quarta-feira, 12 de julho de 2017

PERÍODO COMPOSTO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS -QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO

PERÍODO COMPOSTO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

1 – (PUC) –
     

     “Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia na fronde da carnaúba.
    Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros;
        Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.”
                                                                                                         José de Alencar.
Nos textos de José de Alencar, há dois pronomes relativos.
a)     Diga quais são eles.
São: ONDE e QUE.

b)    Qual a função sintática que cada um exerce?
O pronome onde exerce função de sintática de adjunto adverbial de lugar.
O que funciona como sujeito da oração adjetiva.

2 – (MACKENZIE) – No período: Feliz é o pai cujos filhos são ajuizados, a oração destacada é:
a)     Subordinada substantiva completiva nominal.
b)    Subordinada substantiva predicativa.
c)     Coordenada assindética.
d)    Subordinada adjetiva explicativa.
e)     Subordinada adjetiva restritiva.

3 – (ITA) – Assinale a opção em que ocorre oração subordinada adjetiva.
a)     Deixe que eu datilografo a carta para o ministro.
b)    Desapareça, que os policiais vêm chegando.
c)     Meu sonho sempre foi que meu filho fosse engenheiro.
d)    Não ligue às pessoas que zombam de você.
e)     Supõe-se que ele tenha fugido de madrugada.

4 – (CESUPA) – Em: ...nosso estado que não é nação.
A partícula que se classifica morfológica e sintaticamente como:
a)     Pronome relativo e objeto direto.
b)    Conjunção integrante.
c)     Pronome relativo e sujeito.
d)    Partícula de realce.
e)     Conjunção explicativa.

5 – (PUC-SP) – Leia com atenção:

“As nuvens são cabelos
Crescendo como rios;
São os gestos brancos
Da cantora muda.”

Nessa estrofe de João Cabral de Melo Neto, há uma oração reduzida de gerúndio.
    A)    Identifique essa oração e classifique-a em relação à oração principal.
A oração reduzida de gerúndio é crescendo Exerce função sintática de adjunto adnominal em relação à principal. Classifica-se, portanto, com Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.

b)    Reescreva essa oração, tornando-a desenvolvida.
Em forma desenvolvida tem-se:
As nuvens são cabelos que crescem ou os quais crescem.

6 – (ITA) – Assinale o texto que estilística e gramaticalmente expressa, com a necessária clareza, ênfase e correção, a indicação dada nos parênteses ou, quando não formulada, sugerida pelo próprio enunciado.
I – A acácia-negra ocupa 160 mil hectares só no Rio Grande do Sul. (consequência de III)
II – Da casa da acácia-negra é extraído o tanino. (O. S. Adjetiva).
III – A acácia-negra é a terceira cultura florestal do País em importância econômica. (Oração principal).
IV – O tanino é uma substância usada em couros e peles. (Curtir).

a)     Em virtude de ocupar 160 mil hectares só no Rio Grande do Sul, a acácia-negra é a terceira cultura florestal do País em importância econômica, de cuja casca se extrai o tanino – substância usada para surtir couros e peles.
b)    A acácia-negra ocupa 160 mil hectares só no Rio Grande do Sul, objetivando a extração do tanino para se curtirem couros e peles, sendo, pois, a terceira cultura florestal do País.
c)     A acácia-negra da qual é extraído o tanino, substância usada na curtição de couros e peles, é a terceira cultura florestal do País em importância econômica; ocupa, por isso, 160 mil hectares só no Rio Grande do Sul.
d)    A acácia-negra, de cuja casca é extraído o tanino – substância usada no curtimento de couros e peles -, é a terceira cultura florestal do País em importância econômica a ponto de ocupar, só no Rio Grande do Sul, 160 mil hectares.
e)     Substancia usada no curtume de couros e peles, o tanino é extraído da casca da acácia-negra, que ocupa, só no Rio Grande do Sul, 160 mil hectares sendo que ela é a terceira cultura florestal do País em importância econômica.

