domingo, 9 de julho de 2017

PERÍODO COMPOSTO: ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS- QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO

 PERÍODO COMPOSTO: ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS



1 – (VUNESP) –
       ALTÉIA
       Aquele pastor amante,
       Que nas úmidas ribeiras
       Deste cristalino rio
       Guiava as brancas ovelhas.
  
       Aquele, que muitas vezes
       Afinando a doce avena,
       Parou as ligeiras águas,
       Moveu as bárbaras penhas.

     

       Sobre uma rocha sentado
       Caladamente se queixa:
       Que para formar as vozes,
       Teme, que o ar as perceba.
                                                             In: Poemas de Cláudio Manuel da Costa.
                                                                            São Paulo: Cultrix, 1966, p. 156.

Levando em conta que as três estrofes citadas constituem um período completo:
a)     Aponte a função sintática de: Aquele pastor amante.
Aquele pastor amante exerce função sintática de sujeito simples; o núcleo do predicado que lhe corresponde é de queixa.

b)    Classifique a oração integrada pelos versos: Aquele pastor amante; Sobre uma rocha sentado e Caladamente se queixa.
Trata-se da oração principal do período, que é composto por subordinação.

2 – (PUC) – Observe o emprego da partícula que em:
(1) ... esperou que a água marejasse.
(2) ... olhando as estrelas, que vinham nascendo.
a)     Indique, respectivamente, o valor morfológico da referida partícula em (1) e em (2).
Em 1, a palavra que é conjunção subordinativa integrante.
Em 2, é pronome relativo.
b)    Que tipo de oração introduz em (1)?
Introduz oração subordinada substantiva objetiva direta.

3 – (MACKENZIE) – Assinale a alternativa em que se é conjunção integrante.
a)     Compram-se joias.
b)    Romperam-se os laços que uniam a colônia à metrópole.
c)     Vive-se bem com pouco.
d)    Indaguei se todos estavam ali.
e)     Ele se penteou antes de sair.


4 – (FAAP) –
É preciso recontar a história do Brasil
Pela versão dos índios, dos negros, das
Mulheres e dos trabalhadores.
                                                                        Carlos Drummond de Andrade.

       Considerando a oração reduzida de infinitivo... recontar a história do Brasil ...:
a)     Desenvolva-a:
... que se reconte a história do Brasil ...
... que seja recontada a história do Brasil ... ou
... que recontem a história do Brasil ...

b)    Classifique-a:
Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.

5 – (FUVEST) – ... era-me preciso enterrar magnificamente os meus amores.
a)     Qual o sujeito de era-me preciso?
O sujeito é representado pela segunda oração: enterrar magnificamente os meus amores. Trata-se, portanto, de uma oração subordinada substantiva subjetiva, reduzida de infinitivo.

b)    Reescreva a frase, desenvolvendo a oração reduzida.
Desenvolvendo a oração reduzida, tem-se: ... era-me preciso que (eu) enterrasse magnificamente os meus amores.
Para se desenvolver a oração reduzida, coloca-se o verbo em forma finita (enterrasse = imperfeito do subjuntivo) e acrescenta-se o elemento de conexão (que = conjunção subordinativa integrante).

6 – (MACKENZIE) –
I – Também te aconselho a que o faças. (Camilo Castelo Branco).
II – A ambição e o egoísmo se opõem a que a paz reine sobre a terra. (Nelson Custódio de Oliveira).
III – Tenho a horrível sensação de que me furam os tímpanos com pontas de ferro. (Graciliano Ramos).
Sobre as orações destacadas nos períodos acima é correto dizer que:
a)     I e II são substantivas completivas nominais.
b)    II e III são substantivas objetivas indiretas.
c)     Somente II é substantiva objetiva indireta.
d)    Somente III é substantiva completiva nominal.
e)     Somente I é substantiva completiva nominal.

7 – (ITA) – Em: Assim que viu que já eram sete horas, lembrou-se Ana Rita num sobressalto, que fez com que suas pernas bambeassem, de que se esquecera do encontro que ela combinara para as seis, temos, do ponto de vista sintático:
a)     Um período composto por coordenação e subordinação.
b)    Seis orações subordinadas, sendo as duas iniciais, respectivamente, oração adverbial temporal e oração adjetiva.
c)     Um período composto por subordinação, cujas orações são todas subordinadas substantivas e subordinadas adjetivas.
d)    Um período composto por subordinação, cuja oração principal é: lembrou-se Ana Rita num sobressalto.
e)     Um período composto por coordenação e subordinação, cuja oração principal é: Assim que viu que já era sete horas.

