quinta-feira, 12 de abril de 2018

TEXTO: BONS AMIGOS - MACHADO DE ASSIS - COM GABARITO

Poema: BONS AMIGOS
               Machado de Assis


Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!


Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!



Entendendo o poema:
01 – Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
       Amigo a gente sente!”

Comente este trecho da poesia.
      A amizade é um sentimento que vem do coração e é eterno.

     02 – Como você convive com seus amigos? Comente.
           Resposta pessoal do aluno.

   03 – “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!”

Explique o que você compreendeu deste trecho.
      Resposta pessoal do aluno

04 – O que você achou desta poesia? Dê sua opinião.
           Resposta pessoal do aluno.

     05 – Quem são seus maiores amigos? O que mais admira neles?
           Resposta pessoal do aluno.

        Gramática

     06 – Retire do texto cinco substantivos.
 Amigo, rosa, espinho, ombro e raízes. 

     07 – Sublinhe os numerais e classifique-os.
            a) Amanda comeu um terço da torta.
          Fracionário.

    b) Esse filme é de segunda categoria.
          Ordinário.

            c) Marília agora tem o dobro de trabalho na escola.
          Multiplicativo.

            d)Convidei seis amigos para jantar em casa.
          Cardinal.

            e) Metade da estrada já foi asfaltada.
          Fracionário.

     08 -  Identifique os sujeitos das frases.
        a-  Vocês querem ir ao cinema?  Vocês.
        b-  Salete e Luciano viajaram hoje. Salete, Luciano.
        c-  Brincavam no pátio Josué e Carolina. Josué, Carolina.
        d- O sanduíche é composto de presunto e queijo. Sanduiche.
          e- O Brasil e a Inglaterra foram assinalados no Globo.
Brasil, Inglaterra.

     09 – Passe os verbos destacados da 1ª pessoa do singular para a 1ª pessoa do plural.
       a - Às vezes ando pelo centro e observo os prédios antigos.
      Às vezes andamos pelo centro e observamos os prédios antigos.

         b - Sinto saudade da infância quando viajo pelo interior.
      Sentimos saudade da infância quando viajamos pelo interior.

         c - Percebo que me irrito com o individualismo das pessoas.
      Percebemos que me irritamos com o individualismo das pessoas.

  d - Apoio as mudanças por uma sociedade mais justa.
      Apoiamos as mudanças por uma sociedade mais justa.





quarta-feira, 11 de abril de 2018

FILME(ATIVIDADES): MENTES PERIGOSAS - COM SINOPSE E ATIVIDADES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): MENTES PERIGOSAS

Data de lançamento para filmes online (1h 39min)
Direção: John N. Smith
Gêneros SuspenseDramaPolicialBiografia
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        Uma ex-oficial da marinha abandona a vida militar para ser professora de inglês. Só que logo na primeira escola em que começa a lecionar, ela vai se deparar com diversas barreiras. Sendo um colégio de negros, latinos, e na maioria de pessoas pobres, ela terá que lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora Louanne Johnson não consegue através de métodos convencionais a atenção da sua classe, ela parte para outra forma de ensino. Passa a dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma através de métodos pouco convencionais.

Entendendo o filme:
01 – Que temas sociais são abordados no filme?
      São abordados temas como: diferença social, preconceito, gravides na adolescência, uso de drogas, diferenças raciais e culturais.

02 – Escolha um destes temas e comente-o.
      O PRECONCEITO: ele aparece de várias formas no filme, através da coordenadora da escola que trata a turma como pessoas que não valham ter um tratamento normal como as outras, o preconceito da própria turma com a professora, o preconceito entre os alunos que não são de naturalidade americana.

03 – Sintetize a vida dos personagens em poucas frases.
      O filme conta a história de uma mulher que consegue um emprego de professora, mas não para uma turma que a escola julga “normal”, ela tem problemas pra lidar no começo com os alunos, mas consegue fazê-los ler poesias e se interessar por elas com o passar do tempo e com alguns truques para prender a atenção deles. Ajuda também individualmente à alguns alunos com problemas pessoais de falta de dinheiro, gravidez e até envolvimento com traficantes. Ela acaba por se tornar amiga da turma que no começo era julgada pela escola, por ser uma turma “incontrolável”.

04 – Que razão levou a personagem principal a ajudar algumas pessoas escolhidas?
      Ela acabou se apegando a turma, observou que todos ali eram assim por algum motivo que os revoltava, ela quis mudar isso, fracassou em algumas vezes mas fez. Percebeu que seus alunos eram sim inteligentes, mas eram muito desmotivados e queria mudar aquilo.

