sexta-feira, 13 de outubro de 2017

TEXTOS CURTOS COM DESCRITORES PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

TEXTO DE PORTUGUÊS PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia o texto abaixo.

 VOCÊ NÃO TEVE A SORTE DE NASCER COM A CASA PRÓPRIA NAS COSTAS?

Adaptado de “Português, uma proposta para o letramento”,
SOARES, M. Livro 2. 

Questão 01:
O autor escreveu esse texto para:
A) vender várias tartarugas.
B) ler a sorte das pessoas.
C) vender animais pequenos.
D) vender casas e apartamentos.

DESCRITOR: D12- Identificar a finalidade de diferentes gêneros.

Leia o texto abaixo.

Nota Técnica

    O Brasil vai monitorar a partir de segunda-feira, alimentos vindos do Japão, informa nota técnica conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgada nesta quinta-feira.
     O objetivo das autoridades brasileiras é evitar que alimentos possivelmente contaminados por alto índice de radiação emitida pela usina nuclear de Fukushima, afetada pelo tsunami do dia 11 de março, entrem no país.
        De acordo com a nota, a importação de alimentos japoneses ao Brasil estará condicionada à apresentação de declaração das autoridades sanitárias do Japão de que os produtos não contêm níveis de radiação acima dos limites permitidos.
G1.globo.com, 01/04/2011.

Questão 02
Na notícia acima, a principal informação aparece na frase:
(A) “...informa nota técnica conjunta da ...ANVISA e ...MAPA, divulgada nesta quinta-feira.”
(B) “O objetivo das autoridades brasileiras é evitar que alimentos possivelmente contaminados... entrem no país.”
(C) “O Brasil vai monitorar, a partir de segunda-feira os alimentos vindos do Japão...”
(D) “a importação de alimentos japoneses ao Brasil estará condicionada à apresentação de declaração das autoridades sanitárias do Japão...”

DESCRITOR: D9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

Leia o texto abaixo.


Belém do Pará

Bembelelém!
Viva Belém!
Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
Beleza eterna da paisagem

Bembelelém!
Viva Belém!

Cidade pomar
(Obrigou a polícia a classificar um tipo novo de delinquente: O apedrejador de mangueiras)

Bembelelém!
Viva Belém!

Belém do Pará onde as avenidas se chamam Estradas:
Estrada de São Jerônimo
Estrada de Nazaré (...).

BANDEIRA, Manuel. Os melhores poemas de Manuel Bandeira. Seleção Francisco de Assis Barbosa. São Paulo: Global.1984.p.78.

Questão 03
As palavras “Bembelelém, Belém”, com repetição de sons semelhantes sugerem:
A) brincadeira com palavras.
B) evocação do repicar de sinos.
C) homenagem a Belém do Pará.
D) leveza da estrutura do poema.

DESCRITOR: D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos

Leia o texto abaixo.

Sumiço

        Desesperado, o chefe olha para o relógio, e já não acreditando que um funcionário chegaria a tempo de fornecer uma informação importantíssima para uma reunião, liga para o tal:
        — Alô! – atende uma voz de criança, quase sussurrando.
        — Alô. Seu papai está?
        — Tá... – ainda sussurrando.
        — Posso falar com ele?
        — Não. – disse a criança bem baixinho.
        Meio sem graça, o chefe tenta falar com algum outro adulto:
        — E a sua mamãe? Está aí?
        — Tá.
        — Ela pode falar comigo?
        — Não. Ela tá ocupada.
        — Tem mais alguém aí?
        — Tem... – sussurra.
        — Quem?
        — O “puliça”.
        Um pouco surpreso, o chefe continua:
        — O que ele está fazendo aí?
        — Ele tá conversando com o papai, com a mamãe e com o “bombelo...”
        Ouvindo um grande barulho do outro lado da linha, o chefe pergunta assustado:
        — Que barulho é esse?
        — É o “licópito”.
        — Um helicóptero?
        — É. Ele “tlosse” uma equipe de busca.
        — Minha nossa! O que está acontecendo aí? – o chefe pergunta, já desesperado.
        E a voz sussurra com um risinho safado:
        — Eles tão me “puculando”.

