quarta-feira, 3 de agosto de 2022

CRÔNICA: CAPÃO PECADO - (FRAGMENTO) - FERRÉZ - COM GABARITO

 Crônica: Capão pecado – Fragmento

                Ferréz


        Capítulo um

        [...]

        Rael acordava sempre às cinco da manhã, horário que presenciava seu pai já arrumado e sentado na cadeira, tomando café, esperando alguns minutos para ir trabalhar. Sua mãe sempre lhe trazia café com leite na cama, e ele não sabia que essa era a época mais feliz da sua vida.

        Era véspera de Natal, os três em volta da árvore brilhante, se é que se pode chamar um cabo de vassoura em um pote de margarina com cimento e quatro varetas de bambu com pedaços de algodão na ponta de árvore de Natal. Rael perguntou por que Natal tem árvore de Natal e Papai Noel.

        – É porque com o passar do tempo, o homem foi esquecendo o espírito real do Natal, então fez essa invenção toda, meu fio.

        – Ah! sei. Foi mais um suspiro que uma demonstração de entendimento.

        E eram já vinte horas.

        O lugar dos presentes estava vazio. E era quase Natal.

        – Ó, Zé, tem alguém no portão! exclamou Dona Maria.

        Zé Pedro correu seguido por seu filho, por seu gato Raul e por seu cachorro Renato e mais algumas sombras.

        O carteiro, com a carta na mão, esperava pacientemente, imaginando mais uma caixinha. Zé não deu, Zé não tinha, pegou a carta rapidamente e entrou.

        – O que que é veio? perguntou Dona Maria, abalada.

        – É da Metalco! respondeu Seu Zé, reconhecendo o símbolo da empresa onde trabalhava.

        – Abre veio, abre.

        – Abre, abre, abre, gritavam mãe e filho em coro com o latido do cachorro. O gato estava atento.

        O conteúdo do envelope era um cartão de Natal.

        Todos pensaram juntos, a firma se importa com o Zé, com certeza ele é muito especial.

        Seu Zé colocou o cartão na árvore e foi dormir, acompanhado de toda a família. A cama de solteiro era apertada para os três, mas eles sempre davam um jeito, o problema mesmo era a coberta, que não dava pra cobrir os pés e a cabeça.

        Mas Rael era muito curioso, e não conseguia dormir. Algo o incomodava. Levantou-se lentamente, acendeu a luz, foi até à árvore, pegou o cartão e resolveu ler, pois quando seu pai olhava o cartão, ele só estava fingindo entender o escrito, pois tinha vergonha de ficar dizendo que era analfabeto.

        Rael leu o cartão:

        “Um Feliz Natal e que seja feliz, você e toda a família, é o que nós da METALCO desejamos a todos nossos funcionários, Amor & Paz!”

        E Rael continuou a observar o cartão, notou que atrás havia letrinhas minúsculas, e, curioso, as leu.

        “Cartão comprado de associações beneficentes com efeito de abate no imposto de renda”.

        Era Rael sábio e entendeu aquilo.

        Era Zé Pedro humilde e dormia tranquilo.

        Era mais uma família comum.

        Era um Natal de paz.

        Rael carregou aquilo consigo, mas com o tempo isso se tornou algo insignificante. Suas perdas eram constantes e aparentemente intermináveis: o primeiro amigo a morrer lhe causou um baque e tanto, mas a morte dos outros dois fora menos desgastante, afinal Rael estava crescendo. A necessidade de roupas e de um material melhor para a escola o fez começar a trabalhar numa padaria. Nos finais de semana, ele fazia curso de datilografia no mutirão cultural.

        Naquele quinto dia do mês foi seu pagamento, seu primeiro pagamento. Ele chegou em casa todo orgulhoso, e já havia separado a parte de sua mãe, mas ela não se encontrava na cozinha, isso era sinal de que já estava dormindo. Rael foi conferir, e estava certo, Dona Maria dormia, enrolada na única coberta da casa. Também, o descanso naquela hora era mais do que merecido, pois trabalhava em casa de família como diarista e ainda realizava o serviço de casa. Rael voltou para a cozinha, pegou a chaleira, pegou um copo e derramou o pouco de café que tinha em seu interior. Bebeu o café meio enojado, pois o líquido negro estava gelado; procurou fósforo para acender o fogão, mas não achou, e se lembrou que seu pai sempre esquecia as caixas de fósforo nos bares quando já estava de fogo. Ficou nervoso com a lembrança das bebedeiras de seu pai e foi dormir.

