiosa
c) Homem Capaz
d) Mulher Contente
e) Aluna Inteligente




2. O Superlativo de Fino é:
a) Fininho
b) Finão
c) Fisinho
d) Finadissímo
e) Finíssimo

3. Em qual dos casos o primeiro elemento do adjetivo composto NÃO corresponde ao substantivo entre parênteses?
a) Indo-europeu (Índia)
b) Ítalo-brasileiro (Itália)
c) Luso-brasileiro (Portugal)
d)  Greco-romana (Nigéria)
e) Anglo-americano (Inglaterra)

4. Assinale a opção em que ambos os termos NÃO admitem flexão de gênero:
a) inglesa pálida
b) jovem leitor
c) alguns mestres
d) semelhante criatura
e) moça ideal

5. Marque (x) na alternativa em que o plural quanto ao gênero seja incorreta.
a) A aluna é aplicada. Os alunos são aplicados.
b) Aquela cantora é excelente. Aquelas cantoras são excelentes.
c) A abelha é branca. As abelhas são brancas.
d) O imperador é bom. Os imperadores são bons.
e) N.D.A

6. Assinale a única alternativa em que o adjetivo NÃO seja superlativo absoluto sintético.
a) José é magérrimo.
b) Ferrari é um carro caríssimo.
c) É um tratamento eficacíssimo.
d) O tigre é ferocíssimo.
e) Claudete é a mais risonha da sala de aula.

7. Marque (x) na alternativa INCORRETA.
a) Comemoramos as festas juninas.   -  de junho
b) O Brasil exporta material bélico.   – de guerra
c) Não gosto de carne suíno. – de boi
d) O ar campestre é mais saudável. – do campo
e) A garota tinha um semblante angelical. – de anjo

8. Assinale a alternativa em que o adjetivo destacado não seja composto.
a) O pôr-do-sol tingia o céu de vermelho-alaranjado.
b) A professora explicou nossas raízes afro-indígenas.
c) Aquele livro infanto-juvenil foi um sucesso.
d) O rapaz mineiro venceu o festival de música.
e) Joana tem cabelos castanhos-escuros.

9. Na frase: “Um dia, uma menina estava sentada no sofá-cama...” a palavra destacada é:
a) substantivo simples
b) substantivo composto
c) substantivo primitivo
d) substantivo derivado
e) N.D.A

10. Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Quem nasce em Minas Gerais – mineiro
b) Quem nasce no Piauí – paulista
c) Quem nasce em Curitiba – curitibano
d) Quem nasce no Espírito Santo – capixaba
e) Quem nasce em Aracaju - aracajuense


“Ouve os conselhos, aceita a instrução: Tu serás sábio para o futuro.” Provérbios. 19:20  - Bom Simulado!

quinta-feira, 8 de junho de 2017

TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO: OBJETO DIRETO E INDIRETO/ TEORIA E QUESTÕES COM RESPOSTAS

TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO: objeto direto e indireto
Os termos integrantes são assim chamados porque completam o significado dos verbos e nomes e são indispensáveis à compreensão da oração. São eles: o complemento verbal, o complemento nominal e o agente da passiva.
Neste Roteiro, veremos apenas o complemento verbal.
Como o nome está dizendo, o complemento verbal completa o sentido do verbo na oração. Os verbos intransitivos não precisam de complemento para ter sentido completo. Entretanto, os verbos transitivos, esses sim, precisam. Veja os exemplos:
“Jesus chorou.” (João 11:35) – chorar: verbo intransitivo
“… Tenho sede!” (João 19:28) – ter: verbo transitivo
Para compreendermos bem como funcionam os verbos transitivos na oração é necessário saber que, na frase, as palavras aparecem relacionadas umas às outras, transmitindo um significado.
 Veja o exemplo:
“…o Senhor chamou o menino…” (1o Samuel 3:4)
O termo “o menino”, que completa o sentido do verbo chamar é chamado de complemento verbal. A oração acima estaria com o sentido incompleto caso esse termo não aparece aí.