05 – Quais foram os critérios usados nestas escolhas?
      Ela escolheu os que tinham problemas maiores e mais complicados, como o caso do menino que iria roubar para pagar uma jaqueta, o que se envolveu em uma briga com traficante, a que era muito inteligente, engravidou e teria que sair da escola, e os irmãos que foram retirados da escola por sua mãe, pois a mesma não aceitava a leitura de poesia em sala.

06 – Escolha uma cena do filme e comente-a.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Escolhemos a cena em que os alunos começaram a se interessar pela poesia que a professora lhes trouxe. É nesse momento que ela consegue ver que todo o seu esforço pra passar ensinamentos a eles está dando certo, eles finalmente estão vendo que são capazes de entender a poesia e interpretá-la.

07 – Qual é a moral do filme?
      A moral é que todo esforço e toda ESCOLHA que você faz, no final vale a pena. Ela enfrentou junto de seus alunos todos as dificuldades e mostrou a eles que eles podem entender as coisas, que são inteligentes e que não importa o que a sociedade pensa, se tem alguém que acredita em VOCÊ, é pra esse alguém e pra você mesmo, que você tem que mostrar que é capaz.

MÚSICA(ATIVIDADES):O VIRA - SECOS E MOLHADOS - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Música(Atividades): O Vira

                         Secos e Molhados     
O gato preto cruzou a estrada
Passou por debaixo da escada.
E lá no fundo azul
na noite da floresta.
A lua iluminou
a dança, a roda, a festa.
Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira
Vira, vira, lobisomen
Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira
Bailam corujas e pirilampos
entre os sacis e as fadas.
E lá no fundo azul
na noite da floresta.
A lua iluminou
a dança, a roda, a festa.
Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira
Vira, vira, lobisomen
Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira
Bailam corujas e pirilampos
entre os sacis e as fadas.
E lá no fundo azul
na noite da floresta.
A lua iluminou
a dança, a roda, a festa.
Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira
Vira, vira, lobisomen
Vira, vira, vira
Vira, vira, vira homem, vira, vira.

Entendendo a canção:
01 – O título da canção faz referência e homenagem a quê?
      A música portuguesa juntando com uma batida bem rock’n’roll.

02 – Que temática é abordada?
      Fala sobre mitos do folclore, como o lobisomem, saci e fadas, mostrando a diversidade da mitologia brasileira.

03 – Descreva como é a letra da canção.
      O cenário é bem fantástico, onde esses seres se encontram para fazer uma grande festa.
      É lúdica e repleta de referências que nos remete a histórias contadas pelos nossos pais, fantasias, brincadeiras e cores.

04 – “O Vira”, espécie de síntese da musicalidade do grupo “Secos e Molhados”: uma dana tradicional portuguesa transformada em rock, com direito a uma guitarra distorcida desde a introdução e vocais repletos de falsetes.
        Explique o que é um falsete.
      O falsete só é encontrado na voz masculina.
      É um recurso de voz, que usamos para atingir uma nota musical que nossa voz natural não alcança.



CRÔNICA: A VERDADEIRA AMIZADE - COM GABARITO

 CRÔNICA: A VERDADEIRA AMIZADE


   Um homem, seu cavalo e seu cão caminhavam por uma estrada. Depois de muito andar esse homem se deu conta de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente. Muitas vezes os mortos levam tempo para se dar conta de sua nova condição. A caminhada era muito longa, morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com sede. Precisavam desesperadamente de água. Numa curva do caminho, avistaram um portão todo de mármore, que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro, no centro havia uma fonte de onde jorrava água cristalina. O caminhante dirigiu-se ao homem que numa guarita, guardava a entrada.
     -Bom dia, ele disse. -Bom dia, respondeu o homem.
     -Que lugar é este, tão lindo? Ele perguntou.
     -Isto aqui é o céu, foi a resposta. -Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede, disse o homem.
    -O senhor pode entrar e beber água à vontade, disse o guarda, indicando-lhe a fonte.
    - Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede.
    -Lamento muito, disse o guarda. - Aqui não se permite a entrada de animais.
   O homem ficou muito desapontado porque sua sede era grande. Mas ele não quis beber e deixar seus amigos com sede. Assim, prosseguiu seu caminho. Depois de muito caminho acima, com sede e cansaço multiplicados, ele chegou a um sítio, cuja entrada era uma velha porteira velha semi-aberta. A porteira se abria por um caminho de terra, com árvores dos dois lados que faziam sombra.
       À sombra de uma das árvores, um homem estava deitado, cabeça coberta com um pano, parecia que estava dormindo.
     -Bom dia, disse o caminhante. -Bom dia disse o homem.
     -Estamos com muita sede, eu, meu cavalo e meu cachorro.
     - Há uma fonte naquelas pedras, disse o homem indicando o lugar.
     -Podem beber a vontade. O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.
   -Muito obrigado, ele disse ao sair. - Voltem quando quiserem, respondeu o homem.
    -A propósito, disse o caminhante, qual é o nome desse lugar?
    -Céu, respondeu o homem.
   -Céu? Mas o homem da guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu! -Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno. O caminhante ficou perplexo. - Mas então, disse ele, essa informação falsa deve causar grandes confusões.
   -De forma alguma, respondeu o homem. Na verdade, eles nos fazem um grande favor.
   - Porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar seus melhores amigos...