FERRÉZ. Capão pecado. 2. ed. São Paulo: Labortexto Editorial, 2000. p. 27-30.

             Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 117-9.

Entendendo a crônica:

01 – De acordo com o texto, qual o significado da palavra caixinha?

      Gorjeta; dinheiro (além do devido) com que se gratifica um pequeno serviço prestado por alguém.

02 – Nesse primeiro capítulo, o narrador apresenta o protagonista. Pelos fatos narrados, ações, sentimentos e falas de uma personagem, é possível inferir suas características. Com base nisso, trace o perfil de Rael.

      Rael é filho único, amoroso, tem pais pobres e analfabetos, é morador da periferia, perde amigos, deseja superar a violência por meio do estudo e do trabalho, sofre com o alcoolismo do pai. É sensível, respeitoso, trabalhador, esforçado, estudioso, orgulhoso do trabalho, grato e solidário com a família.

03 – As ações, a sequência dos fatos e dos acontecimentos são elementos que compõem as narrativas. As personagens estão sempre envolvidas em algum acontecimento.

a)   Qual é a situação vivida inicialmente pela personagem?

O cotidiano familiar aparentemente calmo em um dia de véspera de Natal.

b)   Que sequência de fatos gera mudanças na vida da personagem?

A chegada de um cartão de Natal revela a fragilidade do pai, analfabeto, o que faz com que Rael tome consciência das consequências do analfabetismo. A partir daí, ele perde amigos, começa a trabalhar e a fazer cursos nos finais de semana. Recebe o primeiro salário. Sente-se desconfortável com o alcoolismo do pai.

04 – Leia:

O narrador de terceira pessoa pode ser:

• narrador-observador, que presencia os acontecimentos, assim como as reações das personagens, e relata o que vê;

• narrador onisciente, que sabe o que as personagens sentem e pensam e conhece o seu destino – os acontecimentos do presente, do passado e do futuro.

Agora releia o trecho a seguir e, com base nele, identifique e explique o tipo de narrador de Capão pecado.

        “[...] e ele não sabia que essa era a época mais feliz da sua vida.”

      O narrador é de terceira pessoa, onisciente. Por meio desse comentário, ele antecipa que haverá mudança na situação inicial da personagem Rael, que vai enfrentar dificuldades.

05 – Qual é a relação entre os trechos a seguir?

• Todos pensaram juntos, a firma se importa com o Zé, com certeza ele é muito especial.

• [...] notou que atrás havia letrinhas minúsculas, e, curioso, as leu: ‘Cartão comprado de associações beneficentes com efeito de abate no imposto de renda’. Era Rael sábio e entendeu aquilo.

      Apesar da expectativa inicial em relação à deferência da empresa à família, Rael descobriu a real intenção da firma ao enviar o cartão de Natal: ter desconto no imposto de renda.

06 – Em uma narrativa, os fatos podem ser narrados em ordem cronológica e linear, isto é, em sequência (passado, presente e futuro), e em ordem não linear, na qual o narrador pode, aleatoriamente, lembrar fatos do passado, voltar ao presente e avançar no tempo.

a)   Qual é a organização temporal desse texto?

Ordem cronológica.

b)   É possível determinar com precisão o tempo cronológico? Explique.

Não, mas, considerando os fatos narrados, é possível dizer que se passou pelo menos um período longo. Exemplo: “[...] mas com o tempo isso se tornou algo insignificante.”.

07 – Releia:

        “[...] o primeiro amigo a morrer lhe causou um baque e tanto, mas a morte dos outros dois fora menos desgastante, afinal Rael estava crescendo.”

        Relacione esse trecho à teoria determinista que não acredita no acaso e afirma que todos os acontecimentos estão ligados entre si por rígidas relações de causalidade.

      Pode-se relacionar essa passagem ao determinismo ambiental, em que se afirma que a violência acaba naturalizada.