Neste exemplo, – “o menino” – está ligado diretamente ao verbo, completando seu sentido. É o que chamamos de objeto direto. Concluímos que:

Objeto direto é o complemento de um verbo transitivo direto que normalmente vem ligado ao verbo sem preposição e indica o ser para o qual se dirige a ação verbal.
O objeto direto pode ser representado por:
a)um substantivo:
“E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice…” (Lucas 1:36)
b)um pronome substantivo:
“… a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra…” (Mateus 5:39)
c)um numeral:
“Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.” (Mateus 5:41)
d)uma oração substantiva (objetiva direta):
“Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.” (Mateus 5:42)
Apesar de o objeto direto ser o complemento do verbo transitivo direto, e por isto mesmo não precisar de uma preposição para ligá-lo ao verbo, haverá situações em que a presença da preposição se faz necessária, embora ele exerça a função de objeto direto. É conhecido como objeto direto preposicionado. É preciso estar atento para não confundi-los. O objeto direto será regido por uma preposição quando:
a)o verbo transitivo direto exprimir sentimento:
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro.” (Mateus 6:24)

b)for representado por um pronome pessoal oblíquo tônico:
“… Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta.” (Jeremias 2:32)
Vejamos agora o exemplo abaixo.
“Os loucos zombam do pecado…” (Provérbios 14:9)
O termo “do pecado”, que completa o sentido do verbo zombar é chamados de complemento verbal. A oração acima estaria com o sentido incompleto caso esse termo não aparece aí.
Neste exemplo, – “do pecado”- está ligado ao verbo através de uma preposição (de + o = do), completando seu sentido. É o que chamamos de objeto indireto. Concluímos que:
Objeto indireto é o complemento de um verbo transitivo indireto que se liga ao verbo por meio de uma preposição.
O objeto indireto pode ser representado por:
A)um substantivo
B)um pronome substantivo
C)um numeral
D)uma oração substantiva (objetiva indireta)
Os objetos diretos e indiretos completam o sentido dos verbos transitivos. A diferença entre um e outro é:
• o objeto direto não precisa de uma preposição para ligá-lo ao verbo;
• o objeto indireto precisa de uma preposição, que pode estar combinada com um artigo ou pronome.
Como o objeto direto e o objeto indireto são necessários para que a oração tenha sentido completo, integral, são, por isso, chamados de TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO. Eles também podem aparecer juntos, completando o sentido de um só verbo. Veja o exemplo:
“… alguém ensinará ciência a Deus…?” (Jó 21:22)
Como você pode observar, este verbo – ensinar – precisou de dois complementos: ciência (objeto direto) e à Deus (objeto indireto).
Dica:
Para se identificar o objeto direto faz-se a pergunta ao verbo: Alguém ensinará o quê? resposta: ciência
Para se identificar o objeto indireto faz-se a pergunta ao verbo: Alguém ensinará a quem? Resposta: a Deus.
Para fixar o que aprendeu, faça os exercícios a seguir.
A. Complete as frases abaixo:
1. Os verbos que não têm sentido completo são verbos _____________
2. Os verbos transitivos sempre precisam de ______________________
3. O complemento que vem diretamente ligado ao verbo é o __________
4. Todo verbo transitivo direto vem acompanhado de um objeto________
5. O objeto indireto é ligado ao verbo por uma _____________________
6. Todo verbo transitivo indireto vem acompanhado de um objeto ______
7. O objeto direto e o objeto indireto são chamados de termos integrantes da oração porque___________________
B. Sublinhe o objeto direto dos verbos destacados nas orações abaixo:
1. A polícia prendeu o ladrão.
2. Todos apreciavam o espetáculo.
3. Visitaremos nossos amigos.
4. Desejo tua felicidade.
5. Maria servirá o jantar.
6. A criança comeu tudo.
C. Sublinhe o objeto indireto do verbo existente em cada frase e passe um risco em cima da preposição que o liga ao verbo:
1. Gosto de sorvete.
2. Os professores confiam em você.
3. Não concordo com isto.
4. Necessitamos de sua colaboração.
5. Sempre obedecemos a nossos pais.
6. Esperei por eles.
D. Agora sublinhe o objeto indireto e escreva dentro do parênteses a combinação da preposição:
1. Gosto deste sorvete. (__________________)
2. Já pensamos na sua sugestão. (________________)
3. Recorreremos aos amigos. (_______________)
4. Os alunos desobedeceram à professora. (________________)
5. Ele optou pelo melhor emprego. (_______________)
6. O médico cuida dos doentes. (________________)
E. Identifique e classifique os complementos verbais (objeto direto e indireto):
1. Os lavradores plantaram o milho.
2. Isto depende de sua vontade.
3. Todos colaboraram com você.
4. Cumprimentamos os professores.
5. Os alunos precisam deste livro.
6. Observamos sua atitude.
7. Ele merece nosso respeito.
8. Maria emprestou dinheiro a João.
9. Dei aos colegas seu recado.
10. O professor prometeu recompensa aos seus alunos.
11. Contei tudo a meus pais.
12. Entregue ao vizinho esta encomenda.