8 – (FEBA-SP) – Assinale a alternativa em que a palavra que foi utilizada como conjunção integrante.
a)     Sua voz tem um quê de ironia.
b)    Ninguém sabe que você está aqui.
c)     Ela foi mais inteligente que nós.
d)    Quê! você veio?!

9 – (UNICID) – Observe a seguinte frase matriz:
Consta que está de namoro sério com uma jovem.
Assinale o período cuja oração destacada tem a mesma classificação da oração destacada no enunciado acima:
a)     Quando visita alguém, aceita logo um comprimido.
b)    Os médicos lhe asseguram que não há nada.
c)     Até parece que andei comendo fogo.
d)    Dizem que eu estou doido?
e)     Minha alma não tem segredos para ninguém arrancar.

10 – (UNICASTELO) – Aponte a alternativa em que haja a classificação das orações destacadas.
a)     Ninguém sabe dizer quantas pessoas há na reunião.
b)    Desejava realizar um grande sonho: conhecer o Caribe.
c)     Não está esperando ninguém, é evidente que não tem serviço nenhum a fazer. (F.  Sabino).
1 – Objetiva direta – apositiva – subjetiva.
2 – Subjetiva – apositiva – completiva nominal.
3 – Objetiva direta – apositiva – predicativa.
4 – Subjetiva – completiva nominal – apositiva.
5 – Objetiva direta – explicativa – subjetiva.

11 – (UNIV. METODISTA) – Qual dos períodos compostos abaixo possui uma oração subordinada subjetiva?
a)     Desde os primórdios, sabemos que o homem é mortal.
b)    Desde os primórdios, o homem sabe que é mortal.
c)     Desde os primórdios, percebe o homem que é mortal.
d)    Desde os primórdios, dizem que o homem é mortal.
e)     Desde os primórdios consta que o homem é mortal.

12 – (MACKENZIE) – Amávamos os brinquedos sem esperança nem inveja, sabendo que jamais chegariam às nossas mãos...
A oração destacada é:
a)     Subordinada substantiva subjetiva.
b)    Subordinada adjetiva restritiva.
c)     Subordinada substantiva objetiva direta.
d)    Subordinada substantiva objetiva indireta.
e)     Subordinada adjetiva explicativa.

13 – (FO. CRUZ) – No período: É necessário que tenhamos confiança no próximo, a oração destacada é:
a)     Subordinada substantiva objetiva direta.
b)    Subordinada substantiva subjetiva.
c)     Subordinada substantiva predicativa.
d)    Subordinada adjetiva restritiva.

14 – (FM-SANTOS) – Assinale a alternativa onde haja uma oração subordinada substantiva completiva nominal.
a)     O livro de que lhe falei está à venda na livraria da escola.
b)    Alguém o convencera de que ganhara na loteria.
c)     Paulo estava convencido de que ganhara na loteria.
d)    Nossa esperança era que ele se salvasse.
e)     Daremos o troféu a quem merecer.

15 – (FM-ABC) – Sabendo que a oração subordinada substantiva apositiva exerce a função de aposto e que este é um termo de natureza substantiva que se refere a outro, também de natureza substantiva, marque a alternativa que apresenta uma oração apositiva.
a)     Disse-me: vá embora.
b)    Cometeu dois erros, aliás, três.
c)     Havia apenas um meio de ajuda-la: contar-lhe a verdade.
d)    Como Sofia falasse das bonitas rosas que possuía, Rubião pediu para ir vê-las: era doido por flores.
e)     Não preciso de ajuda: sei arrumar-me sozinho.

16 – (GV) – Nota-se facilmente que nunca perceberam o papel secundário que exerciam naquele período.
A oração que nunca perceberam o papel secundário é:
a)     Subordinada substantiva objetiva direta.
b)    Subordinada adjetiva restritiva.
c)     Subordinada substantiva subjetiva.
d)    Subordinada adjetiva explicativa.