08 – Explique o uso do pretérito imperfeito do indicativo neste trecho:

        “Rael acordava sempre às cinco da manhã, horário que presenciava seu pai já arrumado e sentado na cadeira, tomando café, esperando alguns minutos para ir trabalhar. Sua mãe sempre lhe trazia café com leite na cama [...].”

      Esse tempo verbal indica fatos habituais vividos no passado.

TEXTO: PREFÁCIO DE CAPÃO PECADO - (FRAGMENTO) - COM GABARITO

Texto: Prefácio de Capão pecado – Fragmento

           Ferréz

        Há uma pequena árvore na porta de um bar, todos passam e dão uma beliscada na desprotegida árvore. Alguns arrancam folhas, alguns só puxam e outros, às vezes, até arrancam um galho. O homem que vive na periferia é igual a essa pequena árvore, todos passam por ele e arrancam-lhe algo de valor. A pequena árvore é protegida pelo dono do bar, que põe em sua volta uma armação de madeira; assim, ela fica segura, mas sua beleza é escondida. O homem que vive na periferia, quando resolve buscar o que lhe roubaram, é posto atrás das grades pelo sistema. Tentam proteger a sociedade dele, mas também escondem sua beleza. [...]

FERRÉZ. Capão pecado. 2. ed. São Paulo: Labortexto Editorial, 2000. p. 15.

             Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 116-7.

Entendendo o texto:

01 – Prefácio é o texto introdutório ou de apresentação de um livro. Ele pode ser escrito pelo próprio autor, por um crítico ou por um especialista. No prefácio, comenta-se sobre o autor e/ou a obra. 

a)   Qual é o tema do prefácio de Capão Pecado, escrito por Ferréz?

A discriminação contra as pessoas que vivem na periferia, sem proteção e sem o reconhecimento de sua cidadania. 

b)   Explique o recurso da analogia usado no prefácio.

O homem que vive na periferia é comparada a uma árvore desprotegida, que é atacada o tempo todo por quem passa por ela.

c)   Que a armação de madeira colocada em torno da árvore simboliza?

A prisão, a exclusão social, a separação, a discriminação. 

CRÔNICA: Ô COPACABANA - (FRAGMENTO) - JOÃO ANTÔNIO - COM GABARITO

 Crônica: Ô Copacabana! – Fragmento     

               João Antônio

   [...] Das praças do nosso bairro, poucas e mirradas, uma é um capítulo nordestino, com variações para o norte, inda mais naquele trecho em que há uma touceira de palmeiras ao lado dos bancos laterais.

        Ali, ninguém sabe quem foi quem. E, menos ainda, quem foi Serzedelo Correia. Senador da República Velha, cientista, vendedor de terrenos, líder de alguma revolução democrática que tenha salvado o País de alguma ideologia esquisita? Um velho morador, dos poucos que têm trinta anos de bairro, garantiu que não foi nenhum homem famoso, importante ou “sério”. Também não soube dizer quem era e o que fazia, quando vivo, Serzedelo Correia. Hoje, o nome virou estátua, um busto lá no meio da praça.

        Ainda não tivemos tempo, cá no bairro, para termos nomes famosos e, como num verso de Mário de Andrade, na Praça Serzedelo Correia envelhecemos sem saber de nada. E, desconfiando que tenha sido hábil especulador imobiliário desses que correm a perna até na sombra, já que as maiores estrelas cariocas, festejadas em cartazes, placas e luminosos de preço pelos pontos principais da cidade são os nomes desses senhores poderosos.

        Poucos a chamam Serzedelo, que o carioca abrevia os nomes para os desmoralizar ou humanizar. Necessário não esquecer que vivemos numa cidade em que chope é garoto, jirimum é abóbora, camarada é cara, ônibus refrigerado é frescão. A Serzedelo passou a Praça dos Paraíbas. Ou Praça dos Paus de Arara, devido aos pingentes urbanos nordestinos, que tangidos pela fome e falta de condições de vida, juntam-se aos sábados e domingos no pequeno pedaço de território democrático dentro de Copa.