7 - (VUNESP) –


Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandre e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano.
A quem Neptuno e Marte obedeceram
Cesse tudo o que a Musa antiga canta.
Que outro valor mais alto se alevanta. 

Na estrofe mencionada ocorrem cinco orações introduzidas por que. A análise demonstra que três dessas orações têm uma classificação sintática; outras duas, outra. Aponte essas duas classificações sintáticas das orações introduzidas por que.
a)     Há três orações subordinadas adjetivas restritivas, exercendo função sintática de adjunto adnominal:
As navegações grandes que fizeram;
A fama das vitórias que tiveram;
Cesse tudo o que a Musa antiga canta.
b)    Há duas orações coordenadas sintéticas explicativas, independentes sintaticamente:
Que eu canto o peito ilustre Lusitano.
Que outro valor mais alto se alevanta.

8 – (FM-CATANDUVA) – Assinale a única opção em que a oração não é subordinada adjetiva.
a)     É a figura do larápio rastaquera
Numa foto que não era para capa.
b)    Uma posse para câmera tão dura
Cujo foco toda lírica solapa.
c)     Via o tira da sinistra que rosnara.
d)    E o poeta que ele sempre se soubera
Claramente não mirava algum futuro.
e)    Era rala a luz naquele calabouço
Do talento a claraboia se tampara.

9 – (CESGRANRIO) – Em todas as opções a seguir há uma oração subordinada adjetiva, exceto em:
a)     Esse rio, hoje secreto, que corre como um malfeitor debaixo de ruas.
b)    ...então reeditado pela José Olympio, um artigo que é um verdadeiro poema em prosa.
c)     ...diz que cada casa do vale, como a sua, tinha sua ponte sobre o rio...
d)    A tromba d`água que descia do Corcovado.
e)     Com exceção do rio Tietê, que é praticamente do tamanho do Reno...

10 – (MACKENZIE) – Só tu me limparás da lama escura a que me conduziu minha paixão.
Indique a alternativa que contém a correta análise sintática da palavra que.
a)     Sujeito.
b)    Objeto direto.
c)     Adjunto adverbial.
d)    Agente da passiva.
e)     Objeto indireto.

11 – (MACKENZIE) – Indique a alternativa que preenche as lacunas:
Este é o poeta __________ obras encontramos críticas à sociedade da época _________ viveu e ____________ transformação ele lutou.
a)     De cujas – que – por cujas.
b)    Em cujas – onde – por cuja.
c)     Em cujas – em que – por cuja.
d)    Nas quais – em que – sobre suja.
e)     Sobre cujas – na qual – de cuja.

12 – (MACKENZIE) – Em relação a: Eles venceram e o sinal está fechado para nós, que somos jovens (Belchior) é correto afirmar que:
a)     É um período composto só por coordenação, em que a 3ª oração é sindética.
b)    É um período composto só por subordinação.
c)     É um período composto somente por orações assindéticas.
d)    É um período composto por coordenação e subordinação, em que a 3ª oração é subordinada.
e)     A segunda oração é subordinada à primeira.

13 – (MACKENZIE) –
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
                                                                    (C. D. A.).
Em relação ao emprego da palavra que nos versos acima, podemos dizer que:
a)     Nos dois versos, que é pronome relativo.
b)    Só no primeiro verso, que é conjunção integrante.
c)     Só no segundo verso, que é substantivo.
d)    Nos dois versos, que é conjunção integrante.
e)     Nos dois versos, que exerce a função sintática de objeto indireto.

14 – Vamos festejar a violência e esquecer a nossa gente que trabalhou honestamente a vida inteira...
A oração em negrito faz parte de um período composto por coordenação e subordinação e classifica-se em:
a)     Oração subordinada substantiva objetiva direta.
b)    Oração subordinada substantiva objetiva indireta.
c)     Oração subordinada adjetiva explicativa.
d)    Oração subordinada adjetiva restritiva.
e)     Oração subordinada substantiva completiva nominal.