                                                                        

         CIÚMES DO MAR

   Se não fosse a astronomia, não descobriria eu tão cedo as dez libras de Capitu; mas não é por isso que torno a ela, é para que não cuides que a vaidade de professor é que me fez padecer com a desatenção de Capitu e ter ciúmes do mar. Não, meu amigo. Venho explicar-te que tive ciúmes pelo que podia estar na cabeça de minha mulher, não fora ou acima dela. É sabido que as distrações de uma pessoa podem ser culpadas, metade culpadas, um terço, um quinto, um décimo de culpadas, pois que em matéria de culpa a graduação é infinita. A recordação de uns simples olhos basta para fixar outros que os recordem e se deleitem com a imaginação deles. Não é mister pecado efetivo e mortal, nem papel trocado, simples palavra, aceno, suspiro ou sinal ainda mais miúdo e leve. Um anônimo ou anônima que passe na esquina da rua faz com que metamos Sirius dentro de Marte, e tu sabes, leitor, a diferença que há de um a outro na distância e no tamanho, mas a astronomia tem dessas confusões. Foi isto que me fez empalidecer, calar e querer fugir da sala, para voltar Deus sabe quando; provavelmente, dez minutos depois. Dez minutos depois, estaria eu outra vez na sala, ao piano ou à janela, continuando a lição interrompida:
        --- Marte está à distância de...

17 – Em: ...é para que não cuides que a vaidade de professor é que me fez padecer com a desatenção de minha mulher..., as orações destacadas exercem a função, respectivamente, de:
a)     Sujeito – predicativo – objeto direto.
b)    Objeto direto – sujeito – objeto direto.
c)     Objeto direto – predicativo – objeto direto.
d)    Objeto direto – predicativo – predicativo.
e)     Predicativo – objeto direto – predicativo.

18 – A oração que tive tais ciúmes pelo é:
a)     Subordinada substantiva subjetiva.
b)    Subordinada substantiva predicativa.
c)     Subordinada substantiva completiva nominal.
d)    Subordinada substantiva objetiva direta.
e)     Subordinada substantiva apositiva.

19 – No texto, a oração: É sabido é principal de uma:
a)     Subordinada substantiva subjetiva.
b)    Subordinada substantiva predicativa.
c)     Subordinada substantiva objetiva direta.
d)    Subordinada substantiva completiva nominal.
e)     Subordinada substantiva objetiva indireta.

20 – Em: ...faz com que metamos Sirius dentro de Marte..., a segunda oração é subordinada substantiva.
a)     Objetiva indireta e a preposição é obrigatória.
b)    Objetiva indireta e a preposição não é obrigatória.
c)     Subjetiva e a preposição não é obrigatória.
d)    Subjetiva e a preposição é obrigatória.
e)     Objetiva direta e a preposição não é obrigatória.

21 – (FF-RECIFE) – Ponha o número correspondente à oração reduzida em destaque:
(1) Substantiva subjetiva.
(2) Substantiva objetiva direta.
(3) Substantiva objetiva indireta.
(4) Substantiva completiva nominal.
( 3 ) Exortou-me a botar a mão na consciência.
( 1 ) Faz mal a Marcoré ver mãe e avó desunidas.
( 4 ) Eu estava com sede e curioso de experimentar aquela bebida.
( 2 ) A FUNAI informou ter demarcado a reserva indígena.

a)     3 – 2 – 4 – 1.
b)    3 – 1 – 4 – 2.
c)     2 – 3 – 4 – 1.
d)    4 – 3 – 1 – 2.
Os testes 22 a 25 baseiam-se em frases de Machado de Assis.

22 – Em: Ao fim de dois anos de casado, solvo o desgosto de não ter um filho, tudo corria bem tem-se:
a)     Oração subordinada substantiva predicativa.
b)    Oração subordinada substantiva subjetiva.
c)     Oração subordinada substantiva completiva nominal.
d)    Oração subordinada substantiva objetiva indireta.
e)     Oração subordinada substantiva objetiva direta.