Acesso em 05//08/2007. 

 Questão 04
Nesse texto, a palavra “sussurrando” indica que o menino falava:
A) agitado.
B) assustado
C) baixo.
D) sério.

DESCRITOR: D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Questão 05:

Pode-se deduzir do texto que a criança:
A) queria enganar o chefe do pai.
B) foi raptada por alguém.
C) escondeu-se dos pais.
D) está perdida.

DESCRITOR: D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

Questão 06:
Na frase “– Tem mais alguém aí?”, o verbo empregado representa uma marca de:
A) registro oral formal.
B) registro oral informal.
C) falar regional.
D) falar caipira.

DESCRITOR: D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Leia o texto abaixo.


Paixão Nacional

    O futebol é sem dúvida alguma o esporte mais popular do planeta. Não há nenhum outro esporte que esteja tão divulgado e que seja praticado da mesma maneira ao redor do mundo. O futebol é praticado em todos os países, nos cinco continentes do globo.
  No Brasil, os registros oficiais mostram que o futebol começou a ser praticado em 1894, no estado de São Paulo, trazido por Charles Miller, que, ao retornar da Inglaterra, onde fora estudar, trouxe as primeiras bolas, uniformes e chuteiras. Em poucos anos, nasceu entre o povo brasileiro a paixão pela bola e a difusão do futebol ocorreu de forma ampla.
        Inicialmente, esse esporte só era praticado por pessoas de classes mais abastadas, mas a popularização rápida do futebol em várias regiões do país fez com que esse esporte começasse a ser praticado pelas camadas mais pobres da população. Assim, o futebol começou a ser jogado de forma aberta e espontânea em todas as localidades do Brasil.
Disponível em: <http://recantodasletras.uol.com.br>.
Acesso em: 12 mai. 2010.  
Questão 07:
O assunto desse texto é:
A) a popularidade do futebol.
B) a prática do futebol na Inglaterra.
C) os cinco continentes do globo.
D) os esportes praticados no planeta.

DESCRITOR: D6 – Identificar o tema de um texto.

Leia o texto abaixo.








Questão 08:
De acordo com esse texto, podemos afirmar que:
A) Cascão obedeceu à ordem dada por sua mãe.
B) Cascão evitou ficar em um ambiente limpo.
C) a mãe do Cascão limpou a sujeira que ele fez.
D) a mãe do Cascão chamou-o de volta à casa.

DESCRITOR: - D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.).

Leia o texto abaixo.


Assume? Não assume?

      — SÓ UMA PERGUNTA, V. Exa. vai assumir a pasta para a qual foi nomeado?
      — Não.
      — Mas esse não é: não! Mesmo ou simplesmente: não?
      — Não.
      — Então quer dizer que V. Exa. não vai assumir coisa nenhuma, não é assim?
      — Não, não. Talvez assuma.
      — E talvez não assuma.
      — Posso assumir, está compreendendo? E ficar de ministro 45 dias.
      — Servindo de lenço?
      — Nem lenço, nem Lourenço. Não sou lenço de ninguém. A menos que...
      — ?
      — Quer dizer, depende. Entretanto, contudo, todavia, como se diz...
      — E quando se decide, Excelência?
      — Eu é que sei? Quem é que sabe alguma coisa neste momento, menino? Acordo de manhã e digo pra mim mesmo, no espelho: você não vai aceitar. E não aceito, pronto. Daí a pouco, telefonam lá da Granja do Torto: tem de aceitar, ora essa! Aceito, que remédio?
      Quando chega de tarde [...].

Carlos Drummond de Andrade. Cadeira de Balanço: p. 180.
Editora Record: Rio de Janeiro. 1993. 

Questão 09
A expressão destacada na frase “– Nem lenço, nem Lourenço. Não sou lenço de ninguém. A menos que...indica que o político:
A) pode aceitar o cargo, sob certas condições.
B) foi interrompido e não conseguiu terminar a frase.
C) tomará a decisão por conta própria.
D) está despreparado para o cargo.

DESCRITOR: - D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

Leia o texto abaixo.