Entendendo o texto:
01 – Numere os parágrafos do texto depois complete:
    O texto possui 03 parágrafos.

02 – Quantos personagens o texto possui? Quais são eles?
     Possui 05 personagens. O homem, o cavalo, o cachorro, o diabo e Deus.

03 – Onde se passa a história e como os personagens foram parar lá?
     A caminho do céu. Por causa do acidente.

04 – Qual foi o desapontamento que o homem teve ao passar pelo portão de mármore?
     Porque somente ele poderia beber a água, seus amigos não. (O cavalo e o cachorro).

05 – Por que foi que o homem conseguiu chegar realmente no céu?  
      Porque, pra ele a amizade é mais importante na vida.

06 – Dê a sua opinião sobre o texto.
     Resposta pessoal do aluno.

CONTO: O MÉDICO FANTASMA - HELOÍSA PRIETO - COM GABARITO

CONTO: O MÉDICO FANTASMA
                Heloísa Prieto

        Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão.
        Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.
        — Você acredita em fantasma? — perguntou o mais novo.
        — Eu não! — disse o outro.
        — Acredita sim! — insistiu o mais novo.
        — Pode apostar que não — replicou o outro.
        — Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.
        — Ah, é? — disse o garoto que fora desafiado. Pois então vamos já para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.
        Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.
        Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.
        — Socorro! Alguém me ajude! — ele gritou, desmaiando em seguida.
        Nisso apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.
        — Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho, pensou que algum fantasma o estivesse segurando.
        O garoto reparou que o velhinho era muito magro, quase transparente.
        — Obrigado. Como é que o senhor se chama?
        — Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.
        O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou na mesma hora.
        — Vão pra casa, meninos — ele disse. Já passou da hora de dormir.
        E foi assim que os meninos perceberam que tinham conhecido um fantasma e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar de misteriosos, são do bem.

                       
  Heloísa Prieto. “Lá vem história outra vez: contos do folclore mundial.
                                      São Paulo. Cia das letrinhas, 1997 (texto adaptado para fins didáticos).

Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto? E qual é o tema?
      O título e O médico fantasma e o tema principal é o medo de fantasma.

 02 – Esse é um texto narrativo, informativo ou descritivo?
      Texto narrativo.

 03 – Quantos e quais são os personagens do texto?
      São três os personagens. O menino mais novo, o menino mais velho e o médico fantasma.

04 – Quem é o autor do texto?
      É Heloísa Prieto.

05 – Quantos parágrafos tem o texto?
      Possui 20 parágrafos.

06 – Se algum amigo seu te desafiasse assim como no texto, você aceitaria? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Reescreva o último parágrafo do texto, criando um final diferente.
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Assinale a alternativa correta:
No início do texto, onde estavam os personagens?
( )Os garotos estavam na escola, brincando no recreio.
( )Os garotos estavam na porta do cemitério.
(X) Os garotos estavam sentados na varanda na casa de um deles.

09 – Por que os meninos decidem ir ao cemitério?
( ) Para acompanhar um enterro.
(X) Devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de futebol.
( ) devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de basquete.

10 – O que era necessário para ganhar a aposta?
(X) Atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério.
( ) Atravessar a rua e entrar no cemitério.
( ) Atravessar a rua e chamar pelos fantasmas pelo portão do cemitério.

11 – Depois de se encostar no portão, o que aconteceu ao garoto?
( ) Sua mão ficou presa no portão, mas ele conseguiu se soltar rapidamente.
(X) Sua mão ficou presa, ele gritou e desmaiou em seguida.
( ) Sua mão ficou presa, ele ficou mudo e desmaiou em seguida.