        Cada milímetro tem história. Cada horário, seu povo particular. Seu chão é talvez o mais vivido e sofrido de Copacabana. Recebe de tudo, rejeita nada, espécie de capital cultural do bairro, inda mais aos domingos, quando abriga crianças, babás, velhos senhores aposentados quentando sol, empregadinhas domésticas e seus namorados que batalham na construção civil, bíblias, lambe-lambes, engraxates, Exército da Salvação, consertadores de persianas e de cadeiras de palhinha, sorveteiro, vendedores de amendoim e de algodão de açúcar e gentes variadas, numa misturação de cores, cheiros, nacionalidades. A noite, invariavelmente é um circo que junta homem que engole fogo, gilete ou metais, mulher-que-sobe-em-escada, cantadores nordestinos, sanfona, triângulo, pandeiro, violões e até guitarras elétricas, flertes, namoros, brigas, gentes nos pontos de ônibus, lá defronte aos correios, cachorros, esmoleiros, desocupados, domingueiramente. A noite, parece nascer gente do chão. [...]

JOÃO ANTÔNIO. Ô Copacabana! Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1978. p. 35-36.

             Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 112-4.

Entendendo a crônica:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Serzedelo Correia: (1858-1932) militar, economista e político que foi prefeito do Rio de Janeiro em 1910.

·        Especulador imobiliário: pessoa que compra um grande número de imóveis ou terrenos, geralmente concentrados em uma determinada área, com o objetivo de obter grandes lucros por causa da redução de oferta.

·        “Correr a perna até na sombra”: enganar, mentir.

·        Pingente: passageiro que viaja no estribo de um bonde, de um ônibus, ou pendurado em qualquer veículo.

·        Lambe-lambe: fotógrafo ambulante.

02 – Explique o título “Ô Copacabana!”.

      O título indica que o autor usou o recurso da personificação, pois a interjeição Ô é usada para chamar alguém. Dependendo do contexto e da entonação em que é usada, essa interjeição pode exprimir emoção, surpresa, pesar, repreensão ou invocação.

03 – Qual é o tema central desse texto?

      A praça Serzedelo Correia, que fica em Copacabana, popularmente chamada Praça dos Paraíbas ou Praça dos Paus de Arara por ser ponto de encontro de migrantes do Norte e do Nordeste do Brasil.

04 – Que tom o narrador usa para se referir ao político Serzedelo Correia, que foi prefeito do Rio de Janeiro em 1910? O que pode ser inferido desse tom?

      Ele usa um tom irônico e crítico do qual se pode inferir que o político tenha sido também um especulador imobiliário, um vendedor de terrenos: “E, desconfiando que tenha sido hábil especulador imobiliário desses que correm a perna até na sombra [...]”.

05 – Releia e explique os trechos a seguir:

a)   Das praças do nosso bairro, poucas e mirradas, uma é um capítulo nordestino, com variações para o norte, inda mais naquele trecho em que há uma touceira de palmeiras ao lado dos bancos laterais.

Crítica à falta de espaços verdes destinados ao lazer no bairro de Copacabana e referência à praça como um ponto de encontro de imigrantes das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

b)   Ali, ninguém sabe quem foi quem.

Referência ao anonimato e à inconsciência das pessoas em relação ao espaço que frequentam.

c)   E, desconfiando que tenha sido hábil especulador imobiliário desses que correm a perna até na sombra, já que as maiores estrelas cariocas, festejadas em cartazes, placas e luminosos de preço pelos pontos principais da cidade são os nomes desses senhores poderosos.

Crítica à especulação imobiliária e ao modelo de urbanização.

d)   Cada milímetro tem história. Cada horário, seu povo particular. Seu chão é talvez o mais vivido e sofrido de Copacabana.

Referência à memória histórica e afetiva da praça, construída pelas pessoas do povo, que a frequentam, e ao tipo de frequentador, que muda conforme o horário.

e)   Recebe de tudo, não rejeita nada, espécie de capital cultural do bairro, inda mais aos domingos, quando abriga crianças, babás, velhos senhores aposentados quentando sol [...].

Reconhecimento da praça como espaço social de convivência democrática.

06 – Faça uma analogia entre o tom das narrativas “Ai de ti, Copacabana” e “Ô Copacabana!”.