23 – Em: Não, Bentinho; digo isto porque é realmente assim, creio que eles podem estar desejosos de ver-nos e imaginar alguma doença e, confesso, pela minha parte, que queria ver papai, têm-se, respectivamente, orações subordinadas substantivas.
a)     Objetiva direta – objetiva indireta – subjetiva.
b)    Objetiva direta – subjetiva – objetiva direta.
c)     Subjetiva – predicativa – objetiva direta.
d)    Objetiva direta – completiva nominal – objetiva direta.
e)     Objetiva direta – objetiva indireta – objetiva direta.

24 – Em: Sabes que alguma vez a fiz cochilar um pouco têm-se, respectivamente, orações:
a)     Objetiva direta e objetiva direta.
b)    Objetiva direta e predicativa.
c)     Subjetiva e objetiva direta.
d)    Subjetiva e subjetiva.
e)     Objetiva direta e subjetiva.

25 – Em: Escobar concordou de cabeça, mas sem entusiasmo, como quem sentia não poder dizer o mesmo da mulher, a última oração exerce função  sintática de:
a)     Sujeito.
b)    Objeto direto.
c)     Predicativo do sujeito.
d)    Objeto direto.
e)     Aposto.

26 – Classificar as orações subordinadas substantivas, de acordo com o código:
a)     Subjetiva.
b)    Objetiva direta.
c)     Objetiva indireta.
d)    Completiva nominal.
e)     Predicativa.
f)      Apositiva.

( a ) É importante que me ajudes.
( a ) Convém que você parta logo.
( c ) Tudo depende de que sejas honesto.
( b ) Não vi se ela voltou mais cedo.
( b ) Quero que me ouças.
( d ) Não há dúvida de que ele é o culpado.
( d ) Temos necessidade de que médico chegue a tempo.
( e ) Minha esperança é que continue assim.
( e ) O fato é que ele não se esforça.
( f ) Coloco uma condição: que você não me perturbe.
( e ) O importante é que me ajudes mais.
( a ) Foi combinado que você pagaria a conta.
( a ) Notou-se que ele estava mais seguro.
( d ) Estamos esperançosos de que ela não cometa o mesmo erro.
( c ) Insisto em que você não mude de carreira.



sábado, 8 de julho de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): BAILE NA ROÇA- TONICO E TINOCO - COM GABARITO

Baile na Roça
  
           Tonico e Tinoco


Baile na roça, meu bem, se dança assim
Pego na cintura dela e ela tarraca em mim
Baile na roça, meu bem, se dança assim

Pego na cintura dela e ela tarraca em mim

E o sanfoneiro toca toca alegria
Vamos, vamos, minha gente
Até clarear o dia

Baile na roça, meu bem, se dança assim
Pego na cintura dela e ela tarraca em mim
Baile na roça, meu bem, se dança assim
Pego na cintura dela e ela tarraca em mim

Baile na roça, meu bem, se dança assim
Pego na cintura dela e ela tarraca em mim
Baile na roça, meu bem, se dança assim
Pego na cintura dela e ela tarraca em mim

Dança, dança com a morena
Dança dança com a loirinha
Começa o baile na tuia
E termina na cozinha

Baile na roça, meu bem, se dança assim
Pego na cintura dela e ela tarraca em mim
Baile na roça, meu bem, se dança assim
Pego na cintura dela e ela tarraca em mim

Viva o baile na roça
Viva a noite de São João
E o povo brasileiro conservando a tradição

Baile na roça, meu bem, se dança assim
Pego na cintura dela e ela tarraca em mim
Baile na roça, meu bem, se dança assim
Pego na cintura dela e ela tarraca em mim.

Interpretação:
1 – Qual o nome da poesia?
      Baile na roça.

2 – Dê que se fala a letra desta poesia?
      Fala sobre a dança em família.

3 – Transcreva o verso que diz; como se dança o baile na roça.
      “Pego na cintura dela e ela tarraca em mim”.

4 – Dê que santo a poesia fala?
      Fala de São João.

5 – Onde começa o baile?
      Começa na Tuia.

6 – Onde o baile termina?
      Na cozinha.

7 – Qual é o instrumento musical usado no baile?
      A sanfona.

8 – Quem canta esta música?
      Tonico e Tinoco.

9 – Quantas estrofes possui o poema?
      Oito estrofes.

10 – Dê quantos versos são composto o poema?
      Trinta versos.