Estimulantes, o alívio imediato

      Às vezes, o cansaço é tão grande que a vontade que dá é a de tirar um cochilo ali mesmo: na mesa do escritório, bem na frente do computador. Se os alimentos energéticos reduzem o cansaço físico, os estimulantes combatem a fadiga mental. Os principais representantes do gênero são o chá e o café. “Uma xícara de chá ou de café logo após a refeição não só melhora a digestão, como também proporciona um pique extra para enfrentar o período da tarde”, garante Tamara Mazaracki. Tanto o chá como o café são ricos em cafeína, um estimulante que reduz a fadiga e melhora a concentração. Mas, para algumas pessoas, três ou quatro xícaras de café por dia já são suficientes para causar efeitos prejudiciais ao organismo, como ansiedade e irritação. Na dúvida, vale a pena conferir: uma xícara de chá contém de 50 a 80 mg de cafeína, enquanto uma lata de refrigerante, de 40 a 75 mg. Uma xícara de café forte pode chegar a 200 mg da substância.
Ao chá e café, a nutricionista Gisele Lemos acrescentaria o bom e velho chocolate. “Os alimentos estimulantes são considerados infalíveis porque proporcionam um revigoramento mental, quase instantâneo”, justifica. Já a nutricionista Letícia Pacheco recomenda o ainda pouco conhecido suco de clorofila. Vale lembrar que qualquer vegetal verde tem clorofila em sua composição. Por isso mesmo, a lista de opções é grande e inclui folhas de couve, talos de brócolis e hortelã. Você pode misturá-las com frutas, como limão, abacaxi ou laranja.

Revista Viva Saúde, número 76. Escala. p. 17.

Questão 10
No trecho “Você pode misturá-las com frutas...”, o pronome em destaque refere-se a:
A) xícaras de café.
B) xícaras de chá.
C) folhas verdes.
D) frutas.

DESCRITOR: - D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Leia os textos abaixo.


TEXTO I: Abertura
                                                    Wilson Rocha

Era uma vez um homem que contava histórias,
Falando das maravilhas de um mundo encantado
Que só as crianças podiam ver.
Mas esse homem, que falava às crianças,
Conseguiu descrever tão bem essas maravilhas,
Que fez todas as pessoas acreditarem nelas.
Pelo menos as pessoas que cresceram por fora,
Mas continuaram sendo crianças em seus corações.
Ele aprendeu tudo isso com a natureza,
Em lugares como esse sítio
Onde ele viveu.
(...)
                                                 Pirlimpimpim. LP Som Livre, 1982. Fragmento


TEXTO II: Lobato

      No Sítio do Pica-pau Amarelo, cenário mágico das histórias de Monteiro Lobato, surgiu a literatura brasileira para crianças. Da legião de pequenos leitores que a partir dos anos 20 devoraram as aventuras da boneca Emília e dos outros personagens do Sítio, nasceram novas gerações de escritores infantis do país.
      Embora Lobato tenha ficado conhecido por sua obra literária, não se limitou a ela. Foi um dos homens mais influentes do Brasil na primeira metade do século e encabeçou campanhas importantes, como a do desenvolvimento da produção nacional do petróleo.
      Além do promotor público, empresário, jornalista e fazendeiro, foi editor de livros. Em 1918 fundou, em São Paulo, a Monteiro Lobato & Cia, editora que trouxe ao país grandes novidades gráficas e comerciais. Até morrer, em 1948, foi o grande agitador do mercado de livros no Brasil. (...).

Nova Escola, Ano XII, nº 100, mar. 1997.

Questão 11
Os textos I (poema) e II (ensaio biográfico) têm em comum o fato de:
A) contarem sobre a vida de alguém.
B) narrarem feitos maravilhosos.
C) noticiarem um acontecimento.
D) possuírem a mesma estrutura.

DESCRITOR: - D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.


quinta-feira, 12 de outubro de 2017

TEXTOS CURTOS COM DESCRITORES PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

Questão O1 - Leia os textos abaixo.

TEXTO 1

Não deixe seu melhor amigo com raiva

   A vacina contra a raiva protege seu animal, evitando que ele fique doente e ameace a saúde de sua família.
    No dia 28 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a Campanha Antirrábica Animal.
    Procure o posto de vacinação mais perto de sua casa, levando seu cachorro ou gato, no horário de 9 às 17 horas.
 Prefeitura Municipal de Betim. *Adaptado: Reforma Ortográfica.