      A narrativa “Ai de ti, Copacabana” apresenta tom bíblico, solene, proferindo ameaças e profecias, e tem como foco especialmente a Copacabana boêmia, voltada para o lazer e o entretenimento. A narrativa “Ô Copacabana!” apresenta um tom mais poético, envolvendo-se com o cenário que descreve, e foca, especialmente, a praça Serzedelo Correa – espaço democrático de convivência entre pessoas e grupos diferentes.

07 – Leia:

        As crônicas têm diversas motivações e formas de apresentação, como:

·        Provocar riso por meio da narração ou da descrição objetiva de um fato real ou imaginário;

·        Promover uma reflexão por meio de uma exposição argumentativa, narração ou descrição de um fato de conhecimento público ou pessoal;

·        Definir um sentimento por meio de um relato ou descrição, baseando-se, por exemplo, em uma experiência pessoal.   

      a)   De qual dos recursos acima Rubem Braga se utiliza, na crônica que você leu, e com que finalidade?

Ele faz uma exposição argumentativa de fatos para promover uma reflexão a respeito do futuro de Copacabana, que, segundo o narrador ficcional, pode ser comprometido pela desigualdade social, pela especulação imobiliária, pela prostituição, pelo desprezo pela natureza, etc.

b)   De qual dos recursos acima João Antônio se utiliza, na crônica que você leu, e com que finalidade?

Ele faz uma descrição de um espaço público para provocar uma reflexão a respeito da importância das áreas verdes e de outros espaços públicos para o convívio social.

08 – O narrador de “Ô Copacabana!” refere-se a características da linguagem carioca (no caso, dos moradores do Rio de Janeiro).

a)   Quais são essas características? Identifique exemplos dados pelo narrador.

Tendência a abreviar as palavras, com objetivo pejorativo ou afetivo: “[...] o carioca abrevia os nomes para os desmoralizar ou humanizar”. Variação lexical: “[...] chope é garoto, jirimum é abóbora, camarada é cara, ônibus refrigerado é frescão.”. 

b)   Com que objetivo o narrador usa a palavra Copa, abreviada, para se referir a Copacabana?

Apesar das críticas feitas ao bairro, o narrador usa a forma abreviada com sentido afetivo, demonstrando carinho pelo bairro: “[...] no pequeno pedaço de território democrático dentro de Copa”.

09 – Explique o uso da primeira pessoa do plural e do advérbio  em:

·        Das praças do nosso bairro [...].

·        Ainda não tivemos tempo,  no bairro [...].

O narrador de “Ô Copacabana!” inclui-se entre os moradores do bairro, manifesta sua percepção, assim como suas avaliações, estabelecendo uma relação de intimidade com o cenário. Isso confere subjetividade à narrativa.

10 – Como são as pessoas, as ruas, as casas e as praças de seu bairro? Você sabe como ele foi formado?

      Resposta pessoal do aluno.

11 – Se tivesse que falar ou escrever algo a respeito de seu bairro, quais aspectos abordaria?

      Resposta pessoal do aluno.

12 – Você já leu algum texto do jornalista, contista e cronista João Antônio?

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

CONTO: A CARTEIRA DE CROCODILO - MIA COUTO - COM GABARITO

 Conto: A carteira de crocodilo

         Mia Couto

        A Senhora Dona Francisca Júlia Sacramento, esposa do governador-geral, excelenciava-se pelos salões, em beneficentes chás e filantrópicas canastas. Exibia a carteirinha que o marido lhe trouxera das outras Áfricas, toda em substância de pele de crocodilo. As amigas se raspavam de inveja, incapazes de disfarce. Até a bílis lhes escorria pelos olhos. Motivadas pela desfaçatez, elas comentavam: o bichonho, assim tão desfolhado, não teria sofrido imensamente? Tal dermificina não seria contra os católicos mandamentos?

        – E com o problema das insolações, o bicho, assim esburacado, apanhando em cheio os ultravioletas...

        – Cale-se, Clementina.

        Mas o governador Sacramento também se havia contemplado a ele mesmo. Adquirira um par de sapatos feitos com pele de cobra. O casal calçava do reino animal, feitos pássaros que têm os pés cobertos de escamas. Certo dia, uma das nobres damas trouxe a catastrágica novidade. O governador-geral contraíra grave e irremediável viuvez. A esposa, coitada, fora comida inteira, incluído corpo, sapatos, colares e outros anexos.