12 – O médico fantasma é uma história sobre medo, um “Conto de assombração”. Descreva o momento mais assustador da história.
     Foi quando a mão dele ficou presa no portão.

13 – Você ficou com medo? Por quê?
     Resposta pessoal do aluno.

14 – Como os meninos perceberam que o velhinho era um fantasma? 
     Quando ele passou a mão sobre a cabeça e o menino despertou na mesma hora.

15 – Por que será que o desafio era ter que ir ao cemitério à noite? Você aceitaria este desafio? Por que?
     Resposta pessoal do aluno.

16 – Você já passou por uma situação assustadora? Era um medo real ou imaginário? Conte aqui a sua história.
     Resposta pessoal do aluno.



CRÔNICA: O MELHOR AMIGO - FERNANDO SABINO - COM GABARITO

 CRÔNICA: O MELHOR AMIGO
                      Fernando Sabino



      A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado, arriscou um passo para dentro e mediu cautelosamente a distância. Como a mãe não se voltasse para vê-lo, deu uma corridinha em direção de seu quarto.
        --- Meu filho? – gritou ela.
        --- O que é – respondeu, com ar mais natural que lhe foi possível.
        --- Que é que você está carregando aí?
        Como podia ter visto alguma coisa, se nem levantara a cabeça? Sentindo-se perdido, tentou ainda ganhar tempo:
        --- Eu? Nada...
        --- Está sim. Você entrou carregando uma coisa.
        Pronto: estava descoberto. Não adiantava negar – o jeito era procurar comovê-la. Veio caminhando desconsolado até a sala, mostrou à mãe o que estava carregando:
        --- Olha aí, mamãe: é um filhote...
        Seus olhos súplices aguardavam a decisão.
        --- Um filhote? Onde é que você arranjou isso?
        --- Achei na rua. Tão bonitinho, não é, mamãe?
        Sabia que não adiantava: ela já chamava o filhote de isso. Insistiu ainda:
        --- Deve estar com fome, olha só a carinha que ele faz.
        --- Trate de levar embora esse cachorro agora mesmo!
        --- Ah, mamãe... – já compondo uma cara de choro.
        --- Tem dez minutos para botar esse bicho na rua. Já disse que não quero animais aqui em casa. Tanta coisa para cuidar, Deus me livre de ainda inventar uma amolação dessas.
        O menino tentou enxugar uma lágrima, não havia lágrima. Voltou para o quarto, emburrado: a gente também não tem nenhum direito nesta casa – pensava. Um dia ainda faço um estrago louco. Meu único amigo, enxotado desta maneira!
        --- Que diabo também, nesta casa tudo é proibido! – gritou, lá do quarto, e ficou esperando a reação da mãe.
        --- Dez minutos – repetiu ela, com firmeza.
        --- Todo mundo tem cachorro, só eu que não tenho.
        --- Você não é todo mundo.
        --- Também, de hoje em diante, eu não estudo mais, não vou mais ao colégio, não faço mais nada.
        --- Veremos – limitou-se a mãe, de novo distraída com a sua costura.
        --- A senhora é ruim mesmo, não tem coração.
        --- Sua alma, sua palma.
        Conhecia bem a mãe, sabia que não haveria apelo: tinha dez minutos para brincar com seu novo amigo, e depois... Ao fim de dez minutos, a voz da mãe, inexorável:
        --- Vamos, chega! Leva esse cachorro embora.
        --- Ah, mamãe, deixa! – choramingou ainda: - Meu melhor amigo, não tenho mais ninguém nesta vida.
        --- E eu? Que bobagem é essa, você não tem sua mãe?
        --- Mãe não é cachorro não é a mesma coisa.
        --- Deixa de conversa: obedece sua mãe.
        Ele saiu, e seus olhos prometiam vingança. A mãe chegou a se preocupar: meninos nessa idade, uma injustiça praticada e eles perdem a cabeça, um recalque, complexos, essa coisa toda...
        Meia hora depois, o menino voltava da rua, radiante:
        --- Pronto, mamãe!
        E lhe exibia uma nota de vinte e uma de dez: havia vendido o seu melhor amigo por trinta dinheiros.
        --- Eu devia ter pedido cinquenta, tenho certeza de que ele dava – murmurou, pensativo.

             Fernando Sabino. “O melhor amigo”. In: Fernando Sabino;
                    Obra reunida. 3. v. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.
Entendendo o texto

01 – Quando o menino chegou em casa, o que a mãe estava fazendo?
     Sua mãe estava costurando.