15 – Os termos os e que (... hipócritas fossem os que invocavam...) são respectivamente:
a)     Objeto direto e objeto indireto.
b)    Objeto direto de fossem e sujeito de invocavam.
c)     Sujeito de fossem e sujeito de invocavam.
d)    Objeto indireto e sujeito.
e)     Objeto direto pleonástico e objeto direto.

16 – (PUC-SP) –
    

    João amava Teresa que amava Raimundo.
        Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
        Que não amava ninguém.
        João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento.
        Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia.
        Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
        Que não tinha entrado na história.
                                                                   Carlos Drummond de Andrade.

A primeira parte do poema (versos 1 a 3) é marcado, sintaticamente, pela presença de:
ORAÇÕES:                                                   - Cujo termo introdutor atua como:
a)     Adjetivas restritivas                       - conectivo-sujeito.
b)    Sindéticas explicativas                  - simples conectivo.
c)     Adverbiais comparativas              - simples conectivo
d)    Adjetivas explicativas                    - conectivo-sujeito.
e)     Sindéticas aditivas                         - simples conectivo.

17 – (FM-TAUBATÉ) – Classifique a oração destacada.
Eis as armas de que tanto gostas.
a)     Oração principal.
b)    Oração coordenada;
c)     Oração subordinada adjetiva;
d)    Oração subordinada substantiva;
e)     Oração subordinada adverbial.

18 – O ar que respiro, este licor que bebo, pertencem ao meu modo de existir.
É composto o sujeito do verbo pertencem.
a)     Qual é esse sujeito composto?
O sujeito composto é o ar e este licor.

b)    Qual a classificação das orações que acompanham cada membro desse sujeito?
As orações que respiro e que bebo exercem função de adjunto adnominal em relação a ar e licor, respectivamente. São, portanto, subordinadas adjetivas restritivas.

                  

  AMIGOS PRÓXIMOS


        Já então Escobar deixara Andaraí e comprara uma casa no Flamengo, casa que ainda ali vi, há dias, quando me deu na gana experimentar se as sensações antigas estavam mortas ou dormiam só; não posso dizê-lo bem, porque os sonos, quando são pesados, confundem vivos e defuntos, a não ser a respiração. Eu respirava um pouco, mas pode ser que fosse do mar, meio agitado. Enfim passei, acendi um charuto, e dei por mim no Catete; tinha subido pela Rua da Princesa, uma rua antiga... Ó ruas antigas! ó casas antigas! ó pernas antigas! Todos nós éramos antigos e não é preciso dizer que no meu sentido, no sentido de velho e acabado.
        Velha é a casa, mas não lhe alteraram nada. Não sei até se ainda tem o mesmo número. Não digo que número é para não irem indagar e cavar a história. Não é que Escobar ainda lá more nem sequer vivia; morreu pouco depois, por um modo que hei de contar. Enquanto viveu, uma vez que estávamos tão próximos, tínhamos por assim dizer uma só casa, eu vivia na dele, ele na minha, e o pedaço de praia entre a Glória e o Flamengo era como um caminho de uso próprio e particular. Fazia-me pensar nas duas casas de Matacavalos, com o seu muro de permeio.

19 – Em: ...casa que ainda ali vi... a oração destacada é:
a)     Subordinada substantiva subjetiva.
b)    Subordinada substantiva objetiva direta.
c)     Subordinada adjetiva restritiva.
d)    Subordinada adjetiva explicativa.
e)     Subordinada substantiva predicativa.

20 – A oração ...se as sensações antigas estavam mortas ou dormiram só, é subordinada:
a)     Substantiva subjetiva.
b)    Substantiva predicativa.
c)     Substantiva objetiva direta.
d)    Adjetiva restritiva.
e)     Adjetiva explicativa.