TEXTO 2

Mordida de cão, gato, rato e cia.



        De repente, o cachorro do vizinho ou um vira-lata não simpatiza com seu filho e lhe dá uma mordida. O que fazer? Primeiro, acalme-se e veja o estrago. Depois de cuidar do ferimento da criança, passe a prestar atenção no animal.
        Se for possível, observe como se comporta o animal (esta observação pode mudar tudo). Por exemplo: se o animal não puder ser observado para saber se está com alguma doença, o esquema de vacina contra a raiva deverá ser o mais rigoroso possível. Por outro lado, se o animal, depois de 10 dias de observação, permanecer saudável, a criança poderá se livrar de um esquema vacinal na maioria das vezes longo, cansativo e doloroso.
        Em todos os postos de saúde do Brasil você pode encontrar o esquema de vacinas contra raiva. Recomendado pela Organização Mundial de Saúde, baseado no local da mordida, na gravidade da lesão e nas condições de saúde do animal.

Ziraldo e Dr. Tuta. Manual de sobrevivência do Menino Maluquinho. Porto Alegre:
L&PM, 1997. p. 40-41. *Adaptado: Reforma Ortográfica. 

 O assunto desses dois textos é
A) a saúde das crianças.
B) a vacina das crianças.
C) a saúde no Brasil.
D) a vacina contra a raiva.

Descritor 15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido.


Questão 3 - Leia o texto abaixo.


Quem tem medo de vampiro?

        As lendas sobre monstros que chupam sangue existem há milhares de anos, nos mais diferentes países. Além de assustar crianças, essas histórias já deixaram muitos adultos de cabelos em pé. Se você também tem medo de encontrar um vampiro, pode relaxar: eles não existem de verdade e servem apenas para a gente se divertir com filmes, novelas e livros sobre o assunto.
                                         Revista Menina Mania. Ano 4, nº8, setembro, 2003. p.3.

 De acordo com esse texto, os vampiros
A) existem há pouco tempo.
B) nunca assustaram os adultos.
C) são histórias criadas por adultos.
D) nem sempre assustam crianças.

Descritor 4- Inferir uma informação implícita no texto.

Questão 4 - Leia o texto abaixo.


O sábio

   Havia um pai que morava com suas duas jovens filhas, meninas muito curiosas e inteligentes.
  Suas filhas sempre lhe faziam muitas perguntas.
 Algumas, ele sabia responder. Outras, não fazia a mínima ideia da resposta.
        Como pretendia oferecer a melhor educação para as suas filhas, as enviou para passar as férias com um velho sábio que morava no alto de uma colina. Esse, por sua vez, respondia a todas as perguntas, sem hesitar.
        Já muito impacientes com essa situação, pois constataram que o tal velho era realmente sábio, resolveram inventar uma pergunta que o sábio não saberia responder.
        Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e exclamou para a sua irmã:
        — Dessa vez o sábio não vai saber a resposta!
        — O que você vai fazer? Perguntou a outra menina.
        — Tenho uma borboleta azul em minhas mãos. Vou perguntar ao sábio se a borboleta está viva ou está morta. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la rapidamente, esmagá-la e, assim, matá-la. Como consequência, qualquer resposta que o velho nos der, vai estar errada.
        As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio que se encontrava meditando sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou:
        — Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sábio, ela está viva ou morta?
        Calmamente, o sábio sorriu e respondeu:
        — Depende de você... Ela está em suas mãos.
                                                           Enviado por Josefa Prieto Andres.

 Na frase “... respondia a todas as perguntas, sem hesitar.”, a expressão sublinhada quer dizer:
A) de maneira confusa.
B) de maneira insegura.
C) rapidamente.
D) negativamente.

Descritor 3-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Questão 5 - Leia o texto abaixo.


Combate à dengue

Elimine a água parada.
Recolha, proteja e tampe as latas, garrafas e pneus.
Tampe a caixa d’água.
Troque a água por areia nos vasos de plantas e lave bem os pratos dos xaxins.
                                                              Ministério da Saúde.