Gabarito.
A) 1.Transitivos 2. Complementos 3. Objeto direto 4. Direto
5. preposição 6. Indireto 7. Completam ou integram o sentido do verbo
B) 1. A polícia prendeu o ladrão.
2. Todos apreciavam o espetáculo.
3. Visitaremos nossos amigos.
4. Desejo tua felicidade.
5. Maria servirá o jantar.
6. A criança comeu tudo.
C) 1. objeto indireto = de sorvete; preposição = de
2. objeto indireto = em você; preposição = em
3. objeto indireto = com isto; preposição = com
4. objeto indireto = de sua colaboração; preposição = de
5. objeto indireto = a nossos pais; preposição = a
6. objeto indireto = por eles; preposição = por
D) 1. objeto indireto = deste sorvete. ( de + este = neste )
2. objeto indireto = na sua sugestão. ( em + a = na )
3. objeto indireto = aos amigos. ( a + os )
4. objeto indireto = à professora. ( a + a = à )
5. objeto indireto = pelo melhor emprego. ( per + o = pelo )
6. objeto indireto = dos doentes. ( de + os = dos )
E) 1. o milho = objeto direto
2. de sua vontade = objeto indireto
3. com você = objeto indireto
4. os professores = objeto direto
5. deste livro = objeto indireto
6. sua atitude = objeto direto
7. nosso respeito = objeto direto
8. Dinheiro = objeto direto a João = objeto indireto
9. aos colegas = objeto indireto seu recado = objeto direto
10. recompensa = objeto direto aos seus alunos = objeto indireto
11. tudo = objeto direto a meus pais = objeto indireto
12. ao vizinho = objeto indireto esta encomenda = objeto direto
________________________________
O emprego dos pronomes oblíquos como complemento dos verbos transitivos.
Os pronomes oblíquos podem exercer a função de complemento dos verbos transitivos. Observe os exemplos:
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros…” ( Tiago 5:16 )
Verbo transitivo direto = confessai objeto direto = os vossos pecados
Podemos dizer a mesma coisa usando um pronome oblíquo no lugar da expressão os vossos pecados.
Confessai-os, pois, uns aos outros.
Veja outros exemplos:
Ele cumprimentou o colega. o colega = objeto direto Ele cumprimentou-o. o = objeto direto
Obedeçam a seus pais. a seus pais = objeto indireto Obedeçam-lhes. lhes = objeto indireto
Nestas orações os pronomes “o” e “lhes” completam o sentido dos verbos cumprimentar e obedecer. E você deve ter notado que o pronome átono “lhe” está ligado ao verbo sem preposição, mesmo exercendo a função de objeto indireto. Isto é uma particularidade que existe na construção das orações em língua portuguesa quando se usa o pronome oblíquo com a função de objeto indireto.
Agora responda aos exercícios abaixo:
A. Escreva dentro dos parênteses se o pronome átono em negrito é objeto direto ou objeto indireto:
1. Nós o conhecemos ontem. ( ________________)
2. Os inimigos me perseguem. (_______________)
3. Pediram-me ajuda. (__________________)
4. Não lhe disseram nada, (_________________)
5. Enviei-te a carta. (_______________)
6. Ainda nos encontraremos. (________________)
7. Nós as amamos. (____________________)
B. Escreva no local indicado o objeto direto e o objeto indireto existentes nas orações:
1. Eu te contei tudo.
Objeto direto: _____________ objeto indireto: ______________
2. Respondi-lhe todas as perguntas.
Objeto direto:_______________ objeto indireto:_______________
3. Você me apresentará ao diretor.
Objeto direto: _______________ objeto indireto: ______________
4. O carteiro entregou-nos a correspondência.
Objeto direto: ________________ objeto indireto: ______________
5. As vítimas vão denunciá-lo à polícia.
Objeto direto: _________________ objeto indireto: ______________
Gabarito
A) 1. objeto direto 2. Objeto direto 3. Objeto indireto 4. Objeto indireto
5. objeto indireto 6. Objeto direto 7. Objeto direto
B) 1. Objeto direto: tudo objeto indireto: te
2. Objeto direto: todas as perguntas objeto indireto: lhe
3. Objeto direto: me objeto indireto: ao diretor
4. Objeto direto: a correspondência objeto indireto: nos
5. Objeto direto: lo objeto indireto: à polícia