21 – Na oração do teste 19 a palavra que é ____________ e na do 20 o se é ______________.
a)     Conjunção subordinativa integrante – conjunção subordinativa causal.
b)    Conjunção subordinativa integrante – conjunção subordinativa integrante.
c)     Pronome relativo – conjunção subordinativa causal.
d)    Pronome relativo – conjunção subordinativa integrante.
e)     Pronome relativo – partícula apassivadora.

22 – Em: Eu respirava um pouco, mas pode ser que fosse do mar, meio agitado. A oração destacada é subordinada:
a)     Substantiva predicativa.
b)    Substantiva subjetiva.
c)     Substantiva objetiva direta.
d)    Adjetiva restritiva.
e)     Adjetiva explicativa.

23 – A última oração do primeiro parágrafo exerce função sintática de:
a)     Sujeito;
b)    Adjunto adnominal;
c)     Adjunto adverbial;
d)    Predicativo do sujeito;
e)     Objeto direto.

24 – Em: Não sei se ainda tem o mesmo número, a segunda oração é:
a)     Subordinada substantiva predicativa.
b)    Subordinada substantiva subjetiva.
c)     Subordinada adjetiva restritiva.
d)    Subordinada substantiva objetiva direta.
e)     Subordinada adverbial condicional.

25 – Em: ...morreu pouco depois, por um modo que hei de contar, a oração destacada é subordinada:
a)     Adverbial condicional.
b)    Adjetiva restritiva.
c)     Adjetiva explicativa.
d)    Substantiva subjetiva.
e)     Substantiva objetiva direta.

26 – Em: Fazia-me pensar nas duas casas de Matacavalos, com o seu muro de permeio, a segunda oração é subordinada:
a)     Substantiva objetiva direta.
b)    Substantiva predicativa.
c)     Substantiva subjetiva.
d)    Substantiva objetiva indireta.
e)     Adjetiva explicativa.

27 – (UFF) – Nas frases abaixo, em que figuram pronomes relativos, há um exemplo em que o pronome está mal empregado. Assinale-o.
a)     Os moços com quem falamos são estudantes de Direito.
b)    Eis a terra donde se colhem tão bons frutos.
c)     São empresas para as quais aparecem muitos candidatos.
d)    Mostrar-lhe-ei as canetas de que me sirvo.
e)     Refiro-me a esse aluno, cujo aluno já tem nos causado tantos dissabores.

28 – Assinale as orações em que o que não é pronome relativo.
a)     Convém que cumpramos nosso dever.
b)    A mulher que eu vi é feia.
c)     Necessito de que me auxilies.
d)    A primavera, que é a estação das flores findou-se.
e)     A boneca que ganhei quebrou-se.
f)      Tenho receio de que fiques doente.
g)     Aquele que não dá, não recebe.
h)    O homem que espera sempre alcança.
i)       Espero que cada um cumpra o seu dever.
j)       O dia, que era de sol, chegava ao fim.
k)     O livro que comprei é instrutivo.
l)       Espero que venhas cedo.
m)  Desejo que me acompanhes.
n)    Aquele que estuda passará.
o)    Ninguém entendia nada do que ele dizia.
p)    Ele não sabe do que falamos.
q)    Os que mais sabiam eram precisamente os que permaneciam calados.

29 – Coloque R para oração subordinada adjetiva restritiva e E para explicativa.
a)     ( E ) O gato, que nunca leu kant, é talvez um animal metafísico.
b)    ( R ) Ainda não saiu o resultado de que tanto dependes.
c)     ( R ) Deram-me uma resposta que eu não esperava.
d)    ( E ) Afonso, que está fora, ficará conosco quando voltar.

30 – (UF-VIÇOSA) – O médico sabia piano e tocava agradavelmente; a sua conversa era animada; sabia esses mil modos que entretêm geralmente as senhoras quando elas não gostam... (M. de Assis.).
A oração destacada no período desempenha a função sintática de:
a)     Predicado nominal.
b)    Aposto.
c)     Predicativo.
d)    Complemento nominal.
e)     Adjunto adnominal.