 Esse texto é usado para:
A) ensinar a plantar flores.
B) divulgar um fato acontecido.
C) descrever uma doença.
D) ensinar a combater a dengue.

Descritor 9- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.


Questão 6 - Leia o texto abaixo.


ERA UMA VEZ... A FORMIGA E A POMBA.

    Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
        Uma pomba que estava numa árvore sobre a água arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
        Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
        A formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo.

Moral da História:
Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.

GARTNER, H. e ZWERGER, L. Fábulas de Esopo. São Paulo: Ática, 1996.

  Quem estava prestes a se afogar?
A) A pomba.
B) O caçador.
C) A formiga.
D) Os pássaros.

Descritor 1- Localizar informações explícitas em um texto.

Questão 7 - Leia o texto abaixo.


No alto das árvores

        O bicho-preguiça é um mamífero que só é encontrado nas florestas da América Central e do Sul.
   Ele vive no alto das árvores, alimentando-se, basicamente, de folhas e, às vezes, de flores e frutos.
      Raramente, ele desce ao chão. E, quando o faz, é com muito cuidado, porque é tão acostumado a vida na árvore que, quando está no chão, pode ser facilmente capturado por seus inimigos naturais, como a onça.
        Mas, para fazer suas necessidades, o que acontece uma vez por semana, não tem outra saída.
        Ele desce devagarzinho pelo tronco da árvore e, quando chega no chão, faz um buraquinho no solo com sua pequena, curta e dura calda.
        No buraquinho, ele deposita suas fezes e urina, cobrindo-as com folhas secas. Depois, é claro, volta para o alto das árvores.
Revista Ciência Hoje das Crianças - nº 62 ano 9, p.13. 

  No trecho “Ele desce devagarzinho pelo tronco da árvore...”, a palavra sublinhada indica:
A) a hora em que ele desceu.
B) o modo como ele desceu.
C) o lugar por onde ele desceu.
D) o motivo por que ele desceu.


Descritor 12- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

TEXTOS CURTOS COM DESCRITORES PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- COM GABARITO

Questão 1 - Leia o texto abaixo.

O crescimento do cabelo

 Quem não curte um corte de cabelo estiloso para dar uma turbinada no visual?
  Nosso cabelo, assim como as unhas, nunca param de crescer. Por isso podemos cortá-lo de várias formas sem correr o risco de ficar com a cabeça pelada.
        O cabelo é um fio produzido por uma glândula que fica abaixo da pele. O pelo brota no folículo, que é uma espécie de tubo no qual as células produzem proteínas e queratina. Essas substâncias se acumulam em seu interior e são empurradas pra cima, endurecem e assumem a forma de um fio.
        Existem cabelos de todos os tipos: lisos, crespos, amarelos, vermelhos etc. A cor e a textura são determinadas por fatores genéticos.

Jornal Estado de Minas, p. 8, 12 jan. 2008. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

 No trecho “Essas substâncias se acumulam em seu interior e são empurradas pra cima...”, a expressão destacada substitui:
A) a proteína e a queratina.
B) as glândulas e a pele.
C) o cabelo e a unha.
D) os amarelos e os vermelhos.

Descritor 2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Questão 2 - Leia o texto abaixo.


CURIOSIDADES PELO MUNDO

  Sabia que no Egito é uma tremenda falta de educação mostrar a sola dos pés, enquanto que encher uma xícara de chá até transbordar é um gesto superelegante. Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados, significa boa sorte (com certeza a mesa não teve sorte).
   No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada. Ah! Essa é superimportante, para o caso de você algum dia ir para Bulgária. É que lá, ao contrário daqui, balançar a cabeça para os lados significa “Sim”, e balançar para cima e para baixo significa “Não”. Bom, para terminar, se algum dia você estiver na Itália, saiba que levar uma garrafa de vinho em um jantar que você foi convidado é um grande insulto. E esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é uma falta de consideração com o alimento.
        Com essas dicas, aposto que se algum dia você viajar para alguns desses países não irá pagar tanto mico, se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos, e fazer a viagem valer a pena.

NEVES, Ana Paula. Disponível em: <http://www.pequenoartista.com.br/pa/bocao/jornal1.aspx> *Adaptado: Reforma Ortográfica. 