A. Identifique o complemento dos verbos em negrito, e diga se é objeto direto e/ou o objeto indireto:
1. Obedeceremos às leis.
2. O povo anseia por dias melhores.
3. Maria devota-se, de corpo e alma, ao estudo da música.
4. Não me prives da liberdade.
5. Este material resiste ao fogo.
6. O fumo prejudica a saúde.
7. O clube dispõe de bons jogadores.
8. O clube possui bons jogadores.
9. Todos temem a calúnia.
10. Preciso da tua ajuda.
11. Não desprezes os humildes.
12. Todos nós confiamos em você.
13. Parece que ele necessita de carinho.
14. Os soldados investiram contra o inimigo.
______________________________________________________
Gabarito:
1. às leis = objeto indireto
2. por dias melhores = objeto indireto
3. ao estudo da música = objeto indireto
4. da liberdade = objeto indireto
5. ao fogo = objeto indireto
6. a saúde = objeto direto
7. de bons jogadores = objeto indireto
8. bons jogadores = objeto direto
9. a calúnia = objeto direto
10. da tua ajuda = objeto indireto
11. os humildes = objeto direto
12. em você = objeto indireto
13. que ele necessita de carinho = objeto direto (oração substantiva objetiva direta)
de carinho = objeto indireto
14. contra o inimigo = objeto indireto
____________________________________________________


CRÔNICA: A MOÇA EM PRANTOS - CARLOS HEITOR CONY - COM GABARITO

CRÔNICA: A MOÇA EM PRANTOS 
     Carlos Heitor Cony

1. O poeta encontrou uma pedra no meio do caminho, nunca esqueceu dessa pedra, que lhe deu assunto para o seu poema mais conhecido. Não sendo poeta, encontrei não uma, mas infinitas pedras no meio do caminho, e não só no meio, mas no início e no fim de cada caminho. Não me renderam um único poema, nem mesmo uma modesta crônica.

2. Mas jamais esqueci a primeira moça que vi chorando. Eu devia ter seis ou sete anos, achava que só as crianças podiam e deviam chorar, tinham motivos bastante para isso, desde as fraldas molhadas nos primeiros meses de existência até a inexpugnável barreira dos “não pode”, que emparedam a infância e criam neuras para o resto da vida.


3. Um adulto chorando era incompreensível para mim, um acontecimento pasmoso, uma aberração da natureza, pois os adultos podiam tudo e tudo lhes é permitido. E a moça era um adulto, ao menos para mim, embora ela fosse realmente moça, aí pelos 15 anos ou pouco mais.