        – Foi comida mas... pelo marido, supõe-se?

        – Cale-se, Clementina.

        Mas qual marido? Tinha sido o crocodilo, o monstruoso carnibal. Que horror, com aqueles dentes capazes de arrepiar tubarões.

        – Um crocodilo no Palácio?

        – Clemente-se, Clementina.

        O monstro de onde surgira? Imagine-se, tinha emergido da carteira, transfigurado, reencarnado, assombrado. Acontecera em instantâneo momento: a malograda ia tirar algo da mala e sentiu que ela se movia, esquiviva. Tentou assegurá-la: tarde e de mais. Foi só tempo de avistar a dentição triangulosa, língua amarela no breu da boca. No resto, os testemunhadores nem presenciaram. O sáurio se eminenciou a olhos imprevistos.

        E o governador, sob o peso da desgraça? O homem ia de rota abatida. Lágrimas catarateavam pelo rosto. O dirigente recebeu o desfile das condolências. Vieram íntimos e ilustres. A todos ele cumprimentou, reservado, invisivelmente emocionado. Os visitantes se juntaram no nobre salão, aguardando palavras do dirigente. O governador avançou para o centro e anunciou não o luto mas, espantem-se cristãos, a inadiável condecoração do crocodilo. Em nome da protecção das espécies, explicou. A bem da ecologia faunística, acrescentou.

        No princípio, houve relutâncias, demoras no entendimento. Mas logo os aplausos abafaram as restantes palavras. O que sucedeu, então, foi o inacreditável. O governador Sacramento suspendeu a palavra e espreitou o chão que o sustinha. Pedindo urgentes desculpas ele se sentou no estrado e se apressou a tirar os sapatos. Entre a audiência ainda alguém vaticinou:

        – Vai ver que os sapatos se convertem em cobra...

        – Clementina!

        Sucedeu exactamente o inverso. O ilustre nem teve tempo de desapertar os atacadores. Perante um espanto ainda mais geral que o título do governador, se viu o honroso indignitário a converter-se em serpente. Começou pela língua, afilada e bífida, em rápidas excursões da boca. Depois, se lhe extinguiram os quase totais membros, o homem, todo ele, um tronco em flor. Caiu desamparado no mármore do palácio e ainda se ouviu seu grito:

        – Ajudem-me!

        Ninguém, porém, avivou músculo que fosse. Porque, logo e ali, o mutante mutilado, em total mutismo, se começou a enredar pelo suporte do microfone. Enquanto serpenteava pelo ferro ele se desnudava, libertadas as vestes como se foram uma desempregada pele. O governador finalizava elegâncias de cobra. O ofídio se manteve hasteado no microfone, depois largou-se. Quando se aguardava que se desmoronasse, afinal, o governador encobrado desatou a caminhar. Porque de humano lhe restavam apenas os pés, esses mesmos que ele cobrira de ornamento serpentífero.

        – Não aplauda, Clementina, por amor de Deus!

COUTO, Mia. Contos do nascer da Terra. 3. ed. Lisboa: Editorial Caminho, 1997. p. 101-103.

             Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 132-5.

Entendendo o conto:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Canasta: jogo de cartas de baralho também chamado, no Brasil, de canastra ou tranca.

·        Desfaçatez: descaramento, cinismo; falta de vergonha ou de pudor.

·        Atacador: cordão, cadarço.

·        Bífida: fendida ou separada em duas partes, como a língua das serpentes.

·        Serpentífero: relativo a uma situação em que há ou em que se produz serpente ou cobra venenosa.

02 – Você conhece a literatura em prosa de algum escritor africano de língua portuguesa? Qual?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – O realismo mágico também faria parte do contexto literário desse continente?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Qual seria o tema ou o assunto de um conto intitulado “A carteira de crocodilo”?

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Leia as informações a seguir:

        A República de Moçambique, cuja capital é Maputo, situa-se na costa sudeste do continente africano. Foi uma colônia portuguesa e tornou-se independente em 25 de junho de 1975. Segundo estudos arqueológicos, os povos bantu se fixaram nessa região entre os séculos I e V. Além de agricultores, eles dominavam a metalurgia, ciência que estuda os processos de extração de metais e seu uso industrial ou a arte de trabalhar metais. Os portugueses chegaram pela primeira vez em Moçambique em 1497.