 A frase que expressa uma opinião é:
A) “Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados significa boa sorte...”.
B) “...esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é falta de consideração com o alimento.”.
C) “...se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos,..”.
D) “No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada.”.

Descritor 11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Questão 3 - Leia o texto abaixo.

 A palavra “AHÁÁ!!”, no último quadrinho, está escrita com letras maiores
A) porque a palavra é sem sentido.
B) porque a palavra é pequena.
C) para enfatizar a reação de satisfação da mulher.
D) para enfatizar a reação de desespero do homem.

Descritor 14 – Identificar o efeito de sentido decorrente o uso da pontuação e de outras notações.

Questão 4 - Leia o texto abaixo.


Menina e Menino

   Nem sempre os colegas entendem a amizade entre meninos e meninas. Mas o melhor é não ligar para as piadinhas sobre namoro, assim a turma esquece o assunto. Se você encontrou uma pessoa legal, não interessa se é menino ou menina. Contar com um melhor amigo de outro sexo tem até vantagens.
 Afinal, assim você vai poder entender mais como as meninas ou os meninos pensam.

Revista Recreio, v. 6, n. 273, p. 12, jun. 2005. 

 O assunto desse texto é
A) a amizade entre menino e menina.
B) a forma de pensar das meninas.
C) o encontro com uma pessoa legal.
D) o respeito a pessoas diferentes.

Descritor 6 – Identificar o tema de um texto.

Questão 5- Leia o texto abaixo.


Clementina, a gata

  Clementina era uma gata de telhado, dessas gatas listradas. Vivia namorando, miando e tendo gatinhos. Mas era mais pra namoradeira do que pra mamadeira, quer dizer: não cuidava muito bem dos filhotes. Vivia esquecendo de dar de mamar.
     Ainda que Boby cuidava! Boby também era bassê, da mesma raça de Sua Avó. Se você não leu a história de Sua Avó, bem feito, vai pensar que estou falando de pessoa de sua família, Deus que me livre! É que Sua Avó era o nome de um cachorro que tive, quando era menina, da mesma raça de Boby, que tive quando meus filhos eram meninos.
        Boby cuidava dos gatinhos de Clementina. Só não dava de mamar, por motivo de Boby ser macho. Mas mãe como Boby nunca vi igual!
        Boby chamava Clementina de três em três horas, para a desalmada vir alimentar os gatinhos. Clementina, muito namoradeira, não queria vir, ficava requebrando em frente do portão, esquecida de que era uma senhora gata com obrigações familiares.

ORTHOF, Sylvia. Os bichos que tive. Salamandra, 2006, pág. 61. Fragmento.

 Na frase “Mas mãe como Boby nunca vi igual!”, o ponto de exclamação indica:
A) admiração.
B) dúvida.
C) indiferença.
D) negação.

Descritor 14- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Questão 6 - Leia o texto abaixo.


Disponível em: <http://universomutum.blogspot.com/html>.
Acesso em 12/06/09. 

 O humor desse texto está no fato de o menino
A) escolher uma lojinha com poucas opções.
B) levar a menina na loja em que tudo era barato.
C) mandar a menina escolher o presente que ela quisesse.
D) querer gastar dinheiro para impressionar a menina.

Descritor 13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Questão 7 - Leia o texto abaixo.


SAUDADES

Tenho saudades de muitas coisas
Do meu tempo de menininha:
Sentar no colo do meu pai,
Ninar boneca sem receios.
Chorar de medo da morte da mãe,
Sonhar com festa e bolo de aniversário,
Cantar com os anjos na igreja,
Ouvir as mágicas histórias de vovó,
Brincar de pique, de corda e peteca,
Acreditar em cegonhas, fadas e bruxas
E sobretudo no Papai Noel.
Será que quando for velhinha,
E já estiver caducando,
Vou viver tudo de novo?

JOSÉ, Elias. Cantigas de Adolescer. São Paulo:Atual, 2003. p.15.

 Nesse texto, quem fala que sente saudades é uma
A) boneca.
B) jovem.
C) menininha.
D) velhinha.

Descritor 10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.