02 – O menino tentou entrar em casa sem que a mãe percebesse. Escreva a frase que justifica essa afirmação.
     “O menino (...) arriscou um passo para dentro e mediu cautelosamente a distância”.

03 – Por que o menino julgou que a mãe não tivesse visto o que ele carregava?
     Porque a mãe não se voltou para vê-lo.

04 – O que o menino procurou fazer quando percebeu que a mãe já descobrira tudo?
     Tentou comovê-la.
05 – Na frase “... Onde é que você arranjou isso”? a palavra em destaque traduz que tipo de sentimento?
     Desprezo.

06 – O que revela o fato de o menino tentar enxugar uma lágrima que não havia?
     Revela que estava tentando sensibilizar a mãe pelo choro.

07 – Diante da contínua negação da mãe, quais os argumentos de que se serve o menino para convencê-la? Cite três frases ditas pelo menino.
     “Que diabo também, nesta casa tudo é proibido”; “Todo mundo tem cachorro, só eu que não tenho”; “Também, de hoje em diante, eu não estudo mais, não vou mais ao colégio, não faço mais nada”.

08 – Mas o menino não desistiu. Mesmo sabendo que a mãe não cederá, ele tenta um último argumento. Qual?
     “Meu melhor amigo, não tenho mais ninguém nesta vida”.

09 – O menino estava revoltado, porque a mãe não permitiria que ele ficasse com o cachorrinho. Quando voltou da rua, estava contente porque vendera o cachorrinho. Como você explica essa mudança repentina do menino?
     Resposta pessoal do aluno.

10 – Quais são os personagens dessa história contada por Fernando Sabino?
     O menino, sua mãe.

11 – Numa narração, os fatos obedecem a uma ordem. Reescreva os fatos do texto de acordo com a disposição dada pelo autor.
     A ordem correta das frases é:
a) O menino tenta chorar para convencer a mãe a deixa-lo ficar com o filhote.
     Quarto.
b) A mãe fica preocupada com o filho, pois este saiu revoltado.
     Sétimo.
     c) O menino chega em casa com um cachorrinho nas mãos.
     Primeiro.
     d) Diante da insistência da mãe, o menino resolve mostrar o filhote.
    Terceiro.
     e) A mãe obriga o filho a levar o cachorro embora.
    Sexto.
      f) O menino volta para casa contente porque vendera o cachorro.
    Oitavo.
     g) O menino vai para o quarto, revoltado com tudo e com todos.
    Quinto.
     h) A mãe percebe a presença do filho.
    Segundo.

12 – O que esse texto significou para você?
     Resposta pessoal do aluno.


POESIA: O QUE VOCÊ DEVE FAZER - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poesia: O QUE VOCÊ DEVE FAZER
                 Carlos Drummond de Andrade


(Se for bom leitor de jornais e revistas, fiel ouvinte de rádio, obediente
Telespectador ou simples passageiro de bonde.)
Consuma aveia, como experiência, durante 30 dias.
Emagreça um quilo por semana sem regime e sem dieta.
Livre-se do complexo de magreza, usando Koxkoax hoje mesmo.
Procure hoje mesmo nosso revendedor autorizado.
Economize servindo a garrafa-monstro de Lero-Lero.
Ganhe a miniatura da garrafa de Lisolete.
Tenha sempre à mão um comprimido de leite de magnólia.
Resolva de uma vez o problema do seu assoalho, aplicando-lhe Sintaxe.
Use somente peças originais, para o funcionamento ideal do seu W.Y.Z.
[...]
Um milhão de tuberculosos precisa de sua ajuda.
Sorria sempre o sorriso Gli-li-pli.
Faça o melhor negócio desta temporada.
Gravidez só quando você quiser.
Não diga velhice; diga Eternil.
Já tomou o seu Morango flex hoje?
A Clínica Andorinha espera você para uma sonoterapia profunda.

                                            Carlos Drummond de Andrade. Poesia e prosa.
                                  Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988, pp. 1.581-1.583.

Entendendo o poema:
    01 – Qual função da linguagem predomina no texto?
      Predomina a função apelativa/ conotativa.

    02 – Com que finalidade ela é empregada no texto?
      A função apelativa ou conotativa é empregada no texto com a finalidade de seduzir /
      Convencer o destinatário a praticar uma ação ou adotar um comportamento.

     03 - No entanto, o que comunica a opção insistente por essa função da linguagem?
      A opção pela função apelativa ou conativa, no caso, comunica o aborrecimento / o enfado / a perturbação que causam os excessivos apelos comerciais.