31 – (PUC) – ...uma lagoa compreende as nossas pequeninas desventuras, o efêmero que nos fere.
       Que =                                                                   nos =
a)     Conjunção integrante                                  Objeto direto.
b)    Pronome relativo (Obj. dir.)                        Sujeito.
c)     Pronome relativo (Sujeito)                          Objeto direto.
d)    Pronome relativo (sujeito)                          Objeto indireto.
e)     Nenhuma das alternativas.

32 – (CÁSPER LÍBERO) – O Mar Vermelho, onde a chuva é uma exceção durante todo o ano, banha Israel, que é o berço da Humanidade. Neste texto, indique:
a)     Oração principal;
O Mar Vermelho banha Israel.

b)    Como se chama a oração “que é o berço da Humanidade”?
Oração subordinada adjetiva explicativa.

33 – Assinalar, dentre as alternativas, qual a que apresenta duas orações subordinadas adjetivas restritivas.
a)     O homem, que Deus criou à sua imagem, é um ser racional que às vezes parece irracional.
b)    Meu carro, que está com os pneus murchos, ficou preso na valeta que existe ali.
c)     De tudo quanto me contaram, foi isto que me causou maior espanto.
d)    Rui Barbosa, que foi o maior orador político brasileiro, dá-nos um exemplo que deve ser seguido.
e)     Nenhuma das alternativas anteriores.

34 – Coloque R para as orações subordinadas adjetivas restritivas e E para as subordinadas adjetivas explicativas.
a)     ( R ) Amo a vida por tudo quanto ela me dá.
b)    ( R ) Todos quantos presenciaram o crime condenaram o acusado.
c)     ( E ) Olhou a caatinga amarela, que o poente avermelhava.
d)    ( R ) Este é o edifício em que estudo
e)     ( E ) Ela mesma, que foi tão pobre, hoje é dona de três mil réis.
f)      ( R ) A cidade em que nascera cresceu muito.
g)     ( E ) Vêm-me à lembrança as miniaturas de árvores, com que se diverte o sadismo botânico dos japoneses; não são organismos naturais e plenos; são anões vegetais.
h)    ( E ) É preciso gozarmos a vida, que é breve.

Questões 35 a 41. Classifique as orações destacadas:
35 – Eis o homem de quem falei.
        Adjetiva restritiva.

36 – O menino que virou a esquina é seu parente.
        Adjetiva restritiva.

37 – Falei-lhe das poesias que João escreveu.
        Adjetiva restritiva.

38 – Conheço os dois rapazes que foram a passeio.
        Adjetiva restritiva.

39 – Deus, que é o nosso Pai, só quer o nosso bem.
        Adjetiva explicativa.

40 – Eis os livros que custam caro.
        Adjetiva restritiva.

41 – Lembrei-me do tacho de cobre que estava no canto da cozinha.
        Adjetiva restritiva.



terça-feira, 11 de julho de 2017

POEMA: REINVENÇÃO - CECÍLIA MEIRELES - COM GABARITO

     POEMA:   (UFU) -  REINVENÇÃO
                                     CECÍLIA MEIRELES


A vida só é possível
Reinventada.
Anda o sol pelas campinas
E passeia a mão dourada
Pelas águas, pelas folhas...
Ah! tudo bolhas
Que vem de fundas piscinas
De ilusionismo...- mais nada.
Mas a vida, a vida, a vida
A vida só é possível
Reinventada. [...]
                                                       Cecilia Meireles.

Podemos dizer que, nesse trecho de um poema de Cecilia Meireles, encontramos traços de seu estilo:
a)   Sempre marcado pelo momento histórico.
b)   Ligado ao vanguardismo da geração de 22.
c)   Inspirado em temas genuinamente brasileiros.
d)   Vinculado à estética simbolista.
e)   De caráter épico, com inspiração camoniana.