        Com base nessas informações, quem representariam as personagens governador-geral, Sacramento; sua mulher, Dona Francisca Júlia Sacramento; suas amigas; e os “íntimos e ilustres”?

      Todas essas personagens representam o colonizador português em Moçambique.

06 – Segundo estudiosos, esse conto (assim como “O edifício”, de Murilo Rubião) é filiado ao realismo fantástico.

a)   Que elementos desse conto de Mia Couto extrapolam a realidade, ou seja, podem ser considerados fantásticos?

As circunstâncias absurdas que envolveram a morte da senhora Dona Francisca Júlia Sacramento, esposa do governador-geral, que é devorada por um crocodilo que sai de sua bolsa de pele; e a metamorfose pública e gradual do corpo do governador em serpente.

b)   Como você interpreta a presença desses elementos fantásticos no conto “A carteira de crocodilo”?

No contexto, esses elementos foram usados com o objetivo de provocar a reflexão a respeito da arrogância, da vaidade, da hipocrisia, da inveja e de denunciar a realidade: a política colonialista, o oportunismo político, etc.

c)   O que o crocodilo e a serpente simbolizam no contexto?

Os nomes dos dois animais estão associados a aspectos negativos do ser humano. É chamada de cobra uma pessoa traiçoeira, maldosa. A expressão “lágrimas de crocodilo” está associada a fingimento. Tanto no Brasil como em Moçambique, a gíria crocodilar/crocodilagem tem o sentido pejorativo de “agir com falsidade, hipocrisia”.

d)   Que sentimentos, ações humanas e fatos reais são tematizados nesse conto?

A hipocrisia, a falsidade, a vaidade, a inveja, a exploração colonial, assim como o uso político das tragédias.

07 – Releia e explique no caderno cada um dos trechos a seguir:

a)    A Senhora Dona Francisca Júlia Sacramento, esposa do governador-geral, excelenciava-se pelos salões, em beneficentes chás e filantrópicas canastas. Exibia a carteirinha que o marido lhe trouxera das outras Áfricas, toda em substância de pele de crocodilo.

O trecho crítica de forma irônica a vaidade da mulher do político, que se mostrava superior e exibia sua carteira de crocodilo, que pode representar a exploração das colônias portuguesas da África. É uma crítica, também, às atividades sociais realizadas com o falso pretexto de fazer ações de caridade.

b)    As amigas se raspavam de inveja, incapazes de disfarce. Até a bílis lhes escorria pelos olhos. Motivadas pela desfaçatez, elas comentavam: o bichonho, assim tão desfolhado, não teria sofrido imensamente? Tal dermificina não seria contra os católicos mandamentos?

– E com o problema das insolações, o bicho, assim esburacado, apanhando em cheio os ultravioletas...

Crítica, de forma irônica, à inveja das “amigas” de Dona Francisca, aos falsos discursos religioso e ecológico, à hipocrisia. A palavra amigas foi usada no sentido irônico, em que se afirma o contrário do que se pensa.

c)    E o governador, sob o peso da desgraça? O homem ia de rota abatida. Lágrimas catarateavam pelo rosto. O dirigente recebeu o desfile das condolências. Vieram íntimos e ilustres. A todos ele cumprimentou, reservado, invisivelmente emocionado. Os visitantes se juntaram no nobre salão, aguardando palavras do dirigente. O governador avançou para o centro e anunciou não o luto mas, espantem-se cristãos, a inadiável condecoração do crocodilo. Em nome da protecção das espécies, explicou. A bem da ecologia faunística, acrescentou.

Ironiza a comemoração do marido pela viuvez, como se ele estivesse comemorando a morte da mulher ao condecorar o crocodilo; e critica os políticos que se apropriam do discurso ecológico e até da “própria desgraça” para obter ganhos políticos.

d)    – Cale-se, Clementina.; – Clemente-se, Clementina.; – Não aplauda, Clementina, por amor de Deus!

Uma personagem adverte uma outra, chamada Clementina, para que ela não expresse o que pensa e mantenha as aparências. É uma crítica irônica à hipocrisia das relações sociais e de poder.