4. E chorava. Não abrindo o berreiro como as crianças, mas dolorosamente, e na certa misturando motivos.


5. Mesmo assim fiquei imaginando a causa do seu pranto. Faltara à escola e por isso ficara sem sobremesa? Fora proibida de brincar na calçada? Queria ganhar uma bicicleta e fora convencida a continuar com o insípido velocípede?


6. Vi muita gente chorando depois, homens feitos, mulheres maduras. Eu mesmo, quando levo meus trancos, repito o menino que ia para debaixo da mesa de jantar para poder chorar sem passar recibo da minha dor. Hoje, ficaria feio esconder-me debaixo das mesas, mas sei que é um bom lugar para isso. Melhor do que a cama, onde devemos fazer outras coisas. A moça que chorava não se escondera, chorava de mansinho, na verdade nem parecia estar chorando. Devia apenas estar muito triste porque misturava todos os motivos para a sua tristeza.
(Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 04/05/2003)
Marque a única resposta correta de acordo com o texto.
1. No segundo parágrafo, o cronista ao voltar, pela memória, ao tempo de criança, fala da “inexpugnável barreira dos “não pode” que emparedam a infância…”. No texto, a ideia de emparedamento:
a. ( ) permanece restringindo a liberdade das crianças.
b. ( ) alcança, também, o cronista adulto, na manifestação de seus sentimentos.
c. ( ) limita as ações dos adolescentes, como ocorreu com a moça de 15 anos.
d. ( ) desaparece completamente da vida das pessoas.
2. Em qual dos fragmentos do texto, abaixo indicados, o cronista estabelece uma relação de comparação?
a. (  ) “Não sendo poeta, encontrei não uma, mas infinitas pedras no meio do caminho, e não só no meio, mas no início e no fim de cada caminho.”
b. (  ) “Um adulto chorando era incompreensível para mim, um acontecimento pasmoso, uma aberração da natureza, pois os adultos podiam tudo e tudo lhes era permitido.”
c. (  ) “Mesmo assim fiquei imaginando a causa do seu pranto. Faltara à escola e por isso ficara sem sobremesa? Fora proibida de brincar na calçada?”
d. (  ) “Hoje ficaria feio esconder-me debaixo das mesas, mas sei que é um bom lugar para isso. Melhor do que a cama onde devemos fazer outras coisas”.
3. “Eu mesmo, quando levo meus trancos repito o menino que ia para debaixo da mesa de jantar para poder chorar sem passar recibo da minha dor.” A expressão “passar recibo” pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por:
a. (  ) disfarçar
b. (  ) tornar pública
c. (  ) me envergonhar
d. (  ) mascarar
4. Em qual das alternativas, a vírgula foi empregada para separar expressões ou palavras que exercem a mesma função sintática?
a. (  ) “O poeta encontrou uma pedra no meio do caminho, nunca esqueceu dessa pedra, que lhe deu assunto para o seu poema mais conhecido.”
b. (  ) “Um adulto chorando era incompreensível para mim, um acontecimento pasmoso, uma aberração da natureza…”
c. (  ) “Mesmo assim, fiquei imaginando a causa do seu pranto.”
d. (  ) “Hoje, ficaria feio esconder-me debaixo das mesas, mas sei que é um bom lugar para isso.”
5. No parágrafo 6, o jogo verbal e a subjetividade do narrador exemplificam a seguinte função da linguagem:
a. (  ) fática
b. (  ) metalinguística
c. (  ) conotativa
d. (  ) poética

6. Na frase “Vi muita gente chorando depois, homens feitos, mulheres maduras”, após usar uma palavra de sentido bastante extenso (gente), o cronista sentiu a necessidade de especificá-lo (homens feitos, mulheres maduras). Para isso valeu-se do recurso sintático chamado:
a. (  ) adjunto adverbial
b. (  ) adjunto adnominal
c. (  ) aposto
d. (  ) complemento nominal