08 – Baseando-se nos trechos lidos na atividade 7, responda:

        Nesse conto, o narrador de terceira pessoa é neutro, ou seja, ele só narra o que presencia, ou se posiciona perante os fatos? Explique sua resposta.

      O narrador posiciona-se, criticando e ironizando as personagens por meio da escolha das palavras, dos comentários e de descrições, como as seguintes: “As amigas se raspavam de inveja, incapazes de disfarce”; “O governador finalizava elegâncias de cobra”; “[...] invisivelmente emocionado [...]”; “[...] honroso indignitário [...]”; etc. Além disso, dirige-se ao leitor com interrogações: “E o governador, sob o peso da desgraça?”.

09 – O texto apresenta a voz do narrador, a do governador, a de uma personagem anônima que se dirige à personagem Clementina, fazendo-lhe advertências. Pelas advertências, é possível inferir a voz da personagem Clementina.

a)   Quem Clementina pode representar?

As pessoas que aplaudem e consideram justo o destino do governador e de sua mulher.

b)   O que a voz da personagem anônima pode representar?

As pessoas que, por algum interesse, querem manter as aparências.

10 – Nesse conto, Mia Couto criou neologismos, alterando a classe gramatical de várias palavras e aglutinando-as a outras. Qual é o feito do emprego desses neologismos no texto?

      Eles criam um efeito humorístico e também reflexivo, irônico, crítico e fantástico.

11 – Explique no caderno:

a)   O sentido e/ou a formação das palavras destacadas em:

·        A Senhora Dona Francisca Júlia Sacramento, esposa do governador-geral, excelenciava-se pelos salões, em beneficentes chás e filantrópicas canastas.

·        No resto, os testemunhadores nem presenciaram.

·        Acontecera em instantâneo momento: a malograda ia tirar algo da mala e sentiu que ela se movia, esquiviva

         Certo dia, uma das nobres damas trouxe a catastrágica novidade.

O termo excelenciava-se é um neologismo formando pela mudança de classe gramatical. Formado pelo adjetivo excelente e pela forma de tratamento excelência, tem o sentido de “exibia-se”. A palavra testemunhadores é usada com o sentido de pessoas presentes, que estavam no local do acontecimento. O termo esquiviva é um neologismo formado pelos adjetivos esquiva e viva: a carteira movimentou-se de forma defensiva e dela saiu um crocodilo vivo. O termo catastrágica é um neologismo formado pelos adjetivos catastrófica e trágica, com o objetivo de reforçar o ocorrido.

b)   O sentido das expressões destacadas em:

·        O sáurio se eminenciou a olhos imprevistos.

·        A todos ele cumprimentou, reservado, invisivelmente emocionado.

A expressão “se eminenciou a olhos imprevistos” tem o sentido de “se destacou, se fez ver, ganhou grandes proporções diante das pessoas presentes, que foram pegas de surpresa, pois não esperavam ver o que viram”. Brincadeira, humor com a expressão “visivelmente emocionado”, com o sentido de que não conseguia demonstrar emoção.

c)   O sentido da metáfora e da hipérbole em:

         Até a bílis lhes escorria pelos olhos.

     A expressão “bílis lhes escorria pelos olhos” é metáfora e hipérbole, com o sentido de muita inveja.

d)   O sentido da frase:

Clemente-se, Clementina.

     Clemente-se é um neologismo formado de verbo com base em substantivo. O nome da personagem pode ser uma ironia porque a palavra clemência tem o sentido de indulgência, bondade; e a palavra clemente tem o sentido de indulgente, bondoso.

12 – Explique a formação e/ou o sentido de mais estes neologismos criados por Mia Couto:

a)   Bichonho;

Neologismo formado com as palavras bicho + medonho, tem o sentido de bicho medonho, terrível.

b)   Carnibal;

Neologismo formado com as palavras derma/derme (do grego pele) + carnificina, tem o sentido de mortandade, grande extermínio ou carnagem de peles de animais.

c)   Dermificina;

Neologismo formado com as palavras carne + canibal, para reforçar a voracidade do crocodilo.

d)   Catarateavam.

Neologismo e hipérbole, para reforçar o sentido de lágrimas que cairiam como cataratas, ou cachoeiras.